Mutirão da saúde oferta testes rápidos para pessoas em situação de rua em Petrolina

(Foto: ASCOM)

As pessoas que estão em situação de rua, em Petrolina, tiveram mais um momento de cidadania nesta sexta-feira (10) quando a Secretaria de Saúde, através do programa Consultório de Rua e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu um mutirão para realização de testes rápidos no Centro de Referência Especializado Para a População de Rua (Centro Pop).

Durante o evento, foram feitos cerca de 50 testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Do total, três deram positivo para a sífilis e um para HIV. “A partir de agora, esses pacientes serão acompanhados pela equipe do Consultório na Rua para dar continuidade ao tratamento”, destacou a coordenadora do programa, Marla Gomes.

De acordo com a coordenadora, o objetivo é intensificar a oferta desses testes. Para isso, a equipe passará por uma capacitação, com início no próximo dia 21, para a realização do serviço, além de atualizações sobre mitos e verdades sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O Centro Pop é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e oferece serviços como café da manhã, banho e doação de roupas.  No Centro Pop, as pessoas em situação de rua também podem receber serviços de assistência social, cursos de artesanato, reciclagem, além de orientação sobre retirada de documentos pessoais. O local também faz encaminhamento para que os mesmos possam receber almoço e jantar no Restaurante Popular.

Consultório na Rua

O programa começou em todo o Brasil em 2012 e em Petrolina em março de 2015. O objetivo é levar os serviços de saúde para pessoas em situação de rua. De segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, uma equipe de profissionais percorre todos os bairros da cidade, dando ênfase em locais conhecidos por aglomeração de pessoas em situação de rua. No período de janeiro a setembro deste ano já foram feitos cerca de 4 mil atendimentos, em Petrolina.

Prefeitura do Recife lança concurso para Residência em Saúde

A Prefeitura do Recife lançou edital para o processo seletivo dos programas de Residência em Saúde do Recife. As inscrições podem ser feitas até este domingo (12) pelo site www.upenet.com.br, onde também constam os editais.

Ao todo são 93 vagas para os programas de Residência do Recife, dentre elas os programas: Residência em Enfermagem em Atendimento Pré-Hospitalar, Residência de Medicina de Família e Comunidade, Residência Médica em Psiquiatria, Residência em Enfermagem Obstétrica, Residência em Odontologia em Saúde Coletiva, Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde, Residência Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial, Residência Multiprofissional em Saúde coletiva e Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

O processo tem como objetivo formar profissionais e qualificar trabalhadores do Sistema único de Saúde (SUS) para o fortalecimento das redes de atenção à saúde e gestão descentralizada.

“Nenhuma proposta que proíba o aborto em casos de estupro passará pelo plenário da Casa”, diz Rodrigo Maia

(Foto: Internet)

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), afirmou nesta sexta-feira (11) que nenhuma proposta que proíba o aborto em casos de estupro passará pelo plenário da Casa. Maia ainda ponderou que é preciso tomar cuidado com a análise do texto.

O presidente, no entanto, adiantou que se ficar entendido que a proposta dá margem para a proibição do aborto em casos de estupro, não deve avançar no plenário. Mais cedo, o presidente também postou em sua conta do Facebook que “proibir aborto em caso de estupro não vai na Câmara”.

“Eu acho que tem que se tomar cuidado em analisar o texto porque tem duas posições, uns que acreditam que o texto de forma nenhuma veda a excepcionalidade [do aborto em casos de estupro] e tem outro campo que acredita que esse texto vai inviabilizar. Temos que ter muita paciência, nós não vamos entrar nesse tema sem ter muita clareza de que essa questão não vai estar prejudicada de forma nenhuma. (…) Nós vamos ouvir alguns juristas para que, se chegar ao plenário, que chegue com tudo esclarecido e em hipótese nenhuma essa questão [ aborto em caso de estupro] tenha nenhuma vedação”, declarou.

Em Juazeiro, SAMU divulga número de telefone emergencial

(Foto: Arquivo)

Nesta sexta-feira (10) a Secretaria de Saúde de Juazeiro, divulgou um novo número para contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município.

Um problema na operadora de telefonia deixou o número 192 temporariamente indisponível. Para suprir essa demanda foi disponibilizado um novo número: (74) 99198-0828.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Petrolina comemora 13 anos de atuação e promove capacitação

O SAMU é um serviço móvel de urgência e emergência. (Foto: Arquivo)

Na próxima terça-feira (14), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Petrolina – SAMU 192 – comemora 13 anos de atuação no município. Para marcar a data, será realizada um uma capacitação para os profissionais do órgão. O curso será ministrado por uma socorrista e pelo coordenador do Núcleo de Educação em Urgência (NEU).

Desde o começo do ano a Secretaria Municipal de Saúde vem trabalhando para melhorar o atendimento de urgência e emergência para a população.

“Encontramos o órgão com muitas dificuldades e em menos de um ano já conseguimos mudar o cenário. Recebemos o SAMU com sua frota sucateada por falta de manutenção, com apenas uma unidade de Suporte Básico e outra de Suporte Avançado. Hoje, contamos com cinco ambulâncias”, destacou a secretária de saúde, Magnilde Albuquerque.

A secretária também ressaltou a retomada das obras do prédio que estavam paradas. “A reforma começou na gestão passada e estávamos pagando cerca de R$ 6 mil por mês em um prédio alugado sem nenhuma estrutura para os servidores e para as ambulâncias. Com muito esforço, concluímos a reforma e já retornamos para o prédio original”, frisou.

SAMU

O SAMU é um serviço móvel de urgência e emergência e deve ser procurado em situações como problemas cardiorrespiratórios; intoxicação, trauma ou queimadura; quadros infecciosos; maus tratos; trabalhos de parto; tentativas de suicídio; crises hipertensivas; acidentes com vítimas; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos entre outros.

LEIA MAIS

Jovens estão perdendo audição por causa de fones de ouvido, alerta conselho

(Foto: Internet)

A cada dia, mais jovens estão apresentando perda de audição causada pelo uso irregular de fones de ouvido. O alerta é feito pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). “Os adolescentes usam esse equipamento de som com volume muito alto. A gente vem notando que a audição deles não é tão normal como antigamente, já tem mais perda. E se continuar a usar esse som alto, eles terão uma perda irreversível, não volta mais ao normal”, disse a presidente do CFFa, Thelma Costa.

Segundo ela, as perdas auditivas por causa de ruído estão aumentando entre a população, tanto por ruído industrial, quanto por equipamentos de som. Ela cita como exemplo o caso dos músicos, lembrando que existem protetores auditivos que selecionam o som. “Então, eles conseguem seguir com a profissão e estão se prevenindo, o que não acontece com os adolescentes.

A presidente do CFFa orienta os pais e responsáveis a monitorar o volume dos fones de ouvido. “Se você estiver a 1 metro da pessoa e ouvir o que ela está escutando, ela provavelmente terá uma perda de audição. A 1 metro de distância, você não deve ouvir o que a pessoa está escutando no fone de ouvido”, reforçou Thelma, que é especialista em audiologia.

LEIA MAIS

Secretaria da Saúde intensifica busca por casos de tuberculose em moradores de rua

(Foto: Internet)

Novembro é o mês nacional de combate à tuberculose, uma doença infecciosa e transmissível, que atinge principalmente os pulmões. Consciente da importância da adesão a esta campanha, a Secretaria de Saúde de Petrolina realiza durante todo o mês ações diversas, como palestras nas Unidades de Saúde sobre o preconceito com a doença, busca ativa na penitenciária do município e abordagem aos moradores de rua.

Esta última será no próximo dia 14 de Novembro, a partir das 8h na Praça da Catedral. O objetivo é contemplar a população em situação de rua, público que recorrentemente sofre com a doença, com oferta de orientações sobre o agravo, avaliação por profissionais de saúde, exames de escarro para casos suspeitos e consulta médica.

Segundo a Secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, as ações visam, principalmente, a conscientização da comunidade, desmistificando o agravo conhecido popularmente por ‘tísica’. “A tuberculose é uma doença contagiosa, e, por isso, sempre procuramos orientar as pessoas sobre as formas de contágio, que é através de gotículas nos espirros e tosse, sobretudo em ambientes fechados. Informamos ainda que o tratamento é gratuito, feito através do SUS”, esclarece Marlene.

LEIA MAIS

Maternidade de Juazeiro conta com projeto ‘Boas Vindas’ para gestantes

(Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (09), uma equipe multiprofissional da Maternidade de Juazeiro recebeu no local, gestantes acompanhadas na Unidade Básica de Saúde de Palmares. A iniciativa faz parte do projeto ‘Boas Vindas’.

A secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, realizou a abertura da atividade, acompanhada pela equipe de superintendentes da Secretaria de Saúde de Juazeiro. O projeto ‘Boas Vindas’ foi criando com o intuito de preparar mulheres para o momento do parto.

“É uma estratégia para levar mais informação para as mulheres que fazem o acompanhamento pré-natal na nossa Atenção Básica e que irão parir na nossa Maternidade. Durante esses encontros, elas vão conhecer todo o trabalho que é desenvolvido aqui, além de tirar suas dúvidas sobre como se preparar para o trabalho de parto”, explica a secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro.

As atividades do projeto são divididas em dois momentos. Um deles será realizado todas as quintas-feiras, a partir das 10h, na Maternidade. Durante este encontro, as gestantes vão conhecer o trabalho desenvolvido no local, e como será seu acompanhamento, desde o momento da triagem até o trabalho de parto.

O outro momento será por meio de visitas da equipe da Maternidade nas Unidades Básicas de Saúde, com a promoção de uma roda de conversa que visa tirar dúvidas das gestantes sobre a gestação, amamentação e outros temas.

Parceria entre prefeitura e UPE leva serviços de fisioterapia ao Cras do João de Deus

(Foto: ASCOM)

Uma parceria entre a prefeitura e a Universidade de Pernambuco (UPE) está levando saúde e cidadania aos usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em Petrolina.  Nesta quarta-feira (8), o Cras do bairro João de Deus recebeu a segunda   intervenção de fisioterapia cardiovascular promovida pelos estudantes da UPE.

Durante a ação, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foram oferecidos serviços gratuitos à comunidade como aferição de pressão, teste de glicemia, pesagem, além de exercícios preventivos, alongamentos e orientações sobre os fatores de risco cardiovascular.

De acordo com a coordenadora de Proteção Social Básica, Francinete Maria Panta, as ações são uma maneira de fortalecer a rede de serviços disponíveis nas unidades dos Cras da cidade. “Os Cras já têm um papel muito importante dentro das comunidades. É por meio deles que abrimos as portas da assistência social e parcerias como estas, que levam serviços gratuitos, são uma forma de fortalecer as ações preventivas”, disse.

Os Cras são espaços públicos destinados a desenvolver e articular ações de proteção social básica. Nesses centros, pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social recebem apoio profissional, que pode ser desde um acompanhamento psicólogo,  até um suporte para ter acesso a programas sociais. Além destes serviços, também são realizadas atividades de projetos  como o ‘Vovô Amigo’ no qual os idosos levam contação de histórias infantis às crianças da comunidade.

​​

Pesquisa revela que novos casos de câncer de próstata passam dos 61 mil até o final de 2017

A partir dos 50 anos todo homem deve consultar um urologista regularmente para uma avaliação. (Foto: Ilustração)

Na próxima sexta (17) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer da Próstata, dentro da programação “Novembro Azul”. É o mês destinado à conscientização mundial sobre esse tipo de câncer.

O câncer da próstata é a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. Dados do Instituto Nacional do Câncer de 2016, estimam que os números de diagnóstico desse tipo de câncer devem ultrapassar os 61 mil este ano. Em 2013, por exemplo, foram registradas mais de 13 mil mortes pela doença.

 Segundo o Instituto Oncoguia, cerca de 1 a cada 7 homens será diagnosticado com a doença durante a vida, ou seja, 1 homem a cada 39 morrerá devido ao câncer de próstata. Por isso o diagnóstico precoce da doença é tão importante.

Segundo o Dr. Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway, o diagnóstico rápido da doença faz com que o tratamento seja eficaz em 9 entre 10 casos. “Quanto mais consciência os homens tiverem da doença e de como diagnosticá-la e preveni-la, maiores são as chances de cura e sucesso no tratamento, por isso campanhas como essa são tão importantes”, comenta.

 A doença em estágio inicial normalmente não causa algum tipo de sintoma, mas em casos avançados, a pessoa pode apresentar fluxo urinário fraco ou interrompido, impotência, sangue no líquido seminal, franqueza ou dormência nas pernas e pés, dor ou ardor durante o xixi e até perda do controle da bexiga. Ainda segundo o especialista, justamente por não apresentar sintomas relevantes em estágio inicial é que existe essa importância da realização de exames periódicos.

Quanto à prevenção, deve-se ficar atento não só aos fatores de risco como a idade e o histórico familiar, a incidência de casos da doença é reduzida quando o homem adota medidas simples em seu dia a dia. Uma dieta saudável e a prática de exercícios são fundamentais para quem quer manter-se longe das doenças.

“Quando me refiro a hábitos saudáveis, não estou dizendo que o homem precise virar um atleta, se ele praticar exercícios de intensidade moderada por 150 minutos durante a semana, aliando isso a uma dieta mais equilibrada que inclua antioxidantes, dentre eles o selênio, vitamina E e o licopeno. Já terá grandes resultado”, finaliza.

Delator menciona Humberto Costa em esquema de propina no Ministério da Saúde

Em nota, Humberto Costa disse que a acusação de César Romero é “mentirosa, absurda e irresponsável”. (Foto: Arquivo)

Em depoimento nesta quarta-feira (7), o ex-subsecretário de saúde do estado do Rio de Janeiro César Romero afirmou que o esquema que envolveu o empresário Miguel Iskin e o ex-diretor do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) Sérgio Côrtes incluiu pagamento de propina e entre os envolvidos, está o ex-ministro Humberto Costa (PT), que hoje é senador pelo PT de Pernambuco.

O ex-subsecretário detalhou o esquema de corrupção que, segundo a denúncia do Ministério Público Federal, começou no Into e depois foi replicado na Secretaria Estadual de Saúde, quando Côrtes foi nomeado secretário pelo ex-governador Sérgio Cabral.

O delator disse que o empresário fez pagamentos ao ex-ministro e a um gestor da área de orçamento do ministério. Em nota, Humberto Costa disse que a acusação de César Romero é “mentirosa, absurda e irresponsável”.

O texto afirma ainda que: “O Projeto Suporte foi criado pela Portaria n° 401, de 16 de março de 2005, que em seu Art. 4° delegava diretamente ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) a assessoria e execução do projeto, responsabilidades entre as quais estava a incumbência de licitações e contratações, sem qualquer interferência do Ministério da Saúde. As modificações ocorridas na referida portaria mencionadas na delação do réu ocorreram após a saída de Humberto Costa do comando da pasta”.

César Romero depôs como parte do processo gerado pela Operação Fatura Exposta, que investiga atos ilícitos na Secretaria Estadual de Saúde durante o governo Cabral. Ele fechou um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Federal.

Com informações do JC

UPAE/IMIP de Petrolina trabalha a campanha “Natal Solidário” para arrecadar alimentos e material de higiene

(Foto: ASCOM)

Como nos anos anteriores, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realiza no final do ano a campanha “Natal Solidário”, que tem como objetivo ajudar uma instituição filantrópica da cidade.

Mais uma vez, a Unidade escolheu o Cantinho do Aconchego – Casa do Idoso – para realizar a doação. A diferença é que este ano a equipe está arrecadando alimentos não perecíveis e material de higiene.

“No ano passado fizemos um trabalho lindo e conseguimos realizar o sonho dos idosos moradores do lar. Primeiro nós fomos ao local e perguntamos qual presente cada um gostaria de ganhar no Natal. Em seguida, realizamos a nossa campanha para a arrecadação dos presentes, que deu muito certo, pois conseguimos atender a todos os pedidos”, relembra a supervisora do Serviço Social e uma das organizadoras da campanha, Nazaré Cunha.

LEIA MAIS

Em nove meses, programa Consultório na Rua realiza cerca de 4 mil atendimentos em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Levando serviços de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o programa ‘Consultório na Rua ‘, já realizou cerca de 4 mil atendimentos, em Petrolina, no período de janeiro a setembro deste ano.

O trabalho é realizado por uma equipe de profissionais que de forma itinerante percorre todos os bairros da cidade, dando ênfase em locais conhecidos por aglomeração de pessoas em situação de rua.

De acordo com a coordenadora do programa e psicóloga, Marla Gomes, o trabalho é realizado sempre de segunda a sexta-feira, das 14 às 20h. Por mês, são atendidos cerca de 300 pacientes, dentre eles, moradores de rua, profissionais do sexo, flanelinha e toda população em situação de rua.

“É um trabalho muito gratificante que realizamos em Petrolina. Nosso serviço é semelhante ao oferecido pelas Unidades Básicas de Saúde, porém, nós temos um público específico. Temos uma equipe formada por uma psicóloga, uma assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes sociais”, frisou.

LEIA MAIS

Família não consegue enterrar bebê porque hospital perdeu o corpo

(Foto: Reprodução)

Uma família do Rio de Janeiro não consegue enterrar um recém-nascido porque os funcionários do hospital não sabem onde está o corpo do bebê.  O enterro da criança seria nesta terça-feira (7), mas foi cancelado porque os parentes foram informados pela direção do Hospital Pasteur que o corpo desapareceu.

“Hoje, quando eu chego de manhã com a funerária para ver o corpo, eles não me entregaram o corpo do meu filho. E me enrolaram até agora, não deram nenhum tipo de informação. Chegam agora e o diretor do hospital me fala que ou jogaram o meu filho fora sem querer, limpando e tal porque era pequeno, ou então foi dado para outra funerária levar. Foi isso o que me passou. E aí, ele me dá um documento que não diz nada, não tem nem a assinatura do hospital. Eu acho um total desprezo, já que se trata de uma pessoa, um ser humano”, contou o pai do recém-nascido, Wanderson Nunes.

Em nota enviada, o hospital informou que lamenta o episódio e instaurou uma sindicância interna para apurar os fatos. Também foi dito que a equipe da unidade de saúde permanece em contato com a família.

Wanderson disse, ainda, que a esposa dele ainda não sabe do ocorrido. Ele afirmou que irá contar à mulher, mas não sabe como vai explicar que sumiram com o corpo do filho.

Fonte G1

Pacientes do CEO do João Paulo II recebem próteses dentárias nesta sexta

(Foto: ASCOM)

Nesta sexta-feira (10), será realizado um mutirão de entrega de próteses dentárias no Centro de Especialidades Odontológicas do João Paulo II. Além da realização da entrega para aproximadamente 60 pacientes, também serão realizadas atividades educativas durante a sala de espera. O mutirão será realizado a partir das 08h.

Segundo a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Juazeiro, a ação é uma iniciativa da equipe da unidade, que vem encontrando dificuldades no rastreamento dos pacientes para a entrega das próteses.

“Com a realização do mutirão teremos um alcance maior da população, e também teremos a oportunidade de promover a saúde bucal por meio de atividades educativas”, explica.

O Centro de Especialidades Odontológicas de Juazeiro funciona das 08h às 17h e está localizado na Quadra 32, s/n, João Paulo II.