Pesquisador afirma que número de casos de covid-19 no Brasil é 10 vezes maior que o oficial

Pesquisador alerta para subnotificação no país

Os números do coronavírus no Brasil podem ser maiores do que os atuais. O pesquisador Marcelo Gomes, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou hoje (29) para a subnotificação no país. Segundo Gomes, há 10 vezes mais casos do que os oficiais.

Até terça-feira (28) o Ministério da Saúde tinha contabilizado 71.886 casos, mas para o pesquisador esse número supera 700 mil. “Infelizmente, o que a gente tem trabalhado é da ordem de dez vezes o número de casos confirmados. Um quadro bastante preocupante”, explicou à CNN Brasil.

Demora nos testes

A subnotificação é causada, de acordo com Gomes, pela demora nos resultados e atraso nas confirmações.  “Outro fator, que é mais importante, são os casos leves e assintomáticos, porque a gente está testando, prioritariamente, os hospitalizados, mas tem um conjunto muito grande dos que se infectam e transmitem, mas não chegam a ser hospitalizados e esses a gente não está detectando“, esclareceu.

Isolamento social

Para ele, o isolamento social continua sendo a principal arma para retardar o crescimento da doença no Brasil. “Se a gente não adotar o isolamento, muitas dessas infecções vão ocorrer simultaneamente, não vai ter leito nem respirador para todo mundo e a gente vai jogar no colo da classe médica ter que escolher quem vai receber leito e quem não vai, e  isso é uma carga emocional que ninguém deveria ter que enfrentar”, concluiu.

Deixe um comentário