Templos religiosos e camelódromo devem permanecer fechados em Juazeiro

Após prorrogar até 10 de maio o fechamento do comércio, o prefeito de Juazeiro (BA) Paulo Bomfim também estendeu a proibição de abertura aos templos religiosos, camelódromo, salões de beleza, centros estéticos e feiras livres.

LEIA TAMBÉM

Prefeito prorroga fechamento do comércio e de outros serviços não essenciais em Juazeiro até o dia 10 de maio

Através do Decreto n° 372/2020, publicado no Diário Oficial dessa sexta-feira (1°), a Prefeitura também orienta aos comerciantes. Eles poderão abrir as portas apenas para o “recebimento de prestação aos clientes”.

O número de pessoas no local deve ser de no máximo seis ao mesmo tempo e os empresários devem fazer a demarcação do espaço entre cada. O uso de máscaras aos funcionários permanece obrigatório. Esse item, inclusive, se tornará obrigatório na próxima semana em toda Bahia, após sanção de lei pelo governador Rui Costa (PT).

Casos confirmados de coronavírus em Curaçá sobem para 13

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Curaçá (BA) registrou mais quatro casos positivos do coronavírus. No boletim dessa sexta-feira (1º) a Secretaria de Saúde do município soma 13 pacientes infectados. Até o momento a Prefeitura não forneceu informações sobre faixa etária, sexo e se há algum com comorbidades.

As notificações também tiveram alta. São 61 contra 51, do boletim divulgado na última quarta-feira (29). 28 casos estão em investigação e 20 já foram recuperados. Dos 13 pacientes infectados, dois já se recuperaram.

Confira o boletim completo de hoje:

Salgueiro confirma mais um caso de covid-19

Paciente é um homem que tem boa evolução do quadro (Foto: Prefeitura Municipal de Salgueiro / Divulgação)

Salgueiro chegou a 15 pacientes infectados pelo novo coronavírus. Na noite de quinta-feira (30) a Secretaria de Saúde confirmou mais um caso positivo da doença. O paciente é um homem, com idade entre 35 e 40 anos. Ele deu entrada na emergência de um hospital da cidade no dia 22 de abril.

O quadro do paciente é estável e ele vem apresentando boa evolução, permanecendo em isolamento domiciliar supervisionado pela Prefeitura. Até ontem Salgueiro tinha 90 notificações. 14 casos permaneciam em investigação e 61 já foram descartados.

Dos 15 pacientes que testaram positivo, seis já estão curados e houve também uma morte. Diante de mais uma confirmação, a Prefeitura pediu o cumprimento do isolamento social.

Em novo decreto, Petrolina mantém suspensão de aulas até 29 de maio e torna obrigatório uso de máscaras em estabelecimentos

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Após adotar uma série de medidas de isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus, a Prefeitura de Petrolina publicou novo decreto nesta quinta-feira (30) renovando algumas medidas restritivas, entre elas, a suspensão das aulas até o dia 29 de maio na rede pública e particular da cidade. Com o novo decreto, diversos serviços públicos, assim como atividades econômicas, permanecerão suspensas em Petrolina como forma de evitar a propagação da Covid-19.

Apesar da manutenção destas medidas, o documento traz algumas novidades. Seguindo recomendação estadual, Petrolina adotará o uso obrigatório de máscaras por servidores, empregados e colaboradores de órgãos públicos municipais e de estabelecimentos privados, que estejam autorizados a funcionar de forma presencial. Com o novo decreto, também fica permitido o funcionamento dos estabelecimentos de aviamentos e de tecidos, para o fornecimento dos insumos necessários à fabricação de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual – EPI`s relacionados ao enfrentamento ao coronavírus.

Também ficam liberados os serviços de assistência técnica de eletrodomésticos e equipamentos de informática. As atividades consideradas essenciais permanecem funcionando, a exemplo de farmácias, hospitais e clínicas médicas; lojas de defensivos e insumos agrícolas; postos de gasolina; casas de ração animal; depósitos de gás, agências bancárias, casas loterias, padarias, lojas de conveniência, mercados atacadistas e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar da população, desde que limitem entrada de clientes e que haja distanciamento de 2 metros e ainda hotéis e pousadas, com atendimento restrito aos hóspedes, entre outros.

Academias e Parque:

Fica mantida ainda a suspensão de atividades de cinemas, academias de ginástica e teatros, bibliotecas, museu, assim como dos parques públicos, a exemplo das Academias da Cidade e do Parque Municipal Josepha Coelho. Seguem suspensos também o Passe Estudantil, assim como as gratuidades para uso em transporte coletivo urbano.

O novo documento segue as orientações do Ministério da Saúde e os decretos do Governo do Estado, que determinaram a prorrogação de medidas restritivas para garantia do isolamento social no combate ao novo coronavírus em todo o território do estado, entre elas, a suspensão de funcionamento de atividades econômicas, a exemplo do comércio, até o dia 15 de maio.

Crianças de 9 e 12 anos de idade estão entre os 4 novos casos do coronavírus em Petrolina

(Foto: Sajjad Hussain/AFP)

Os casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) em Petrolina subiram para 34 nesta quinta-feira (30). São mais 4 pessoas que testaram positivo para a doença na cidade nas últimas 24 horas, todas do sexo feminino.  Três pacientes (de 9, 25 e 48 anos) foram testagem rápida e uma (12 anos) diagnosticada através do exame realizado pelo laboratório do governo do estado.

Nenhuma morte pela Covid-19 foi registrada até o momento. Agora são 13 casos considerados curados clinicamente.

SRAG

O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta que 12 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Sem vacina contra o novo coronavírus não tem Carnaval em 2021, afirma Governador da Bahia

(Foto: ASCOM)

O Governador Rui Costa (PT) compartilhou da opinião do prefeito ACM Neto sobre a realização do Carnaval de Salvador em 2021. De acordo com o petista, é impossível pensar na folia momesca ou em qualquer outro evento que promova aglomeração, sem que haja uma vacina para a Covid-19.

“Não tenho dúvida, nem Carnaval, nem reveillón. Não só no Brasil, no mundo inteiro, não haverá show enquanto não tiver a vacina, por que nós podemos ter uma segunda ou terceira onde de contaminação e matar milhões de pessoas. Não haverá, com certeza, aglomeração de pessoas”, assegurou o governador em entrevista ao Balanço Geral, da Record TV Itapoan.

A situação é a mesma que passa o tradicional São João nos cidades do interior da Bahia, que tiveram as festas suspensas. Rui afirmou que o problema não é o financiamento, mas sim a aglomeração de pessoas, portanto, não poderá ser feito nenhum evento , seja público ou privado.

“O vírus vai estar circulando o ano inteiro, no mundo inteiro, até se produzir uma vacina. Vi a OMS anunciar que a vacina só deve estar disponível com produção em escala mundial, em um cenário otimista, em 9 ou 10 meses, então não haverá aglomeração neste período”.

Brasil registra quase 6 mil mortes pela Covid-19 e número total de infecções ultrapassou o total da China

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

País tem 7.218 casos a mais em segundo dia consecutivo com maior número de registros da série. Número total de infecções ultrapassou o total da China.

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (30) o mais recente balanço dos casos de coronavírus no Brasil.
Os principais dados são:

  • 5.901 mortes, na quarta-feira (29) eram 5.466
  • Em 24 horas, foram 435 mortes a mais, aumento de 8%
  • 85.380 casos foram confirmados, e na quarta-feira eram 78.162. Foram 7.218 casos a mais (9%)
  • Brasil ultrapassou número de casos da China. Por lá, foram 83,9 mil
  • Pelo segundo dia consecutivo, o Brasil teve o número mais alto de novos casos em 24h desde o início da pandemia
  • São Paulo tem 2.375 mortes e 28.698 casos confirmados.

Município de Afrânio registra primeiro caso de Covid-19

(Foto: Ilustração)

O anúncio foi feito nas redes sociais pelo prefeito Rafael Cavalcanti. Trata-se de um jovem de 20 anos que aproximadamente há 4 meses faz tratamento oncológico em Recife. O prefeito se solidarizou com a família e pediu a Deus que restabeleça a saúde do paciente.

Segundo o prefeito o momento não é de relaxamento, porque fica evidenciado que é hora de intensificar as medidas e as ações de combate ao coronavírus.

“É hora de redobrarmos os cuidados. Com isolamento social, com uso de máscara, com higienização… o momento pede união. É preciso que cada um faça sua parte para que possamos superar esse momento sem maiores transtornos a saúde dos afranienses”, disse o prefeito.

Estudo projeta 4,6 mil casos de coronavírus e 187 mortes na Bahia no dia 4 de maio

(Foto: Renan Pinheiro/TV Bahia)

Uma pesquisa da Rede CoVida, ligada à Fiocruz Bahia, aponta que o estado deve ter cerca de 4,7 mil casos confirmados de coronavírus no dia 4 de maio. Atualmente, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab) no início da tarde desta quinta-feira (30), são 2.851 pessoas diagnosticadas com a doença. O número de óbitos, que hoje é de 104, poderá passar para 125, podendo atingir 187 óbitos.

Em Salvador, também se prevê uma duplicação do número de casos até o dia 4 de maio, quando o total acumulado pode superar os 2.500 pacientes diagnosticados com a doença. O número de mortes na capital baiana deverá chegar a 80, mas pode atingir 121 casos no cenário mais pessimista.

LEIA MAIS

Tum propõe linha de crédito especial aos trabalhadores do transporte alternativo

Deputado estadual quer apoio aos trabalhadores do transporte alternativo

O deputado estadual Tum (PSC) solicitou ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), medidas econômicas de apoio aos trabalhadores do transporte alternativo. Segundo Tum, é necessário o acesso da categoria a linhas de crédito, para que eles consigam vencer a crise provocada pelo coronavírus.

“Tal medida torna-se extremamente necessária em virtude das medidas restritivas à circulação de veículos e relativas ao isolamento social”, disse o deputado casanovense. Tum estendeu sua reivindicação à Secretaria de Infraestrutura, Agerba e Desenbahia, para que sejam pensadas soluções em conjunto.

O pedido de Tum foi protocolado nessa semana, através de uma Indicação, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e seguirá para análise do Governo do Estado.

Morador critica falta de fiscalização em Juazeiro durante pandemia: “É uma terra sem lei”

Falta fiscalização em Juazeiro durane isolamento social

Enquanto uns adotam as medidas necessárias e respeitam o isolamento social, há pessoas em Juazeiro (BA) ignorando a recomendação de ficar em casa. No bairro Cajueiro, um leitor denunciou a realização dos famosos “babas” em um campo localizado em frente a um condomínio.

Não bastasse o grupo se aglomerar para jogar futebol, aos finais de semana eles promovem churrasco com bebidas e som alto, atrapalhando o sossego da comunidade. “Já fiz denúncia na polícia e na Prefeitura, a gente não tem respaldo nenhum. Eles estão jogando bola, é uma terra sem lei nesse campinho. Liguei na Prefeitura e falaram que está tendo muito baba e não estão dando conta“, contou o leitor que será mantido em sigilo.

Problema é antigo

Indignado com a insistência dos moradores em descumprir o isolamento, ele desabafou. “Esses caras estão brincando com a minha vida e com a sua. Dia de domingo tem o jogo e churrasco, até agora ninguém toma providência. E isso não é de hoje”, afirmou.

Outro lado

Diante do relato do leitor o Blog procurou a Prefeitura de Juazeiro pedindo esclarecimentos sobre a falta de fiscalização no bairro, mas até o encerramento da matéria ninguém nos retornou. Deixamos o espaço aberto ao Governo Municipal.

Bahia tem mais 4 mortes e se aproxima de 3 mil infectados pelo covid-19

Estado caminha para 3 mil infectados (Foto: ASCOM/SESAB)

A Bahia atualizou o número de infectados pelo coronavírus. Nessa quinta-feira (30) são 174 novos casos, totalizando 2.851 pacientes. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) também foram registradas mais quatro mortes nas últimas 24 horas.

As vítimas fatais do covid-19 somam 104. Todas as mortes aconteceram na capital Salvador. Outros 582 pacientes estão recuperados da doença e 2.165 pessoas permanecem monitoradas pelas equipes de vigilância epidemiológica. O boletim completo será divulgado às 17h de hoje.

Juazeiro: boletim não aponta novos casos confirmados de coronavírus

SESAU aponta aumento nas notificações de covid-19 (Foto: Ascom/PMJ)

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro (BA) nessa quinta-feira (30) não aponta novos casos confirmados de coronavírus na cidade. O número de pacientes infectados permanece em 16, porém, houve uma alta nas notificações: 242.

Na quarta-feira (29) era 222. Até hoje (30) 102 exames foram descartados e 124 permanecem em análise. Dos 16 casos positivos, seis já tiveram cura clínica e houve ainda um óbito.

Para H1N1 são 73 notificações: 18 confirmados – com duas mortes – 26 exames negativos e 29 em investigação. “Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial de segunda a sexta-feira“, orienta a SESAU.

Sobradinho descarta mais um caso suspeito de covid-19

Município segue sem casos confirmados (Foto: Agência CH)

Sobradinho (BA) segue sem casos confirmados do novo coronavírus. Na quarta-feira (29) a Secretaria de Saúde descartou mais um paciente com suspeita do covid-19, ele é o terceiro a testar negativo. De acordo com a Prefeitura, 144 pessoas estão sendo acompanhadas pelas equipes pois apresentam sintomas gripais.

Desse total, 122 são viajantes que estiveram em municípios onde já há casos confirmados. Eles estão assintomáticos e terão alta quando cumprirem o prazo de 14 dias em isolamento. 22 pessoas são de Sobradinho e passaram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Há ainda dois pacientes com suspeita de H1N1. A dupla aguarda resultado de exames feitos no LACN. Outros dois casos foram descartados e um caso já confirmado e curado da doença.

Uso de máscara passa a ser obrigatório na Bahia

Governo dá prazo de oito dias para lei começar a valer (Foto: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) sancionou nessa quinta-feira (30) a Lei n° 14.261/2020, que torna obrigatória o uso de máscaras de proteção no Estado. A medida terá valida em oito dias. Após esse prazo, todas as pessoas que saírem de casa, inclusive em veículos, devem estar utilizando esse item.

A medida foi aprovada em dois turnos na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e contempla os municípios com decretos de Calamidade Pública, provocada pelo coronavírus. No caso do deslocamento em veículo, a medida não se aplica ao condutor que estiver sozinho.

Os comerciantes também são orientados a atender apenas clientes os quais estejam utilizando máscaras. A Bahia registrou ontem (29) 100 mortes provocadas pelo covid-19.