Coronavírus no Brasil: país tem 60 mortos em 24 h e 9.056 casos confirmados

“O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (3) os novos dados sobre a disseminação do coronavírus no Brasil. O país já tem 9.056 casos confirmados da doença e 359 vítimas fatais. São 1.146 casos e 60 mortes a mais do que ontem.

Segundo Mandetta, a incidência da covid-19 para o Brasil é de 4,3 casos a cada 100 mil habitantes. No total, as mortes relacionadas ao vírus em cada estado são: Alagoas (2), Amazonas (7); Bahia (5); Ceará (22); Distrito Federal (5); Espírito Santo (4); Goiás (2); Maranhão (1); Mato Grosso (1); Mato Grosso do Sul (1); Minas Gerais (6); Pará (1); Paraná (4); Paraíba (1); Pernambuco (10); Piauí (4); Rio Grande do Norte (4); Rio Grande do Sul (4); Rio de Janeiro (47); Rondônia (1); Santa Catarina (5); São Paulo (219); Sergipe (2).

Covid-19: praias e parques de Pernambuco ficarão fechados por 3 dias

Praia de Boa Viagem em Recife, Pernambuco. (Foto: Divulgação)

O governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (03), um decreto que determina o fechamento de praias e parques do estado do sábado (04) até a segunda-feira (06). Além disso, o governador manteve o fechamento do comércio, serviços públicos e demais atividades não classificadas como essenciais até o dia 17 de abril.

Já as escolas das redes pública e privada devem permanecer fechadas até pelo menos o dia 30 deste mês. Os prazos podem ser prorrogados a depender da disseminação da epidemia do novo coronavírus.

“É extremamente importante que nos próximos 15 dias as pessoas mantenham o isolamento social. Nesta sexta-feira, registramos um aumento significativo do número de contaminações pela Covid-19. A tendência é que esses números continuem crescendo. Só vamos conseguir reduzir essa escalada, com a conscientização de todos de que é preciso ficar em casa”, afirmou o governador.

O número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus em Pernambuco saltou de 106 para 136 casos nesta sexta-feira.

“Tudo o que fizermos nesse fim de semana e nos próximos dias vai ser determinante para o momento do pico do número de doentes e de mortos que deve ocorrer na segunda quinzena de abril”, avaliou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O decreto do governador disciplina ainda o atendimento nos bancos. As instituições financeiras precisarão apresentar medidas para preservar a saúde dos clientes que precisarem esperar em filas para acessar as agências.

Calendário eleitoral é mantido pelo TSE

Ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Foto: Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que o calendário eleitoral permanece mantido, mesmo a seis meses das eleições municipais. O TSE declara que está acompanhando a evolução do cenário da pandemia da Covid-19 para uma eventual reavaliação.

Com medidas preventivas em vigor, não haverá atendimento presencial e a coleta da biometria, assim como prazos processuais, estão suspensos até o dia 30 de abril nas unidades judiciárias.

No último domingo (29), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, divulgou um comunicado afirmando que as eleições municipais deste ano irão ocorrer. “Neste momento, há plenas condições materiais de cumprimento do calendário eleitoral”, disse.

Coronavoucher: segundo FBC, beneficiários do Bolsa Família no Nordeste serão os primeiro a receber auxílio

O Governo Federal publicou hoje (3) a lei do “coronavoucher”. O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) participou de uma entrevista ao vivo na Rádio Jornal Recife e afirmou que o Nordeste será a primeira região a ser beneficiada pelo auxílio da pandemia do coronavírus.

“Os primeiros a serem contemplados serão aqueles cadastrados no Bolsa família, que alcança 14 milhões de brasileiros. E a notícia boa é que mais da metade são do Nordeste, os primeiros a serem beneficiados. Os demais devem chegar até o dia 20 de abril”, afirmou o líder do governo no Senado.

Ainda de acordo com FBC, governo também tem realizado ações para prover liquidez as empresas privadas por meio dos programas de suspensão de pagamento dos empréstimos contratados.

“Só no Banco do Nordeste, até o dia de ontem, já tinham sido prorrogados mais de R$ 850 milhões e mais de R$ 750 milhões já tinham sido contratados em operação de capital de giro nova para que as empresas possam bancar as suas folhas salariais. O foco do governo na próximas semana é promover medidas que possam dar recursos e injetar liquidez para as empresas, sobretudo, as microempresas”, concluiu.

Os dois casos confirmados de COVID-19 em Juazeiro têm cura clínica confirmada pela Secretaria de Saúde

(Foto: ASCOM/PMJ)

Na manhã desta sexta-feira (03), a Secretaria da Saúde através da Vigilância em Saúde realizou mais uma visita aos dois pacientes que tiveram os casos confirmados para o coronavírus em Juazeiro. Nesta avaliação ficou constatado que ambos encontram-se assintomáticos, ou seja, com quadro clínico de saúde sem alterações, com isso, conclui-se cura clinica dos pacientes.

Os casos confirmados na cidade são de pessoas da mesma família (irmãos) que viajaram para o exterior e desde a chegada à cidade em 17 de março foram isolados. Desde o início a SESAU está acompanhando o quadro clínico dos dois, que não apresentaram nenhuma alteração e não precisaram de atendimento hospitalar. Os resultados positivos chegaram nos dias 23 e 24. Em nenhum momento houve evolução para gravidade dos casos.

LEIA MAIS

Número de confirmações de covid-19 em PE tem salto e Estado registra mais uma morte

Crescimento de confirmações é resultado do aumento nas testagens (Foto: Pedro Alves/G1)

Pernambuco tem mais 30 novos casos confirmados do novo coronavírus, o que representa o maior aumento da doença desde o dia 12 de março. Atualmente, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram contabilizados 136 pacientes infectados em todo Estado.

LEIA TAMBÉM

Através de parceria, Governo de Pernambuco aumenta capacidade para realizar testes do covid-19

Os dados foram atualizados pela SES nessa sexta-feira (3), em uma coletiva de imprensa. O salto nas confirmações é resultado da ampliação em 120% dos testes para o covid-19, alega a Secretaria, medida anunciada nessa semana aqui no Blog Waldiney Passos.

Além do aumento de confirmações, houve uma nova morte, elevando para 10 as vítimas fatais em Pernambuco. Até o momento as seguintes cidades pernambucanas têm casos confirmados do coronavírus:

LEIA MAIS

Coronavírus: mulher de 41 anos é a 5ª morte confirmada na Bahia

Ela é a primeira mulher a morrer na Bahia (Foto: Freepik/Banco de Imagens)

A quinta morte por consequência do novo coronavírus na Bahia foi confirmada no final da manhã dessa sexta-feira (3), menos de duas horas depois do quarto óbito. É o primeiro registro fatal de uma paciente mulher e fora do grupo de idosos.

LEIA TAMBÉM

Bahia confirma 4ª morte por coronavírus

A paciente tinha 41 anos e era hipertensa. Os dados foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). A paciente estava internada em um hospital da rede pública desde 24 de março.

Além de hipertensa, ela era asmática e obesa. Todas as cinco mortes da Bahia até o momento são da capital Salvador: quatro homens com 74, 64, 88 e 79 anos, além da mulher de 41. Por outro lado, 43 pessoas já foram curadas do covid-19 no Estado.

Empresários de Petrolina usam tecnologia como aliada para driblar isolamento social

Sem poder receber público, empresário adapta serviços para delivery (Foto: Arquivo Pessoal)

Ruas vazias, comércios fechados e um sentimento de incerteza por conta da pandemia do novo coronavírus. A pandemia global tem modificado o funcionamento de inúmeros serviços ao redor do mundo, em Petrolina não seria diferente. Mas os empresários sertanejos têm buscado alternativas para continuar exercendo suas atividades.

Bares e restaurantes somente podem funcionar para o serviço de delivery. Diante do cenário Arthur Coêlho precisou adaptar os serviços de um conhecido bar no Jardim Maravilha ao mundo digital. No lugar de mesas cheias e clientes pedindo os aperitivos durante as partidas de futebol, o contato agora é virtual.

O boteco que ganhou as redes

O empreendimento possuía perfis nas redes sociais, porém, pouco utilizados. Tudo mudou com a quarentena. “Com a pandemia passamos a criar imagens de divulgação e interagir mais com o público para poder ter um retorno melhor. Através das mídias divulgamos os horários de funcionamento, cardápio do serviço de Delivery, nossa página informa também o número do WhatsApp para realizar pedidos e receber o feedback do nosso consumidor“, contou ao Blog.

Ao perceber que o negócio virtual poderia funcionar como alternativa no período de isolamento social, Arthur passou a se empenhar cada vez mais e desde a última terça-feira os pedidos também estão sendo feitos por meio de um aplicativo de delivery.

“A rede social está se mostrando uma ótima aliada nos nossos serviços, além disso, o serviço de Delivery que não existia e foi implantado na Toca por causa da pandemia e também irá continuar daqui pra frente. Alguns clientes preferem esse meio para consumir“, destaca.

LEIA MAIS

Bahia confirma 4ª morte por coronavírus

(Foto: Thomas Kienzle/AFP)

A Bahia registrou mais uma morte pelo novo coronavírus. Trata-se de um idoso de 79 anos que estava internado no Hospital Cárdio Pulmonar, na capital Salvador. A informação foi confirmada pela unidade hospitalar nessa sexta-feira (3).

O quarto paciente morto por conta do covid-19 deu entrada no hospital em 15 de março. O caso já foi notificado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Segundo o Estado, ele tinha “comorbidades associadas”. As três mortes anteriores também eram de idosos.

No último boletim divulgado pela Sesab na quinta-feira (2), a Bahia tinha 267 infectados com coronavírus. Além dos quatro casos confirmados, 15 seguem em investigação.

Primeira paciente diagnosticada com coronavírus em Petrolina tem cura clínica

A Prefeitura de Petrolina anunciou, na noite desta quinta-feira (2), a boa notícia da cura clínica da primeira paciente diagnosticada na cidade com o novo coronavírus. A mulher, de 70 anos, chegou ao município de uma viagem ao exterior no dia 17 de março, apresentando alguns sintomas. O resultado do exame que atestou positivo para Covid-19 saiu seis dias depois, no dia 23. A paciente, no entanto, não precisou ser internada, mas ficou isolada dos demais familiares da casa. Ela se recuperou e continua em isolamento, porém em convívio com os demais familiares que seguem em isolamento social e todos assintomáticos.

Quando a pessoa passa do período que é o protocolo dos 14 dias e ela não apresenta mais sintomas, ela já eliminou o vírus, criando imunidade, impedindo a transmissão. Acompanhada por nossas equipes, a paciente seguiu as regras e adotou as medidas necessárias para o processo de recuperação, sobretudo o isolamento, que é a primeira regra. A batalha foi vencida“, explicou a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

A boa notícia se estende aos familiares da paciente, que também tiveram o monitoramento de saúde encerrado. Todos passam bem, e nenhum apresentou indícios de contaminação. Mas ratificamos que a família continua em isolamento social, atendendo às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Decreto Municipal, entendendo a importância de ficar em casa.

A cura clínica da primeira paciente resultou em mudança nos dados da Covid-19 em Petrolina, restando apenas um paciente com a doença e 7 casos suspeitos, sem nenhum óbito.

Bahia tem 267 casos confirmados de Covid-19; 03 óbitos

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

A Bahia registra 267 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 4,1% do total de casos notificados. Até o momento, 1.763 casos foram descartados e houve três óbitos, todos residentes em Salvador que apresentavam comorbidades associadas.

Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quinta-feira (2). Ao todo, 43 pessoas estão curadas e 33 encontram-se internadas.

Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.
Dentre os casos confirmados, 50,94% são do sexo masculino e 49,06% do sexo feminino.

Números do novo coronavírus continuam sem alterações em Petrolina

Os dados desta quinta-feira (2) divulgados no novo boletim da Covid-19 em Petrolina, mostram que os números seguem sem alterações em relação ao novo coronavírus. Casos suspeitos descartados somam 12 casos, enquanto 7 casos suspeitos continuam em investigação. Petrolina continua com 2 confirmações da doença, sem nenhum óbito.

Quanto aos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 10 casos são investigados pela Secretaria Municipal de Saúde e 15 foram descartados. Confirmados somam 7 casos, além de um óbito. É importante ressaltar que a Secretaria de Saúde continua monitorando todos os casos suspeitos e confirmados dessas doenças.

Pernambuco já tem mais de 100 pessoas, oficialmente, contaminadas com o coronavírus; 9 delas morreram

(Foto: Danny Lawson/AFP)

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nesta quinta-feira (02), 11 novos casos da Covid-19 foram registrados no Estado. Com a atualização, Pernambuco contabiliza 106 ocorrências pelo novo coronavírus, passando de uma centena pela primeira vez. Outro óbito também foi confirmado em informe, subindo para 9 as vítimas fatais.

A última morte trata-se de uma mulher de 37 anos, residente no Recife, com relatos de problemas cardíacos.

LEIA TAMBÉM

Pernambuco: mulher de 37 anos morre por conta do covid-19

As ocorrências confirmadas, 106 no total, estão distribuídas por 12 municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Aliança, Goiana. Há um caso no Arquipélago de Fernando de Noronha e ocorrências de pacientes em outros Estados e países.

Os novos casos são divididos da seguinte maneira: 2 são do sexo masculino, com idades entre 31 e 61 anos; e 9 do sexo feminino, na faixa etária entre 33 e 71 anos. Dos pacientes, 10 são residentes do Recife e 1 de Jaboatão dos Guararapes.

As três novas curas anunciadas são de dois homens, 47 e 34 anos, ambos residentes do Jaboatão dos Guararapes e uma mulher, de 39 anos, moradora do Recife.

Bahia registra terceira morte pelo coronavírus; vítima tinha 88 anos

(Foto: Ilustração)

A Bahia registrou o terceiro óbito pelo novo coronavírus no estado nesta quinta-feira (2). A vítima era um idoso de 88 anos que estava internado no Hospital da Bahia.

O paciente estava internado em terapia intensiva desde o dia 23 de março. O paciente apresentava várias comorbidades tais como diabetes e cardiopatia com uso de marca passo e era tabagista até os 40 anos.

A Bahia possui 32 cidades com casos confirmados da Covid-19, sendo Salvador o municípios com o maior número de casos com 153, que representam 62,2% dos casos do estado. Até às 13h desta quinta-feira (02) 267 pessoas testaram positivo para o coronavírus. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (1) pela Secretaria de Saúde da Bahia.

Pernambuco: mulher de 37 anos morre por conta do covid-19

11 novos casos foram confirmados (Foto: Thomas Kienzle/AFP)

Pernambuco registrou a nona morte pelo novo coronavírus. Em coletiva realizada nessa quinta-feira (2), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) atualizou o número de casos confirmados: 106. A paciente que morreu tinha 37 anos e era do sexo feminino.

Ela residia na capital Recife e tinha problemas cardíacos. A paciente deu entrada no hospital em 25 de março, na rede privada, sentindo dores no corpo e dor de garganta. Em seguida a mulher foi liberada e no dia seguinte voltou à unidade, foi entubada e morreu.

Ainda segundo a SES, 11 novos casos foram confirmados. As faixas etárias dos pacientes variam de 31 a 71 anos, sendo homens e mulheres.