Saúde: notificações de H1N1 crescem em Juazeiro

Não há mudanças nos casos de covid-19 (Foto: Ilustração)

Subiu para 59 o número de casos notificados em Juazeiro (BA). O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (SESAU) nessa quarta-feira (8) afirma ainda que desse total, 16 testaram positivos – somando dois óbitos – enquanto 23 já foram descartados.

20 pacientes seguem aguardando resultado de exames e permanecem em investigação. Em relação ao novo coronavírus, as notificações permanecem para 30. 18 já foram descartados, nove estão em análise e apenas três foram confirmados.

Dos três, dois pacientes já tiveram cura clínica. Não há mortes confirmadas pelo covid-19. “A secretaria ressalta ainda que o número de notificações tem aumentado porque permanecem testando pacientes que preenchem critérios clínicos e epidemiológicos para o coronavírus e H1N1″, destaca a Prefeitura.

Serra Talhada: dois profissionais de saúde estão com suspeita de coronavírus

Prefeito critica população por descumprir isolamento (Foto: Reprodução/ Internet)

Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, tem três casos suspeitos do novo coronavírus. O dado preocupante é que dois deles são de profissionais da saúde, da rede privada: um homem de 62 anos e uma mulher de 37. A confirmação foi dada pela Secretaria de Saúde na noite da última terça-feira (7).

“Os pacientes se encontram com sintomas que atendem ao protocolo para notificação de suspeita de coronavírus. Foram coletadas as amostras de material dos pacientes e encaminhadas para o laboratório, estamos aguardando os resultados”, disse o secretário-executivo Aron Lourenço.

Prefeito cobra respeito ao isolamento

Além das três suspeitas, quatro pacientes já testaram negativo para o covid-19. Por enquanto não há confirmações, o que não diminui os cuidados da gestão. Pelo contrário, o fato de os trabalhadores da saúde estarem na lista preocupa. O prefeito Luciano Duque (PT) criticou os cidadãos por não respeitarem a quarentena.

LEIA MAIS

Bahia confirma 15ª morte por covid-19

Subiu para 15 o número de mortes pelo novo coronavírus na Bahia. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) atualizou os dados nessa quarta-feira (8) e trata-se de um paciente do sexo masculino, com 96 anos e histórico de insuficiência renal crônica e hipertensão.

Ele era de Salvador e estava internado desde 3 de abril, em um hospital particular da capital. A vítima morreu na terça-feira (7). Segundo o último boletim divulgado pela Sesab, a Bahia já tem 460 casos confirmados, incluindo no interior.

Ao todo, 106 pessoas estão recuperadas e 51 estão internadas, sendo 29 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De janeiro até ontem, 2.511 casos foram descartados.

Petrolina: feiras livres dessa quarta e quinta-feira serão exclusivas para venda de peixes

Apesar da pandemia, feira da Semana Santa está na lista dos petrolinenses (Foto: Thalita Chargel/Alagoas 24h)

Dias após liberar a reabertura das feiras livres, a Prefeitura de Petrolina anunciou hoje (8) novas medidas para evitar aglomerações nesses espaços públicos. Nessa quarta e quinta-feira todos espaços funcionarão apenas para a venda de peixes, por conta da Semana Santa.

Segundo a Prefeitura de Petrolina, tudo voltará ao normal no final de semana. No sábado (11) serão abertas as feiras livres dos bairros Areia Branca e Cohab Massangano. Já no domingo de Páscoa, as do João de Deus, José e Maria, Ouro Preto e São Gonçalo.

“Estamos avaliando diariamente o funcionamento e ajustando para que a gente consiga permanecer com as feiras funcionando, porém, sem prejuízo para a saúde pública. Pedimos a conscientização da população e dos feirantes para que respeite as exigências de higienização, distanciamento, horário de funcionamento, entre outros. E, principalmente, que o grupo de risco, fique em casa“, salienta o diretor de feiras, Tony César.

Bahia: Decreto prorroga recolhimento do ICMS para micro e pequenas empresas, além de MEIs

(Foto: Reprodução/Internet)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) prorrogou o prazo para o recolhimento do ICMS. A decisão foi publicada no Diário Oficial dessa quarta-feira (8), através do Decreto n° 19.619/2020 e engloba microempresas e empresas de pequeno porte, inclusive os Microempreendedores Individuais (MEIs).

Para microempresas e empresas de pequeno porte o recolhimento fica da seguinte forma:

– 20 de julho de 2020, relativo ao faturamento de março de 2020;

– 20 de agosto de 2020, relativo ao faturamento de abril de 2020;

– 21 de setembro de 2020, relativo ao faturamento de maio de 2020.

Já os MEIs seguirão o cronograma abaixo:

– 20 de outubro de 2020, relativo ao mês de março de 2020;

– 20 de novembro de 2020, relativo ao mês abril de 2020;

– 21 de dezembro de 2020, relativo ao mês de maio de 2020.

A decisão de prorrogar o recolhimento vem em meio à pandemia do novo coronavírus. Desde o final de março o Governo da Bahia adotou medidas preventivas e isso refletiu no fechamento do comércio e serviços. A medida busca dar um “respiro” ao empresário baiano nesse período crítico.

Secretária de Saúde de Salgueiro acredita que já há transmissão comunitária do covid-19 na cidade

(Foto: Prefeitura Municipal de Salgueiro / Divulgação)

Depois de confirmar três casos do novo coronavírus, a Prefeitura de Salgueiro (PE) já trata de um cenário onde há transmissão comunitária da doença. A informação foi repassada pela secretária de Saúde, Adja Barros em uma live realizada na tarde de terça-feira (7).

LEIA TAMBÉM

Salgueiro confirma três casos de covid-19

A primeira paciente veio do exterior, o segundo caso foi por ter contato direto com esse primeiro caso importado e esse terceiro caso a gente já está relacionando a uma transmissão comunitária porque ela não teve contato de forma alguma com os outros dois. A gente já associa à uma transmissão comunitária”, destacou a secretária.

LEIA MAIS

Pernambuco tem aumento recorde do número de casos: mais 129 em 24h

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

O número de casos do novo coronavírus em Pernambuco subiu, nas últimas 24 horas, para 352 após a confirmação de mais 129 pacientes infectados, um aumento recorde no Estado. Os óbitos também registraram um aumento de 30 para 34, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). As informações foram divulgadas na tarde desta terça-feira (7).  O número atualizado de curas clínicas chegou a 32.

O aumento substancial nas confirmações de casos, segundo a SES-PE, é decorrência da ampliação da testagem para o novo coronavírus no Estado. No momento, o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), que teve 69 testes positivos em um dia, e os laboratórios privados voltaram a ter capacidade de testagem. As unidades privadas comunicam o Estado sobre a confirmação dos exames realizados em até 24 horas. No entanto muitos dos laboratórios privados não processam exames nos finais de semana, ou seja, muitos desses casos foram acumulados ao longo dos últimos dias.

Segundo a SES-PE, do total de mortes registradas nessas 24 horas, uma aconteceu na última quarta-feira (3) e as outras três na quinta-feira (4). Os óbitos foram de três homens com idades entre 51 e 85 anos e uma mulher de 68 anos. Todas as vítimas possuíam histórico de doenças crônicas como hipertensão ou diabetes.

LEIA MAIS

Coronavírus: Pela primeira vez, Brasil registra mais de 100 óbitos em 24 horas

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

De acordo com o balanço mas recente do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira (7), o Brasil registrou 114 novos óbitos e 1.661 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas. Pela primeira vez desde o começo da pandemia, o país contabilizou mais de 100 mortes em um dia.

Ao todo, os casos confirmados chegaram a 13.717 e os óbitos somam 667 até o momento. O índice de letalidade, que ontem atingia 4,6%, hoje subiu para 4,9%.

O Rio de Janeiro chegou a 1.688 casos confirmados da doença e 89 mortes. A Bahia confirmou sua 13ª morte e chegou a 549 casos confirmados. Amazonas está com 23 mortos pela doença e no Maranhão o número de mortos passou de 4 para 8.

O Paraná contabiliza 15 fatalidades e o Distrito Federal, 12. No Ceará são 35 mortos pela Covid-19 e Minas Gerais tem registro de 11 mortes. Pernambuco chegou aos 352 casos e 34 mortos pela doença, e o Amazonas alcançou 636 casos, sendo que já são três indígenas infectados pelo novo vírus.

Terceiro caso de Covid-19 é registrado em Petrolina

Uma mulher de 29 anos de idade, que estava sendo monitorada e em isolamento domiciliar por apresentar sintomas respiratórios é a terceira pessoa a testar positivo para a Covid-19 em Petrolina. Ela tem histórico de contato com um parente que mora em São Paulo e apresentava febre e tosse.

O quadro de saúde da paciente piorou e ela foi internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no último dia 30 de março. Três dias depois, no dia 2 de abril, a paciente foi transferida para o Hospital Universitário (HU). Neste mesmo dia saiu o resultado positivo para Influenza A, enquanto o resultado positivo para Covid-19 saiu nesta terça.

Agora, o município soma três casos, com uma paciente já recuperada. O segundo paciente testado positivo para Covid-19, de 53anos, continua internado em um hospital da rede privada.

“A família da paciente está em isolamento domiciliar, sendo acompanhada por profissionais da rede municipal de saúde. É importante reforçar que o momento é de reclusão, prevalecendo as demais regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Já descartamos 12 casos suspeitos, enquanto 6 continuam em investigação”, destaca a secretaria de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

Coronavírus: Equipes da prefeitura reforçam desinfecção em bairros de Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE/Juazeiro) segue realizando a desinfecção de ruas e espaços públicos em Juazeiro. Essa semana será a vez dos Residenciais do Minha Casa Minha Vida receberem a ação. A higienização é considerada um serviço essencial no combate ao novo coronavírus. O serviço foi iniciado nesta segunda-feira (06) nos Residenciais Juazeiro I, II e III.

Com o apoio de dois tratores pulverizadores, oferecidos pela Casa das Rações e um caminhão hidrojateador do SAAE, agentes despejam cerca de 20 mil litros de água com uma solução de hipoclorito, que mata microrganismos. Os residenciais receberam recentemente o Programa Cuidar da Gente e SAAE em Ação com serviços de limpeza, remoção de entulhos e manutenção nas redes coletoras de esgoto.

Nesta terça-feira (07) a ação deve continuar no Residencial São Francisco, além do entorno de hospitais, clínicas, farmácias e agências bancárias da cidade. Desde o início da pandemia do coronavírus, o SAAE vem anunciando uma série de medidas preventivas com o objetivo de frear a transmissão do vírus.

A operação de desinfecção é realizada há mais de duas semanas em locais com maior fluxo de pessoas. Desde então, foram mais de 20 bairros. A previsão é de que até o fim do mês os principais locais de maior circulação estejam higienizados.

WhatsApp limita envio de mensagens para tentar conter fake news durante pandemia do covid-19

A pandemia do novo coronavírus afetou também o funcionamento do WhatsApp. No começo da semana o aplicativo anunciou que limitará ainda mais o envio de mensagens durante essa época. Uma mensagem recebida por meio de encaminhamento só pode ser reencaminhada para uma única conversa por vez.

A medida, segundo o WhatsApp é para conter a disseminação de fake news durante a pandemia do covid-19. Soma-se a isso a nova política de controle das mensagens, adotada desde o final de 2019 pela empresa pertencente ao Facebook.

“Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais“, destacou em um comunicado oficial.

Juazeiro: SESAU divulga boletim atualizado do covid-19 e H1N1

O boletim divulgada pela Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro (BA) no início da tarde dessa terça-feira (7) não traz novos casos confirmados de coronavírus ou H1N1. De acordo com os dados da Prefeitura, o município segue com 56 notificações de H1N1 e 30 de covid-19.

H1N1

Das 56 notificações, 15 casos foram confirmados, incluindo dois óbitos. 22 seguem em investigação e outros 19 já foram descartados.

Covid-19

O novo coronavírus segue com três confirmações na cidade baiana. Das 30 notificações, 16 suspeitas foram eliminadas e outras 11 permanecem em análise. Não há mortes por covid em Juazeiro.

Petrolina: líder comunitária inicia campanha para ajudar famílias carentes e animais abandonados

Na compra de máscaras população ajuda famílias carentes e animais abandonados

A solidariedade tem sido um elemento inesgotável durante a pandemia do novo coronavírus em Petrolina. Agora é a vez da líder comunitária do bairro Gercino Coelho, Ana da Recarga iniciar uma mobilização nas redes sociais para ajudar animais abandonados na cidade.

Ela é conhecida por atuar na causa animal e na Semana Santa resolveu promover uma campanha diferente. Ao comprar as máscaras caseiras vendidas por ela, os petrolinenses estarão também ajudando famílias carentes que terão a oportunidade de celebrar a Páscoa com a mesa farta.

As máscaras são laváveis, seguindo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) e custam apenas R$ 10,00. “Os recursos arrecadados serão destinados na compra de cestas básicas que serão distribuídas na Semana Santa com famílias carentes e também na compra de ração animal para os resgatados“, disse Ana.

Para ajudar basta entrar em contato com Ana através do seguinte número: (87) 99942-3601. As máscaras podem ser retiradas pessoalmente ou entregues (apenas para compras acima de cinco unidades).

Prefeituras baianas decidem cancelar festa de São João em 2020

Festa de São João em 10 cidades foram canceladas (Foto: Ilustração)

10 municípios baianos decidiram cancelar as festas de São João em 2020, por conta da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito nessa terça-feira (7) e na lista estão Amargosa, Cruz das Almas, Ibicuí, Irecê, Itaberaba, Miguel Calmon, Piritiba, Santo Antônio de Jesus, Seabra e Senhor do Bonfim.

De acordo com a Prefeitura de Senhor do Bonfim, a decisão é conjunta e reúne as cidades do interior com as “maiores e mais tradicionais festejos juninos”. Além do festejo do São João estão cancelados também os eventos de São Pedro.

“Após diversas reuniões virtuais nos últimos dias e troca de informações, os gestores optaram por uma decisão coletiva, onde o combate à Pandemia foi priorizada“, destaca o Poder Executivo de Bonfim.

LEIA MAIS

Bahia: número de mortos pelo covid-19 sobe para 11

Subiu para 11 o número de mortes pelo novo coronavírus na Bahia. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) confirmou mais uma morte na manhã dessa terça-feira (7). Trata-se de um homem de 64 nos que estava internado na rede pública de Salvador.

O paciente era diabético, tinha problemas cardíacos e foi internado em 24 de março. De acordo com a Sesab, até hoje foram registrados 430 casos de covid-19, dos quais 83 foram curados e 46 seguem internados. Desse número, 26 estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Outros 2.511 casos foram descartados. No interior não houve nenhum óbito confirmado pelo covid-19. Juazeiro tem um caso confirmado e a paciente segue monitorada. Duas pessoas já se curaram da doença.