Covid-19: adolescente de 14 anos morre em hospital público, Petrolina continua acima de 70% de leitos ocupados

Imagem ilustrativa

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que nesta terça-feira (23), 70,21% dos leitos de UTI da rede estão ocupados. Esse é o segundo dia consecutivo que a taxa ultrapassa a marca dos 70%. Dos 47 leitos, 31 estão com pacientes. Desse total, 19 são de Petrolina e 14 pacientes são de outras cidades da região.

O boletim também traz informações sobre os casos confirmados. Foram registrados hoje 99 novos casos da Covid-19. Agora, 16.258 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. As pessoas que se recuperaram da doença somam 13.624, isso representa 83.8% do total.

Dos novos infectados, 42 foram confirmados através de 341 testes rápidos realizados pela prefeitura, os outros 57 registrados se deram a partir de exames laboratoriais. São 32 pessoas do sexo masculino, com idades entre seis a 86 anos, e 67 pessoas do sexo feminino, entre sete meses e 94 anos.

Petrolina registrou um óbito. Trata-se de uma adolescente de 14 anos, sem histórico de comorbidades. A paciente morreu em um hospital público da cidade, no último dia 22. O município passa a ter 198 óbitos causados pela Covid-19.

Outras informações

A Secretaria de Saúde também divulgou informações complementares sobre a pandemia em Petrolina.

– Casos investigados: 1.273 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas.

– Casos por raça/cor: Dos novos infectados oito são pretos, 70 pardos, quatro amarelos, 16 brancos e um não declarou a raça.

– Casos descartados: Até agora, 67.760 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.

Todas as informações e os dados completos sobre a pandemia estão disponíveis no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Bahia registra maior número de casos ativos da Covid desde 18 de julho, dia mais fatal do vírus

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Bahia registrou nesta terça-feira (23) o maior número de casos ativos da Covid-19 no estado desde o dia 18 de julho de 2020. Hoje, 17.580 casos encontram-se ativos, ante 17.741 notificados naquele dia.

Neste dia, morreram 82 pessoas em decorrência do coronavírus. Vale ressaltar que este número não se refere às mortes em 24h apresentadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que não refletem, verdadeiramente, os óbitos num único dia.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 36 novos casos de Covid-19 nesta terça-feira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Juazeiro desta terça-feira (23) mostra que a cidade registrou 36 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas.

O relatório mostra que 9.194 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 7.066 já estão recuperados. Os casos descartados somam 18.941. São 1.964 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Governo da Bahia emite nova nota sobre o Secretário de Saúde do estado que está com Covid-19

(Foto: Reprodução)

Internado deste a última sexta-feira (19), o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, segue internado no Hospital Aliança, em Salvador, desde a última sexta-feira (19) em virtude da Covid-19. Ontem à noite teve uma piora do quadro clínico, sendo necessária a transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o governo do estado, evoluiu bem durante a noite e retornará ao leito clínico ainda hoje. Ele é assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. Permanece em uso de medicamentos e segue dependente de oxigênio por cateter nasal. Ainda não há previsão de alta.

Anvisa aprova e vacina da Pfizer é a primeira a obter registro para uso regular

(Foto: REUTERS/Dado Ruvic)

Terça-feira, 23 de fevereiro de 2021. Pela primeira vez desde o início da “corrida das vacinas”, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu uso regular a um imunizante. Nesta manhã a Anvisa aprovou o registro da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 no Brasil.

Anteriormente a CoronaVac e a vacina de Oxford já haviam recebido autorização para uso emergencial. No estudo da Anvisa, o imunizante da Pfizer teve “comprovada a segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores”.

O registro foi concedido após 17 dias de análise. Com o uso definitivo aprovado, o medicamento poderá ser comprado na rede particular, porém essa possibilidade depende de uma negociação das clínicas particulares com o Ministério da Saúde.

Leia a seguir a nota da Anvisa sobre a vacina da Pfizer:

LEIA MAIS

Secretário de Saúde da Bahia apresenta piora no quadro e é internado na UTI

Vilas-Boas já chegou a trocar farpas com Paulo Bomfim, prefeito de Juazeiro durante a pandemia (Foto: Reprodução)

Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde da Bahia teve uma piora no quadro clínico e precisou passar a noite de segunda-feira (22) na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A informação foi divulgada na manhã de hoje (23) pela própria Sesab.

“O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas, segue internado no Hospital Aliança, em Salvador, desde a última sexta-feira (19) em virtude da Covid-19. Ontem à noite teve uma piora do quadro clínico, sendo necessária a transferência para a UTI“, diz uma breve nota da Sesab, divulgada no Twitter.

Ele segue sendo monitorado pelos médicos. “Ele é assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. Permanece em uso de medicamentos e segue dependente de oxigênio por cateter nasal. Ainda não há previsão de alta“, disse a pasta.

Vilas-Boas está internado desde a última sexta-feira (19). Ele anunciou ter testado positivo para a covid-19 no último dia 16 e apresentava sintomas leves. Porém, o quadro se agravou e demandou internamento.

Petrolina: boletim da covid registra mais de 70% de ocupação dos leitos de UTI

O boletim da covid-19 divulgado na noite de segunda-feira (22) registrou mais 85 casos positivos em Petrolina. Mas a notícia preocupante foi a elevação na ocupação dos leitos de UTI. O município superou 70% e segundo o prefeito Miguel Coelho (MDB) agora a cidade está com sinal amarelo ligado.

A ocupação atual é de 73,8%. De 42 leitos, 31 estão ocupados, sendo 21 com pessoas de Petrolina e 10 com moradores de outras cidades da região. O prefeito afirmou que tem acompanhado diariamente a evolução dos casos de covid-19 na região do São Francisco, já que, Petrolina, além de receber pacientes locais, atende a população de dezenas de municípios de Pernambuco, Bahia e Piauí.

Diante desse cenário preocupante o prefeito gravou o seguinte vídeo:

LEIA MAIS

Alerta: taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 88% em Pernambuco

Com os números dos casos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus aumento cada vez mais no país, alguns estados já estão adotando medidas mais duras na tentativo de conter o avanço do vírus. Em Pernambuco, mesmo sem o governador Paulo Câmara (PSB) ter anunciado ainda restrições mais severas, a taxa de ocupação dos leitos públicos de terapia intensiva (UTI), administrados pelo governo do Estado, voltou ao patamar de 88% nesta segunda-feira (22). Além disso, 74% das vagas em enfermaria também estão com pacientes que apresentam quadro respiratório grave com sintoma sugestivo de covid-19. Ao todo, o Estado tem 1.928 leitos voltados para atender pessoas com essa condição: 996 são UTI e 932 enfermaria. Considerando o total de ambos os tipos de vagas, 82% estão ocupadas.

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, alerta que os próximos dias continuarão sendo decisivos em relação ao agravamento (ou não) da situação da pandemia no Estado. “O que determinará o curso da doença continuam sendo as nossas próprias atitudes. Nós não podemos, de forma alguma, subestimar a situação atual e, para impedir mais contaminações, mortes e saturação da rede de saúde, que já vemos em vários outros Estados, é preciso que tenhamos responsabilidade e sigamos as medidas sanitárias”, frisou Longo, em coletiva de imprensa, na última quarta-feira (17).

O secretário ressaltou que, neste cenário de alta da pandemia, existe a presença do vírus de forma preocupante em todas as regiões de Pernambuco. “Há uma distribuição praticamente homogênea da circulação viral e, por isso, precisamos dos esforços de toda a sociedade, do Litoral ao Sertão, e de todos os gestores municipais”, acrescentou.

Em Pernambuco, a última semana epidemiológica (14/02 a 20/02) registrou 774 notificações de síndrome respiratória aguda grave – 33 casos a mais do que a anterior (07/02 a 13/02). Com as 689 novas confirmações de covid-19 divulgadas nesta segunda-feira (22), o Estado totaliza 291.189 casos confirmados da doença, sendo 32.131 graves e 259.058 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Hospitais de Juazeiro só tem 6 leitos de UTI disponíveis para pacientes com Covid-19

(Foto: Arquivo)

A informação está no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro, na noite desta segunda-feira (22). De acordo com o relatório, somente em Juazeiro, 80% dos leitos para pacientes com Covid-19 estão ocupados. A rede municipal tem 6 leitos disponíveis.

Porém, também segundo o boletim, existem outros 18 leitos disponíveis  em outros hospitais de outras cidades da Bahia e de Pernambuco, que fazem parte da rede PEBA, que podem receber pacientes de Juazeiro que contraíram a Covid-19.

LEIA TAMBÉM

Covid-19: Situação é crítica também em Paulo Afonso; 80% dos leitos de UTI estão ocupados

Governo do Piauí anuncia lockdown parcial para conter avanço da Covid-19

LEIA MAIS

Governo do Piauí anuncia lockdown parcial para conter avanço da Covid-19

Avenida Frei Serafim, no Centro de Teresina. (Foto: Alejandro Fernandes/TV Clube)

Com taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em 91%, na capital Teresina, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT) anunciou no início da tarde desta segunda-feira (22), um lockdown parcial em todo o estado para tentar conter o avanço das contaminações pelo novo coronavírus.

O novo decreto, que passar a valer a partir de quarta-feira (24) e segue inicialmente até 7 de março, restringe atividades econômicas consideradas não-essenciais e suspende as aulas presenciais em escolas públicas e particulares, além de outras medidas.

LEIA MAIS

Vereador chama de “imbecis” quem descumpre toque de recolher em Juazeiro para ir a bares de Petrolina

Vereador perdeu familiares durante a pandemia

O vídeo do músico Wander ainda repercute na região. Na manhã desta segunda-feira (22) o vereador Dionísio Gomes (PDT) usa Tribuna da Casa Aprígio Duarte para criticar os “idiotas” que insistem em burlar as medidas de isolamento social na pandemia.

LEIA TAMBÉM

Músico grava novo vídeo depois de debochar do toque de recolher em Juazeiro

Em vídeos nas redes sociais, músico juazeirense debocha do toque de recolher na cidade

Dionísio iniciou seu discurso lembrando que teve casos de covid na família. “Parece uma coisa redundante, mas eu mesmo fui vítima quando perdi dois irmãos e minha mãe em menos de 60 dias. No entanto, vemos aí a todo instante nas redes sociais, imbecis e idiotas indo a cidade de Petrolina, fazendo vídeo denegrindo a imagem de Juazeiro e hoje, como vereador eu me sinto atingido“, disse.

LEIA MAIS

Vereador Dr. Salvador propõe sessões remotas na Câmara de Juazeiro

Os vereadores de Juazeiro (BA) estão reunidos presencialmente na manhã desta segunda-feira (22), para mais uma sessão ordinária de 2021. Mas se depender do Dr. Salvador (PC do B), os encontros passarão a ser virtuais. O edil justifica não ser o momento adequado para aglomerações.

“Acho que é uma resposta justa, correta e consciente que a sociedade de Juazeiro precisa. O governador de forma muito correta implementou o toque de recolher. Gostaria que pudesse ser visto com olhar carinhoso essa ideia de fazer as sessões remotas”, pontou.

Salvador, que é do grupo da Oposição, reconheceu os esforços da Prefeitura de Juazeiro. A Secretaria de Saúde havia ampliado o toque de recolher estadual em duas horas. “A secretaria municipal ampliou o toque de recolher e eu parabenizo essa ação porque é importante que sejam feitas ações em conjunto“, afirmou.

Com 100% dos leitos de UTI ocupados, Belém do São Francisco adota toque de recolher

Toque de recolher está valendo desde o sábado (Foto: Reprodução/Facebook)

O município de Belém do São Francisco (PE) adotou toque de recolher desde o último sábado (20), para tentar conter a disseminação do novo coronavírus. O decreto municipal vigora até quinta-feira (25) e limite a circulação de pessoas das 22h às 5h.

A medida, anunciada pelo prefeito Gustavo Caribé (MDB). “Nós entendemos necessário tomar essa medida porque 100% dos leitos de UTI dos hospitais de referência de Belém do São Francisco estão lotados. Nós estamos tentando salvar vidas e pedimos encarecidamente a cada cidadão que colabore”, justificou o prefeito nas redes sociais.

LEIA MAIS

Prefeito de Feira de Santana afirma que hospital de campanha da cidade chegou a 100% de ocupação

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB) , afirmou que a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)  do hospital de campanha da cidade para pacientes com coronavírus chegou a 100%.

“O diretor do hospital me ligou às 7h40, e disse que 14 leitos de UTI estavam ocupados. Agora há pouco ele me liga de novo informando que internaram mais quatro. São 18 pessoas internadas. O máximo. Não tem mais vaga para internamento na UTI. Os hospitais privados estão praticamente lotados. Está absolutamente insustentável”, afirmou o prefeito durante entrevista rádio Sociedade News, neste domingo, 21.

De acordo com Colbert, o Hospital Clériston Andrade 2, que é regional, a situação já está no limite há alguns dias.

Situação crítica

Nesta sexta-feira, 19, o governador Rui Costa informou que  Feira de Santana já estava próximo de 100% de ocupação de leitos de UTI.

“Temos várias regiões e hospitais com 100% de ocupação. Temos mais de 10 hospitais do estado, que têm atendimento para Covid-19, que estão com 100% de lotação.”, disse Rui.

“A região de Jequié, no Sudoeste do estado, a região de Vitória da Conquista, o Extremo Sul. Feira de Santana caminha para 100% e Salvador beira perto de 80%. A situação é muito crítica. E o que preocupa não é a fotografia de hoje, mas o ritmo de crescimento [da taxa de ocupação dos leitos]”.

Petrolina não registra novos casos de Covid-19 neste domingo

Nenhum novo caso de Covid-19 foi registrado em Petrolina neste domingo (21). É o que mostra o boletim epidemiológico pela Secretaria Municipal da Saúde. O número de pessoas infectadas continua os 16.074. O  número de pessoas recuperadas chega a 13.507, o que representa 84% do total desde o começo da pandemia na cidade.

Petrolina também não registrou novas mortes. O município permanece com 197 óbitos causados pela Covid-19.

LEIA MAIS