Petrolina registra mais quatro novos casos positivos da Covid-19 e declara transmissão comunitária

Os casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) em Petrolina subiram para 25 nesta quinta-feira (23). São mais quatro pessoas que testaram positivo para a doença  na cidade nas últimas 24 horas. Dois homens de 39 e 49 anos e duas mulheres de 34 e 45 anos.  Três pacientes foram testagem rápida e um diagnosticado através do exame realizado pelo laboratório do governo do estado.

Três dos pacientes com resultado positivo desta quinta-feira tiveram contato com pessoas com a Covid-19 residentes na cidade. Porém, um dos casos não foi possível identificar a origem da contaminação. Dessa forma, a partir desse caso, Petrolina passa a ser considerada zona de transmissão comunitária. Ou seja, quando não é mais possível detectar a origem da infecção.

Nenhuma morte pela Covid-19 foi registrada até o momento. Agora são 5 casos considerados curados clinicamente.

SRAG

Com relação aos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), não houve alteração. O boletim aponta que 10 casos são investigados e 29 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Brasil bate recorde de registros em 24 horas com 407 mortes por coronavírus e 3.735 casos confirmados

O Brasil registrou número recorde de pessoas contaminadas pelo coronavírus e de mortes por covid-19 em 24 horas. O boletim diário divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (23) com dados atualizados às 14h aponta 3.735 novos diagnosticados e 407 óbitos em um dia. Já são 49.492 infectados e 3.313 mortes confirmadas por coronavírus no Brasil.

A taxa de letalidade subiu para 7%. Por outro lado, 26.573 pessoas (54% de 49.492) dos contaminados pela covid-19 se recuperaram da doença. Outros 19.606 (40%) estão em acompanhamento, segundo dados do ministério da Saúde.

O recorde antigo de óbitos registrados em 24 horas havia sido registrado nos dias 14 e 15 de abril, com 204 mortes em cada um dos dias. O novo número foi potencializado pela estatística de São Paulo, que informou ter zerado os testes represados e confirmou 211 vítimas fatais em um dia.

“A gente não sabe se isso aí representa um esforço de fechar os diagnósticos ou se isso representa uma linha de tendência de aumento. A gente avalia todo dia o que está acontecendo e a partir dos dados novos define as ações”, avaliou o ministro Nelson Teich, na coletiva em Brasília.

São Paulo é o Estado com mais casos e óbitos confirmados, somando 16.740 infectados e 1.345 vítimas fatais. Os números do Rio Grande do Sul devem ser atualizados no final da tarde pela Secretaria Estadual de Saúde.

Município de Trindade registra primeiro caso positivo de Covid-19

(Foto: Sajjad HUSSAIN / AFP)

A prefeitura de Trindade, no Sertão de Pernambuco, confirmou nesta quinta-feira (23) o primeiro caso positivo de Covid-19 no município. De acordo com a prefeitura, o paciente está bem e em isolamento domiciliar.

A Secretária de Saúde do município informou que o paciente está tendo todo atendimento necessário, cuidados médicos e intenso acompanhamento pela equipe de saúde e suporte do Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus.

O comunicado feito pelo prefeito Everton Costa nas redes sociais não informou se o paciente histórico de viagem ou se teve contato com alguma pessoa infectada. O prefeito reforçou a necessidade da manutenção dos métodos de segurança para tentar conter o avanço do vírus. (g1)

Campo Alegre de Lourdes confirma 2º caso de Covid-19

(Foto: Sajjad Hussain/AFP)

O município de Campo Alegre de Lourdes, na divisa da Bahia com o Piauí, registrou o segundo caso de paciente infectado com o novo coronavírus.

A vítima é uma mulher de 32 anos com histórico de diabetes, mas sem histórico de viagens fora da Bahia e nem de contato com pessoas infectadas de outras cidades.

A paciente apresenta sintomas graves da doença e está internada em um hospital de Juazeiro (BA).

Brasil passa de 3 mil mortes e 47,5 casos confirmados da covid-19

(Foto: Ilustração)

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 16h30 desta quinta-feira (23), 47.572 casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus no Brasil, com 3.021 mortes pela Covid-19.

Os estados realizaram pelo menos 117.462 testes para o novo coronavírus, e pelo menos 6.512 pacientes se recuperaram da Covid-19, segundo os dados disponibilizados por algumas das secretarias estaduais de Saúde. Esta reportagem também traz informações mais recentes sobre taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em cada unidade da federação.

LEIA MAIS

Juazeiro: SESAU confirma 3ª cura clínica de paciente com covid-19

Paciente é uma profissional de saúde (Foto: ASCOM)

Juazeiro (BA) tem mais um paciente recuperado do novo coronavírus. A Secretaria de Saúde (SESAU) atualizou hoje (23) o número de curados pelo covid-19: três. De acordo com o boletim da pasta, trata-se de uma profissional de saúde que testou positivo em 11 de abril.

Ela estava em isolamento domiciliar, sem gravidade. Nessa quinta-feira (23) foi submetida a uma nova avaliação médica e ficou constatada sua recuperação. No entanto, a paciente segue em isolada, seguindo recomendações da equipe médica.

Confira o boletim completo dessa quinta-feira (23):

Filas nas lotéricas de Trindade seguem sem fiscalização e leitora solta o verbo: “Terra sem lei”

Moradores de Trindade pedem fiscalização nas filas (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Filas e mais filas nas casas lotéricas de Trindade (PE), de pessoas aguardando o saque do auxílio emergencial. O Blog Waldiney Passos já mostrou essa situação na última semana, mas nada mudou. Segundo uma leitora, nenhum órgão está prestando atenção ao problema de saúde pública.

“Estão tudo jogados por conta. Aqui é terra sem lei. Sinto falta da rádio, bastava um telefone pra resolver o problema. No feriado já tinha fila para pegar a ficha“, conta a leitora. Ela também enviou o seguinte vídeo:

Dois dias depois do flagrante o cenário permanece o mesmo: mais pessoas se aglomerando, sem os cuidados necessários e nenhuma fiscalização. Nossa equipe procurou a Prefeitura de Trindade, solicitando uma resposta em relação às ações do Poder Executivo, mas ninguém retornou nosso questionamento.

Curaçá tem mais três casos confirmados de coronavírus

Já são seis casos confirmados (Foto: Internet)

O número de pacientes infectados pelo novo coronavírus em Curaçá (BA) subiu para seis. A Secretaria de Saúde divulgou um novo boletim na manhã dessa quinta-feira (23), contabilizando mais três casos positivos. Há ainda 10 pessoas em investigação e 10 exames já descartados.

Em relação ao H1N1, são cinco notificações com três casos investigados e dois descartados. A Prefeitura de Curaçá também emitiu uma nota explicando os procedimentos adotados em relação aos casos de covid-19, especificamente da primeira confirmação.

Trata-se de uma servidora municipal que apresentou os primeiros sintomas em 14 de abril e testou positivo dois dias após. Desde então a paciente segue em isolamento social. “O Governo Municipal está tomando todas as providencias necessárias para que possamos passar por este momento sem perdas de vidas. As informações necessárias para a população serão sempre desmobilizadas”, destaca a nota.

Boa notícia: paciente que dançou forró com médico está curada do covid-19

Paciente está curada clinicamente (Foto: Internet)

A paciente que dançou forró com o médico no Hospital Universitário de Petrolina nessa semana está curada clinicamente. Ela foi diagnosticada com covid-19 e também H1N1; e teve alta hospitalar na quarta-feira (22). De acordo com a Secretaria de Saúde, agora já são cinco pacientes recuperados do coronavírus.

LEIA TAMBÉM

Secretária de Saúde de Petrolina celebra cura de paciente com covid-19

Covid-19: Médico de Petrolina comemora recuperação de paciente dançando com ela no hospital

A mulher tem 29 anos e estava internada desde o dia 2 de abril. Ela ficou 14 dias entubada e ganhou notoriedade pelo vídeo dançando com seu médico no feriado de Tiradentes. Segundo a Prefeitura de Petrolina, ela foi a primeira a ser internada na UTI exclusiva do covid-19, implantada no HU.

O número de infectados pelo coronavírus no município subiu para 21, na noite de ontem. Os dados atualizados da doença serão divulgados ainda nessa quinta-feira (23), pela Prefeitura.

 

 

Brasil tem 2.906 mortes e 45.757 casos de coronavírus, diz ministério

(Foto: Sajjad HUSSAIN / AFP)

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (22) o mais recente balanço dos casos de coronavírus no Brasil. Os principais dados são:

  • 2.906 mortes, na terça eram 2.741.
  • 45.757 casos confirmados, na terça eram 43.079.
  • Em 7 dias, foram mais 982 mortes confirmadas.
  • São Paulo tem 1.134 mortes e 15.914 casos.

Pernambuco bate novo recorde e registra 390 casos em 24h. Nesta quarta-feira (22), Pernambuco bateu novo recorde ao registrar 390 novos casos da Covid-19, totalizando 3.298 casos confirmados. Também foram confirmadas laboratorialmente 22 mortes nas últimas 24 horas, subindo o número de óbitos para 282.

Secretaria da Saúde de Petrolina confirma mais quatro casos positivos no município do novo coronavírus

(Foto: Ilustração)

A Prefeitura de Petrolina confirmou, nesta quarta-feira (22), que mais quatro pessoas testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19). Com isso, o município agora conta com 21 infectados, sendo que 10 foram confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 11 diagnosticados através do exame realizado pelo laboratório do governo do estado.

Os casos com diagnóstico do laboratório do governo do estado são duas mulheres, de 35 e 43 anos. Os casos confirmados através de testagem rápida são um homem e uma mulher, ambos de 50 anos. O homem também aguarda resultado do teste feito pelo estado. Petrolina ainda não é zona de transmissão comunitária e nenhuma morte causada pela Covid-19 foi registrada até o momento.

De todos os casos confirmados na cidade, 4 já são considerados curados clinicamente, enquanto dois pacientes tiveram alta hospitalar e encontram-se sem sintomas. A última alta foi de uma mulher de 29 anos, que estava na UTI exclusiva para Covid-19 do Hospital Universitário (HU). Ela deixou a unidade nesta quarta-feira, contudo, seguirá em isolamento domiciliar por mais 14 dias para monitoramento de segurança.

Profissionais da Saúde e Agentes de Segurança de Juazeiro reclamam das condições de trabalho durante a pandemia

(Foto: Ascom/PMJ)

Os profissionais da saúde e agentes de segurança que pertencem ao quadro de funcionários da prefeitura de Juazeiro vêem relatando por meio das redes sociais, as dificuldades para desenvolver suas atividades durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo Adegivaldo Mota, um dos agentes da Guarda Civil Municipal, o problema é que enquanto os governantes baixam decretos para que a população fique em casa, essas duas categorias são indispensáveis para o combate ao novo coronavírus. São elas (as categorias) que estão obrigatoriamente na linha de frente para combater a pandemia e ajudar a população a sair dessa situação sem maiores danos.

“Com a pandemia do novo coronavírus, nós servidores públicos, vivemos um momento muito complicado, especialmente para os profissionais de saúde e agentes de segurança. Por isso é muito importante que os governantes dê as condições necessárias para que todos nós possamos exercer nossas atividades com segurança”. – reivindica, Adegivaldo.

A produção do Blog Waldiney Passos tentou contato com a assessoria da prefeitura de Juazeiro, mas por causa do feriado de Tiradentes ninguém foi localizado para falar sobre o assunto.

Profissional de saúde é 6º caso confirmado de coronavírus em Serra Talhada

Serra Talhada chega a seis casos confirmados (Foto: Reprodução)

O município de Serra Talhada (PE) tem mais um caso confirmado do novo coronavírus. O sexto paciente é um profissional da saúde, de 27 anos, que está em isolamento domiciliar. Os dados de covid-19 foram atualizados no final da manhã dessa quarta-feira (22).

Além das seis confirmações, Serra Talhada tem oito casos suspeitos e 21 já descartados. Dois dos seis pacientes infectados trabalham na saúde, o que liga o sinal de alerta na rede pública e privada da cidade.

Desde o início dos primeiros registros na cidade a Prefeitura tem chamado atenção ao cumprimento do isolamento social. Quem precisa sair de casa deve, por decreto municipal, utilizar máscara de proteção individual. Quem não o fizer, estará sujeito a penalidades.

SESAU confirma mais um caso de covid-19 em Juazeiro

Paciente tem 41 anos e tem quadro estável (Foto: Blog Waldiney Passos)

Juazeiro (BA) tem mais um caso confirmado do novo coronavírus, elevando para 10 o número de pacientes infectados. De acordo com o boletim divulgado na manhã dessa quarta-feira (22) pela Secretaria de Saúde (SESAU), a 10ª paciente é uma mulher de 41 anos.

Ela está em isolamento social, sem gravidade e segue acompanhada pelas equipes da SESAU. Hoje Juazeiro tem 142 notificações, das quais 64 deram negativo para covid-19, 68 seguem em análise laboratorial no LACEN-BA. Das 10 confirmações, duas pessoas já estão curadas e houve uma morte.

“A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isso o aumento considerável nas notificações para a doença“, justifica a SESAU.

Os números de H1N1 não mudaram: são 66 notificações, 18 casos confirmados – com dois óbitos – 24 exames descartados e 24 em investigação.

Petrolina: leitora pede mais fiscalização no bairro Pedra Linda durante quarentena

Festa em pleno feriado, mesmo durante pandemia (Foto: Google Street/Reprodução)

Que os petrolinenses estão desrespeitando a quarentena, isso não é novidade. O descumprimento do isolamento social tem piorado aos finais de semana e feriados, como ontem (21). Na Rua 9 do bairro Pedra Linda uma leitora relatou várias festas em plena pandemia do coronavírus.

“Ontem eu liguei pro 190 da PM e 153 da Guarda Municipal, mas infelizmente as ligações não foram completadas. Aqui onde eu moro estava acontecendo bebedeira, aglomeração de pessoas e som muito alto. Queria pedir um pouco mais de atenção das autoridades quanto a desobediência dos decretos, principalmente em relação a aglomeração e a perturbação do sossego“, relatou a leitora que prefere ser mantida em anonimato.

PM tem atuado em todo Estado

Procurada pelo Blog, a Polícia Militar de Pernambuco afirmou que, apesar da queixa da leitora, “não teve registro da ocorrência”. Segundo a instituição, desde o início da quarentena já foram checadas cerca de 35 mil denúncias em todo Estado. As ações são monitoradas diariamente pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

LEIA MAIS