Centro lidera lista de bairros onde há casos de covid em Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

O boletim do último sábado (13) não apresentou novos casos de covid-19 ou óbitos em Petrolina. Ontem também foi divulgada a lista dos bairros onde já há registros da doença no município desde o início da pandemia.

O Centro segue liderando o ranking, sendo a única localidade com mais de 700 casos. Em seguida aparece a Areia Branca. A lista completa pode ser acessada neste link.

  • Centro: 767
  • Areia Branca: 648
  • Cohab Massangano: 584
  • José e Maria: 572
  • Gercino Coelho: 538
  • Antônio Cassimiro: 532

Petrolina encerra sábado sem novos casos de covid-19

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina na noite do último sábado (13) não registrou nenhum caso de covid-19. Dessa forma, o município encerrou a semana sem novos registros da doença.

Petrolina soma 15.681 casos confirmados, dos quais 13.077 já estão recuperados. Também não houve alteração no número de mortos, que permanece em 190.

Leitos de UTI

Segundo os dados do boletim, a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 56,60%. Dos 53 disponíveis, 30 estão ocupados. 22 pacientes são de Petrolina e os demais, da região. Confira os dados completos aqui.

Covid: na véspera do Carnaval Pernambuco se aproxima da marca de 280 mil infectados

(Foto: Internet)

Na véspera do Carnaval, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou mais 1.805 casos de covid-19 e 23 novos óbitos. Com os dados do boletim deste sábado (13) o Estado se aproxima de 280 mil infectados: são 279.637 casos registrados.

Desse total, 247.901 são casos graves (de Síndrome Respiratória Aguda Grave, a SRAG) e outros 31.736 são pacientes leves. No boletim de hoje, 64 (8%) são de SRAG e 1.741 (92%) leves. Com as mortes contabilizadas hoje Pernambuco soma 10.644 óbitos. As vítimas confirmadas hoje vieram a óbito entre 19/01/2021 e 11/02/2021.

Juazeiro registra mais 13 casos de covid neste sábado

Mais 13 casos positivos de covid-19 foram registrados em Juazeiro (BA) neste sábado (13). Com os números de hoje a cidade soma 8.857 pacientes infectados.

Desse total, 6.818 já estão recuperados. Atualmente Juazeiro contabiliza 1.879 casos ativos da doença e 160 óbitos. Desde o início da pandemia, no ano passado, 18.166 casos já foram descartados.

Leitos na rede pública

Em relação a taxa de ocupação de leitos de UTI, na rede municipal não houve alteração nas últimas 24 horas. Já na rede PEBA a ocupação é de 58%.

Dormentes mantém ponto facultativo do Carnaval

O ponto facultativo do Carnaval foi mantido na Prefeitura de Dormentes, Sertão do São Francisco. Dessa forma, os servidores municipais ganharão folga na segunda, terça e quarta-feira de folia, 15, 16 e 17 respectivamente. A manutenção do feriado foi confirmado pela gestão na sexta-feira (12).

LEIA TAMBÉM

Pernambuco suspende ponto facultativo de servidores no período de Carnaval

“Os serviços essenciais, como saúde e limpeza publica, funcionarão normalmente. Festas e aglomerações estão proibidas”, afirmou a Prefeitura. A decisão vai na contramão da orientação estadual. O Governo de Pernambuco suspendeu a folga carnavalesca e na sequência, diversos municípios repetiram a decisão.

Aqui na região, além de Petrolina, Bodocó, Santa Maria da Boa Vista e Salgueiro confirmaram a suspensão do feriado de carnaval. Os decretos municipais buscam evitar a viagem dos cidadãos, o que pode agravar o cenário da covid-19.

Proibição da prática esportiva em Juazeiro não vai atrapalhar andamento do Baianão 2021, afirma Prefeitura

(Foto: Divulgação / Ascom Setre)

O Decreto n° 662/2021, publicado no Diário Oficial de sexta-feira (12), além de liberar a apresentação de músicos em bares e restaurantes, veta a prática esportiva no município. Contudo, a medida não afetará a realização do Campeonato Baiano 2021, que começa nesta quarta-feira (17).

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Juazeiro baixa novo decreto e músicos podem voltar a tocar em bares e restaurantes

O artigo 21 do Decreto determina que a “realização de atividades desportivas fica restrita as atividades individuais, sendo vedada a realização de esportes coletivos ou que demandem contato físico”. Em nota enviada ao Blog, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes informou que o trecho não tem efeito sobre o futebol profissional.

LEIA MAIS

Aulas e shows seguem proibidos até 21 de fevereiro na Bahia

(Foto: Ilustração)

As aulas presenciais na rede pública e privada da Bahia, bem como shows estão suspensos até 21 de fevereiro. O decreto estadual foi renovado neste sábado (13) pelo governador Rui Costa (PT). Também ficam proibidos eventos com mais de 200 pessoas, a exemplos de passeatas, feiras e atividades desportivos.

Deve-se ressaltar que shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes. Conforme os decretos anteriores, cerimônias de casamento e solenidades de formatura estão autorizadas, mas limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva continua proibida.

Na quinta-feira (11) Costa já havia dito que não é a hora de retornar com as aulas presenciais, porque os números da covid-19 na Bahia preocupam. O governador ainda não estabeleceu um cronograma de retomada.

Petrolina confirma mais um óbito e 72 casos de covid-19

Petrolina encerrou a sexta-feira (12) com mais 72 casos de covid-19 e mais um óbito provocado pela doença. Com a atualização de ontem já são 15.681 infectados, 13.077 recuperados e 190 mortes. A vítima fatal mais recente é uma mulher de 56 anos, sem histórico de comorbidades.

Ela morreu no dia 6 de fevereiro. Já os 72 casos confirmados ontem são de 40 pessoas do sexo masculino e 32 do feminino. Os novos pacientes têm entre seis e 78 anos. A boa notícia é que o município tem uma taxa de 83,4% de curas clínicas desde o começo da pandemia, em 2020.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI é de 58,49%. Isso significa dizer que, dos 53 disponíveis, 31 estão ocupados. Desse total, 19 são pacientes de Petrolina e os demais, da região. Confira os dados completos a seguir:

LEIA MAIS

Covid-19: Idosos acima de 87 anos poderão se vacinar neste sábado durante plantão da Secretaria de Saúde de Juazeiro

A Secretaria de Saúde de Juazeiro montou um plantão especial para vacinar idosos acima de 87 anos, neste sábado (13).

Quem ainda não se vacinou deve procurar o Centro de Saúde III, no bairro Angary. Na sede, será o único local que atenderá os idosos nesta faixa etária. O atendimento será das 08h às 12h, somente para este público.

LEIA MAIS

Covid: Hoje é o último dia para vacinação dos profissionais da saúde em Petrolina

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Esta sexta-feira (12) é o último dia da vacinação contra a covid-19 aos profissionais da saúde faltosos de Petrolina. A imunização está sendo feita na Policlínica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), até 17h. Ou seja, essa ação é válida apenas para quem ainda não recebeu a primeira dose do imunizante.

A vacinação está sendo aplicada nos profissionais das redes pública e privadas. Também estão sendo imunizados os profissionais da saúde bucal. A Secretaria de Saúde do município lembra que necessário apresentar a carteira de registro da classe, além do comprovante de residência.

A Policlínica da Univasf está localizada na Rua André Vidal de Negreiros, no Centro, próximo ao Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina.

Paulo Afonso seguirá com toque de recolher e medidas restritivas até 26/02

O decreto que restringe o funcionamento do comércio, espaços de lazer e esportivos na cidade de Paulo Afonso (BA) seria encerrado nesta sexta-feira (12). Porém, a Prefeitura renovou a medida – publicada no Diário Oficial de ontem (11) – e estendeu as proibições, por pelo menos, até 26/02.

Isso significa que o toque de recolher seguirá vigente, das 23h às 5h. Atividades esportivas estão liberadas, desde que se restrinjam a 10 pessoas por vez. Shows, festas e manifestações públicas resultantes em aglomeração seguem suspensas, conforme a proibição estadual.

Há algumas mudanças em relação ao primeiro decreto. Agora o funcionamento do comércio e academias ganha uma hora a mais de atendimento ao público: das 9h às 18h, de segunda a sexta; e 9h às 14h aos sábados. Academias, pilates e afins poderão funcionar de segunda a sexta, das 5h às 12h e das 13h às 22h; aos sábados de 5h às 12h, sempre observando as medidas de higienização e cuidados.

“Ainda não é a hora”, afirma Rui Costa sobre retorno das aulas na Bahia

(Foto: G1/Reprodução)

Ainda não há previsão para retomada das aulas na rede pública da Bahia. O governador Rui Costa (PT) afirmou, após reunião virtual na quinta-feira (11), que não é a hora de propor as aulas presencialmente no Estado por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Queremos o retorno das aulas, entendemos que é fundamental para o desenvolvimento dos nossos jovens, mas o momento não está fácil. Infelizmente estamos constatando pelo número de leitos ocupados e de óbitos e pela crescente demanda nas UPAs que a doença não está diminuindo”, disse Costa.

Ontem ele se reuniu com membros da União dos Municípios da Bahia, afim de discutir os critérios para retomada das aulas. Porém, não há perspectivas positivas. “Ainda não é a hora“, pontuou o governador.

Pazuello diz que população brasileira será vacinada até o fim do ano

(Foto: Jonas Santos/PMP)

O Brasil vai imunizar contra covid-19 toda a população apta para receber a vacina até o fim do ano, segundo afirmou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ontem (11), em audiência pública, no Senado.

Aos senadores, no plenário da Casa, ele disse que o ministério trabalha para imunizar toda a população “vacinável”. Segundo ele, metade do público-alvo será vacinada no primeiro semestre e a outra metade, no segundo semestre.

A vacina contra covid-19 não é indicada para menores de 18 anos, gestantes e lactantes porque não há estudos conclusivos sobre os efeitos do imunizante para esse público.

LEIA MAIS

Morre vítima de Covid-19 o ex-presidente do PT de Sobradinho

Francisco José Ferreira, mais conhecido como Cabeça, tinha 52 anos de idade e estava internado desde domingo (7), no Hospital municipal de Sobradinho, na região norte da Bahia. Ele faleceu  vítima da Covid 19. Segundo informações da família, Cabeça começou sentir os sintomas na semana passada. Fez um exame de Covid-19 no hospital público mas deu negativo.

Como o estado de saúde só piorava, ele resolveu pagar um exame na rede privada. Dessa vez deu positivo e ele foi internado domingo. Ontem a noite Cabeça não resistiu e entrou para as estatísticas de óbitos da Covid-19.

Natural de Guadalupe, Piauí, fixou residência em Sobradinho e onde fez história na política, como ex-presidente do partido dos Trabalhadores (PT), na vida social e no serviço público. Ele exerceu o cargo de Secretário de Planejamento na gestão do ex-prefeito Genilson Silva e atualmente trabalhava no SAAE de Sobradinho.

Juazeiro registra 77 novos casos de Covid-19 e mais uma morte pela doença nesta quinta-feira

(Foto: ASCOM)

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro(Sesab), esta quinta-feira (11), mostra que a cidade registrou 77 novos casos da Covid-19 é um óbito por complicações da doença nas últimas 24 horas. De acordo com o relatório, 8.804 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 6.712 já estão recuperados.

Os casos descartados somam 17.979. São 1.932 casos ativos do novo coronavírus. Com o óbito no boletim desta quinta-feira, Juazeiro totaliza 160 registros. Faleceu uma mulher, de 83 anos, com comorbidades. O óbito ocorreu num hospital particular em Petrolina.

LEIA MAIS