Hospital de Campanha de Petrolina será equipado com 11 respiradores mecânicos

(Foto: Jonas Santos/PMP)

A compra dos aparelhos foi autorizada pela Prefeitura de Petrolina em caráter emergencial. Serão investidos cerca de R$ 500 mil na compra dos equipamentos. A medida faz parte do plano de ações que visam à prevenção e enfrentamento à epidemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os equipamentos irão equipar os leitos intermediários que estão sendo instalados no Monte Carmelo, espaço da Diocese de Petrolina localizado no bairro Pedra do Bode, que está se transformando em hospital de campanha.

Aparelhos respiradores são usados para ajudar pacientes que apresentem insuficiência respiratória, um dos sintomas mais comuns da Covid-19. Essa é mais uma medida de preparação para o atendimento dos possíveis casos graves da doença na cidade, que já conta com alguns aparelhos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Quanto aos equipamentos de proteção individual (EPIs), a prefeitura reforçou seu estoque e continua adquirindo mais produtos e recebendo doações. Essa preparação acontece desde o início da pandemia no país, já contando com um bom volume de máscaras, luvas, toucas, álcool em gel, álcool 70%, entre outros.

Governo do Estado prorroga até 3 de maio a suspensão das aulas na Bahia

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O Governo do Estado prorrogou até o dia 3 de maio a suspensão das aulas em toda a Bahia. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (15), que altera o Decreto n° 19.586, e visa o isolamento social para conter a disseminação do novo coronavírus na Bahia.

A medida também prorroga, até o dia 3 de maio, em toda a Bahia, a suspensão de eventos e atividades com a presença de público superior a 50 pessoas, sejam religiosos, shows, feiras, circos, eventos científicos, passeatas e afins.

Da mesma forma, continuam suspensos a abertura e o funcionamento de zoológicos, museus e teatros, bem como a realização de jogos de campeonatos de futebol, profissionais e não profissionais.

Uma mulher é a sexta pessoa diagnosticada com Covid-19 em Juazeiro, informa Secretaria de Saúde

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro confirmou em seu boletim desta quarta-feira (15) o município confirmou hoje mais um caso do novo coronavírus. Este é o sexto caso positivo, mas os dois primeiros pacientes diagnosticados com a doença em Juazeiro já estão recuperados, ou seja, com cura clínica. O caso de hoje, se trata de uma mulher que já estava de quarentena e permanece em isolamento domiciliar sendo acompanhada pela Equipe de Saúde do município.

Para o coronavírus, a secretaria ressalta que permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde. Hoje, o município registra 79 notificações para o COVID 19.

Esse registro acontece quando a pessoa apresenta algum sinal ou sintoma que se enquadra no perfil do COVID 19, tem o material coletado e fica no aguardo do resultado. Ao todo 25 exames já foram descartados e outros 48 estão em análise no Laboratório Central (LACEN) em Salvador e não há nenhum óbito registrado.

Para H1N1, Juazeiro registra 65 notificações, destes 18 casos confirmados, incluindo dois óbitos, 24 exames já foram descartados e 23 estão em análise.

Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial de segunda a sexta-feira.

Pernambuco tem mais 200 casos confirmados de coronavírus e 28 novas mortes

Número de casos confirmados e mortos é o maior desde o início da divulgação (Foto: Danny Lawson/AFP)

O número de casos confirmados do corovonavírus em Pernambuco nas últimas 24 horas foi de 200 pessoas. Segundo o boletim divulgado hoje (15), o Estado tem agora 1.484 pacientes infectados pelo covid-19. 28 mortes foram contabilizadas no mesmo período, totalizando 143.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou o maior aumento diário de casos, desde o início da divulgação dos boletins. Sobre os óbitos, os pacientes morreram entre 8 e 14 de abril. As vítimas fatais têm idade entre 18 e 94 anos, informa a SES.

Pernambuco também somou 69 pacientes curados do covid-19. Os dados completos do boletim serão publicados na tarde de hoje em coletiva de imprensa na capital pernambucana. (Com informações do G1 PE).

Serra Talhada tem mais dois casos confirmados de covid-19

Novas pacientes são mulheres (Foto: Reprodução/ Internet)

Serra Talhada (PE) tem mais dois casos confirmados do novo coronavírus. A Secretaria de Saúde atualizou os números no começo da tarde dessa quarta-feira (15) e agora já são quatro pacientes infectados pelo covid-19 no município.

LEIA TAMBÉM

Ipubi confirma mais um caso de covid-19, Serra Talhada registra o 1º

Os dois novos pacientes são mulheres, com 28 e 54 anos. Elas estão em isolamento domiciliar e a Secretaria de Saúde está em busca ativa para identificar uma possível contaminação dos familiares delas.

De acordo com o boletim de hoje, Serra Talhada chegou a 15 notificações de covid-19, 8 casos descartados e os quatro já confirmados. Entre os infectados há profissionais de saúde.

Inscrição para atuar no Hospital de Campanha de Petrolina termina hoje

Inscrição deve ser feita pela internet até 17h (Foto: Ascom/PMP)

Os candidatos interessados em atuar no hospital de campanha de Petrolina têm até às 17h dessa quarta-feira (15) para encaminhar o currículo. A Prefeitura de Petrolina decidiu antecipar o encerramento das inscrições por conta da grande demanda.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Petrolina abre vagas para contratação emergencial de profissionais da saúde

A inscrição é feita exclusivamente pela internet. A contratação é por excepcional interesse público em caráter emergencial, para formação de cadastro reserva. Os profissionais atuarão no hospital montado no Monte Carmelo, espaço cedido pela Diocese de Petrolina para atender pacientes com covid-19.

O resultado da seleção deve ser publicado no dia 20, próxima segunda-feira, no site da Prefeitura. Há oportunidades 159, distribuídas entre os níveis médio, técnico e superior: médico (38), enfermeiro (20), farmacêutico (3), nutricionista (2), técnico de enfermagem (40), técnico em radiologia (7), técnico em laboratório (8), auxiliar de farmácia (8), auxiliar de nutrição (2), copeira (8), porteiro (4), maqueiro (8), assistente administrativo (2), recepção (8) e auxiliar administrativo (1).

Após morte de pacientes, Manaus interrompe estudo com cloroquina

Estudo foi interrompido no país (Foto: Cadu Rolim/Estadão Conteúdo)

Um estudo com a cloroquina, realizado em Manaus, região Norte do país, foi interrompido por questões de segurança. 81 pacientes infectados pelo covid-19 estavam sendo testados, mas os efeitos colaterais provocados resultaram na pausa dos trabalhos.

De acordo com a Band, metade do grupo que recebeu uma dose maior da cloroquina começou a ter arritmia cardíaca. O estudo somente foi interrompido após a morte de 11 pessoas testadas no Estado.

A cloroquina é utilizada no tratamento de malária, lúpus e artrite reumatoide. Ela está sendo usada de forma experimental no combate ao covid-19. O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) citou o remédio como cura pro coronavírus. Contudo, não há estudos científicos atestando sua eficácia.

Casa Nova: Prefeito entrega primeiros kits para testes de detecção do Covid-19

Adiantando-se às cidades vizinhas, o Prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, entregou na noite dessa terça-feira (14), os primeiros kits para teste do Corona à equipe técnica do Hospital Municipal, que agora está apta a determinar a existência ou não do vírus em quaisquer pacientes que tenha sintomas coincidentes com os da COVID 19.

Em rápida cerimônia, com a presença apenas da Diretora do Hospital, da médica responsável, da Agente de Endemias Maria de Lourdes Silva Santos, a chefe da Vigilância Sanitária e a enfermeira chefe Carol, o prefeito fez a entrega dos kits, destacando a importância dos kits para mapear rapidamente a incidência do coronavírus.

LEIA MAIS

Governador do Rio de Janeiro confirma resultado positivo para coronavírus

Após suspeita, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), confirmou o resultado positivo para o novo coronavírus. Em rede social, ele comentou que desde a última sexta-feira (10) não estava se sentindo bem. “Tive febre, dor de garganta e perda de olfato”, ressaltou. Witzel ainda reforçou que continuará trabalhando do Palácio Laranjeiras, mantendo as restrições e recomendações médicas.

Witzel , anunciou em um vídeo postado em redes sociais nesta terça-feira (14) que está com o novo coronavírus. “Quero comunicar a todos que, desde sexta-feira, não venho me sentindo bem e pedi para que fosse feito o teste de Covid e, hoje [terça], veio o resultado positivo. Tive febre, dor de garganta, perda de olfato e, graças a Deus, estou me sentindo bem.”

Na segunda-feira (13), o governador publicou um decreto estendendo as medidas de combate à Covid-19 até o dia 30 de abril. Witzel manteve a proibição do transporte interestadual e dos voos entre estados com casos de Covid e o RJ, além da realização de eventos e aulas presenciais.

O estado do Rio de Janeiro chegou nessa terça-feira (14) a 191 mortes pelo novo coronavírus e 3.221 casos confirmados da doença. Há ainda 88 óbitos em investigação.

Com mais de 25 mil casos confirmados do novo coronavírus, Brasil ultrapassa 1.500 mortes, diz ministério

(Foto: Sajjad Hussain/AFP)

Os números divulgados nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde em seu boletim diário assustam. O mais recente balanço sobre a Covid-19 traz dados que impressionam. Veja:

  • 1.532 mortes, eram 1.328 na segunda, aumento de 15%
  • 25.262 casos confirmados, eram 23.430 na segunda, aumento de 8%
  • São Paulo tem 695 mortes e 9.371 casos confirmados

Pernambuco continua entre os cinco estados do país com maior número de mortes. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta terça-feira (14), 13 novos óbitos, sendo 10 mulheres e três homens, com idades entre 45 e 95 anos. As mortes aconteceram entre os dias 3 e 13 deste mês. Agora, o estado totaliza 115 mortes pela Covid-19.

 Nas últimas 24 horas 130 novos casos da Covid-19 em Pernambuco foram confirmados. Com as novas confirmações, o estado totaliza 1.284 casos da doença.

Prefeitura de Petrolina oferece desconto de 15% para quem pagar o IPTU até esta quarta-feira (15)

Parece liquidação de estoque, mas é incentivo para o contribuinte acertar as contas com o município. 15% de desconto para quem pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) até esta quarta-feira (15). A oferta faz parte das medidas que a prefeitura de Petrolina vem adotando para minimizar os impactos econômicos da pandemia da Covid-19.

O desconto de 15% havia sido encerrado no último dia 15 de março, mas após decreto municipal, os contribuintes adimplentes poderão pagar o imposto com 15% de desconto até esta quarta-feira (15).

LEIA MAIS

Juazeiro tem 66 casos suspeitos notificados para o novo coronavírus e 63 notificações para a gripe H1N1

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim divulgado nesta terça-feira (14), a Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU) registra mais uma notificação de caso suspeito para H1N1. Com isso, agora são 63 pessoas, oficialmente, com os sintomas da gripe. 18 delas testaram positivo para a Influenza, incluindo dois óbitos. Um total de 24 casos suspeitos já foram descartados e 21 estão em investigação.

Em relação ao novo coronavírus, a secretaria informou que  permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde. Nesta terça-feira o município tem um registro de 66 notificações para a Covid-19, ou seja, 66 pessoas estão, oficialmente, com os sintomas da doença.

LEIA MAIS

Justiça eleitoral cobra transparência de 38 municípios pernambucanos durante pandemia do coronavírus

Serra Talhada é um dos 38 municípios listados pela Justiça Eleitoral (Foto: Blog Waldiney Passos)

A Justiça Eleitoral está de olho em 38 municípios de Pernambuco. Os promotores fizeram uma série de recomendações a prefeitos, secretários municipais e vereadores para que não cometam transgressões à lei eleitoral em razão da calamidade pública no Estado.

Entre as cidades listadas estão Araripina, Bodocó, Exu, Floresta, Granito, Parnamirim e Serra Talhada. A Justiça quer transparência nos decretos de calamidade e pede informação sobre os valores a serem distribuídos a famílias carentes através de programas sociais.

A Portaria proíbe gestores de criarem qualquer agenda política com o setor social. Ou seja, quem o fizer e se intitular “pai” de algum auxílio poderá ser punido com multa, que varia de R$ 5 mil a R$ 106 mil, e à cassação do registro ou diploma dos candidatos beneficiados pelas práticas irregulares.

Confira a seguir a lista dos municípios listados pela Justiça de Pernambuco:

Ipojuca, Igarassu, Araçoiaba, Itamaracá, Itapissuma, Serra Talhada, Pesqueira, Poção, Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Paulista, Goiana, Carnaíba, Quixaba, Solidão, Arcoverde, Camocim de São Félix, Sairé, São Joaquim do Monte, Venturosa, Alagoinha, Iati, Araripina, Surubim, Casinhas, Vertente do Lério, Sertânia, Garanhuns, Exu, Moreilândia, Bodocó, Granito, Olinda, Parnamirim, Terra Nova, Vertentes, Floresta e Moreno.

Pernambuco confirma mais 13 mortes por covid-19

Pernambuco se aproxima de 1.5 mil casos confirmados

Pernambuco tem 1.284 casos confirmados de coronavírus. Os números foram atualizados nessa terça-feira (14) pela Governo do Estado. São 130 novos pacientes com testes positivos ao covid-19, além de mais 13 mortes. No total 115 pessoas já morreram em decorrência da doença em solo pernambucano.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), as vítimas fatais são 10 mulheres e três homens. Os pacientes tinham entre 45 e 95 anos. Os óbitos aconteceram entre os dias 3 e 13 de abril.

Por outro lado, mais 11 pessoas estão curadas do covid-19, elevando para 68 os recuperados da doença em Pernambuco. Mais detalhes serão informados aos longo do dia pela SES. (Com informações do G1 PE).

Moradores denunciam descumprimento do isolamento social em Juazeiro

Comerciantes do Centro desrespeitam isolamento social (Foto: Google Street/Reprodução)

As denúncias de leitores acerca do funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais durante a quarentena em Juazeiro (BA) não param de chegar ao Blog Waldiney Passos. Não bastasse o desrespeito de alguns empresários, a própria população está burlando o isolamento social para ficar em praças jogando.

LEIA TAMBÉM

Comerciantes de Juazeiro burlam fiscalização durante pandemia do coronavírus

A situação mais grave foi presenciada na segunda-feira (13), quando uma leitora do Blog viu uma loja de suplementos próximo à Praça São Tiago Maior abrindo as portas, mesmo não sendo considerada serviço essencial.

“Se todos colaborarem a gente vai sair mais cedo e ter menos problemas. É cada um com seu interesse particular, suplemento é uma coisa supérflua. O povo não tem educação suficiente para atender as recomendações de seguir o isolamento e fazer sua parte como cidadão“, disse a denunciante.

LEIA MAIS