Com plataforma online, projetos da prefeitura de Petrolina são monitorados em tempo real

(Foto: Divulgação)

A prefeitura de Petrolina implantou uma plataforma online para monitoramento de suas ações estratégicas. Miguel Coelho e os secretários têm à sua disposição um sistema que disponibiliza informações atualizadas diariamente sobre cada obra e projeto.

De acordo com a secretária de Planejamento e Inovação, Laura Recena, o prefeito convocará reuniões periódicas com os secretários e suas respectivas equipes técnicas para discussão do desempenho de seus projetos e indicadores.

“O monitoramento dos projetos estratégicos da Prefeitura é uma ferramenta importantíssima para dar maior visibilidade e clareza ao chefe do executivo sobre as ações que estão em curso em cada secretaria. Além disso, as reuniões são um ambiente propício para o aprimoramento de ideias sobre novos projetos para a Prefeitura”, explicou.

HU-Univasf emite nota sobre paralisação dos servidores da instituição

(Foto: Arquivo)

Cerca de 50 servidores paralisaram suas atividades no Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), na última segunda-feira (13). Em nota, a instituição informou que o trabalho foi retomado hoje (21).

A greve foi iniciada, segundo o Sindicato Estadual dos Trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares (Sindserh-PE), devido ao atraso nas negociações com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em relação ao Acordo Coletivo de Trabalho referente a 2017/2018.

A paralisação inicial foi uma sinalização para o início de uma greve, caso as reivindicações do grupo não sejam atendidas. Por este motivo, as atividades foram retomadas para não prejudicar o atendimento da instituição. Entretanto, uma nova assembleia será feita na próxima segunda-feira (27) para decidir o rumo dos servidores.

Em nota, o HU-Univasf informou que providenciará a agilização de procedimentos cirúrgicos que não foram realizados durante o período de greve. A direção permanece aguardando o resultado das negociações em torno do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018, sob responsabilidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ocorridas no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Equipe de enfermagem do Hospital Dom Malan é treinada para realização do teste rápido de HIV e Sífilis

(Foto: ASCOM)

Com o objetivo de prevenir a transmissão vertical do HIV e da Sífilis, promover o cuidado ao paciente e a segurança da equipe de saúde, o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina passará a utilizar os testes rápidos disponibilizados pelo governo federal. Antigamente, os testes eram feitos em laboratório. Agora serão realizados pela própria equipe de enfermagem, agilizando o acesso aos resultados.

Para a realização dos testes rápidos de HIV e VDRL é preciso que a equipe de enfermagem esteja treinada e os primeiros profissionais já foram capacitados na última semana. Até o final do mês, 100% dos profissionais estarão treinados e qualificados a realizar o teste rápido nas pacientes da emergência obstétrica.

“O diagnóstico antecipado da infecção pelo HIV e da sífilis durante o período gestacional seria o ideal para a redução da transmissão vertical, da mãe para o bebê. No entanto, a maioria das gestantes que dão entrada no HDM chegam sem estes resultados. Seguindo a Portaria n° 29, de 17 de dezembro de 2013, que aprova o Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV em Adultos e Crianças, qualquer profissional pode realizar o teste rápido, desde que tenha sido capacitado. Com o teste rápido realizado na entrada da gestante na emergência obstétrica, o resultado sai em, no máximo, 30 minutos, evitando a exposição da equipe e antecipando qualquer tipo de profilaxia, tratamento ou escolha da via de parto”, esclarece a coordenadora de enfermagem, Fátima Leal.

O número de caso de sífilis em Pernambuco, por exemplo, aumentou 414% em dois anos. Em Petrolina, foram confirmados 120 casos nos nove primeiros meses deste ano. Isso sem falar do avanço do HIV/AIDS. Em 2016, foram registrados 32 novos casos.

Diagnosticar e tratar essas doenças o mais rápido possível durante a gravidez é importante para impedir a transmissão para o bebê. Com o tratamento médico, a chance do bebê contrair a doença cai para menos de 1%. Quando não há tratamento, a taxa de risco chega a 20%. As recomendações envolvem o uso de antirretrovirais, parto cesárea e a não amamentação.

Os testes rápidos não são comumente usados para fins de diagnóstico, mas podem ser bastante úteis em situações de emergência, onde há a necessidade de avaliação e decisão rápida sobre o uso de profilaxia medicamentosa, por exemplo. Isso ocorre nos casos de exposição dos profissionais de saúde ao risco ou de gestantes prestes a entrar, ou já em trabalho de parto, que não tenham sido testadas para HIV ou sífilis no pré-natal.

Petrolina: Índice de 40% de pacientes que faltam consultas e exames no SUS prejudica unidades de saúde

(Foto: ASCOM)

O grande número de faltas aos exames médicos marcados através do Sistema Único de Saúde (SUS) em Petrolina (PE) tem preocupado a Secretaria Municipal de Saúde. No município, cerca de 40% dos pacientes que realizam marcações não comparecem para a realização dos procedimentos. Segundo estudos, o índice aceitável de faltas no SUS é de 20%.

Buscando identificar os motivos para esse índice elevado e traçar estratégias, a Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, nesta semana, um levantamento nos bairros da cidade que apresentaram os maiores números. O primeiro foi o Loteamento Recife, zona leste da cidade.

A secretária executiva de gestão em saúde, Cássia Guimarães, juntamente com uma equipe da pasta, visitou a Unidade Básica de Saúde e diversas residências da localidade para saber os motivos das ausências.

“Nós tivemos diversas respostas, uns tinham outros compromissos, outros disseram não saber do agendamento, e alguns não foram por motivos pessoais. Isso é preocupante e precisamos conscientizar a população sobre a importância de comparecer a esses procedimentos. No que diz respeito ao trabalho da Secretaria, vamos traçar estratégias para que todos sejam avisados com antecedência”, frisou.

De acordo com a secretária executiva, a orientação é que o paciente que estiver impossibilitado de ir aos agendamentos comunique em tempo hábil à unidade de saúde. “Isso permitirá que a equipe de marcação aproveite a vaga para outra pessoa que está aguardando. Durante nossa visita identificamos que apenas uma pequena parte compareceu à unidade para devolver a vaga. Outra orientação é que o paciente mantenha sempre o endereço e os telefones atualizados nas unidades”, alertou.

Pernambuco: humanização de parto é debate em Audiências Públicas

Audiência pública em Cabrobó (PE). (Foto: ASCOM)

Durante os dias 21, 22 e 23 de novembro acontecerão três audiências públicas no Sertão do Araripe em Pernambuco para debater sobre a humanização do parto e nascimento e a melhora dos serviços de saúde para as mulheres.

Organizadas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), através do projeto Mulheres Doulas Articulando Vidas, as audiências propõem reunir sociedade civil e poder público para dialogar sobre a seguinte pergunta: “Humanização do Parto e Nascimento: é possível mudar a forma de nascer?”.

A primeira audiência será em Santa Filomena, a partir das 8h da terça-feira, 21 de novembro. No dia seguinte, 22, a audiência pública acontecerá em Ipubi. Por último, na próximo quarta-feira (23) será realizada em Ouricuri.

Todas acontecerão na Câmara Municipal de Vereadores correspondente. Estas ações são uma das estratégias que o CNMP desenvolve para, através da parceria e trabalho com o poder público e a sociedade civil organizada, contribuir para a redução da morbidade e mortalidade materna na região. O projeto “Mulheres Doulas Articulando Vidas” tem apoio financeiro da União Europeia.

Vilmar Cappellaro descentraliza ações e reforça equipes de programas de prevenção de saúde para a população

Através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF de Lagoa Grande, PE, o Prefeito Vilmar Cappellaro, juntamente com o vice-prefeito, Ítalo Ferreira, também secretário da Saúde, tem avançado nos Programas de prevenção das comunidades. O NASF que é ligado á secretaria da Saúde, realiza dezenas de atividades para a população dentro da atenção primária da saúde. Entre as propostas está a atuação na retaguarda e apoio das Unidades Básicas de Saúde – UBS com intervenções no âmbito da promoção de saúde e prevenção de doenças das famílias. O NASF estruturalmente é formado por uma equipe multidisciplinar e sua função principal é apoiar cada equipe de saúde da família do município na Sede e em todos os distritos.

Programa Atividade Assistida é outro programa em evidência da nova gestão

Este é mais um programa que teve início na nova gestão municipal em janeiro de 2017 e tem como objetivo acompanhar os usuários das unidades de saúde na prática de exercícios. Isso faz com que os profissionais estejam cada vez mais próximos da população, neste caso, no local em que os usuários fazem caminhada diariamente. A atividade assistida é mediada por um educador físico e nutricionista. Este Programa é realizado na Sede e no distrito de Vermelhos.

Confira as diversas intervenções do NASF

Atendimento em grupo, visitas domiciliares, atendimento compartilhado, visita compartilhada, projeto terapêutico singular – PTS, avaliações individuais, reuniões de matriciamento, diagnóstico territorial e atendimento individualizado. Além de programas de intervenção em demandas específicas como o Programa Vida Saudável faz parte de um leque de programas implementados e mantidos pelo NASF na rede de atenção em saúde. Seu objetivo é incluir na prática de cuidado da população a cultura da promoção da saúde e prevenção de doenças. Esse tipo de cultura de cuidado está sendo inserida através das ações mediadas pelos profissionais da equipe. O programa faz mensalmente 270 intervenções na prática física. O grupo técnico da Saúde é formado por educador físico, nutricionista, fisioterapeuta e psicólogos.

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina recebe novos médicos

(Foto: Internet)

Visando atender à demanda de 150%, a qual o hospital é constantemente submetido, a direção do Dom Malan/IMIP de Petrolina busca sempre contratar novos médicos e profissionais de saúde. Somente este ano, já foram admitidos nas áreas de ginecologia/ obstetrícia e pediatria 18 médicos. Os mais novos recém-contratados chegaram agora em novembro e juntos formam uma equipe de 194 profissionais, incluindo os plantonistas e prestadores de serviço.

Todo esse esforço tem como objetivo prestar uma assistência à saúde humanizada e de qualidade à população dos 55 municípios da Rede PEBA, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas pelo Sistema Único de Saúde no país.

“Os serviços públicos vivem superlotados e essa realidade no Dom Malan não é diferente. Mas, temos uma equipe coesa, dedicada e que busca fazer a diferença. Isso inclui os novatos, que inclusive procuram o HDM pelas boas referências do ensino, pesquisa e assistência”, considera o superintendente Etiel Lins.

Para Sérgio Fernandes Cabral, por exemplo, a oportunidade de trabalhar no Dom Malan soma-se à possibilidade de mudança de vida. “Venho do Recife em busca de uma melhor qualidade de vida para a minha família. Lá a gente trabalha muito, não tem tempo para os filhos e vive um dia a dia muito corrido. Quando soube da oportunidade no HDM não pensei duas vezes, até porque ressoa no estado o bom trabalho desenvolvido pelo hospital e todo mundo em Recife conhece o padrão de excelência do IMIP”, ressalta o médico.

LEIA MAIS

Governo pretende mudar programa Farmácia Popular

Para reduzir custos, o governo quer mudar o programa Farmácia Popular, que oferta remédios gratuitos ou com desconto de atê 90% e que atendeu 10,1 milhões de pessoas em outubro. O ministro Ricardo Barros (Saúde) afirmou que quer alterar o modelo de pagamento para as 30 mil farmácias particulares credenciadas, visando economizar atê R$ 600 milhões dos R$ 2,7 bilhões gastos anualmente.

Hoje, as farmácias recebem reembolso pelos produtos entregues baseado em uma tabela com valores de referências já definidos. Barros quer renegociar isso, definindo um cálculo que embuta preço no atacado e 40% de margem para compensar os custos de aquisição e distribuição dos remédios.

Para representantes do setor, a iniciativa pode inviabilizar o programa, criado no governo Lula. Segundo a associação das redes de drogarias, os preços sugeridos não compensarão os custos. “Nos parece perigoso que um dos poucos êxitos seja ameaçado”, diz Antônio Britto, da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa. Barros nega que haja desmonte do Farmácia Popular e afirma que pode voltar a distribuir todos os remédios apenas no SUS se não houver acordo.

Saúde: Vigilância Sanitária de Petrolina alerta sobre uso indiscriminado de antibióticos

(Foto: Ilustração)

Após palestras e discussões sobre o papel da sociedade e dos profissionais de saúde na utilização e prescrição correta de antibióticos, o simpósio “Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos – Petrolina fazendo sua parte”, realizado pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária, encerrou na tarde desta sexta-feira (17).

O evento, que aconteceu no Sest/Senat, teve como objetivo principal a conscientização da sociedade sobre a utilização indiscriminada de antibióticos, que deve ser utilizado somente com prescrição médica e em casos que realmente necessitem deste tipo de medicamento. Participaram do encontro o professor Dr. Mateus Matiuzzi da Costa, da Universidade Federal do Vale do São Francisco e o especialista da Agência de Vigilância Sanitária, Heberton Solano Novaes.

“A Organização Mundial de Saúde celebra entre os dias 13 e 17 de Novembro a Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos, e nós não podíamos deixar passar essa oportunidade em Petrolina. Discutimos o quanto é necessário que, antes de tomar qualquer antibiótico, o paciente busque orientação, já que nem sempre a doença é tratada com este tipo de remédio. O uso responsável dos medicamentos também ajudará a reduzir a ameaça de resistência aos antibióticos”, destacou o diretor da Vigilância Sanitária, Anderson Souza.

Antibióticos

Os antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar doenças provocadas por elas, mas as bactérias têm mecanismos para se defenderem quando são expostas repetidas vezes e por longos períodos aos antibióticos. A resistência aos antibióticos é uma defesa natural das bactérias e pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação.

Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos tanto na saúde humana quanto dos animais. Por isso, está cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções e a resistência aos antimicrobianos está sendo considerada uma das maiores preocupações globais em saúde pública.

Petrolina: Perímetro Irrigado é beneficiado com mutirão da saúde

A ação já garantiu atendimento a mais de nove mil pessoas. (Foto: ASCOM)

Em sua sétima edição, o projeto Construindo Novo Tempo na Saúde atendeu mais uma comunidade do interior de Petrolina. Durante toda a manhã, a população do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, Núcleo 8 (N-8), recebeu atendimento médico e odontológico; orientações com psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta; além da realização de exames e testes rápidos. Para os animais, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve presente com a vacinação contra a raiva.

O projeto Construindo Novo Tempo na Saúde é realizado uma vez por mês em bairros diferentes da cidade. O objetivo é levar os atendimentos para as localidades com maiores áreas descoberta, além de diminuir a demanda reprimida para consultas e exames nas Unidades Básicas de Saúde. A ação já garantiu atendimento a mais de nove mil pessoas.

Durante os mutirões, a equipe da Secretaria de Saúde também realiza ações de conscientização sobre a importância da promoção a saúde e prevenção de doenças. “Petrolina vem crescendo cada vez mais, todos os dias surgem novos residenciais e precisamos de mecanismos para atender toda nossa população. Já estamos na nossa sétima edição e, graças a Deus, estamos tendo resultados positivos. Em todos os bairros que já passamos a população recebe muito bem, participa de todas as atividades e com isso, a nossa demanda reprimida diminui consideravelmente”, destacou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Depois de dois meses, mulher consegue medicação em Petrolina

As duas caixas de Rapamune custaram R$ 4.300 reais. (Foto: Arquivo Pessoal/Manuel Luiz)

Desde do início do mês de outubro, acompanhamos o caso de Manuel Luiz, esposo de Adriana Lima que sofre de doença rara e estava há dois meses sem receber medicação do Governo de Pernambuco. Nesta sexta-feira (17) a medicação finalmente chegou.

Segundo informações de Manuel Luiz, as duas caixas de Rapamune chegaram pelos Correios na residência do casal. Ele ainda informou que a compra foi através de um bloqueio da Promotoria de Justiça na conta do Estado de Pernambuco para regularizar o fornecimento da medicação.

Ainda segundo Manuel, o valor do bloqueio chega ao valor de R$ 12 mil. Entretanto a medicação que recebeu é suficiente apenas para um mês. “Eu ainda mão sei bem o que fazer para continuar recebendo a medicação nos próximos meses, mas conto com a justiça”, afirmou.

Relembre o caso

Desde o dia 15 de setembro, Adriana Lima, esposa de Manuel, estava sem os comprimidos de Rapamune, necessários para o tratamento da esclerose tuberosa, doença rara que causa bolhas no pulmão. A caixa do medicamento custa em torno de R$ 2.500 reais, sem condições de arcar com os custos o casal conseguiu na Justiça o direito de receber o remédio.

Fórum apresenta redução no número de acidentes de trânsito em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Durante o I Fórum de Vigilância em Saúde do Sertão do São Francisco, nesta sexta-feira (17), foram apresentados dados acerca de violência no trânsito em Petrolina. Nos primeiros nove meses, os números de acidentes e de óbitos no trânsito, contou com 102 ocorrências a menos que no mesmo período de 2016.

No período de janeiro a setembro deste ano, Petrolina registrou 4.456 Acidentes por Transporte Terrestre (ATT). Desse total, 3.265 envolveram motocicletas. Já no mesmo período do ano passado, foram 4.558, ou seja, houve uma redução de 102 casos. Com relação ao número de óbitos, neste ano foram 70 mortes contra 83 no mesmo período do ano passado.

“Hoje os acidentes são considerados um problema de Saúde Pública, gerando um custo muito alto para os hospitais e todo o Sistema Único de Saúde. Petrolina registra atualmente, em média, 400 acidentes por mês, do total, cerca de 75% correspondem a acidentes de moto. Desde o começo do ano lançamos o projeto Vida no Trânsito para a conscientização dos motoristas. Graças a Deus, com as ações do projeto e outras ações intersetoriais já podemos vislumbrar resultados positivos”, ressaltou a secretária executiva de vigilância em saúde, Marlene Leandro.

Laboratório de Simulação prepara profissionais para atendimento no HDM/IMIP de Petrolina

Entre as vantagens da simulação estão o aprendizado mais ético e seguro, sem risco de danos ao paciente. (Foto: Divulgação)

Para melhorar o atendimento Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, a unidade passou a contar com um Laboratório de Simulação, que recria situações da unidade materno-infantil para treinar profissionais.

A conquista foi possível através de recursos provenientes do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência).

“Na Sala de Simulação, os profissionais podem recriar as situações e desafios vividos no dia a dia de uma unidade hospitalar. Dessa maneira, os treinamentos são os mais próximos possíveis da realidade e permitem ao profissional praticar, corrigir falhas e resolver dúvidas, de forma segura e eficiente. Então, esse é um ganho sem precedentes”, considera a diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães.

Além dos manequins, a sala dispõe de modelos anatômicos e equipamentos para reprodução de procedimentos como exames ginecológicos, práticas de ressuscitação cardiorrespiratória, intubação traqueal e administração de medicamentos.

 Entre as vantagens da simulação estão o aprendizado mais ético e seguro, sem risco de danos ao paciente, e a possibilidade de repetições de procedimentos para esclarecer dúvidas. A proposta é acrescentar ferramentas ao ensino tradicional, sem a pretensão de descartar os ganhos obtidos nos contatos interpessoais, não-simuláveis.

Em Petrolina, mutirão atende moradores do Projeto Senador Nilo Coelho neste sábado

(Foto: Ilustração)

A Sétima edição do Novo Tempo na Saúde atende neste sábado (18) moradores do Projeto Senador Nilo Coelho – N8, em Petrolina. O atendimento com médicos especializados será feito na AME Hildo Diniz.

A ação, idealizada pela Secretaria de Saúde de Petrolina, já garantiu atendimento a mais de nove mil pessoas e alcança sua sétima a partir das 08h. Serão disponibilizados testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites, vacinação para o público em geral e animais domésticos, saúde bucal e atividades educativas, além de consultas com médicos.

“É uma forma que encontramos de desafogar os serviços das Unidades Básicas de Saúde. Muita gente estava com consulta marcada e já recebeu o atendimento na sua comunidade, isso significa que a vaga está sendo liberada para outra pessoa. Além disso, em locais mais distantes da zona urbana muita gente não tem condições de pagar uma passagem e acaba perdendo os procedimentos. Vamos expandir cada vez mais esse projeto”, afirmou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Casa Nova: Secretaria de Saúde vai às ruas e assume Novembro Azul

O mês inteiro será dedicado à prevenção do câncer da próstata. (Foto: ASCOM)

A Secretária de Saúde de Casa Nova, Maria de Lourdes da Silva Santos, em 10 meses de governo já esteve à frente da reforma do hospital, com ampliação, melhoria do atendimento, contratação de médicos e abastecimento das farmácias.

Colocou para funcionar todos os postos de saúde e ampliou a cobertura das Unidades de Saúde da Família. No Outubro Rosa fez de Casa Nova referência no atendimento e acompanhamento às mulheres de Casa Nova.

O mês de novembro, para a secretária, é azul. O mês inteiro será dedicado à prevenção do câncer da próstata e de outras enfermidades majoritariamente masculinas. O Dia Mundial dos Diabéticos, 14 de novembro, em Casa Nova foi inteiro dedicado à serviços de promoção e prevenção a saúde. Glicemia capilar, aferição de pressão arterial, orientações sobre dieta saudável, avaliação por odontólogos e orientação para prevenção e detecção do câncer bucal.

“O homem naturalmente é resistente para ir ao médico, mas nossa tarefa é reduzir esta resistência, realizar os exames, ampliar o atendimento, modificar a cultura. Novembro em Casa Nova é Azul”, comenta a Secretária, reiterando o convite a todos os cidadãos casanovenses para comparecerem ao médico este mês.