Com Covid-19, secretário de Saúde da Bahia volta a ser internado na UTI

secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Em boletim médico divulgado na manhã desta quinta-feira (25), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que o gestor da pasta, Secretário Fábio Vilas-Boas, voltou a ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança, em Salvador, onde está internado desde a última sexta-feira (19), por causa de complicações da Covid-19.

Segundo a Sesab, a medida foi necessária para que ele fizesse uma fisioterapia respiratória mais intensa. Apesar disso, o secretário segue estável, sem febre e com oxigênio em baixo fluxo. Ele permanece em uso de medicamentos, sendo assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. Até o momento, não há previsão de alta.

O Secretário Fábio Vilas-Boas já havia sido transferido para uma UTI do mesmo hospital na última segunda-feira (22), quando apresentou complicações no seu quadro clínico.

Criança com apenas 10 meses morre de covid no Agreste de Pernambuco

Uma criança de apenas 10 meses de idade morreu em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, vítima da covid-19. O óbito foi registrado no último domingo (21), mas apenas confirmado no boletim de ontem (24) pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o boletim, a criança já havia sido previamente diagnosticada com a doença. Ela residia no bairro Magano e tinha problemas respiratórias. O paciente estava internado na rede pública. Garanhuns soma 6.683 casos confirmados da doença.

Desse total, 6.411 já estão recuperados. Com o óbito de ontem, já são 122 mortes. Outros 131 pacientes estão em observação pela Secretaria de Saúde.

Governo da Bahia decreta lockdown em 381 municípios no final de semana

Rui Costa, governador da Bahia.

Inicialmente, o fechamento total das atividades não essenciais seria somente para 13 municípios, incluindo Salvador e cidades da Região Metropolitana. Mas em seguida, durante reunião com o prefeito soteropolitano, Bruno Reis (DEM), o governador Rui Costa (PT), resolveu expandir a medida para os 381 municípios que já haviam adotado o toque de recolher, que está sendo mantido das 20h às 5h do dia seguinte. Entre essas cidades está Juazeiro e outras cidades do norte baiano.

O novo decreto ainda será publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia e as restrições começarão de forma escalonada a partir desta sexta-feira (26). Às 17h, deverá ser fechado ao comércio de rua; às 18h, bares e restaurantes; e às 20h os shoppings. Segundo Rui Costa, esta divisão foi feita como forma de evitar sobrecarga no transporte público, o que geraria aglomerações.

LEIA MAIS

Covid-19: confira quantas doses das vacinas os municípios pernambucanos receberão

(Foto: Ascom/PMJ)

Pernambuco recebeu mais de 130 mil doses de vacinas contra a Covid-19 na quarta-feira (24): 82 mil de Oxford (Fiocruz) e 48 mil da CoronaVac (Instituto Butantan). Os imunizantes serão distribuídas aos municípios conforme a lista disponível no final da matéria.

LEIA TAMBÉM

Decisão do STF anima vice-prefeito de Petrolina: “Em breve a gente quer virar a página dessa pandemia”

Boa notícia: Pernambuco recebe mais 48 mil doses de vacina contra a covid

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou ter seguido os critérios de proporcionalidade repassados pelo Ministério da Saúde, por isso as cidades mais populosas recebem mais doses do imunizante. Vale lembrar que a vacina de Oxford ampliará a imunização de idosos dos 80 aos 84 anos. E a CoronaVac aos trabalhadores de Saúde.

Confira a lista de doses enviadas a cada município pernambucano:

LEIA MAIS

Campeonato Baiano não será paralisado, informa Governo do Estado

(Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

O Campeonato Baiano, que se encaminha para a terceira rodada, não será paralisado neste final de semana. Hoje (25) o Governo do Estado retificou uma informação divulgada pela Secretaria de Comunicação (Secom) na noite da última quarta-feira (24) sobre o andamento do estadual.

“Diferentemente do que foi informado pela Secretaria de Comunicação do Estado, na noite de quarta-feira (24), a Secom esclarece nesta quinta (25) que os jogos de futebol dos campeonatos Baiano e Copa do Nordeste não serão suspensos“, diz a nova nota do Governo.

Inicialmente a Secom relatou a paralisação da rodada do final de semana e deixava o andamento da competição incerto. Entretanto, ao confirmar a manutenção dos jogos, o Estado não descarta futuras paralisações. Tudo vai depender da pandemia do novo coronavírus. “Ajustes futuros poderão ser feitos e serão amplamente divulgados caso sejam consolidados. O tema poderá envolver discussão com outros estados da região“, finaliza a nota.

Decisão do STF anima vice-prefeito de Petrolina: “Em breve a gente quer virar a página dessa pandemia”

(Foto: Ascom/PMP)

Vice-prefeito de Petrolina, Simão Durando (DEM) foi entrevistado no programa Super Manhã com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina, nesta quinta-feira (25), e comentou sobre as negociações as quais visam a aquisição de imunizantes contra a covid-19 por parte da Prefeitura.

“O prefeito Miguel Coelho em breve voltará aos meios de comunicação para divulgar como estão essas negociações, como está a compra dessas vacinas. Ele está tentando com os laboratórios, para que a gente possa realmente comprar as doses necessárias, porque precisam ser dobradas para tomar a primeira e segunda dose”, disse Simão.

LEIA TAMBÉM

Alerta: ocupação dos leitos de UTI sobe em Petrolina e se aproxima dos 80%

Diagnosticado com a covid-19 em outubro passado, Simão reforça que enquanto a vacina não é disponibilizada a todos, o melhor remédio é a prevenção. “O vírus ainda está muito forte e está avançando. O melhor caminho ainda é a prevenção. Eu sei que a às vezes a gente relaxa um pouco, mas o melhor caminho é a prevenção. A gente pede essa contribuição da população, cada uma fazendo a sua parte“, destacou.

LEIA MAIS

Santa Maria da Boa Vista: idosos de 80 a 84 anos serão vacinados

Nessa quinta-feira (25), a Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista estará recebendo novas doses da vacina de Oxford, e dará início a vacinação contra a COVID-19 em idosos de 80 a 84 anos. A princípio, as doses enviadas serão suficientes para 65% desse público, mas em breve o município estará recebendo o restante para alcançar a totalidade.

“Aos poucos, estamos ampliando o público alvo da vacinação. Já imunizamos os profissionais de saúde da linha de frente, os idosos a partir de 85 anos e, graças a Deus, chegou o momento dos boavistanos com idade de 80 a 84 anos”, afirmou o prefeito George Duarte.

O munícipio está disponibilizando pontos estratégicos para a imunização, espalhados por diversas localidades da sede e interior. Também está ocorrendo a modalidade de drive-thru, onde o paciente poderá ser vacinado dentro do seu próprio veículo.

No caso de idosos com dificuldade de locomoção, há a possibilidade do “Alô Vacina”, bastando ligar e solicitar a visita de uma equipe de imunização da prefeitura. A central funciona das 7:30 às 13:30, através do telefone (87) 3869-4143.

Senado aprova que estados, municípios e setor privado comprem vacinas contra a covid-19

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi o relator da matéria, que segue para a Câmara dos Deputados

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que autoriza os estados, os municípios e o setor privado a adquirirem vacinas contra a covid-19 (PL 534/2021). O texto também permite que os compradores assumam a responsabilidade civil pela imunização, o que abre caminho para a entrada de novas variedades de vacina no país. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

Pelo texto, a compra por estados e municípios fica autorizada para casos em que o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, ou quando a cobertura imunológica prevista pela União não for suficiente. A norma se escora em decisão proferida nesta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou constitucional a iniciativa dos entes da federação nessas mesmas hipóteses.

Além disso, quando fizerem a aquisição por conta própria, os estados e municípios, como regra, não usarão recursos próprios, e deverão ter ressarcimento da União pelo valor desembolsado. Apenas em casos excepcionais os entes da Federação serão responsáveis por custear a compra.

LEIA MAIS

Alerta: ocupação dos leitos de UTI sobe em Petrolina e se aproxima dos 80%

Imagem ilustrativa

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que nesta quarta-feira (24), 78,72% dos leitos de UTI da rede estão ocupados. Dos 47 leitos, 37 estão com pacientes. Desse total, 21 são de Petrolina e 16 pacientes são de outras cidades da região.

O boletim também traz informações sobre os casos confirmados. Foram registrados hoje 131 novos casos da Covid-19. Agora, 16.389 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. As pessoas que se recuperaram da doença somam 13.747, isso representa 83.9% do total.

Dos novos infectados, 81 foram confirmados através de 554 testes rápidos realizados pela prefeitura, os outros 50 registrados se deram a partir de exames laboratoriais. São 52 pessoas do sexo masculino, com idades entre dois e 90 anos, e 79 pessoas do sexo feminino, entre oito e 90 anos.

Petrolina registrou um óbito. Trata-se de uma mulher de 90 anos com histórico de comorbidades. A paciente morreu em um hospital particular da cidade, no dia 24 deste mês. O município passa a ter 199 óbitos causados pela Covid-19.

LEIA MAIS

Taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em Juazeiro é de 83%

(Foto: Arquivo)

A taxa de ocupação de leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19 em Juazeiro chegou a 83,33% nesta quarta-feira (24). Os hospitais da cidade baiana dispõem apenas de 5 leitos desocupados neste momento. A taxa de ocupação nos hospitais da Rede PEBA, hospitais de Pernambuco e Bahia, também aumentou e chegou a 81%. Apenas 22 leitos estão disponíveis.

Os números estão no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, divulgado nesta noite, que informa também que o município registrou 59 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas.

LEIA MAIS

Depois da notícia de fechamento, vereadores visitam Hospital de Campanha de Juazeiro

(Foto: Ascom/Câmara de Vereadores)

Depois da notícia de que o Hospital de Campanha de Juazeiro seria fechado, vereadores do município baiano resolveram fazer uma visita ao local. O oposicionista Alex Tanuri, realizou visita já na tarde desta terça-feira (23) e disse que ficou surpreso com o que viu. “Me disseram que ia ser fechado e demorei a acreditar, mas para não cair em inverdades fui verificar pessoalmente e vi que realimente está fechado”, disse o edil durante um entrevista a uma emissora de rádio.

Seguindo o exemplo do colega, na manhã desta quarta-feira (24), o presidente da Câmara, vereador Berg da Carnaíba, esteve nas instalações do Hospital de Campanha e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

LEIA MAIS

Petrolina recebe mais 15 mil testes rápidos da covid-19

Remessa faz parte de 80 mil adquiridos (Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

Mais 15 mil testes do tipo Swab Rápido chegaram a Petrolina nessa semana. Eles integram uma remessa de 80 mil para identificar novos casos da covid-19 no município. O objetivo da Prefeitura é aumentar a detecção da doença e avaliar o número de infectados.

“Os testes continuarão sendo feitos seguindo critérios científicos e técnicos determinados pela Secretaria de Saúde, com a ampliação da testagem para grupos de risco. Os pacientes que estiverem com sintomas serão avaliados por um profissional de saúde que determinará qual teste é o mais adequado para cada caso“, explica a Prefeitura.

Os testes rápidos são realizados entre o 3º e 7º dia de sintomas e o resultado é obtido em 20 minutos. O material é coletado através de amostra da região nasal e apenas pessoas sintomáticas podem ser submetidas a essa testagem, mas antes devem acionar a Secretaria de Saúde.

Casa Nova: Dunas voltam a ser fechadas por conta da pandemia da covid-19

(Foto: ASCOM)

O acesso às Dunas de Casa Nova, um dos principais pontos turísticos da região está proibido. A medida foi anunciada pela Prefeitura na terça-feira (23) através do Decreto n° 91/2021, como forma de evitar aglomerações durante a pandemia.

Além de vetar a entrada nas Dunas, a Prefeitura também proibiu o acesso às praias de Pau a Pique. O decreto também renova a vedação de eventos, sejam eles em clubes, clubes sociais, chácaras e similares e reitera o poder de polícia no caso de flagrante descumprimento das medidas sanitárias.

“Precisamos cada um fazer a nossa parte e redobrar os cuidados. Só assim conseguiremos superar esse momento. Seguiremos monitorando. Mesmo distantes, o momento requer união“, afirmou o prefeito Wilker Torres (PSB).

Impedidos de trabalhar desde o início da pandemia, músicos de Petrolina cobram auxílio financeiro

Músicos estão sem trabalhar desde o início da pandemia (Foto: Wanderley Alves/Petrolina em Destaque)

Músicos de Petrolina estão reunidos na Praça Dom Malan, próximo a Igreja Catedral, no Centro da cidade, para chamar atenção do poder público sobre a situação da classe. Eles foram um dos primeiros afetados pelos decretos da pandemia, em 2020 e até hoje estão impedidos de realizar shows e apresentações em bares.

Diante do cenário preocupante, a classe clama por um auxílio capaz de abranger os que realmente necessitam, pois os critérios impostos na Lei Aldir Blanc teriam limitado a ajuda financeira, segundo os profissionais. Sem dinheiro das apresentações, muitos estão vendendo seus instrumentos para poder se alimentar.

LEIA MAIS

Paulo Câmara suspende retorno das aulas nas escolas públicas municipais

Governador tomou decisão após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19; saiba até quando é válida a medida.

O governo de Pernambuco anunciou a prorrogação da proibição de eventos por mais 15 dias, valendo para todo o Estado. Da mesma forma, o retorno às aulas nas escolas públicas municipais permanece suspenso até o dia 12 de março.

Governador tomou decisão após análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, que também proíbe a partir da próxima sexta-feira, dia 26/02, até o dia 10/03, todas as atividades econômicas e sociais das 20h e 5h, nos 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde, com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente.

O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara, em pronunciamento nesta terça-feira (23.02). Os números crescentes da pandemia e a lotação acima de 90% dos leitos nessas três Geres justificaram a medida restritiva. “A nova aceleração da doença tem superlotado os sistemas de saúde, e vem repetindo o mesmo caminho de 2020, começando pelos Estados do Norte e, agora, chegando com força ao Nordeste”, afirmou Paulo Câmara.

LEIA MAIS