Juazeiro permanece sem novos casos confirmados de covid-19 e H1N1

Houve aumento nas notificações, mas casos ainda não foram confirmados (Foto: Blog Waldiney Passos)

As notificações do novo coronavírus em Juazeiro (BA) nesse sábado (25) aumentaram, porém o número de casos confirmados permanece o mesmo. Das 188 notificações, apenas 10 estão confirmadas – incluindo um óbito – 80 já foram descartadas e 98 permanecem em análise no LACEN.

Dos 10 pacientes infectados, três já se recuperaram. Para H1H1, são 73 notificações com 18 casos positivos – dois óbitos – 25 descartados e 30 em análise também no LACEN.

“A SESAU reforça a necessidade de permanecer em isolamento social, a higienização das mãos com água e sabão, álcool gel ou álcool líquido 70%. Na necessidade de sair de casa, usar máscara artesanal e reforçar os cuidados de higiene“, orienta a pasta.

Pernambuco tem mais 508 casos de coronavírus e ultrapassa 4 mil infectados

Estado segue com mortes em alta (Foto: Internet)

508 novos casos de covid-19. Esse é o balanço apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesse sábado (25). No total, Pernambuco já soma 4.507 pacientes infectados pelo novo coronavírus e 381 óbitos, 29 a mais do que ontem (24).

De acordo com o boletim publicado no início dessa tarde, desde 12 de março o Estado já registrou 3.316 casos graves e 1.191 casos leves. A SES ainda não informou o quantitativo de pacientes recuperados pelo covid-19. Os dados completos serão revelados ao final do dia.

SESAU divulga mapeamento das notificações de covid-19 em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro (BA) divulgou na sexta-feira (24) um mapeamento dos casos notificados do novo coronavírus na cidade. Os dados foram coletados pela Vigilância Epidemiológica, ligada à Secretaria de Saúde (SESAU).

O mapeamento leva em conta os dados até quinta-feira (23), quando foram contabilizadas 165 notificações. Há uma concentração de casos no Centro, mas preocupa também as suspeitas na periferia e no interior. “Com isso, esperamos que as pessoas entendam a necessidade de permanecerem em isolamento social, mantendo os hábitos de higiene com a lavagem das mãos adequada com água e sabão, reforço com álcool gel ou álcool liquido 70%”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta.

Confira o mapeamento completo:

LEIA MAIS

Coronavírus: casos confirmados sobem para 8 em Curaçá

Mais duas pessoas estão infectadas (Foto: Internet)

Subiu para oito o número de pacientes infectados pelo coronavírus em Curaçá (BA). A Secretaria de Saúde do município atualizou os dados na manhã desse sábado (25), confirmando mais dois casos da doença. No total há 39 notificações, das quais 20 seguem investigadas e 11 já foram descartadas.

LEIA TAMBÉM

Com seis casos confirmados, Curaçá adota toque de recolher e recomenda uso de máscaras

Até o momento a Secretaria de Saúde não forneceu informações sobre os novos pacientes infectados. Em relação aos casos de H1N1, são cinco notificações: três descartadas e duas em investigação.

Na quinta-feira (23) a Prefeitura de Curaçá decretou toque de recolher à noite, para evitar a disseminação do vírus. A população também foi orientada a usar máscaras ao sair de casa.

Empresário Ricardo Brennand morre vítima do covid-19

Empresário era filho de Brennand (Foto: Jose Britto/Folha de Pernambuco)

O empresário Ricardo Brennand, primo do ceramista Francisco Brennand, morreu na manhã desse sábado (25) vítima do novo coronavírus. Ricardo tinha 92 anos e estava internado no Real Hospital Português, na capital Recife (PE).

A morte foi confirmada pela assessoria do hospital. Até o momento não há informações sobre o velório e sepultamento de Ricardo, que deverá ser breve por conta do covid-19. Ele deixa esposa e sete filhos.

Repercussão

A notícia do óbito repercutiu no mundo político. A família Coelho emitiu uma nota de pesar, assinada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), pelo deputado federal Fernando Filho (DEM), o deputado estadual Antônio Coelho (DEM) e pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB). Confira:

LEIA MAIS

Das 40 mortes registradas em novo boletim, apenas oito são de pacientes que tinham comorbidades

(Foto: Sajjad Hussain/AFP)

Em dia de novo recorde de mortes no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco registrou, nesta sexta-feira (24), 40 óbitos causados pela Covid-19. Dos 40 pacientes que tiveram a morte registrada no último balanço do estado, apenas oito apresentavam comorbidades. Os demais casos estão sendo investigados pelos municípios para descobrir se havia alguma doença preexistente. Ao todo, Pernambuco já registrou 352 óbitos pelo novo coronavírus.

Entre as mortes registradas no novo boletim, o histórico de hipertensão foi o mais comum e apareceu em quatro pacientes. Dois tinham diabetes e dois tinha neoplasia. Um tinha relato de doença pulmonar obstrutiva crônica e também um sequela de Acidente Vascular Cerebral (AVC). De acordo com a SES-PE, o mesmo paciente pode ter mais de uma comorbidade.

LEIA MAIS

Fernando Bezerra confirma apoio à candidatura de Henrique Diniz para prefeito de Lagoa Grande

Como era de se esperar, Fernando Bezerra Coelho (MDB) seguiu a linha de seu grupo e confirmou, por meio de vídeo nas redes sociais, o apoio à candidatura de Henrique Diniz para prefeito de Lagoa Grande, interior de Pernambuco.

Com este apoio de peso, o martelo foi batido de vez para o principal nome da oposição que irá disputar o maior cargo executivo da cidade. Segundo o senador, o jovem economista traz a renovação e um novo fôlego para os lagoagrandenses, que esperam por mudanças significativas há anos.

“Foram muitos dias de conversa e de diálogo, procurando identificar a melhor proposta para este momento que Lagoa Grande vive. É uma esperança que surge na política local, é sangue novo. Lagoa Grande precisa fazer mais e fazer melhor. Eu tenho muita certeza de que Henrique dispõe das qualidades, dos predicados, dos requisitos para fazer uma grande administração. Terá o meu apoio junto ao Governo Federal, para impulsionar os sonhos de prosperidade e de desenvolvimento do povo de Lagoa Grande”, pontuou.

Faltando alguns meses para a campanha eleitoral propriamente dita, Henrique comemorou o voto de confiança de FBC garantindo que irá construir uma nova história para a cidade, deixando os acordos dos adversários cada vez mais enfraquecidos.000

Covid-19: Petrolina registra mais dois casos e total de infectados chega a 27

(Foto: Ilustração)

A Prefeitura de Petrolina confirmou nesta sexta-feira (24), mais dois casos positivos da Covid-19 no município. Com isso, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na cidade chega a 27, sem nenhum óbito. Dos casos confirmados nesta sexta, um foi de testagem rápida e outro diagnosticado através do exame realizado pelo laboratório do governo do estado. Com isso, são 14 confirmados através dos testes rápidos da prefeitura e 13 diagnosticados pelo laboratório do governo.

De todos os pacientes infectados pelo novo coronavírus em Petrolina, 2 estão internados em hospitais da rede privada e 1 na rede pública, enquanto os demais estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela equipe de Vigilância em Saúde e Atenção Básica do município. Agora são 7 casos considerados curados clinicamente.

SRAG

Os dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) continuam sem alteração. O boletim aponta que 10 casos são investigados e 29 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Brasil tem 3.670 mortes e 52.995 casos de coronavírus, diz ministério

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (24) o mais recente balanço dos casos de coronavírus no Brasil. Os principais dados são:

  • 3.670 mortes, na quinta (23) eram 3.313. Foram 357 a mais (10,8%) .
  • 52.995 casos confirmados, na quinta (23) eram 49.492. Foram 3.503 a mais (7,1%).
  • Em 7 dias foram mais 1.323 mortes.
  • São Paulo tem 17.826 casos e 1.512 mortes.

Juazeiro tem alta nas notificações, mas não há novos casos confirmados de covid-19

SESAU atualiza dados do covid-19 (Foto: Blog Waldiney Passos)

Juazeiro (BA) não tem novos casos confirmados de coronavírus. O número de pacientes infectados permanece em 10, porém, houve alta nas notificações. Hoje (24) são 182, contra 167 na quinta-feira (23). Os exames descartados somam 80, enquanto 92 seguem em análise.

A cidade permanece com apenas um óbito ocasionado pelo covid-19 e três pessoas recuperadas da doença. Sobre a H1N1, a Secretaria de Saúde (SESAU) contabiliza 72 notificações: 18 casos confirmados – com dois óbitos – 24 exames descartados e 30 em investigação.

Manter o isolamento social é crucial, orienta a SESAU, haja vista que o município já tem transmissão comunitária do vírus. Nessa semana a Prefeitura determinou o uso de máscaras para quem precisar sair de casa.

 

Com seis casos confirmados, Curaçá adota toque de recolher e recomenda uso de máscaras

Máscara passa a ser obrigatória a partir de sábado (Foto: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio)

Com seis casos confirmados do novo coronavírus, a Prefeitura de Curaçá (BA) anunciou novas medidas para evitar a proliferação do vírus. Na quinta-feira (23) foram publicados dois decretos. O primeiro deles determina o afastamento dos servidores municipais enquadrados nos grupos de risco.

Idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas e quem faz uso de medicamentos ficarão afastados de suas atividades enquanto durar a situação de emergência do covid-19. A outra determinação é o uso de máscaras a todos que precisarem sair de casa, a partir deste sábado (25).

Outro pronto afeta os empresários dos serviços considerados essenciais. Eles terão que implantar lavatórios e material de higienização para uso dos clientes, além de exigir o uso de máscaras faciais aos funcionários. O decreto também impõem um toque de recolher das 19h às 6h que já está valendo desde ontem.

Apenas poderão circular pela cidade à noite quem exercer atividades profissionais, a exemplo dos motoboys de delivery. Somente ontem o município contabilizou três novos casos de covid-19, fato que justifica a adoção das medidas restritivas pelo Poder Executivo.

Exército de Petrolina faz desinfecção da Delegacia do Ouro Preto

Depois de ser acionado para higienizar o Aeroporto e o Terminal Rodoviário de Petrolina, o Exército Brasileiro esteve presente na Delegacia de Polícia Civil do bairro Ouro Preto. O 72 Batalhão de Infantaria Motorizado realizou a desinfecção das áreas externas e interna do prédio.

LEIA TAMBÉM

Exército e PM se unem para fazer limpeza do Terminal Rodoviário de Petrolina

Banda de Música do Exército presta homenagem a profissionais de saúde de Petrolina

A presença dos soldados foi solicitada pela Polícia Civil de Pernambuco e executada na quinta-feira (23). De acordo com o 72 BIMTZ, por média são empregados entre 30 e 80 militares na higienização dos espaços, no combate ao coronavírus. Eles atuam conforme demanda dos interessados, que podem solicitar apoio do Exército.

Além da desinfecção, o Exército também está prestando outro apoio, mas através da música. A Banda do 72 BIMTZ tem visitado os hospitais da rede pública e privada, homenageando os profissionais da saúde.

Paulo Afonso confirma 2º caso de covid-19 e declara transmissão comunitária

Paulo Afonso (BA) contabilizou, na quinta-feira (23), o segundo paciente infectado pelo covid-19. Mesmo com apenas duas confirmações, a Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) declarou o município com transmissão comunitária do vírus.

O secretário municipal de Saúde, Ghiarone Garibalde deu mais detalhes sobre o paciente. “Trata-se de uma pessoa do sexo masculino de 46 anos e que nada tem a ver com o primeiro caso. Portanto, para a Sesab, nós entramos em transmissão comunitária“, disse em um vídeo.

Diante desse cenário onde já não é mais identificar a origem do vírus, Garibalde reforça o pedido à população que obedeça o isolamento social. “Se estamos em transmissão comunitária, a única forma que nós temos de combater é o isolamento social e uso de máscaras. Peço encarecidamente que fiquem em casa, só saiam para fazer o que realmente precisam”, conclui.

Salgueiro confirma 8º caso de coronavírus

Oito casos seguem investigados (Foto: Divulgação)

Subiu para oito o número de casos confirmados em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Secretaria de Saúde, a paciente estava em Recife desde o começo de abril para um tratamento médico, mas como é salgueirense entra na estatística municipal.

Nas redes sociais, a Prefeitura disse na noite de quinta-feira (23) que aguarda mais informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre a paciente. O boletim divulgado ontem aponta 44 casos notificados dos quais oito permanecem em investigação e 28 já foram descartados. Dos oito pacientes infectados, três já tiveram cura clínica declarada.

Novos aparelhos e mais leitos capacitam Casa Nova para atender pacientes com COVID 19

Os vereadores Zé Carlos e José Neto estiveram, na manhã da última quarta-feira (22), nas obras que estão sendo realizadas no SESP e no Hospital Municipal de Casa Nova (BA). Segundo informações colhidas pelos parlamentares, a unidade está adaptada às normas do Ministério da Saúde.

“São novos 14 leitos, equipados, que poderão, se houver necessidade, ser utilizados para o tratamento do COVID 19. Temos de dar uma satisfação à população, acompanhando de perto as providências que o Executivo está tomando para prevenir possíveis infecções no âmbito do município. Para nós, com os recursos que a Prefeitura tem, muito está sendo feito”, disse Zé Carlos.

LEIA MAIS