Em Juazeiro, médicos participam de assembleia do Sindimed e UBS ficam sem atendimento

(Foto: Arquivo)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informou nesta terça-feira (28) que devido a uma reunião do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) será alterado nesta quarta-feira (29).

A reunião está prevista para acontecer às 9h, dessa forma, as UBS em que os profissionais participarem da reunião, podem ficar sem atendimento médico durante a manhã.

Os serviços de urgência e emergência, como SAMU, UPA 24h, Maternidade e Hospital da Criança, continuam funcionando normalmente.

Petrolina recebe investimento de R$ 5 milhões do Ministério da Saúde

O pacote de investimentos é proveniente de 14 emendas do senador FBC e dos deputados Fernando Filho, Adalberto Cavalcanti e João Fernando Coutinho. (Foto: Divulgação)

Em reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta segunda-feira (27) o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho conseguiu um investimento de R$ 5 milhões para a saúde do município.

O encontro contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, e o senador Fernando Bezerra. A iniciativa será investida na construção de três unidades básicas de Saúde (UBS) e da Academia, além da reforma e ampliação de policlínica, unidades de Atendimento Médico Especializado (AME) e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O pacote de investimentos ainda prevê recursos para compra de equipamentos para outras estruturas da rede municipal.

“São investimentos de grande importância para ampliar e melhorar o atendimento médico em Petrolina. Com essa previsão de receber os recursos em dezembro, nossa ideia é já iniciar as primeiras obras no início do próximo ano”, adianta Miguel Coelho.

Segundo o prefeito, foi dada a garantia pelo ministro Ricardo Barros de pagar a primeira parcela desses R$ 5 milhões já em dezembro. O restante dos recursos será liberado gradualmente em 2018.

O pacote de investimentos é proveniente de 14 emendas parlamentares do senador Fernando Bezerra e dos deputados federais Fernando Filho, Adalberto Cavalcanti e João Fernando Coutinho.

“Esse apoio político é decisivo para atrair grandes investimentos. Estamos atuando em várias frentes ao lado de deputados, senadores e a iniciativa privada, pois acreditamos que a solução para os grandes desafios de uma cidade como Petrolina necessita de engajamento de toda a sociedade e não apenas da Prefeitura”, defende o prefeito.

Dia Mundial de Combate à Aids tem ações gratuitas de saúde em Petrolina

(Foto: Internet/Ilustração)

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é celebrado no dia 1º de Dezembro e, no Brasil, durante todo o mês, o movimento intitulado “Dezembro Vermelho” será voltado à prevenção, assistência e promoção dos direitos humanos às pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Em Petrolina, o Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) promoverá, na próxima sexta-feira (01), atividades de enfrentamento à doença, com realização de testes rápidos e rodas de conversa para desmistificar o tabu sobre a síndrome.

De acordo com a psicóloga do SAE, Sâmara Paes, a informação é o melhor caminho para a desconstrução do preconceito as pessoas que vivem com o HIV. “Falar sobre o vírus é a melhor forma de combatê-lo, pois passamos a conhecê-lo. Aqui no serviço nos deparamos ainda com usuários que não têm coragem de se identificar, de compartilhar vivências, porque tem vergonha do julgamento da sociedade. Então, o trabalho de acompanhamento a este público-alvo é contínuo, diário, e tão importante quanto à prevenção”, defende a psicóloga.

Números

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS completa 30 anos de existência em 2017. No Brasil, foi aprovada, no último dia 7 de Novembro, a Lei 13.504/2017 que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS (Dezembro Vermelho).

Segundo a UNAIDS, órgão das Nações Unidas, criado para lidar com a doença, em 2016, 48 mil pessoas foram confirmadas com o vírus HIV no Brasil. Em Petrolina, de 2015 a Outubro de 2017, foram registrados 297 casos de HIV em adultos, 33 em gestantes e dois em crianças.

Para Karelly Oliveira, Coordenadora do CTA, o número pode ser ainda maior, pois há muitas pessoas que não fazem os testes ou não fazem acompanhamento.”Como em grande parte dos casos, o HIV é silencioso, muitos indivíduos nem sabem que possuem o vírus, e, para além disso, ainda há muita gente que recusa o tratamento por diversos motivos, não gerando o número exato para o nosso banco de dados”, esclarece.

Vivência

“Há um ano, em um teste de rotina, eu descobri que tinha o vírus HIV. A primeira coisa que a gente pensa é na sentença de morte, por tudo que fomos habituados a escutar sobre a doença. Sempre me preveni em minhas relações sexuais, mas em algumas, decidi não usar camisinha, porque a gente pensa que nunca vai acontecer com a gente. Após o resultado, decidi contar aos meus pais, que me deram total apoio, e eu busquei ajuda no SAE. Tomo os medicamentos, faço acompanhamento com a psicóloga, rodas de conversa e, com isso, percebemos que eu não sou o vírus. Ele faz parte de mim, mas eu posso levar uma vida normal”, diz um paciente de 25 anos que prefere, ainda, não se identificar.

Tratamento

O tratamento da AIDS é feito com medicamentos antirretrovirais que são fornecidos gratuitamente pelo SUS. Estes medicamentos combatem o vírus e fortalecem o sistema imune, mas não curam a doença porque ainda não há uma cura. Apesar disso, é importante seguir o tratamento da AIDS para diminuir a carga viral, aumentando o tempo de vida, e também para diminuir o risco de desenvolver doenças relacionadas à síndrome.

“Os casos de AIDS em casais heterossexuais e em jovens tem aumentado muito, pela falsa sensação de que o vírus não mata mais como antigamente. Sim, é perceptível que, com o tratamento, conviver com o HIV é menos doloroso, mas não pode haver descuido, tem que haver sempre a preocupação com a prevenção”, alerta a psicóloga do SAE.

Serviço

O CTA/SAE funciona de funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h, e fica localizado na Av. Joaquim Nabuco S/N (em frente ao Dom Malan). No dia 1° de dezembro (Sexta-feira), o serviço será voltado especificamente ao combate do HIV/AIDS, com realização de testes rápidos, palestras e distribuição de preservativos, das 08h às 14h.

Estatuto da Pessoa com Câncer de PE será lançado nesta segunda

(Foto: Internet)

Esta segunda-feira (27) é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, data criada pelo Ministério da Saúde em 1988 com o objetivo de alertar a população sobre a enfermidade.

O dia foi escolhido pela Comissão Especial de Elaboração do Estatuto da Pessoa com Câncer para a apresentação do relatório final dos trabalhos realizados pelo colegiado. A divulgação será feita às 13h30, na Assembleia Legislativa, no Plenarinho 2 do edifício Miguel Arraes de Alencar.

Além da confecção do estatuto, o grupo parlamentar também irá apresentar o Projeto de Lei que reúne e estabelece diretrizes, normas e critérios básicos que garantam amparo legal para pessoas com câncer, atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito do Estado de Pernambuco.

Nos últimos seis meses, a comissão elaborou o estatuto com base em demandas, sugestões, reivindicações e problemas detectados em instituições governamentais e não governamentais, nos hospitais e centros médicos do Recife.

A pesquisadora da Fiocruz Pernambuco e mestra em Saúde Pública, Rosalva Raimundo da Silva, já havia identificado, em levantamento nos últimos dois anos, vários gargalos na assistência. Quase 60% das pernambucanas não começam o tratamento contra o câncer de mama dentro dos 60 dias preconizados pela Lei Federal nº 12.732, por exemplo.

Fonte FolhaPE

Três crianças passam mal após comer plantas em Pesqueira

As crianças passam bem e devem receber alta ainda nesta sexta-feira (24). A Polícia Civil investiga o caso.

Com suspeita de envenenamento, três crianças com idades entre dois e seis anos estão internadas Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Elas passaram mal após comer algumas plantas na zona rural de Pesquira.

Segundo a polícia, as crianças podem ter comido mamona ou alguma outras planta em um sítio. As crianças foram levadas, inicialmente, para o Hospital Doutor Lídio Paraíba e transferidas para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

Novembro Azul: Homens em situação de rua participam de atividades em Petrolina

A partir dos 50 anos todo homem deve consultar um urologista regularmente para uma avaliação. (Foto: Ilustração)

O Consultório na Rua promove na nesta sexta-feira (24) atividades voltadas para homens em situação de rua, dentro da programação da campanha “Novembro Azul” em Petrolina.

A atividade vai acontecer no Centro Pop e vai contar com orientações sobre o câncer de próstata, promoção da saúde, com a distribuição de preservativos, teste de hanseníase, aferição de pressão arterial e informações sobre tuberculose.

“Quando realizamos essas ações, muitos usuários procuram o serviço de saúde com suspeitas de doenças que nós discutimos com eles. Sabemos que os homens têm ainda mais resistência em buscar atendimento médico, portanto, esperamos que após a roda de conversa consigamos atingir um grande número de usuários”, afirma a coordenadora do programa e psicóloga, Marla Gomes.

Em Belo Jardim, adolescente de 15 anos morre por chikungunya

(Foto: Ilustração)

Nesta quarta-feira (22) um boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, confirmou chikungunya como a causa da morte de um adolescente de 15 anos, no Distrito de Serra do Ventos, em Belo Jardim.

A Prefeitura de Belo Jardim divulgou uma nota dizendo que intensificou o combate ao mosquito Aedes Aegypti e realiza mutirões de limpeza pela cidade, além do canal do Rio Bitury, que corta o município.

A prefeitura realizou também uma limpeza nos dois cemitérios urbanos, em busca de possíveis locais propícios para proliferação do mosquito. Os agentes de endemias intensificaram as visitas residenciais e o uso de produtos que impedem a multiplicação dos mosquitos.

Com informações do G1

Em Petrolina, profissionais da atenção básica são treinados para fortalecer controle da hanseníase

O diagnóstico é feito pelo médico e envolve a avaliação clínica dermatoneurológica do paciente. (Foto: Internet)

Profissionais da Atenção Básica de Petrolina encerram, nesta quinta-feira (23), uma capacitação sobre Hanseníase, com o objetivo de atualizações sobre o agravo e a importância do diagnóstico precoce. Iniciado na última segunda-feira (20), a oficina é promovida pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria de Saúde.

A hanseníase, popularmente conhecida por lepra, é alvo de bastante preconceito, porém, tem cura. É função da equipe de Atenção Básica diagnosticar o agravo e encaminhar o paciente para o tratamento, que é feito gratuitamente pelo SUS.

O diagnóstico é feito pelo médico e envolve a avaliação clínica dermatoneurológica do paciente, por meio de testes de sensibilidade, palpação de nervos e avaliação da força motora. Se necessário, é realizado um exame chamado baciloscopia.

De acordo com a secretaria executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, a ação é voltada para que qualquer profissional da atenção básica esteja apto a detectar a doença. “A Secretaria de Saúde tem investido em momentos como estes, de educação continuada, pois acredita que por meio da capacitação profissional, é possível ofertar um serviço de saúde com qualidade para as pessoas”, destaca.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. A transmissão do M. leprae se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora, chamada multibacilar, que não se encontra em tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz.

Tocar a pele do paciente não transmite a hanseníase. Ela afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. A doença pode ser curada entre  6 e 12 meses de terapia com vários medicamentos. O tratamento precoce evita deficiência.

Ação em combate à tuberculose identifica 16 casos suspeitos na Penitenciária de Petrolina

O tratamento é gratuito, feito através do Sistema Único de Saúde. (Foto: ASCOM)

Os detentos da Penitenciária, Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina, tiveram um dia diferente, nesta terça-feira (21), quando a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma ação em combate à tuberculose. Com folders, cartazes e faixas, os profissionais ministraram uma palestra sobre a doença e fizeram uma avaliação nos detentos identificando 16 casos suspeitos.

As atividades – que fazem parte da programação do mês nacional de combate à doença – visam, principalmente, à conscientização da população, além da busca ativa nos grupos mais propensos.

“A abertura da nossa campanha foi com as pessoas em situação de rua e, desta vez, com as pessoas privadas de liberdade. É importante ressaltar que esta é uma doença contagiosa, e, por isso, sempre procuramos orientar as pessoas sobre as formas de contágio, que é através de gotículas nos espirros e tosse, sobretudo em ambientes fechados”, destacou a responsável pelo programa de Tuberculose em Petrolina, Juliana Viana.

Em Petrolina, entre 2015 e 2017 foram registrados 331 casos de tuberculose. O tratamento é gratuito, feito através do Sistema Único de Saúde.

Sintomas

Tosse por mais de duas semanas; produção de catarro; febre; sudorese; cansaço; dor no peito; falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar um Posto de Saúde o mais rápido possível.

Pesquisa aponta que falhas em hospitais são a segunda causa de morte no Brasil

A pesquisa acompanhou 240.128 pacientes que tiveram alta hospitalar entre o início de julho de 2016 e final de junho de 2017. (Foto: Ilustração)

Pesquisa que faz parte do Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) revelou, nesta quarta-feira (22), que 302.610 pessoas morreram em 2016 em decorrência de falhas em hospitais públicos e privados do Brasil.

Por dia foram registradas, uma média, de 829 mortes dentro das instituições de saúde. O óbito é causado, em algumas situações, devido a falhas banais como erros de dosagem ou de medicamento, uso incorreto de equipamentos e infecção hospitalar.

Além das mortes, existem registros de que cerca de 1,4 milhão de pacientes são vítimas de sequelas que comprometem as atividades rotineiras e provocam sofrimento psíquico. Esses efeitos também elevam os custos da atividade assistencial. O Anuário estima que os eventos adversos resultaram em gastos adicionais de R$ 10,9 bilhões em 2016.

Dentre as maiores vítimas, estão bebês com menos de 28 dias e idosos com mais de 60 anos. Nesse grupo, quedas no hospital, infecções localizadas da cirurgia, trombose venosa e embolia pulmonar estão entre as causas evitáveis mais frequentes.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a situação não é muito diferente da brasileira. Com população aproximada de 325 milhões de pessoas, o país registra 400 mil mortes por eventos adversos ao ano, 1.096 por dia, ou 16% menos que nos hospitais brasileiros. A diferença para o Brasil diz respeito as mortes hospitalares que são a terceira do ranking americano, atrás de doentes cardíacos e de câncer.

Em Belém do São Francisco, jovem de 23 anos mobiliza a web para custear tratamento de R$ 72 mil

(Foto: Divulgação)

Para custear tratamento médico, jovem de 23 anos, inicia campanha de arrecadação na web. Moradora de Belém de São Francisco, Victória Hortência da S. Moraes, precisa ficar em tratamento por 1 ano, neste período os custos podem chegar a R$ 72 mil.

Diagnosticada com tumor vascular desde que nasceu, Victória encontrou, através de sua médica, um tratamento experimental feito com Sirolimus que é um imunossupressor (medicação pra transplantado de rins). Cada caixa da medicação custa R$ 3 mil e um processo será iniciado para que a medicação seja fornecida pelo o Governo.

“Tenho um tipo de tumor vascular, ele se chama hemangioma, tenho um com 23 cm e por conta desse crescimento ele se infiltrou no meu tórax, que já mede 9 cm e ainda tenho mais 3, mas são pequenos. Já fiz 2 procedimentos cirúrgicos e embolizações, mas ele não diminui, por ele crescer tanto ele está comprimido meus nervos e eu estou com dor crônica (quando as dores aumentam tenho que tomar 2,5mg de morfina a cada 2 h). Minha oncologista descobriu um tratamento em Boston para mim, ele ainda é experimental, mas também já foi testado em SP, e está tendo bons resultados”, explica Victória.

Preocupada com a demora em receber a medicação pelo SUS, Victória iniciou uma campanha de arrecadação na internet. “Vou tentar conseguir ele pela justiça, pois uma caixa custa 3.000,00, mas sabemos que demora muito então peço ajuda de vocês, pois não tenho condições de comprar. Por mês serão duas caixas. Estou precisando desse remédio com urgência, pois sinto muitas dores e esta é uma oportunidade de cura. Já são 23 anos convivendo com ele, e não e nada fácil”, afirma a jovem. Outras informações através do telefone: (87) 99985 3400.

As doações poderão ser feitas (em qualquer quantia) nas seguintes contas:

Bradesco
Victória Hortência da Silva Moraes
AG 6039 – 9
C/P 0054738 – 7

Banco do Brasil
Rita Maria da Silva
AG 1028-6
C/C 88.300.281-7

15ª edição do Projeto Colmeia acontecerá sexta-feira em Petrolina

Na área de cidadania haverá atendimento do Ministério Público de Pernambuco. (Foto: Ilustração)

O Sesc Petrolina promove nesta sexta-feira (24) a 15ª edição do Projeto Colmeia. A Feira é realizada com o apoio de diversos parceiros e oferecerá gratuitamente desde testes de colesterol e glicemia a orientação jurídica e avaliação física.

Com expectativa de atender duas mil e quinhentas pessoas, o evento acontecerá das 8h às 13h, na Rua Pacífico da Luz, no Centro de Petrolina. Durante toda a manhã a população terá acesso a testes rápidos de AIDS e Sífilis, orientações sobre prevenção DST/HIV/AIDS, sobre prevenção aos acidentes de trabalho, das arboviroses, de violência e promoção da saúde do trabalhador, promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde e outros serviços. Também haverá distribuição de preservativos.

Na área de cidadania haverá atendimento do Ministério Público de Pernambuco, informando sobre sua atuação e com orientação jurídica para a comunidade. Já o INSS apresentará o Programa de Educação Previdenciária, tirando dúvidas da população. O Senac e Sesi também estarão presentes na Feira com corte de cabelo e barba, massagem e recreação, respectivamente.

UPAE e HDM lembram cuidados com a saúde durante o calor forte e a baixa umidade em Petrolina

(Foto: Internet)

O verão ainda nem chegou oficialmente, mas a população do Vale do São Francisco já sofre com o calor forte e a baixa umidade. Para tentar minimizar os problemas de saúde decorrentes desse período, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, fazem um alerta.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal deve ficar em torno de 60%. Mas, em Petrolina, esse índice tem estado entre 30 e 40%, no máximo.

Quando isso acontece é necessário que as pessoas tomem certos cuidados para não prejudicarem a saúde. Isso porque o clima seco pode afetar as vias respiratórias, o que pode contribuir para o surgimento de problemas como bronquite; além do ressecamento dos olhos, mucosas, pele, nariz e boca.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde firma parceria com Hospital de Olhos e oferta 500 exames gratuitos a pacientes diabéticos em Petrolina

Os pacientes devem levar um kg de alimento não perecível, que será doado posteriormente à casa “Cantinho do Aconchego”. (Foto: Ilustração)

No próximo sábado (25) pacientes diabéticos de Petrolina poderão realizar exame para detecção de retinopatia diabética de forma gratuita, através do Mutirão “De Olho no Diabetes”.

A iniciativa foi idealizada pelo Hospital de Olhos de Petrolina, o mutirão está em sua segunda edição e conta com a parceria da Secretaria de Saúde do município, que ofertará também serviços odontológicos, aferição de pressão arterial e atividades de prevenção e promoção da saúde.

Serão disponibilizados 500 atendimentos. Para participar, os pacientes devem estar munidos de documento de identificação e cartão do SUS. As pessoas que forem diagnosticadas com retinopatia diabética e necessidade de cirurgia a laser serão encaminhadas para a realização da mesma de forma gratuita, no dia 29 de novembro (quarta-feira).

 “Este é um momento de grande importância para atender a população diabética de Petrolina e nós firmamos esta parceria, pois acreditamos em ações que auxiliem às pessoas, neste caso, realizando não somente o exame, mas dando o diagnóstico e a data para a cirurgia, que será feita de forma gratuita. Ou seja, estamos concedendo a este paciente o resultado da sua ida ao mutirão”, destaca a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Os pacientes devem levar um kg de alimento não perecível, que será doado posteriormente à casa “Cantinho do Aconchego”. De acordo com um dos idealizadores do mutirão, Dr. Guilherme Moura, “500 pacientes, cada um doando um quilo de alimento, correspondem à meia tonelada, que ajudará muito aos idosos que irão receber a doação”, ressalta.