Secretário descarta adotar toque de recolher em Pernambuco

(Foto: Rafaelle Fróes/G1)

Por enquanto não há necessidade de impor toque de recolher ou propor um novo lockdown em Pernambuco, segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. Ele ratificou na coletiva de imprensa, na quarta-feira (18), não haver intenção de seguir os passos da Bahia.

LEIA TAMBÉM

Secretário de Saúde de Pernambuco não garante carnaval em 2022: “Só o tempo poderá me dizer”

“O Comitê já prorrogou pelos próximos 30 dias a proibição de shows, bandas ou festas, como também a necessidade de manutenção das medidas de afastamento social dentro de bares e restaurantes. Essa é a primeira medida que estamos tomando no momento“, disse Eurico.

O secretário lembrou que os dados mostram uma certa estabilidade, mas se houver uma mudança no futuro, o Estado adotará mais medidas restritivas. “Se em algum momento houver algum crescimento desmedido nos casos de contaminação é evidente que o governador e o Governo como um todos, nós tomaremos medidas. No momento não há novas medidas“, destacou.

Dormentes: aulas serão retomadas de forma presencial a partir de 1° de março

As aulas online na rede municipal de ensino em Dormentes (PE) foram retomadas nesta quinta-feira (18). A partir de março os encontros serão presenciais, obedecendo os protocolos sanitários como uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento e não compartilhamento de objetos pessoais.

“Estamos readaptando nossas escolas para recebermos presencialmente nossos estudantes a partir de março. Seguindo todos os cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde e Secretária da Educação de Pernambuco“, disse a Prefeitura em nota.

Cronograma

Enquanto preparam as unidades e profissionais da Educação para a retomada das aulas presenciais, a Secretaria de Educação já divulgou o calendário de 2020. No dia 1° de março serão recebidos os estudantes do Ensino Fundamental anos Finais. Em 08/03 serão recepcionados os alunos dos Anos Iniciais e por fim, em 15/03 a Educação Infantil.

Estabelecimentos comerciais devem encerrar expediente 30 minutos antes do início do toque de recolher na Bahia

(Foto: Ilustração)

Nesta sexta-feira (19) começa a valer o toque de recolher em 343 municípios da Bahia. Os baianos estão proibidos de circular nas vias públicas das 22h às 5h, pelo menos até 25 de fevereiro. A medida foi anunciada pelo Governo do Estado para tentar conter a disseminação do vírus.

LEIA TAMBÉM

Bahia terá toque de recolher a partir desta sexta-feira

No Diário Oficial desta quinta-feira (18) o Governo atualizou as medidas do decreto publicado ontem. Os estabelecimentos comerciais devem encerrar seus expedientes 30 minutos antes do início do decreto para dar tempo dos funcionários se deslocarem até suas residências.

LEIA MAIS

Covid-19: boletim da prefeitura atualiza os casos em Petrolina

O boletim epidemiológico da covid-19 desta quarta-feira, dia 17, registra 76 casos novos da doença em Petrolina. O número de pessoas infectadas chega a 15.924. Os pacientes recuperados agora somam 13.299, o que representa 83,5% do total desde o começo da pandemia na cidade.

Dos novos infectados, 53 foram confirmados através de 408 testes rápidos realizados pela prefeitura, os outros 23 registros se deram a partir de exames laboratoriais. São 26 pessoas do sexo masculino, com idades entre 11 e 74 anos, e 50 do sexo feminino, entre sete e 84 anos.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 48 novos casos de Covid-19 e um óbito nas últimas 24 horas

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Juazeiro, divulgado nesta quarta-feira (17) mostra que o município registrou 48 novos casos da Covid-19 e um óbito causado por complicações da doença nas últimas 24 horas.

O relatório mostra que 9.003 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 6.930 já estão recuperados. Os casos descartados somam 18.460. São 1.911 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Bahia terá toque de recolher a partir desta sexta-feira

Governador citou cenário delicado para justificar medida mais dura (Foto: Secom/BA)

A partir desta sexta-feira (19) a Bahia terá toque de recolher das 22h às 5h. Apenas Irecê e Jacobina foram liberadas pelo Governo do Estado, pois apresentam índices menores na taxa de ocupação dos leitos de UTI para covid-19. A medida foi anunciada pelo governador Rui Costa (PT) na terça-feira (16) e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (17), através do Decreto n°20.233/2021.

O toque de recolher tem, inicialmente, validade de sete dias, se encerrando em 25/02. “É uma medida que precisamos tomar para conter as taxas de contágios e o número de casos ativos que hoje ultrapassam 15 mil. É uma forma de conter o avanço desse número alarmante que, se continuar crescendo, irá levar ao total colapso do sistema de saúde”, disse Costa.

Está liberada apenas a circulação de servidores, funcionários e colaboradores os quais atuem na saúde e segurança. No decreto publicado hoje há 343 municípios listados, de todas as regiões do Estado. Para dar cumprimento ao toque de recolher o Governo da Bahia empregará a Polícia Militar que estará fiscalizando as cidades.

Governo compra mais 54 milhões de doses de vacina contra covid-19

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (16), em Brasília, ter garantido mais 54 milhões de doses da vacina CoronaVac contra a covid-19. Acrescentou ter assinado novo contrato com o Instituto Butantan, que desenvolve o imunizante em parceria com o laboratório Sinovac.

A previsão, considerando os 46 milhões de doses já contratadas, é distribuir aos estados 100 milhões da vacina até setembro.

Segundo o ministério, além da CoronaVac, o Brasil receberá mais 42,5 milhões de doses de vacinas fornecidas pelo Consórcio Covax Facility até dezembro. Também foram contratadas mais 222,4 milhões de doses de vacina contra covid-19 em produção pela Fundação Oswaldo Cruz, e parte desses imunizantes já começou a ser entregue mês passado.

LEIA MAIS

Covid-19: boletim da prefeitura atualiza os casos em Petrolina

(Foto: Divulgação/SES-PE)

O boletim epidemiológico da covid-19 desta terça-feira, dia 16, registra 71 casos novos da doença em Petrolina. O número de pessoas infectadas chega a 15.848. Os pacientes recuperados agora somam 13.225, o que representa 83,4% do total desde o começo da pandemia na cidade.

Dos novos infectados, 44 foram confirmados através de 519 testes rápidos realizados pela prefeitura, os outros 27 registros se deram a partir de exames laboratoriais. São 30 pessoas do sexo masculino, com idades entre um e 89 anos, e 41 do sexo feminino, entre sete e 80 anos.

LEIA MAIS

Taxa de ocupação de leitos para pacientes de Juazeiro com Covid-19 diminui de 89 para 83%

(Foto: Arquivo)

Os números diminuíram, mas ainda preocupam. Dos internados regulados somente pela rede municipal, houve alteração nas últimas 24 horas. Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) que era de 89% nesta segunda-feira (15), diminuiu para 83%, nesta terça-feira (16), mas a situação não é nada confortável.

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Juazeiro desta terça-feira (16) mostra que a cidade registrou 25 novos casos da Covid-19 é mais um óbito nas últimas 24 horas.

LEIA MAIS

Covid-19: boletim da prefeitura atualiza os casos em Petrolina

O boletim epidemiológico da covid-19 desta segunda-feira, dia 15, registra 96 casos novos da doença em Petrolina. O número de pessoas infectadas chega a 15.777. Os pacientes recuperados agora somam 13.171, o que representa 83,5% do total desde o começo da pandemia na cidade.

Dos novos infectados, 43 foram confirmados através de 210 testes rápidos realizados pela prefeitura, os outros 53 registros se deram a partir de exames laboratoriais. São 45 pessoas do sexo masculino, com idades entre um e 81 anos, e 51 do sexo feminino, entre oito e 80 anos.

LEIA MAIS

Prefeitura de Jaguarari confirma mais um caso de Covid-19 nesta segunda-feira

Jaguarari (BA).

Jaguarari, cidade situada na região norte da Bahia, a cerca de 100 km de Petrolina e Juazeiro, já contabiliza 1.247 casos confirmados de infecções causadas pelo novo coronavírus. O mais novo paciente que contraiu a doença foi confirmado nesta segunda-feira (15) e mora na sede do município.

No total, a Secretaria Municipal de Saúde já registrou 1.225 pessoas que apresentaram curas clínicas. 41 pessoas estão em monitoramento domiciliar, 9 aguardam o resultado de exames do Lacen. Os casos ativos diminuiu para 3 e os óbitos se mantém em 19.

Bolsonaro quer testar spray nasal contra Covid-19 no Brasil

(Foto: Marcos Corrêa/PR)

O presidente Jair Bolsonaro usou suas redes sociais nesta segunda-feira (15), para anunciar que o spray nasal EXO-CD24, originalmente desenvolvido para combater câncer de ovário, deverá ser testado no Brasil contra Covid-19. A droga, no entanto, ainda não possui eficácia comprovada para o combate ao coronavírus.

“EXO-CD24 é um spray nasal desenvolvido pelo Centro Médico de Ichilov, em Israel, com eficácia próxima de 100% (29/30), em casos graves, contra a Covid”, escreveu Bolsonaro em suas redes sociais. “Brevemente será enviado à Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] o pedido de análise para uso emergencial do medicamento,” diz a mensagem do presidente.

LEIA MAIS

Covid-19: boletim deste domingo registra uma morte em Petrolina

O boletim epidemiológico da covid-19 deste domingo, dia 14, não registrou novos casos da doença em Petrolina. O número de pessoas infectadas continua o mesmo, 15.681. O número de pacientes recuperados é 13.077, o que representa 83,4% do total desde o começo da pandemia na cidade.

Petrolina registrou mais uma morte. Trata-se de uma mulher, de 77 anos, com histórico de morbidades. O óbito aconteceu no último dia 13, em um hospital público. Petrolina tem agora 191 óbitos desde o começo da pandemia.

LEIA MAIS

Juazeiro confirma mais 19 casos de covid neste domingo

Juazeiro inicia a semana com mais 19 casos positivos de covid-19. A Secretaria de Saúde não informou a faixa etária e sexo dos novos infectados, que estão listados no boletim deste domingo (14).

O município soma 8.876 pacientes infectados, dos quais 6.818 já estão recuperados. Há ainda 160 óbitos e atualmente, 1.898 casos ativos da doença.

Leitos de UTI

Não houve alteração na taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede municipal. Já na rede PEBA o percentual é de 58%.

Juazeiro: idosos com mais de 85 começam a ser vacinados nesta terça-feira

(Foto: Ascom PMJ)

Seguindo o cronograma de imunização contra a covid-19, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) iniciará a vacinação dos idosos com mais de 85 anos nesta terça-feira (16). A partir dessa semana também serão aplicadas as segundas doses aos profissionais da saúde.

Para evitar aglomeração de pessoas a Prefeitura montou um esquema especial, com apenas algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) escolhidas. Idosos acamados receberão a vacina em casa. As UBSs selecionadas são:

  • Santo Antônio/Mussambê, Quidé, Alto da Aliança, Dom Thomaz, João Paulo II  e Alto da Maravilha: funcionarão das 9h às 17h ao longo da semana;
  • Tabuleiro: vacinação será ofertada nesta segunda e terça-feira, 15 e 16/02;
  • Itaberaba: vacinação de quarta-feira (17) a sexta-feira (19);
  • Interior: a partir de terça-feira em diante, das 9h às 12h.

Para os profissionais da saúde a segunda dose será liberada na terça-feira, da seguinte forma:

  • profissionais das UBS’ na zona rural e zona urbana: vacinação in loco;
  • profissionais do Samu, UPA, Hospital de Campanha e Unidade Pediátrica: vacinação no auditório do Centro de Saúde III, no Angary, no horário das 13h30 às 17h.
  • profissionais dos hospitais Unimed, Hospital Regional, Promatre e Hospital Materno Infantil: vacinação in loco.