Em Pernambuco, Secretaria de Saúde confirma duas mortes por dengue este ano

A primeira morte foi de um homem de 67 anos, na capital pernambucana. (Foto: Ilustração)

Foi confirmado nesta quinta-feira (16) a segunda morte por dengue, este ano, em Pernambuco. Um adolescente de 16 anos, morreu em fevereiro, mas a causa da morte só foi confirmada este mês.

A confirmação da causa da morte veio após uma segunda análise de amostra das vísceras da vítima. Até novembro, foram notificadas 104 mortes suspeitas de arboviroses, ou seja, em decorrência de dengue, zika e chikungunya, em Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Destas, 40 foram descartadas e duas, confirmadas.

Após passar mal, a jovem foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruz de Rebouças, em Igarassu, e depois foi encaminhada para o Hospital da Aeronáutica, no Grande Recife.

Apesar das mortes confirmadas, a secretaria ressaltou que o diagnóstico laboratorial positivo dos óbitos, para qualquer uma das arboviroses, não necessariamente as confirma como a causa das mortes. A avaliação – seja para descarte ou confirmação – depende da investigação domiciliar e hospitalar do óbito e da discussão de cada caso individualmente no Comitê Estadual de Discussão de Óbitos por Dengue e outras Arbovirores.

Com informações do G1

Juazeiro: Maternidade e Hospital da Criança recebem novos equipamentos

(Foto: Internet)

A Prefeitura de Juazeiro irá entregar nesta sexta-feira (17), às 9h, novos equipamentos e mobílias à Maternidade Municipal e ao Hospital da Criança. O material é fruto de convênio oficializado essa semana com o governo do Estado no valor de R$ 633 mil e faz parte do programa “Toda Sexta tem Obra”.

A inauguração da Unidade Básica de Saúde de Maniçoba, que estava prevista para essa sexta-feira, foi transferida para o próximo dia 24. No entanto, a unidade passa a atender aos usuários já a partir da próxima segunda-feira (20).

Ação busca disseminar informações sobre tuberculose entre população de rua

A ação faz parte de uma série de atividades que ocorrerão durante todo o mês de novembro. (Foto: ASCOM)

Pessoas em situação de rua participaram, na manhã desta terça-feira (14), de ação em combate à tuberculose, realizada pela Prefeitura de Petrolina. O evento, idealizado pela equipe da Vigilância em Saúde, aconteceu na Praça da Catedral e contou com a parceria do Consultório de Rua e do Centro de Referência Especializado para a População de Rua (Centro Pop).

De acordo com informações do Ministério da Saúde, pessoas em situação de rua estão entre os grupos mais vulneráveis de contrair o agravo, já que não possuem boas condições de habitação, favorecendo o contágio pela bactéria responsável pela transmissão da doença, o Bacilo de Koch. A atividade de hoje serviu para dar orientações aos presentes, além de aferição de pressão arterial, teste de escarro e consulta com o médico infectologista Washington Luís.

Segundo a Coordenadora do Programa de Tuberculose, Juliana Viana, os pacientes com suspeita da doença e posterior confirmação serão encaminhados às Unidades de Saúde para iniciar o tratamento.

LEIA MAIS

Cirurgias eletivas e consultas do HU serão remarcadas após paralisação de funcionários da Ebserh

Funcionários estão em frente ao HU. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) emitiu uma nota esclarecendo os fatos sobre a paralisação dos funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que deve seguir até o dia 21 deste mês. Durante o período, o Hospital só receberá casos de urgência e emergência de alta complexidade.

Confira a íntegra da nota

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) informa à sociedade que, devido à paralisação de parte dos colaboradores do hospital vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciada ontem (13), com previsão de encerramento no dia 21 de novembro, alguns serviços oferecidos pela unidade poderão ser momentaneamente suspensos.

A Central Interestadual de Regulação de Leitos (CRIL) e os 53 municípios que compõem a Rede PEBA já têm conhecimento do movimento e que o HU apenas receberá casos de urgência e emergência de alta complexidade.

O hospital pede a compreensão da sociedade e solicita aos usuários do SUS que procurem as Unidades Básicas de saúde (UBS) ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) caso necessitem de atendimentos de baixa e média complexidade. As cirurgias eletivas e consultas ambulatoriais que possam ser interrompidas serão remarcadas posteriormente.

LEIA MAIS

Juazeiro: Comunidade do Maniçoba II recebe posto de saúde

Posto de saúde é instalado na comunidade. (Foto: Ilustração)

Nesta sexta-feira (14), às 18h30, o prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim, entrega mais um equipamento público que vem para fortalecer a saúde da rede municipal, cumprindo mais uma agenda do programa “Toda Sexta tem obra”.

A comunidade de Maniçoba II recebe a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), orçada em R$ 307 mil, contando com recursos do Governo Federal e com contrapartida do município. Na ocasião, também haverá o plantio de uma árvore nativa, como parte do projeto “Minha Cidade Mais Verde”.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde de Juazeiro divulga edital de credenciamento para prestadores de serviços

Toda documentação deverá ser entregue no local no período indicado. (Foto: Internet)

De 22 de novembro a 22 de dezembro, pessoas jurídicas, prestadoras de serviços de saúde privados lucrativos e filantrópicos, interessadas em firmar convênios com a Secretaria de Saúde de Juazeiro, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), podem apresentar suas propostas. O edital pode ser conferido clicando aqui.

O documento deve ser entregue das 13h às 18h, no Núcleo de Regulação, Avaliação e Controle, localizado na Rua 15 de Julho nº 32, 2º andar, Centro. O edital está disponível no site da Prefeitura de Juazeiro.

Conforme o edital, terão prioridade para contratação de serviços, os prestadores públicos de serviços de saúde, seguidos pelas entidades filantrópicas e, complementarmente, os serviços privados com fins lucrativos. As contratações dos serviços ambulatoriais, hospitalares e de internação deverão atender às especificações da Tabela SIGTAP/SUS.

Ainda segundo o Edital, poderão participar do credenciamento: pessoas jurídicas, filantrópicas, e de forma complementar, entidades privadas lucrativas, legalmente constituídas com: capacidade técnica, idoneidade econômico-financeira, regularidade jurídico-fiscal, que não tenham sofrido penalidade de suspensão ou declaração de inidoneidade por parte do Poder Público e que aceitam as exigências estabelecidas pelas normas do SUS, do direito administrativo.

LEIA MAIS

UPAE/IMIP faz alerta sobre cuidados com a visão no Dia Mundial da Diabetes

(Foto: Ilustração/Internet)

No Dia Mundial do Diabetes, comemorado neste 14 de novembro, o oftalmologista da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Guilherme Moura, chama atenção sobre uma doença que pode levar diabéticos à cegueira: a retinopatia diabética.

A perda da visão é uma das condições mais sérias provocadas pela doença e a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira entre a população economicamente ativa. A condição pode aparecer e aumentar com o tempo e a probabilidade de incidência após 20 anos convivendo com o diabetes é de 100% para o tipo 1 e de 60% para a tipo 2.

O comprometimento da visão por causa do diabetes também pode ser agravado quando o paciente já sofre de outras doenças, como colesterol alto ou hipertensão arterial. Os primeiros sinais de retinopatia diabética são: visão embaçada, manchas, pontos negros ou linhas na visão e dificuldade para identificar cores.

LEIA MAIS

Pernambuco tem 90 dias para adquirir novas macas e atender determinação do MP

A deliberação foi acertada após audiência sobre o inquérito que apura a retenção de macas do Samu e dos Bombeiros em hospitais. (Foto: Reprodução)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu à Secretária Estadual de Saúde (SES) um prazo de 90 dias, nesta segunda-feira (13), para a aquisição de novas macas hospitalares para as unidades que integram a rede de urgência do Estado.

A deliberação foi acertada após audiência sobre o inquérito que apura a retenção de macas do Samu e dos Bombeiros em hospitais. Segundo denúncias, os equipamentos utilizados no resgate de vítimas vêm sendo, constantemente, bloqueados por dias para servir de leito em algumas dessas unidades.

Estão abertas as inscrições para a Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Na próxima sexta-feira (17) a Agência Municipal de Vigilância Sanitária promove um Simpósio com o tema “Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos – Petrolina fazendo sua parte”.

O objetivo da iniciativa é alertar as pessoas sobre o uso correto deste tipo de medicamento. O evento é voltado para profissionais da saúde, estudantes e destores. As inscrições poderão ser feitas entre 8h e 17 h na Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina.

Para participar do IPTU dá Sorte, contribuinte tem até sexta-feira para pagar quinta parcela em Juazeiro

Os sorteios acontecem pela Lotéria Federal e até dezembro a campanha vai distribuir R$ 200 mil em prêmios.(Foto: ASCOM)

Termina sexta-feira (17) o prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), para os contribuintes que escolheram parcelar. O próximo sorteio do IPTU dá Sorte acontece dia 25 de novembro.

“O contribuinte precisa ficar atento porque para continuar participando da campanha é importante pagar as parcelas do IPTU até a data do vencimento”, alerta o secretário da Fazenda, Oswaldo Silberschmidt Junior.

Horário de funcionamento de farmácias entra em pauta na sessão desta terça na Câmara de Vereadores de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O projeto de Lei N.º 019/2017 da Prefeitura de Petrolina, será votado nesta terça-feira (14) na Câmara de Vereadores.  A lei prevê plantão obrigatório no funcionamento de farmácias em feriados e finais de semana.

Petrolina conta com poucas farmácias funcionando 24h, com a aprovação da lei, as farmácias ficam obrigadas a cumprir plantão nos seguintes períodos:  segunda a sábado das 19h às 07h do dia seguinte, aos domingos das 19h às 07h do dia seguinte e em feriados das 07h às 07h do dia seguinte.

“Quando começamos o governo elencamos as prioridades e temos feito o possível”, diz Wilker sobre ações em Casa Nova

Em entrevista, o prefeito de Casa Nova (BA), Wilker Torres, falou sobre as dificuldades da gestão no município e sobre o trabalho realizado em quase um ano à frente do Poder Executivo.

Na oportunidade, Wilker destaca os avanços nas áreas da educação e saúde. Além disso, o prefeito lembra dos trabalhos de recuperação de estradas, abastecimento de água em comunidades da Zona Rural e das metas e prioridades do governo para os próximos anos. Por fim, faz um balanço do seu primeiro ano como gestor.

Confira

Funcionários do Hospital Universitário entram em greve e acampam em frente à unidade

Funcionários estão em frente ao HU. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebsher), que administra o Hospital Universitário (HU-UNIVASF) em Petrolina, entraram em greve nesta segunda-feira (13). Eles estão acampados em frente à unidade hospitalar. A paralisação deve seguir até o dia 21 deste mês.

Os trabalhadores reivindicam rapidez nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2017/2018). As negociações iniciaram em maio de 2017, entretanto, segundo o Sindicato Estadual dos Trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares do Estado de Pernambuco (SINDSERH/PE), a Ebserh não aceitou nenhuma das propostas apresentadas.

Os serviços de urgência e emergência do HU-UNIVASF serão mantidos. O sindicato fez questão de lembrar que a morosidade das negociações é de responsabilidade da EBSERH em Brasília e não da administração local do hospital.

Fundo eleitoral reduz verbas na saúde em até R$ 70 milhões

(Foto: Ilustração)

O fundo eleitoral de R$ 1,75 bilhão aprovado pelo Congresso Nacional em outubro para custear campanhas com dinheiro público vai reduzir a aplicação de verbas na saúde. O modelo passou como uma alternativa à proibição das doações eleitorais por empresas.

A destinação de parte das emendas parlamentares ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) pode retirar, em cálculos conservadores, R$ 70,3 milhões originalmente destinados a despesas com saúde, segundo levantamento feito pelo jornal ‘O Estado de S. Paulo’.

O valor não foi considerado na manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU) assinada pelo presidente Michel Temer e enviada ao Supremo Tribunal Federal, na última quinta-feira (9), em uma ação que questiona o fundo. No documento, o órgão afirma que investimentos do governo em áreas sociais, como a saúde, não serão prejudicados.

O corte na saúde pode aumentar, a depender de como os parlamentares dos demais Estados vão decidir sacrificar suas emendas para dar a contribuição obrigatória às campanhas.

A definição será feita nas próximas semanas na Comissão Mista de Orçamento (CMO). O fundo eleitoral será composto de R$ 1,3 bilhão em emendas coletivas impositivas somado aos R$ 450 milhões advindos do fim da compensação fiscal para TVs na exibição de propaganda partidária.

Dessa forma, cada uma das 27 bancadas estaduais vai retirar R$ 48,7 milhões do valor originalmente destinado em emendas ao Orçamento que haviam sido assinadas por deputados e senadores e cuja execução pelo governo era obrigatória. Antes da lei, cada uma delas dispunha de um total de R$ 162,4 milhões. Agora, 30% desse valor será destinado às campanhas eleitorais.

Um dos idealizadores, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), fez coro: “A proposta que eu fiz não tira dinheiro da educação, da saúde, de lugar nenhum”.

Com informações do Estadão

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, a UPAE/IMIP de Petrolina fala sobre cuidados e acessibilidade

(Foto: ASCOM)

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, que aconteceu nessa sexta-feira (10), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) faz um alerta sobre os cuidados relacionados à saúde auditiva, muitas vezes negligenciada pela população, mesmo sendo uma das deficiências mais comuns no Brasil.

Em geral, as causas da surdez estão mais associadas à exposição prolongada ao excesso de ruído, que acomete as células do ouvido. Mas, também pode estar relacionada às questões genéticas, envelhecimento e bloqueios físicos.

Na maioria dos casos, é possível identificá-la através de exames simples. Na UPAE Petrolina, por exemplo, são feitas a Audiometria, Impedanciometria e o Bera.

“Aqui no serviço a porta de entrada é através do ambulatório com o otorrinolaringologista, que indica os exames a serem feitos na Unidade. Detectada alguma perda auditiva, esse paciente volta para o otorrino e é encaminhado para o Centro Auditivo, que é a referência no município para o tipo de problema”, esclarece a fonoaudióloga Mila Ferreira.

Como prevenção, ela indica: prudência no uso de fones de ouvido; manter uma distância de caixas de som ou objetos ruidosos; usar os EPIs sempre que necessário; evitar o uso produtos com cafeína na sua composição; beber bastante água; se alimentar e dormir bem; além de ficar atendo ao zumbido no ouvido, pois este pode ser o primeiro sinal de perda auditiva.

Política de acessibilidade e inclusão

Em outro viés, merece destaque a política de acessibilidade e inclusão da UPAE/IMIP de Petrolina para surdos. Como exemplo, pode-se destacar que a Unidade dispõe de duas profissionais (a ouvidora Síngryd Lima e a assistente administrativa Helenita Florêncio) que fizeram o curso básico de libras e são capazes de realizar um acolhimento humanizado a esse público.