MEC libera mais de R$ 22 milhões para merenda de estudantes em Pernambuco

Pelas regras do programa, o mínimo de 30% da verba transferida deve ser utilizado na compra de produtos da agricultura familiar. (Foto: Ilustração)

Com o total, são R$ 22.500.426,20, os recursos da nona parcela do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) serão liberados até o fim da próxima semana em Pernambuco.

Os recursos do Pnae são repassados anualmente em dez parcelas, de forma a cobrir os 200 dias do ano letivo. As secretarias da educação, responsáveis pelas redes de ensino, recebem os valores e operam a alimentação escolar.

São atendidos pelo programa estudantes da rede de educação básica – educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos – matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias conveniadas com o poder público.

Pelas regras do programa, o mínimo de 30% da verba transferida deve ser utilizado na compra de produtos da agricultura familiar, de maneira a movimentar as economias locais. Apenas neste ano, o FNDE repassou R$ 3 bilhões voltados à alimentação escolar em todo o país.

Novembro Azul: Mutirão de saúde atende trabalhadores do Mercado do Produtor de Juazeiro

Cerca de 210 atendimentos foram realizados em alusão a campanha do Novembro Azul. (Foto: Divulgação)

Na manhã de hoje (6) a secretaria municipal de Saúde de Juazeiro promoveu um mutirão com diversos atendimentos e orientação a prevenção do câncer de próstata no Mercado do Produtor de Juazeiro.

Cerca de 210 atendimentos foram realizados em alusão a campanha do Novembro Azul, reforçando a importância de conscientização sobre o câncer de próstata, que é a segunda maior causa de morte por câncer da população masculina no Brasil.

“O homem precisa ficar mais sensível no que diz respeito aos cuidados com a saúde, tendo em vista que esse público ainda é um pouco resistente. Nosso objetivo é chamar atenção de toda sociedade”, disse a gerente da educação permanente da Secretaria Municipal de Saúde, Clenilda Ananias.

Caravana da Saúde será realizada no bairro Alto da Aliança

(Foto: ASCOM)

A comunidade do Alto da Aliança recebe, a partir das 8h desta quarta-feira (8), os serviços ofertados pela Caravana da Saúde.

O programa da Prefeitura Municipal de Juazeiro leva atendimento com especialistas e recadastramento do Bolsa Família para perto da população. A ação será realizada na Unidade Básica de Saúde da localidade.

Na ocasião, serão realizadas consultas pré-agendadas com ortopedista, endocrinologista, cardiologista, clínico geral e dentista. Também serão realizados exames laboratoriais. A Caravana da Saúde acontece com o objetivo de reduzir as demandas reprimidas dos Postos de Saúde de Juazeiro.

O programa é uma ação de continuidade, que já está na sua 92ª edição, com a realização de mais de 24 mil atendimentos. A Caravana da Saúde é realizada por meio da Secretaria de Saúde de Juazeiro e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

Denúncia: populares afirmam que padaria do N-1 em Petrolina está vendendo pães com tapuru

(Foto: Internet)

Parte da população do Projeto Senador Nilo Coelho, N-1, que fica na Zona Rural de Petrolina (PE), tem reclamado de uma padaria que estaria vendendo pães com vermes, conhecidos como “tapuru”.

O pão, que vem com uma salsicha dentro, aparece nas imagens da denúncia com uma grande quantidade de tapurus. Os moradores pedem que a Vigilância Sanitária faça uma vistoria nas padarias da comunidade para coibir a atuação irregular desses estabelecimentos.

Segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começou hoje em Pernambuco

(Foto: Ilustração)

Segue até o dia 30, a segunda etapa da Campanha de vacinação contra a febre aftosa. Em Petrolina a expectativa é que 15.750 animais sejam imunizados.

Segundo a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), o produtor que não vacinar paga multa de, no mínimo, R$60,00 e aquele que não declarar o rebanho (atualização cadastral) fica impedido de retirar a Guia de Trânsito Animal e obter declarações da Agência.

Mesmo a vacina não sendo obrigatória para todos os animais, o produtor deve declarar todo o rebanho nos escritórios da Adagro.

Novembro Azul: Câncer de próstata é a doença que mais acomete os homens

A partir dos 50 anos todo homem deve consultar um urologista regularmente para uma avaliação. (Foto: Ilustração)

Para incentivar os homens a manterem consultas de rotina com urologista o mês de novembro ganha a cor azul. A campanha “Novembro Azul”, alerta para a prevenção do câncer de próstata.

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 61 mil pacientes foram diagnosticados com a doença no país. O câncer de próstata é a doença que mais acomete o homem e a segunda causa de morte por câncer na população masculina, perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Nas fases iniciais o paciente não apresenta sintomas relacionados ao câncer de próstata, porém com o passar do tempo, o tumor cresce e pode ocasionar sangramentos, obstrução do jato urinário e dor na pelve.

A principal forma de prevenir o câncer de próstata ainda é com detecção precoce da doença. Exames iniciais como dosagens do PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) e o exame físico da próstata são fundamentais.

Apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. A partir dos 50 anos todo homem deve consultar um urologista regularmente para uma avaliação individualizada.

Em pesquisa, Miguel Coelho registra aprovação de 54,2%

(Foto: Divulgação)

Segundo pesquisa do Instituto Opinião, divulgada nesta terça-feira (31), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) alcançou uma aprovação de 54,2% em 10 meses de gestão.

A pesquisa que entrevistou 450 pessoas, também registrou uma desaprovação de 24%. A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de outubro. Para 38% dos entrevistados, o prefeito tem avaliação ótima ou boa. A administração é considerada regular por 38,2%, enquanto o percentual dos que consideram a gestão ruim é de 9,8% e péssimo (8,2%). Não souberam opinar 5,8% dos pesquisados. O nível de confiança na gestão aparece em 49,1% das pessoas ouvidas pelo Instituto Opinião. Apenas 23% dos pesquisados responderam que não acreditam que Miguel terá um bom desempenho nos quatro anos de gestão.

O maior desafio ficou por conta da saúde. A pesquisa aponta que as maiores preocupações dos petrolinenses são a saúde (39,1%), o desemprego (19,1%) e a segurança pública (14,7%). São citados ainda como problemas o saneamento (7,1%), asfalto e calçamento de vias (4,9%), educação pública (2,9%) e transporte (2,4%).

Com informações do Blog do Magno

Solidariedade e combate ao câncer de mama marcam a Corrida Outubro em Casa Nova

(Foto: ASCOM)

Realizada na manhã deste domingo, dia 29 de outubro, na região central do município de Casa Nova, a Corrida e Caminhada Outubro Rosa cumpriu dupla missão: conscientizar as mulheres para a prevenção e detecção do câncer de mama e do colo do útero e ajudar a Casa do Oleiro, instituição que realiza a reabilitação de dependentes químicos, com a doação de alimentos.

Os cerca de 300 participantes, divididos entre homens e mulheres nas modalidades corrida e caminhada, percorreram cinco quilômetros pelas ruas centrais de Casa Nova. Cada inscrito assegurou a destinação de um quilo de alimento para a Casa do Oleiro. O evento, em sua primeira edição, é uma realização de Tum Produções e do grupo Bonecas de Ferro.

Para Marília Pereira, organizadora da corrida, a iniciativa já nasceu vitoriosa, “porque alerta às mulheres quanto à prevenção do câncer, estimula a prática de atividades físicas e contribui para o trabalho de recuperação de dependentes químicos”.

Doação

Logo após o fim do evento, tudo que foi arrecadado, cerca de 300 quilos de alimentos, foi levado para a Casa do Oleiro, instituição filantrópica de Casa Nova que se dedica à recuperação de dependentes químicos. Em funcionamento há quase dois anos, já abriga 22 pessoas e carece de doações para garantir o atendimento.

O empresário Tum, que percorreu os cinco quilômetros da caminhada e foi pessoalmente entregar as doações, fez uma avaliação positiva do evento. “Conseguimos mobilizar a nossa comunidade, atrair competidores de fora e, sobretudo, contribuir para a manutenção da Casa do Oleiro, instituição que precisa da atenção dos empresários e da população em geral”, afirmou Tum.

Pódio

No masculino, o grande vencedor foi Welton Ribeiro, com Edmilson Macedo em segundo e Robson Santos em terceiro. Na feminina, Francisca Ribeiro foi a primeira a cruzar a linha de chegada. Em segundo lugar, ficou Frances Cláudia e Fabiane Moraes completou o pódio.

Juazeiro: Secretária de Saúde realiza entrega de veículo para Vigilância Sanitária

(Foto: ASCOM)

Na manhã desta segunda-feira (30), a secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro, entregou um veículo 0km para o setor da Vigilância Sanitária. O equipamento foi adquirido com recurso municipal, no valor de R$ 119 mil. O ato foi realizado no Centro de Saúde III, às 09h30.

De acordo com a secretária, o investimento visa dar mais agilidade nas atividades de fiscalização exercidas pelo setor. “Investimos parte da verba que a Vigilância Sanitária arrecadou durante este ano, para melhorar as condições de trabalho da equipe, otimizando o deslocamento e a atuação do órgão na zona urbana e nos distritos”, afirma.

A gerente da Vigilância Sanitária, Luciana Costa, considera a conquista uma forma de valorização do trabalho desenvolvido pela equipe da Vigilância Sanitária. “Esse era um dos propósitos da nossa equipe. A gestão abraçou a causa e nos incentivou. Com esse carro aberto, podemos atuar numa área maior e realizar apreensões, para garantir cada vez mais a saúde da população, por meio da redução de riscos e da prevenção de doenças”, diz.

Em seis edições, projeto ‘Novo Tempo na Saúde’ atende cerca de 9 mil pessoas em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Para diminuir a demanda dos bairros mais afastados do centro da cidade, a Prefeitura de Petrolina vem realizando mutirões de saúde que já garantiram atendimento médico especializado a cerca de 9 mil pessoas. As ações que contam com vacinação, exames, testes rápidos e diversos outros serviços fazem parte do projeto ‘Novo Tempo na Saúde’ que chega a sua sexta edição.

Após passar pelo Centro, Jardim Petrópolis, Pedra Linda, Dom Avelar e Alto do Cocar, neste final de semana, a caravana – que contou com a presença do prefeito Miguel Coelho e do ministro Fernando Filho – chegou à zona rural do município onde cerca de 800 pessoas foram atendidas no povoado de Rajada.

De acordo com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, o projeto vem dando resultados positivos, já que, além dos atendimentos, são realizados serviços para conscientizar a população sobre a importância da prevenção de doenças.

 “É uma forma que encontramos de desafogar os serviços das Unidades Básicas de Saúde. Muita gente estava com consulta marcada e já recebeu o atendimento na sua comunidade, isso significa que a vaga está sendo liberada para outra pessoa. Além disso, em locais mais distantes da zona urbana muita gente não tem condições de pagar uma passagem e acaba perdendo os procedimentos. Vamos expandir cada vez mais esse projeto”, frisou.

Solidariedade marca culminância das atividades do ‘Outubro Rosa’ em Petrolina

(Foto: ASCOM)

O movimento de combate ao câncer de mama conhecido como ‘Outubro Rosa’, surgiu com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer, que é o segundo mais frequente no mundo.

Ciente da importância desta iniciativa, a secretaria de Saúde de Petrolina desenvolveu uma série de ações durante o mês de outubro, tendo sua culminância na manhã desta sexta-feira (27), na Praça do Bambuzinho.

Diversos serviços foram ofertados, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e colesterol, distribuição de preservativos, avaliação nutricional, palestra sobre cuidados básicos em primeiros socorros com o SAMU e orientações educativas sobre violência contra a mulher, em parceria com a Secretaria da Mulher e de cuidados no trânsito, realizado pela Autarquia Municipal de Mobilidade Urbana (Ammpla).

Mas o que marcou mesmo a ação de hoje foi a solidariedade. O Senac, outro parceiro do evento, realizou cortes de cabelos gratuitos voltados para a doação a pacientes com câncer. Maridalva Araújo foi uma das doadoras que cortou as longas madeixas.

LEIA MAIS

Equipes do Governo da Argentina visitam Petrolina em busca de informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos

As visitas foram conduzidas pela secretária de Desenvolvimento Social de Petrolina, Kátia Carvalho; a secretária executiva, Dori Secchi e o gerente do Restaurante Popular, Fausto Alencar. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (27), três representantes do Ministério do Desenvolvimento Social argentino saíram em campo para ver de perto toda a cadeia do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que beneficia cerca de 50 instituições de Petrolina.

Através do PAA, a prefeitura compra alimentos dos produtores locais repassando os produtos às instituições conveniadas, entre elas, a Fundação Evangélica do Vale do São Francisco (Fevasf) que atende cerca de 500 crianças.

A instituição foi um dos locais visitados pela equipe argentina que conheceu todo o processo do PAA. A experiência no Restaurante Popular chamou atenção do representante argentino, Matias Payva, que destacou a organização e limpeza do local.

“Chamaram-me a atenção a segurança, a estrutura e a limpeza do local, também achei importante o espaço ser democrático e estar aberto a todas as pessoas, não só a moradores de rua, mas qualquer pessoa que venha até aqui”, disse.

Também participaram das visitas, os representantes do governo argentino, Andrea Machuca e Sérgio Baravalle. Após as visitas à zona rural do município, a comitiva foi recebida pelo prefeito, Miguel Coelho, em seu gabinete.

Voluntariado promove “Campanha do Enxoval do Bebê” no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina

Por mês são atendidas de 20 a 40 mulheres em situação de vulnerabilidade. (Foto: Divulgação)

O grupo de Voluntariado do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, está promovendo a Campanha do Enxoval do Bebê 2017. Todo o material arrecadado será doado para bebês em situação de vulnerabilidade

Na última quinta-feira (26) o novo presidente do Rotary Club Petrolina, Coronel Carlos Pereira, esteve no hospital para entregar pessoalmente as roupinhas de bebê e firmar parceria com o grupo. “Conhecemos o trabalho do Voluntariado do Dom Malan recentemente, em uma visita à nossa sede realizada por Ruy Holanda e nos encantamos com a proposta. O Rotary é uma rede global também formada por voluntários e por isso a identificação imediata. Esse é só o início de uma parceria e nós pretendemos em breve doar outros materiais que identificamos como necessários”, ressalta o Coronel.

De acordo com o coordenador do Voluntariado do HDM/IMIP, por mês são atendidas de 20 a 40 mulheres em situação de vulnerabilidade. “Muitas mães vem parir sem ter uma roupa ou sabonete para o bebê e o Voluntariado, através da busca ativa, identifica essas mulheres e doa todo o material necessário para aquele momento. Muitas vezes elas recebem vestidos, camisolas, material de higiene, fraldas, e até bolsas e saídas de maternidade. Ajudamos sempre com o que temos disponível”, garante Ruy.

Quanto ao controle sobre as doações, Ruy afirma que é bem rigoroso. “Nós temos um protocolo de entrada, saída e tudo é muito organizado. É um trabalho muito sério e que visa atender à demanda social do Dom Malan”, esclarece.

Ainda sobre doações, Ruy lembra que a Campanha do Enxoval do Bebê 2017 já está acontecendo e que qualquer pessoa interessada em participar pode entrar em contato com o Voluntariado pelo telefone (87) 3202-2707.

São Paulo reacende o alerta para febre amarela no Brasil

(Foto: Ilustração)

A prefeitura de São Paulo registrou na sexta-feira (27) a vacinação de 213.519 pessoas contra a contra a febre amarela. A campanha foi iniciada depois do registro da morte de macacos com a doença. Em outras regiões, o Ministério da Saúde recomenda a dose da vacina apenas às pessoas que residem ou viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata.

Em abril deste ano, o governo brasileiro adotou orientações internacionais e passou a recomendar apenas uma dose da vacina contra a febre amarela durante toda a vida. As pessoas que já se vacinaram quando eram bebê e têm a carteira com a comprovação, não precisam mais tomar a dose chamada de “reforço”, após os 10 anos.

Em Petrolina, a chance doença chegar é pequena e a dose só é indicada para pessoas que vão viajar para países que exigem a vacina ou para áreas de risco de infecção no país. Segundo informações da Secretaria de Saúde do município, de janeiro a setembro de 2017, Petrolina recebeu 3.675 doses de vacina. É possível encontrar doses nas unidades de referência: AME Roza Maria (ao lado da rodoviária) e AME Amália Granja (próximo ao SESI).

A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. É transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus. Os sintomas iniciais da doença incluem febre, súbitos calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.