Câmara aprova projeto com público prioritário para teste de covid-19

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) projeto que prioriza profissionais de saúde e dos agentes funerários na testagem do novo coronavírus.

O texto obriga poder público e empregadores a fornecerem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais que atuam em atividades essenciais e em contato direto com portadores da covid-19, considerando os protocolos indicados para cada situação. A medida segue para o Senado.

Segundo o autor do substitutivo aprovado, deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), apenas os profissionais de saúde que tenham contato direto com infectados ou possíveis infectados pelo coronavírus terão prioridade para fazer testes de diagnóstico da covid-19.

LEIA MAIS

Petrolina contabiliza 30 casos confirmados da Covid-19

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina confirmou, nesta quarta-feira (29), mais um resultado positivo para Covid-19 através de testagem rápida. Com isso, o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na cidade subiu para 30; destes, 16 foram confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 14 diagnosticados através do exame realizado pelo laboratório do governo do estado. A boa notícia é que o município também registrou mais uma cura clínica. Com isso, já são 10 pacientes recuperados, sem nenhum óbito.

O novo caso positivo, apresentou em seu resultado anticorpos de memória. Ou seja, estava positiva, mas agora já está curada. Trata-se de uma mulher de 61 anos, que estava em isolamento domiciliar e foi monitorada pela equipe de saúde da rede municipal. Os familiares e pessoas que tiveram contato com ela também foram acompanhados.

SRAG

O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta que 11 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Pernambuco confirma 470 novos casos da Covid-19 e mais 30 mortes

(Foto: MICHELE CATTANI / AFP)

Nesta quarta-feira (29) Pernambuco registra 470 novas confirmações da Covid-19, incluindo 283 casos leves e 187 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), totalizando 6.194 casos do novo coronavírus no estado.

Do total, cerca de 4.045 são graves e 2.149 casos considerados leves. Além disso, foram confirmados, por meio de exame laboratorial, 30 novos óbitos, somando 538 mortes pela Covid-19.

Covid-19: Brasil registra mais de 6 mil novos casos em 24 horas

(Foto: Ilustração)

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (29) o mais recente balanço dos casos de coronavírus no Brasil.
Os principais dados são:

  • 5.466 mortes, na terça-feira (28) eram 5.017;
  • Em 24 horas, foram 449 mortes a mais, aumento de 9%;
  • 78.162 casos confirmados, na terça-feira eram 71.886. Foram 6.276 casos a mais (9%);
  • 38.564 estão em acompanhamento (49%);
  • 34.132 pessoas estão recuperadas (44%);
  • 1.452 mortes em investigação;
  • São Paulo tem 2.247 mortes e 26.158 casos confirmados.

Prédio da Secretaria da Saúde de Juazeiro será fechado dois dias para higienização

(Foto: Ascom/PMJ)

A Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que, nesta quarta e quinta-feira , 29 e 30, respectivamente, o prédio da instituição estará fechado para realização de higienização do imóvel. Com isso, estarão suspensas todas as atividades ao público da referida unidade. A medida adotada tem como principal finalidade manter o ambiente limpo e assim evitar a contaminação pelo novo coronavírus, devido ao trânsito de diversos profissionais, em vários ambientes da cidade. A secretaria só será reaberta na segunda-feira (04/05).

Os serviços de dispensação de dieta, realizado pela assistência nutricional, e os pacientes que tinham insumos para buscar nesta quarta e quinta-feira, deverão se dirigir somente na segunda-feira (04/05).

Com uma medida já adotada para evitar fluxo de pacientes oncológicos no prédio da secretaria, as marcações e agendamentos das viagens pelo Tratamento Fora de Domicílio permanecerão por meio do WhatsApp (74) 99198 0225.

Para a Secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, a higienização se faz necessária. “Estamos com transmissão comunitária na cidade, trabalhos em um ambiente que recebe profissionais de saúde que estão na linha de frente para o combate da COVID 19, bem como também, recebemos pacientes e o público em geral na unidade. Com isso, vamos fechar dois dias para uma higienização eficaz. Na segunda-feira (04/05) abriremos o prédio e voltaremos com o atendimento ao público”, destacou.

A Secretaria ressalta ainda aos profissionais que atendem na zona rural que o embarque continuará sendo na rua entre a Canteiro de Obras e o prédio da SESAU, na Avenida Adolfo Viana. Nenhum profissional, ou servidor, está autorizado a entrar no prédio durante os dias de higienização.

Casos de Covid-19 em Juazeiro aumentam e chegam a 16 pessoas infectadas com o novo coronavírus

No boletim desta quarta-feira (29), a Secretaria de Saúde da Juazeiro informa mais dois casos positivo para o novo coronavírus. Agora, o município registra 16 casos confirmados para a COVID 19. Os pacientes são: um homem de 52 anos e uma mulher, profissional de saúde de 34 anos. Ambos tiveram a confirmação da doença através do teste rápido. Os mesmos estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município.

O município registra nesta quarta-feira, 222 notificações do novo coronavírus. Destes, 100 exames já foram descartados por testarem negativo para a doença e outros 106 estão em análise. Dos 16 casos confirmados, seis casos já estão recuperados, ou seja, com cura clínica e um óbito registrado. Do total de casos confirmados, seis são de profissionais da saúde, onde três já estão recuperados.

LEIA MAIS

Pesquisador afirma que número de casos de covid-19 no Brasil é 10 vezes maior que o oficial

Pesquisador alerta para subnotificação no país

Os números do coronavírus no Brasil podem ser maiores do que os atuais. O pesquisador Marcelo Gomes, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou hoje (29) para a subnotificação no país. Segundo Gomes, há 10 vezes mais casos do que os oficiais.

Até terça-feira (28) o Ministério da Saúde tinha contabilizado 71.886 casos, mas para o pesquisador esse número supera 700 mil. “Infelizmente, o que a gente tem trabalhado é da ordem de dez vezes o número de casos confirmados. Um quadro bastante preocupante”, explicou à CNN Brasil.

Demora nos testes

A subnotificação é causada, de acordo com Gomes, pela demora nos resultados e atraso nas confirmações.  “Outro fator, que é mais importante, são os casos leves e assintomáticos, porque a gente está testando, prioritariamente, os hospitalizados, mas tem um conjunto muito grande dos que se infectam e transmitem, mas não chegam a ser hospitalizados e esses a gente não está detectando“, esclareceu.

Isolamento social

Para ele, o isolamento social continua sendo a principal arma para retardar o crescimento da doença no Brasil. “Se a gente não adotar o isolamento, muitas dessas infecções vão ocorrer simultaneamente, não vai ter leito nem respirador para todo mundo e a gente vai jogar no colo da classe médica ter que escolher quem vai receber leito e quem não vai, e  isso é uma carga emocional que ninguém deveria ter que enfrentar”, concluiu.

Bahia chega a 2.646 pacientes infectados pelo coronavírus

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou mais 82 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com isso, o total de pacientes infectados pela doença é de 2.646, nessa quarta-feira (29). Também foram contabilizadas mais quatro mortes.

No total, 97 pessoas já morreram no Estado por conta do covid-19. De acordo com a Sesab, os óbitos aconteceram entre 18 e 28 de abril, nos municípios de Salvador e Itabuna. A capital baiana soma 59 mortes e lidera o ranking negativo.

Além de Salvador, há mortes nos seguintes municípios: Adustina (1); Água Fria (1); Araci (1); Belmonte (1); Camaçari (1); Capim Grosso (1); Catu (1), mas a paciente foi contaminada em Salvador; Feira de Santana (1); Gongogi (2); Ilhéus (4); Ipiaú (2); Itabuna (3); Itagibá (1); Itapé (1); Itapetinga (2); Juazeiro (1); Lauro de Freitas (5 sendo que um dos mortos era do Rio de Janeiro); Nilo Peçanha (1); Uruçuca (4); Utinga (1); Vitória da Conquista (3).

Do total de 2.646 casos confirmados, 544 pacientes já estão recuperados e outras 2.005 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica.

Pernambuco tem mais 470 casos de covid, número de infectados ultrapassa 6 mil

Pernambuco contabiliza mais de 6 mil infectados (Foto: Internet)

O boletim dessa quarta-feira (29) registra mais 470 pacientes infectados com o coronavírus em Pernambuco. Com esses registros, os casos confirmados somam 6.194. Em 24 horas também foram contabilizadas 30 novas mortes, subindo para 538 o número de vítimas fatais no Estado.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), dos 470 novos pacientes infectados, 283 foram classificados como leves e 187 são graves. Eles são profissionais da saúde, segurança e trabalhadores da iniciativa privada.

A SES não informou o total de pacientes recuperados. Os detalhes sobre idade, sexo e localidade dessas pessoas infectadas serão reveladas ao final do dia, durante coletiva de imprensa.

Coronavírus: Curaçá confirma mais um caso e número de infectados sobe para 9

Há outros 27 pacientes em observação (Foto: Internet)

Curaçá (BA) tem mais um caso confirmado do novo coronavírus. No boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, na manhã dessa quarta-feira (29), há nove pacientes infectados pelo vírus, dos quais um já se recuperou como o Blog mostrou mais cedo.

LEIA TAMBÉM

Curaçá anuncia 1ª cura clínica de paciente com covid-19

A Secretaria ainda não forneceu detalhes sobre sexo, faixa etária e data da notificação do paciente. Segundo o boletim de hoje há 51 notificações, das quais 27 permanecem em investigação e 15 foram descartados. As notificações de H1N1 permanecem as mesmas de ontem: 5.

Dois exames feitos em pacientes com suspeitas de H1N1 já foram descartados e outros três pacientes aguardam resultado do LACEN.

“Não teremos festa junina”, anuncia Rui Costa

2020 não terá festejos juninos por conta do coronavírus (Foto: Divulgação)

O ano de 2020 será diferente no mês de junho na Bahia. Em uma live na terça-feira (28), o governador Rui Costa (PT) anunciou o adiamento dos festejos tradicionais, por conta do coronavírus. Dessa forma, nenhuma cidade poderá realizar as festas.

LEIA TAMBÉM

Prefeituras baianas decidem cancelar festa de São João em 2020

“Com todos os dados que nós temos, posso anunciar que não teremos festa junina em nenhuma cidade da Bahia. Por que na minha cidade, se não tem nenhum caso? Porque se tiver caso em qualquer cidade, as pessoas que têm carro e não têm festa na cidades delas vão querer ir“, afirmou.

Segundo o governador, mesmo que a situação esteja controlada até junho, seria um risco promover aglomerações de pessoas – inclusive turistas – o que pode agravar um novo cenário de covid-19 no Estado. Antes mesmo da oficialização de Costa, alguns gestores do interior já haviam cancelado as festas, a exemplo de Senhor do Bonfim.

Curaçá anuncia 1ª cura clínica de paciente com covid-19

Paciente tem 48 anos e está recuperada (Foto: Ilustração)

Curaçá (BA) tem a primeira cura clínica de um paciente com covid-19. Trata-se de uma mulher com 48 anos, que foi a primeira a ser diagnosticada com a doença no município. Ela refez os testes e na terça-feira (28) teve sua recuperação constatada.

Ela testou positivo para o vírus no dia 16 de abril. De acordo com a Secretaria de Saúde de Curaçá, a paciente estava assintomática no 14º dia e isso configura sua recuperação, com base nas normas técnicas da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Até ontem a cidade mantinha o número de oito casos confirmados da doença.  O último boletim divulgado pela Prefeitura apontava 49 notificações de coronavírus, com 29 casos em investigação e 12 já descartados. Para H1N1 há cinco notificações, com  três casos em investigação e dois já descartados.

Prefeito de Paulo Afonso testa positivo para covid-19

Prefeito está bem, apesar de ser do grupo de risco (Foto: Reprodução/Facebook)

O prefeito de Paulo Afonso (BA) é mais um paciente do coronavírus. Luiz de Deus (PSD) testou positivo após ter contato com um profissional da saúde, que também está infectado pelo vírus. Apesar de estar no grupo de risco – ele tem 81 anos – o gestor acalmou a população.

“Em reunião com profissionais médicos do nosso município, no gabinete da Prefeitura, eu terminei contraindo o vírus. O teste deu positivo, não estou sentindo absolutamente nada. Estou no nono dia que tive contato com esse profissional”, disse em um vídeo divulgado nas redes sociais.

Luiz de Deus é o sexto caso confirmado da cidade, que ainda tem 27 pacientes aguardando resultado de exame. Outros 61 casos já foram descartados. Paulo Afonso teve transmissão comunitária declarada na última semana.

Salgueiro chega a 14 casos confirmados do novo coronavírus

O novo boletim divulgado pela prefeitura de Salgueiro, no Sertão Pernambucano, mostra que o município já registra 14 casos positivos para o novo coronavírus.

Nesta terça-feira (28), um resultado foi liberado pelo LACEN (PE) atestando positivo para Covid-19, além disso, foram realizados vários testes rápidos, resultando nos dois primeiros positivos através desse tipo de testagem pelo município.

Tratam-se pacientes do sexo masculino, com a faixa etária entre 30 e 35 anos, apenas um deles possui histórico de contato com paciente positivo, porém em outro município.

Os três pacientes encontram-se estáveis e em isolamento domiciliar com acompanhamento da equipe de saúde da família do município.

Petrolina não apresentou novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

De acordo com o boletim divulgado na noite desta terça-feira (28), não houve alterações nos dados relacionados ao novo coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas quanto a casos positivos, seja através da testagem rápida ou laboratorial.

As informações de hoje mostram que o município continua com 29 casos positivos da doença, sendo que 15 foram confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 14 diagnosticados através do exame realizado pelo laboratório do governo do estado. Nenhum óbito foi registrado pela Covid-19 e já são 9 casos considerados curados clinicamente.

Quanto aos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 10 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito. Todos os casos suspeitos e confirmados dessas doenças continuam sendo monitorados pela Secretaria de Saúde.