Brasil registra 383 mortes em um único dia e os infectados já somam mais de 40 mil

Esta segunda-feira (20) já é considerada o pior dia da pandemia do novo coronavírus no Brasil. No boletim mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de mortos é o maior desde o primeiro registro. Os principais dados são:

  • 2.845 mortes – no domingo, eram 2.462, aumento de 15,5% e 383 óbitos a mais;
  • 40.581 confirmados – no domingo, eram 38.654, aumento de 5%;
  • 7% é a taxa de letalidade;
  • São Paulo tem 1.307 mortes e 14.580 casos confirmados.

Estados com mais mortes confirmadas são: São Paulo (1.307), Rio de Janeiro (422), Pernambuco (234), Ceará (198) e Amazonas (185).

Prefeito de Juazeiro estende medidas de isolamento social até 2 de maio e volta determinar fechamento de feiras e mercados municipais

O prefeito Paulo Bomfim estendeu as medidas de isolamento social até o dia 2 de maio. Com isso, permanecerão abertos somente estabelecimentos que oferecem serviços essenciais, conforme consta em decreto anterior. Além disso, determinou o fechamento das Feiras e Mercados, exceto o Mercado do Produtor de Juazeiro por tratar-se de uma central de abastecimento de alimentos. Também permanecem proibidos os cultos e celebrações religiosas presenciais.

A decisão foi tomada após confirmação de novos casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no município. Paulo Bomfim reforça a necessidade de ações imediatas para que não aumente a quantidade de pacientes buscando atendimento hospitalar.

LEIA MAIS

Auxílio Emergencial: veja o cronograma de quem é beneficiários do Bolsa Família

A Caixa Econômica Federal continua o pagamento do auxílio emergencial no valor de R$ 600. Nessa segunda-feira (20) serão contemplados os inscritos no aplicativo ou site do banco; e beneficiários do programa Bolsa Família com NIS terminado em 3.

Além desse grupo, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) também têm direito ao benefício. Têm direito ao saque trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores individuais (MEIs). Desde o dia 9 de abril mais de R$ 11,4 bilhões já foram pagos para 16,6 milhões de brasileiros.

Nessa semana os beneficiários do Bolsa Família receberão de acordo com o seguinte cronograma:

LEIA MAIS

Serra Talhada descarta 11 testes realizados em pacientes com suspeita de covid-19

Município teve 21 notificações (Foto: Thomas Kienzle/AFP)

11 testes realizados em pacientes com suspeita do novo coronavírus foram descartados em Serra Talhada (PE). As informações foram atualizadas no início da tarde dessa segunda-feira (20), pela Secretaria de Saúde. O município permanece com quatro casos confirmados e sete em investigação.

O número de notificações não sofreu alterações, com as mesmas 21 divulgadas no final de semana. Entre os casos confirmados na cidade há uma profissional de saúde.

Diante das constantes notificações da doença, o prefeito Luciano Duque (PT) decretou o uso obrigatório das máscaras de proteção a partir de hoje. Os comerciantes devem fiscalizar o cumprimento da determinação, estando sujeitos a multa.

Juazeiro: boletim dessa segunda-feira não registra novos casos de covid-19 ou H1N1

Não há novos casos de covid-19 ou H1N1 (Foto: ASCOM/PMJ)

O boletim divulgado nessa segunda-feira (20) pela Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro (BA) segue sem alterações em relação aos dados de domingo (19). São 118 notificações de coronavírus, das quais 52 testes foram descartados, 58 estão em análise e oito estão confirmados, com dois pacientes já recuperados e um óbito.

Em relação a H1N1, a cidade contabiliza 66 notificações, 18 confirmações – com dois óbitos – 24 testes descartados e 24 em investigação. Com transmissão comunitária do covid-19, a SESAU reforça o pedido para manutenção do isolamento social.

“Na necessidade de sair de casa, usar máscara artesanal e reforçar os cuidados de higiene”, orienta a secretaria. Quem tiver dúvidas ou apresentar sintomas gripais pode entrar em contato com a SESAU através do número (74) 99819- 3089 (WhatsApp).

Paulo Afonso adota medidas restritivas e limita funcionamento do comércio durante pandemia

Atividades esportivas e eventos religiosos estão vetados

Paulo Afonso, na Bahia, ainda não tem casos confirmados do novo coronavírus, mas desde o início da pandemia tem adotado medidas preventivas como implantação de barreiras sanitárias e fechamento do aeroporto. Através de um novo decreto, a Prefeitura limitou o funcionamento do comércio e realização de atividades esportivas, culturais e religiosas.

O Decreto n° 5.776/2020 também suspende por 10 dias, a partir desta terça-feira (21), a visitação aos pontos turísticos, obras da construção civil – com exceção das essenciais – funcionamento de salões de beleza e do comércio. Será permitida apenas a abertura de supermercados, padarias e demais estabelecimentos considerados essenciais ao dia-a-dia.

Até a última quinta-feira (16) Paulo Afonso tinha 138 pacientes monitorados, com sintomas de covid-19. Cinco casos eram considerados suspeitos, 41 testaram negativo e nenhum deu positivo.

Projeto de Lei proíbe despejo durante pandemia do coronavírus

Para valer, Projeto precisa ser aprovado na Câmara e sancionado pelo presidente da República (Foto: Thinkstock)

O Senado Federal aprovou um Projeto de Lei que visa proibir o despejo de quem paga aluguel. O PL nº 1.179/2020 protege as famílias no momento da pandemia do novo coronavírus, já que a atividade comercial foi afetada pelo covid-19.

A proibição, no entanto, passa a valer para ações ajuizadas a partir de 20 de março, quando o Brasil decretou estado de calamidade pública. Contudo, a matéria depende da aprovação na Câmara dos Deputados e sanção do presidente da República para entrar em vigência.

Vale ressaltar que o despejo é apenas no início do processo e seguirá permitido em caso de decisão definitiva, na conclusão da ação. Pelo texto do projeto deixam de ter validade as seguintes justificativas hoje utilizadas aos despejo: descumprimento do acordo assinado por escrito e fechado entre o proprietário e o inquilino; demissão ou extinção do contrato de trabalho quando o aluguel do imóvel é vinculado ao emprego; quando o sublocatário (aquele que aluga do primeiro inquilino, e não diretamente do proprietário) permanecer no imóvel após a extinção do contrato; se, a partir da saída de algum fiador do negócio, o locatário não apresentar nova garantia dentro de 30 dias; término do prazo de aluguel estabelecido no contrato de imóveis não residenciais, como o de comércios, por exemplo; não pagamento do aluguel, cujo contrato não tenha nenhuma das seguintes garantias: caução (pagamento de alugueis adiantados), fiança, seguro de fiança e uso de fundos de investimento como garantia do pagamento. (Com informações do Diário de Pernambuco).

Apoiadores de Bolsonaro vão às ruas de Petrolina pedir intervenção militar

Manifestantes querem intervenção militar (Foto: Reprodução/WhatsApp)

O domingo (19) foi marcado por manifestações em várias cidades do Brasil e em Petrolina não foi diferente. Um pequeno grupo de simpatizantes do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) foi às ruas pedir intervenção militar e demonstrar apoio a Bolsonaro.

Mesmo debaixo de chuva, o grupo percorreu um trecho da Orla até a sede do Exército, onde prestou apoio às forças armadas do país. A manifestação aconteceu mesmo com as recomendações de isolamento social, solicitadas pelos governos estadual e municipal.

A seguir confira um vídeo das reivindicações dos manifestantes:

População desobedece isolamento e forma longa fila para saque de auxílio em Santa Mª da Boa Vista

Mesmo com recomendações, pessoas seguem desrespeitando isolamento social (Foto: Cortesia)

As filas nas casas lotéricas continuam sendo um problema nos municípios sertanejos. Mesmo com as recomendações de se manter o isolamento social, a população de Santa Maria da Boa Vista (PE) vai na contramão e continua se aglomerando nos espaços públicos.

O flagrante foi feito pelo repórter Gilberto Pereira, da Rádio Orocó FM em visita ao município na última sexta-feira (17). Ele relata que as pessoas aguardavam o saque do auxílio emergencial e a Polícia Militar se fez presente para organizar a fila que se estendeu por mais de 500 metros.

“Havia muitas pessoas, principalmente da zona rural do município“, contou Gilberto. O Blog teve informações de que as equipes de vigilância sanitária percorreram o comércio para fiscalizar o comércio e notificar quem descumpria as normas de funcionamento na pandemia.

Curaçá tem mais dois casos confirmados de coronavírus

(Foto: Internet)

Curaçá (BA) tem mais dois casos confirmados do novo coronavírus, somando três pacientes infectados pelo covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes são uma mulher de 23 anos e um homem de 25. Ambos estão em isolamento domiciliar.

O município tem 12 notificações de covid-19, das quais cinco já foram descartadas, quatro estão em análise, além das três confirmações. Curaçá já tem transmissão comunitária desde quinta-feira (16), quando não é mais possível identificar a origem do vírus.

“O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde , reforça a necessidade de permanecer do isolamento social, orientando para que todos permaneçam em casa“, orienta a Prefeitura.

Pernambuco tem mais 11 mortes causadas pelo coronavírus

Pacientes curados já somam 96 (Foto: Internet)

Os números de infectados e mortos pelo novo coronavírus em Pernambuco não param de crescer. No boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) na tarde desse domingo (19) foram confirmadas mais 11 óbitos, elevando para 216 as vítimas fatais.

De acordo com a SES as vítimas são seis homens e cinco mulheres, com idade entre 19 e 97 anos. Os óbitos foram registrados entre 13 e 18 de abril. Outro dado preocupante foi o número de confirmações em 24 horas: 266 novos casos.

Com isso Pernambuco chega a 2.459 pacientes infectados. Já as curas clínicas totalizam 96, com mais duas pessoas se recuperando em 24 horas. O boletim completo será publicado ainda nesse domingo.

SESAU confirma 8º caso de covid-19 em Juazeiro

Juazeiro já tem uma morte pelo novo coronavírus (Foto: ASCOM/PMJ)

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro (BA) nesse domingo (19) traz mais um caso confirmado de coronavírus na cidade. Trata-se de um paciente do sexo masculino, com 70 anos e que está internado em um hospital da região.

A cidade baiana chega a oito casos confirmados de covid-19. São 118 notificações, das 52 deram negativo e 58 seguem em análise. Das confirmações, uma resultou em óbito e também há uma cura clínica. A SESAU reforçou a necessidade de isolamento social, já que o município tem transmissão comunitária do vírus desde o dia 11 de abril.

Em relação à H1N1, nada mudou: 66 notificações, 18 confirmações – com dois óbitos – 24 em análise e 24 pacientes já descartados. “Na necessidade de sair de casa, usar máscara artesanal e reforçar os cuidados de higiene“, pede a SESAU.

Uso de máscaras passa a ser obrigatório em Serra Talhada

Com quatro casos confirmados, a Prefeitura de Serra Talhada (PE) tornou obrigatório o uso de máscaras de proteção na cidade a partir desta segunda-feira (20). A decisão foi anunciada através do Decreto nº 3,157/2020, publicado no dia 15 de abril.

Segundo a Prefeitura, “a medida visa minimizar ao máximo a transmissão do novo Coronavírus nesses locais”. O uso é obrigatório a todo cidadão que sair de casa para, por exemplo ir a uma casa lotérica, instituições bancárias e estabelecimentos privados.

É dever dos empresários a fiscalização dos clientes, estando o estabelecimento sujeito a multa caso permita a entrada de pessoas sem máscara. Entre os casos confirmados na cidade há profissionais e saúde e uma criança.

Bahia tem 1,2 mil infectados pelo covid-19 e número de mortos chega a 41

A Bahia registrou mais duas mortes pelo novo coronavírus nesse final de semana. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o número de óbitos subiu para 41. Já o total de pacientes infectados é de 1,2 mil pessoas até a noite de ontem (18).

A 40ª vítima fatal é uma mulher de 82 anos, residente em Gongogi com histórico de hipertensão e diabetes. Ela estava internada em Itabuna e morreu no dia 13 de abril. Já a 41ª vítima é um homem de 53 anos, morador de Salvador sem histórico de doenças. Ele apresentou os primeiros sintomas em 24 de março e morreu no último dia 14.

Das 41 mortes, 20 ocorreram em Salvador. As outras 21 estão distribuídas entre Lauro de Freitas (5), Gongogi (2), Itapetinga (1), Utinga (1), Adustina (1), Araci (1), Itagibá (1), Uruçuca (2), Ilhéus (2), Belmonte (1), Vitória da Conquista (1), Feira de Santana (1), e Itapé (1), Juazeiro (1).

Salgueiro: Prefeitura confirma 7º caso de covid-19

Salgueiro tem sete pessoas infectadas (Foto: Arquivo)

Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, tem agora sete casos confirmados do novo coronavírus. A Secretaria de Saúde atualizou os dados na noite de sábado (18), após receber o resultado do exame enviado pelo LACEN-PE. A cidade tem até o momento sete pessoas infectadas pelo covid-19.

O paciente é um homem de idade não divulgada. De acordo com a Prefeitura, ele está em isolamento domiciliar e o tem estado considerado estável. A Secretaria de Saúde não informou quando o homem apresentou os sintomas da doença.

Das 35 notificações de covid-19, 20 já foram descartadas, sete confirmadas – das quais três já tiveram cura clínica – e oito seguem em investigação. O boletim desse domingo (19) deve ser publicado até o início da noite.