Rui antecipa toque de recolher para 20h e horário de bares até 18h

Rui Costa, governador da Bahia. (Foto: Secom/BA)

O governador Rui Costa (PT) anunciou neste domingo (21) que o toque de recolher na Bahia será antecipado para às 20h, ao invés de 22h, como estava sendo praticado desde a sexta-feira. O novo horário começa a valer a partida segunda-feira (22).

A decisão está atrelada à ocupação dos leitos de UTI do estado, que chegou aos 80%.

“Infelizmente, alcançamos a marca de 80% de ocupação dos leitos de UTI na #Bahia e a consequência será a ampliação do horário do toque de recolher. A partir desta segunda, dia 22, a restrição será das 20h às 5h. A região Oeste será a única exceção na atualização do decreto”, escreveu Rui em suas redes sociais.

Com isso, Irecê e Jacobina, que estavam excluídas no decreto anterior, também entram no toque de recolher.

Com informações do Correio da Bahia.

Juazeiro registra 14 novos casos de Covid-19 neste domingo; 1.946 pessoas ainda não se recuperaram da doença

(Foto: Arquivo)

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Juazeiro, neste domingo (21), através do boletim epidemiológico, dão conta que o município registrou 14 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Das 9.134 pessoas infectadas pelo o novo coronovírus desde o início da pandemia em março do ano passado, 7.025 já estão recuperadas, 163 pacientes morreram e 1.946 ainda tentam se recuperar da doença. São os chamados casos ativos.

LEIA MAIS

Mãe de Ronaldinho Gaúcho morre em decorrência de covid-19 aos 71 anos

A mãe do astro Ronaldinho Gaúcho, Miguelina Elói Assis dos Santos, morreu neste sábado, vítima de Covid-19. Ela tinha 71 anos e estava internada desde 21 de dezembro por conta da doença, no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Nas redes sociais, o ex-jogador de futebol trocou as fotos de perfil por uma imagem toda preta, sugerindo luto.

Dona Miguelina passou por um grave problema de saúde quando o filho defendia o Clube Atlético Mineiro, mas conseguiu superá-lo. Em 2012, ela tratava um câncer e recebeu a solidariedade dos torcedores do clube em um banner com uma mensagem de apoio e fé, que contava com uma foto dela ao lado de Ronaldinho e que foi lançada ao céu, através de balões, antes de um confronto com o Grêmio.

O prefeito de Belo Horizonte e ex-presidente do Clube Atlético Mineiro entre 2008 e 2014, Alexandre Kalil, escreveu uma mensagem ao atleta. “Ronaldinho, meu filho, eu sei o que é perder uma mãe. Meus sentimentos nesse momento tão difícil”, disse no Twitter. O time também lamentou o falecimento de Dona Miguelina. “É com enorme tristeza, que o Clube Atlético Mineiro recebe a notícia do falecimento de Dona Miguelina, mãe de Ronaldinho Gaúcho. A família atleticana está de luto e compartilha com seu ídolo o momento de dor. Que Deus a receba de braços abertos e conforte o coração do nosso eterno craque. Descanse em paz, Dona Miguelina”, publicou.

A ação emocionou Ronaldinho e foi citada algumas vezes por ele em declarações públicas. No ano seguinte, o craque revelou que sua mãe havia superado o câncer. E antes do primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, contra o Cruzeiro, ela entrou no gramado do Independência ao lado do filho e trajada com a camisa do clube, sendo saudada pelos torcedores.

Foi justamente por esse serviço que Ronaldinho divulgou a internação da mãe. “Queridos amigos, minha mãe está com covid-19 e estamos na luta para que ela se recupere logo. Ela está no centro de tratamento intensivo, recebendo todos os cuidados. Agradeço desde já as orações, as energias positivas e o carinho de sempre. Força mãe”, compartilhou em dezembro.

Vinte e três pessoas foram autuadas por desrespeito ao toque de recolher na Bahia, inclusive em Juazeiro

(Foto: Alberto Maraux/SSP-BA)

As informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia não citam nomes e nem a quantidade de pessoas das cidades do interior que foram levadas às delegacias por desrespeitar ao Toque de Recolher. O certo é que, das 21h deste sábado (20) às 6h da manhã deste domingo (21), 23 pessoas pessoas foram autuadas por desrespeito ao toque de recolher, na Bahia, no segundo dia de cumprimento do decreto estadual.

Um morador ou moradores de Juazeiro estão nessa relação que foi autuada por desobediência e crime contra a saúde pública. Depois de lavrado o Boletim de Ocorrência, essas pessoas são liberadas e ficam a disposição da justiça, que é quem vai determinar a pensa a ser cumprida.

Além de Juazeiro, os flagrantes de desrespeito aconteceram em Salvador, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Jequié, Tanhaçu, Itapé, Camacan, Muniz Ferreira, Presidente Dutra, Itacaré, Barra da Estiva e Brumado.

Doze pessoas são autuadas no primeiro dia do toque de recolher na Bahia

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Doze pessoas foram autuadas pela Polícia Civil, no primeiro dia com toque de recolher, na Bahia. Os flagrantes de desobediência do decreto estadual aconteceram entre 22h e 5h, em sete cidades do interior da Bahia.

As conduções dos infratores ocorreram nas cidades de Santo Amaro, Ipiaú, Anagé, Ruy Barbosa, Serrinha, Itabuna e Teixeira de Freitas.

Os 12 foram autuados nos artigos 268 (Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa) e 330 (Desobedecer a ordem legal de funcionário público).

Os flagranteados, após depoimentos e assinaturas de termos circunstanciados, estão à disposição da Justiça para aplicações de sanções.

Petrolina registra 97 novos casos de Covid-19 nesta sexta-feira e ultrapassa a marca de 16 mil pessoas infectadas

O número de pessoas infectadas pelo o novo coronavírus em Petrolina chegou a 16.074. 97 deles foram detectados nesta sexta-feira (19), de acordo com os dados divulgados no boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde do município.

O  número de pessoas recuperadas chega a 13.507, o que representa 84% do total desde o começo da pandemia na cidade, mas 2.173 casos continuam ativos.

Dos novos infectados, 54 foram confirmados através de 405 testes rápidos realizados pela prefeitura, os outros 43 registros se deram a partir de exames laboratoriais. São 46 pessoas do sexo masculino, com idades entre 29 dias e 90 anos, e 51 do sexo feminino, entre 10 e 81 anos.

Petrolina não registrou novas mortes. Agora, o município tem 197 mortes causadas pela Covid-19.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede é de 64,15%. Dos 53 leitos disponíveis, 34 estão ocupados, sendo 22 pacientes de Petrolina e 12 de outras cidades da região. Todas as informações sobre a pandemia na cidade estão disponíveis no site: petrolina.pe.gov.br/coronavirus.

Taxa De Ocupação De Leitos 19 02 2021

Um mês após o início da vacina contra a Covid-19 Petrolina avança no plano municipal

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Nesta sexta-feira (19) fez um mês que a cidade de Petrolina recebeu e começou aplicar as primeiras doses da vacina contra a Covid-19. Nestes 30 dias, o município já aplicou mais de 10 mil doses. No total, 7.694 pessoas receberam a primeira dose e 2.582 pessoas, que tomaram a vacina do instituto Butantan, a CoronaVac, já receberam a segunda dose do imunizante.

Também nesse período, todos os idosos que residem em instituições de longa permanência e seus cuidadores já foram imunizados. Os trabalhadores de saúde que se enquadram na fase vermelha, que atuam na linha de frente contra o coronavírus com alto risco de exposição, também já foram atendidos pelas equipes da Secretaria de Saúde.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro promete agir com rigorosidade durante fiscalização do toque de recolher

(Foto: Ascom/PMJ)

Com o objetivo de se fazer cumprir o horário do toque de recolher, que inicia às 21 horas desta sexta-feira (19), a prefeitura de Juazeiro (BA) montou uma força tarefa para fiscalizar estabelecimentos comerciais e pessoas que, por ventura, insistam em transitar pelas ruas durante o horário estipulado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

Equipes formadas por funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), Guarda Municipal, com o apoio também da Polícia Militar deverão realizar blitz em diversos pontos da cidade e também percorrer bares, restaurantes e espaços de eventos neste final de semana.

LEIA MAIS

Número de pacientes em UTIs Covid-19 na Bahia é o maior em seis meses

A Bahia atingiu o maior número de pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dedicadas ao tratamento de casos graves da Covid-19, nesta sexta-feira (19). Às 16h, 866 pacientes, sendo 842 adultos e 24 crianças, ocupavam os leitos.

Duas horas antes, em entrevista, o governador Rui Costa já tinha alertado para a nova marca. Às 14h, no entanto, o número de pacientes nos leitos especiais era de 864.

Em número absolutos, a quantidade supera o registrado em 2 de agosto, quando 857 leitos estavam ocupados. À época, a Bahia ainda convivia com o avanço da primeira onda, observando relevante redução nos meses seguintes.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem alertado diariamente sobre a tendência de agravamento da pandemia no estado.

Covid-19: taxa de ocupação de leitos para pacientes com a doença em Juazeiro continua em 90%

(Foto: Divulgação/ASCOM)

Os números continuam preocupando. Dos internados regulados somente pela rede municipal, não houve alteração nas últimas 24 horas. Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 90%.

Hoje (19) começa o toque de recolher em mais de 300 cidades baianas, das 22h às 5h. Mas em Juazeiro, o Comitê de Enfrentamento a Pandemia do Novo Coronavírus ampliou o horário em duas horas e a restrição vai funcionar entre 21h e 6h da manhã. Sendo que, lanchonetes, bares e restaurantes devem fechar às 20h30.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro amplia toque de recolher do Governo do Estado em duas horas

A Prefeitura de Juazeiro vai ampliar o toque de recolher decretado pelo Governo do Estado da Bahia, que começa nesta sexta-feira (19). O decreto estabelece o toque de recolher das 22h às 5h, durante sete dias. No município, a medida será aplicada das 21h às 6h.

 “Nós estamos vivendo uma situação de emergência, com a ocupação de leitos em torno de 90%. Portanto, para evitarmos o colapso da saúde, nós vamos não só acatar o decreto do Governo da Bahia, como ampliar em duas horas aqui em Juazeiro por 7 dias. Ao final deste período, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 irá se reunir novamente. Caso seja conveniente, flexibilizamos, senão, proibimos a prorrogação“, explica o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

De acordo com o decreto estadual, os estabelecimentos comerciais e as pessoas que descumprirem o toque de recolher serão indiciadas pela polícia por crime contra a saúde pública. Só será permitido o funcionamento de serviços essenciais, a exemplo de farmácias e hospitais.

Covid-19: boletim da prefeitura registra 110 curas da doença

O boletim epidemiológico da covid-19 desta quinta-feira, dia 18, registra 53 casos novos da doença em Petrolina. O número de pessoas infectadas chega a 15.977. 110 pacientes se recuperaram da doença. Agora, o total de curas é de 13.409, o que representa 84% do total desde o começo da pandemia na cidade.

Dos novos infectados, 26 foram confirmados através de 422 testes rápidos realizados pela prefeitura, os outros 27 registros se deram a partir de exames laboratoriais. São 17 pessoas do sexo masculino, com idades entre 10 e 59 anos, e 36 do sexo feminino, entre sete e 91 anos.

LEIA MAIS

Confira a lista dos municípios que terão toque de recolher a partir desta sexta-feira na Bahia

(Foto: ASCOM/SESAB)

A partir desta sexta-feira (19), governo da Bahia, irá restringir, por sete dias, a circulação de pessoas nas ruas e o funcionamento de serviços não essenciais entre 22h e 5h da manhã em grande parte do estado. No caso de Juazeiro o horário foi ampliado e o toque de recolher vai prevalecer entre 21h e 6h. O objetivo diminuir as taxas de contaminação do novo coronavírus e o número de casos ativos no estado.

O decreto do governador Rui Costa, deixou de fora do toque de recolher as regiões oeste, de Irecê e de Jacobina, que apresentam os três menores índices de ocupação de leitos de UTI para Covid-19.

LEIA MAIS

Bahia registra maior número de casos ativos da Covid-19 desde julho

O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgado nesta quinta-feira (18) registrou que o estado tem 16.287 casos ativos da Covid-19. É o maior número no estado desde o dia 18 de julho. Em 24h, foram 4.017 novos casos, mantendo o crescimento de 0,6%.

Também nesta quinta-feira, foram confirmadas e registradas 67 mortes, ocorridas em diversas datas. O número se mantém acima de 60 há uma semana. Além disso, nas últimas 24h foram 3.259 pacientes recuperados. Até o momento há 148.443 casos em investigação.

Dos 643.244 casos confirmados desde o início da pandemia, e 615.962 são considerados recuperados. No total, foram 10.995 mortes causadas pelo vírus no estado.

Toque de recolher começa mais cedo em Juazeiro a partir desta sexta-feira

(Foto: Arquivo)

Diante do aumento dos números de novos casos e óbitos em decorrência de complicações da Covid-19, o governador da Bahia, Rui Costa, decretou toque de recolher em quase todos os municípios do estado a partir desta sexta-feira (19). O horário estipulado pelo gestor foi entre às 22h e 5h da manhã.

Mas em Juazeiro, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no município resolveu ampliar esse horário. Ao invés de 22h, o toque de recolher vai começar na cidade baiana às 21 horas e segue até às 6h pelos próximos 7 dias. Sendo que lanchonetes, bares e restaurantes precisam fechar as portas às 20h30. A informações foi divulgada nesta quinta-feira (18) pelo o Secretário de Saúde Fernando Costa durante entrevista a uma rádio de Petrolina.

LEIA MAIS