Bahia registra 2.540 casos da Covid-19; nº de mortos chega a 86

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

A Bahia registrou, nas últimas horas, 184 novos casos de coronavírus e mais três mortes em decorrência da doença, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab) no final da manhã desta terça-feira (28). O número total de pessoas diagnosticadas com a doença em território baiano é de 2.540, com 86 mortos.

Segundo a Sesab, o 84º óbito foi registrado em 24 de abril, mas só foi divulgado nesta terça. A paciente era uma mulher de 57 anos, residente em Salvador. Ela estava internada em um hospital público da capital baiana e tinha histórico de hipertensão, diabetes e doença renal crônica.

O 85º óbito, por sua vez, ocorreu em 26 de abril. A paciente era uma mulher de 62 anos, residente em Vitória da Conquista, que estava internada em um hospital da rede privada do município. Ela tinha histórico de hipertensão, diabetes e síndrome de Huntington.

Já o 86º ocorreu em 23 de abril. O paciente era um homem de 76 anos, residente em Vitória da Conquista, com histórico de diabetes. Ele faleceu em domicílio.

Das 86 mortes, 49 ocorreram em Salvador. Os demais óbitos estão distribuídos entre Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1), Catu (1), sendo que a paciente foi contaminada na capital baiana; Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (4); Ipiaú (1); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5), um dos óbitos era residente no Rio de Janeiro; Nilo Peçanha (1); Uruçuca (4); Utinga (1); Vitória da Conquista (3). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 12 horas desta segunda-feira (27).

Do total de casos, 514 pacientes estão recuperados, enquanto 1.940 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. O boletim da Sesab aponta temos 203 profissionais de saúde positivos para coronavírus.

Anvisa aprova testes rápidos para covid-19 em farmácias

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (28) a aplicação de testes rápidos para a detecção do novo coronavírus (covid-19) em farmácias. Com a decisão, a realização deixará de ser feita apenas em ambiente hospitalar e clínicas das redes públicas e privadas.

“O aumento [dos testes] será uma estratégia útil para diminuir a aglomeração de indivíduos [em hospitais] e também reduzir a procura dos serviços médicos em estabelecimento das redes públicas”, disse o diretor presidente substituto da Anvisa, Antonio Barra Torres.

As farmácias não serão obrigadas a disponibilizar o teste. O estabelecimento que optar pelo procedimento deverá ter profissional qualificado para realizar do exame.

LEIA MAIS

Governo Federal estuda retomar calendário do futebol brasileiro

O Governo Federal já avalia a volta do calendário 2020 do futebol brasileiro, afetado pela pandemia do novo coronavírus. A secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade, ligada ao Ministério da Economia ainda não definiu uma data, mas já iniciou conversas com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O secretário da Carlos da Costa já adiantou que o futebol voltará, mas inicialmente sem torcida. “O futebol é um setor importante que precisa de apoio, mas a retomada será feita de forma controlada. Os jogos deverão voltar a portas fechadas, sem público, e seguindo protocolos. Queremos respeitar a vida das pessoas em primeiro lugar”, disse.

A pausa interrompeu os campeonatos estaduais, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. Em Pernambuco faltava uma rodada para o fim da 1ª Fase. O Salgueiro disputaria o título, enquanto o Petrolina brigaria para evitar a queda. Na Bahia, a parada forçou a Juazeirense a se desfazer do elenco. (Com informações do NE10).

Pernambuco tem 366 novos casos confirmados de coronavírus

Pernambuco teve mais 58 mortes confirmadas (Foto: Internet)

Pernambuco contabilizou mais 366 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com isso, o total de pacientes infectados no Estado chegou a 5.724 nessa terça-feira (28). Foram registrados mais 58 óbitos, elevando para 508 as vítimas fatais.

Desses 366 novos casos, 196 se enquadram como graves e 170 têm quadro considerado leve. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) não forneceu mais informações sobre esses pacientes. Sabe-se apenas que essas pessoas são profissionais da saúde, segurança e pessoas que atuam na rede privada.

O número de recuperações também não foi informado. Os detalhes serão divulgados no boletim ao final do dia. Na noite de segunda-feira (27) o secretário de Saúde, André Longo havia alertado a população para 15 primeiros dias muito difíceis no Estado, por conta do pico da doença.

Coronavírus: mulher de 53 anos é a 14ª paciente confirmada em Juazeiro

Paciente tem 53 anos e está bem (Foto: Blog Waldiney Passos)

Juazeiro (BA) confirmou no final da manhã dessa terça-feira (28) mais um caso de coronavírus. A 14ª paciente é uma mulher de 53 anos. Ela não apresenta gravidade e está em isolamento domiciliar. No boletim de hoje a cidade soma 211 notificações.

96 exames testaram negativo ao covid-19, 101 estão em análise e há os 14 positivos. Desse total, quatro pacientes já se recuperaram da doença e houve um óbito. As notificações de H1N1 não sofreram alterações e permanecem em 73: 25 foram descartados, 18 confirmados – com duas mortes – e 30 seguem em análise.

A Secretaria de Saúde (SESAU) também justificou como estão sendo realizadas as notificações no município. “As notificações na cidade estão acontecendo baseadas nas diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, onde classifica qualquer síndrome gripal como caso suspeito“, diz a nota.

Serra Talhada confirma mais um caso de covid-19

Serra Talhada tem oito casos confirmados (Foto: Reprodução)

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada (PE) confirmou na segunda-feira (27) mais um caso positivo de coronavírus. A paciente é uma idosa de 87 anos, que está internada no Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam) desde o dia 21 de abril e tem quadro estável. Ela é o oitavo caso confirmado no município.

Até ontem a cidade tinha seis casos investigados e 21 descartados. De acordo com a secretária de Saúde, Márcia Conrado, atualmente apenas dois pacientes estão internados em unidades hospitalares. “Deses oito pacientes internados a gente só tem dois, essa senhora de 87 anos e um bebê que se encontra no Recife ainda em estado grave“, afirmou.

O município tem ainda um paciente recuperado. A secretária também pediu aos serratalhadenses que respeitem a quarentena. “Para que tudo isso tenha resultado bom, sem óbitos e aumento de casos de forma descontrolada é necessário que cada um de vocês façam a sua parte e fiquem em casa“, finalizou.

 

 

Paulo Afonso: Hospital de Urgência do Covid-19 será inaugurado nesta quarta-feira

Hospital será inaugurado nesta quarta-feira (Foto: Ascom/PMPA)

Com cinco casos confirmados e transmissão comunitária, Paulo Afonso (BA) ganhará um Hospital de Urgência para tratar pacientes do coronavírus. A unidade, montada nas instalações da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), será entregue à população nesta quarta-feira (29).

A partir de amanhã estará em funcionamento a UTI. “Estamos entregando a UTI Covid-19 e em breve a enfermaria do HNAS. O HMPA também está equipado para receber os possíveis pacientes. Estamos realizando tudo o que for necessário para que haja o atendimento à população, tendo em vista que os casos no município estão surgindo“, explica o secretário de Saúde Ghiarone Garibalde.

O boletim divulgado na tarde de segunda-feira (27) aponta 26 casos aguardando resultado e outro 58 descartados. Quem sentir sintomas gripais deve procurar o Posto de Saúde mais próximo ou o Centro de Triagem montado no Ginásio de Esportes.

Granito registra primeiro caso confirmado de coronavírus

Cidade tem primeiro caso confirmado (Foto: Câmara de Granito)

Granito é mais um município do Sertão de Pernambuco a confirmar caso de coronavírus. A Secretaria de Saúde não forneceu detalhes sobre o paciente, apenas que ele está cumprindo isolamento domiciliar e apresentou sintomas após retornar de uma viagem a trabalho.

Em um vídeo, o prefeito João Bosco Lacerda (PT) pediu calma à população. “Vamos manter a calma, vamos manter o isolamento social. Vamos seguir as orientações dos nossos profissionais de saúde e vamos continuar fazendo esse trabalho de prevenção rigorosa“, disse.

Até a noite de segunda-feira (27) Granito tinha 166 pacientes notificados, dos quais 16 permaneciam em observação e os demais já foram descartados.

Covid-19: Brasil passa dos 66 mil casos confirmados

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

O Brasil chegou a 66.501 casos confirmados de coronavírus, de acordo com atualização do Ministério da Saúde, divulgada nessa segunda-feira (27). Nas últimas 24 horas foram adicionadas às estatísticas mais 4.613 pessoas infectadas, aumento de 7,5% em relação a domingo (26), quando foram registrados 61.888 mil casos confirmados.

Foi o segundo maior número de casos de contaminação em um dia, perdendo apenas para o sábado (24), quando foram acrescidos 5.514 casos ao balanço.

Já o número de mortes subiu para 4.543, com 338 novos óbitos de ontem (26) para hoje (27), um incremento de 8%. O número de novos óbitos em 24 horas ficou abaixo da quinta-feira (22), quando foram contabilizados 407. A taxa de letalidade ficou em 6,8%.

LEIA MAIS

Coivid-19: o Brasil em 24 horas

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (27) o mais recente balanço dos casos de coronavírus no Brasil. Os principais dados são:

  • 4.543 mortes, no domingo (27) eram 4.205. Foram 338 mortes a mais.
  • 66.501 casos confirmados, no domingo (27) eram 61.888. Foram 4.613 casos a mais.
  • Em 7 dias foram mais 1.802 mortes.
  • São Paulo tem 21.696 casos e 1.825 mortes. (Veja dados dos outros Estados abaixo).

Bahia registra mais sete mortes de pacientes com coronavírus e número sobe para 83; número total de casos é de 2.365

A Bahia registrou, nas últimas horas, mais sete mortes de pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no início da noite desta segunda-feira (27). O número total de infectados é de 2.365.

Segundo informações da Sesab, o 77º óbito foi registrado no sábado (25), no entanto, apenas nesta segunda a vigilância epidemiológica estadual teve acesso a Declaração de Óbito da paciente que estava internada em um hospital filantrópico de Salvador. A paciente era uma idosa de 60 anos, com histórico de diabetes e doença cardiovascular.

LEIA MAIS

Pernambuco confirma 460 casos e 35 óbitos por Covid-19 em 24 horas

(Foto: Imagem: INA FASSBENDER/AFP)

Pernambuco confirmou, nesta segunda (27), 460 casos novos da Covid-19, sendo 203 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves, além de outros 257 casos leves (profissionais de saúde e segurança, além dos seus contatos e pacientes ambulatoriais da rede privada).

Agora, o estado totaliza 5.358 casos confirmados – 3.688 casos graves e 1.670 casos leves. Também foram confirmados laboratorialmente 35 óbitos, totalizando 450 mortes.

Deputado Antonio Coelho defende retorno das atividades da construção civil

Deputado Estadual Antônio Coelho. (Foto: Ascom)

Diante da possibilidade de desemprego que se avizinha à construção civil, um dos setores que mais emprega em Pernambuco, o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) faz um apelo ao governo estadual para que autorize a retomada das atividades. Em Indicação apresentada à Assembleia Legislativa, o democrata endossa as preocupações do segmento e pontua que a continuidade do fechamento pode ocasionar desemprego em massa.

“A representação da Construção no PIB industrial de Pernambuco chega a 21,3%. O setor é um dos que mais gera empregos diretos no Estado, com mais de 60 mil trabalhadores. Desse total, cerca de 40 mil estão fora dos canteiros de obras. A permanência da paralisação pode resultar em um grande número de demissões, com claro prejuízo para empresas, trabalhadores e Estado. A urgente retomada do setor faz-se necessária não só para garantir a manutenção dos empregos, mas para amenizar os efeitos causados pela suspensão das atividades”, defende o democrata, ressaltando que é importante superar essa grave crise de saúde, mas que também atinge a área socioeconômica.

O deputado expõe, ainda, que a paralisação total do setor não considerou a situação dos municípios, afetando-os indistintamente e de forma desproporcional. “A medida não observou a disseminação da doença em cada cidade ou região, imponto de forma desigual o sacrifício a todas as empresas e trabalhadores, mesmo aquelas com obras em municípios que não têm sequer casos de contágio pela Covid-19”, assinalou.

Antonio Coelho ressalta, no entanto, que, para o retorno das atividades, as empresas terão que adotar os protocolos sanitários necessários à preservação da saúde do trabalhador e à prevenção da contaminação pela Covid-19 estabelecidos pelas autoridades estaduais.

Bahia registra mais duas mortes e 106 novos casos de coronavírus; número de mortos é de 76

(Foto: MICHELE CATTANI / AFP)

A Bahia registrou, nas últimas horas, 106 novos casos de coronavírus e mais duas mortes em decorrência da doença, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab) no início da tarde desta segunda-feira (27). O número total de pessoas diagnosticadas com a doença em território baiano é de 2.354, com 76 mortos.

O 75º óbito ocorreu no último dia 22. A paciente era uma mulher de 47 anos, residente em Salvador, com histórico de neoplasia. Ela estava internada em um hospital filantrópico da capital baiana.

A 76ª morte ocorreu no dia 23. O paciente era um homem de 65 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão. Ele estava internado em um hospital da rede privada na capital.

Do total de casos, 485 pacientes estão recuperados, enquanto 1.793 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. O boletim da Sesab aponta temos 203 profissionais de saúde positivos para coronavírus. No momento, 253 pessoas com coronavírus estão internadas, sendo 73 em UTI. O boletim epidemiológico registra 5.360 casos descartados e 11.482 notificações.

Pernambuco registra mais 460 casos e 35 mortos pelo coronavírus

Números não param de crescer no Estado (Foto: Ilustração)

Pernambuco tem mais 460 novos casos do coronavírus e chegou a 5.358 pacientes infectados pela doença. O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nessa segunda-feira (27) traz ainda mais 35 mortes nas últimas 24 horas.

Com isso o Estado chega a marca de 450 óbitos. Sobre as novas ocorrências, 257 casos são leves e 203 foram classificados como graves. Há profissionais de saúde e da segurança entre os pacientes infectados.

A SES ainda não informou o número de pacientes recuperados, nem os detalhes sobre faixa etária, municípios e comorbidades dessas pessoas. Os dados completos serão divulgados ao final da tarde.