Nome de Temer é citado 43 vezes em delação de executivo da Odebrecht

O nome do presidente Michel Temer aparece 43 vezes no documento do acordo de delação premiada de Cláudio Melo Filho, ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht.

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, é mencionado 45 vezes e Moreira Franco, secretário de Parceria e Investimentos do governo Temer, 35. O ex-ministro Geddel Vieira Lima, que pediu demissão recentemente, surge em 67 trechos.

O líder do governo no Congresso, Romero Jucá (PMDB-RR), apontado como o “homem de frente” das negociações da empreiteira no Congresso, tem 105 menções no relato, um arquivo preliminar, ao qual a Folha teve acesso, do que o ex-executivo vai dizer em depoimento às autoridades da Lava Jato.

LEIA MAIS

Moro diz que foto com Aécio foi ‘infeliz’, mas nega parcialidade

Moro destacou que as investigações estão focadas na Petrobras e, por isso, é natural que políticos da oposição não apareçam. (Foto: Internet)

O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, afirmou em palestra em Heidelberg, na Alemanha, nesta sexta-feira (9), que as investigações sobre desvios de recursos da Petrobras são imparciais e não sofrem influência de interesses políticos.

Questionado sobre a criticada foto em que aparece rindo ao lado do senador Aécio Neves (PSDB-MG) durante a premiação “Brasileiros do Ano de 2016”, da revista “IstoÉ”, Moro afirmou que o político não está sob sua jurisdição.

“Foi um evento público, e o senador não está sob investigação da Justiça Federal de Curitiba. Foi uma foto infeliz, mas não há nenhum caso envolvendo ele”, disse.

LEIA MAIS

PEC do Teto prejudicará os mais pobres e aumentará a desigualdade, diz ONU

Relatora especial para o direito humano à Educação da ONU, Koumbou Boly Barry (de chápeu) recebendo as informações sobre a PEC 55 da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em atividade realizada em Portugal.

O relator especial da ONU para a extrema pobreza e direitos humanos, Philip Alson, emitiu um comunicado nesta sexta-feira (9) onde diz que a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do Teto, que prevê um limite para os gastos públicos no Brasil pelos próximos 20 anos, vai aumentar “os níveis de desigualdade em uma sociedade já extremamente desigual”. O alerta de Alson às autoridades brasileiras foi endossado também por Koumbou Boly Barry, relatora especial sobre o direito à educação da ONU.

A segunda e última votação da proposta no Senado está marcada para terça-feira (13) e deve ser aprovado por ampla maioria. Se a a PEC for aprovada, Alson diz considerar que os investimentos em educação, saúde e segurança social serão cada vez menores e, com isso, coloca toda uma geração futura em risco. “Vai atingir com mais força os brasileiros mais pobres e mais vulneráveis, aumentando os níveis de desigualdade em uma sociedade já extremamente desigual”, declarou em comunicado à imprensa.

LEIA MAIS

MPF denuncia ex-presidente Lula e um de seus filhos na Operação Zelotes

De acordo com a acusação, Lula “integrou um esquema que vendia a promessa”. (Foto: Arquivo)

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta sexta-feira (9) à Justiça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o filho dele, Luiz Cláudio Lula da Silva, pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Operação Zelotes, da Polícia Federal. De acordo com a acusação, Lula “integrou um esquema que vendia a promessa” de interferências no governo federal para beneficiar empresas.

De acordo com a denúncia, as investigações apuraram que Lula, seu filho, e os consultores Mauro Marcondes e Cristina Mautoni participaram de negociações irregulares no contrato de compra dos caças suecos Gripen e na prorrogação de incentivos fiscais em uma medida provisória para prorrogação de incentivos fiscais para montadoras de veículos. Segundo o MPF, Luís Cláudio recebeu R$ 2,5 milhões da empresa dos consultores.

A Operação Zelotes investigou a manipulação de processos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) – órgão colegiado do Ministério da Fazenda, última instância administrativa dos processos fiscais. É a ele que os contribuintes recorrem para contestar multas. De acordo com as investigações,  empresas de advocacia e consultorias influenciavam e corrompiam integrantes do Carf. Dessa forma, manipularam trâmite e resultado de processos e julgamentos envolvendo empresas interessadas em anular ou diminuir os valores dos autos de infrações emitidos pela Receita Federal.

LEIA MAIS

‘Eu não posso recuar, sou candidato”, disse Ronaldo Silva sobre candidatura à presidência na Casa Plínio Amorim

O parlamentar afirmou, ainda, que deve haver lealdade no processo de escolha do candidato ao cargo de presidente da Câmara. (Foto: blog Waldiney Passos)

O vereador Ronaldo Silva (PSDB) falou sobre as articulações que vêm sendo realizadas para a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Petrolina. O parlamentar aproveitou para comentar as conversas que são mantidas com os grupos formados na Casa.

“Minha expectativa é das melhores, vou focar no trabalho, nos projetos, nas emendas e levar o melhor para a população de Petrolina que é o trabalho que o povo sempre cobra da Câmara de Vereadores”, declarou Silva.

Ronaldo foi enfático ao afirmar que é um dos candidatos ao cargo e lembrou que é necessário haver a alternância no poder, mencionando o fim da reeleição para os próximos presidentes da Câmara.

“Eu não posso recuar, sou candidato. É uma prerrogativa nossa, qualquer um dos vereadores eleitos deve concorrer a eleição na Câmara, pois a alternância de poder tem que existir. É a oportunidade para outros vereadores se candidatar para Presidente da casa, então eu vou até o fim, estou trabalhando, conversando com os pares e vamos vê o que vai dá”, afirmou.

LEIA MAIS

Odacy Amorim quer ação do Dnit em área supostamente invadida em Petrolina

odacy-alepe

(Foto: Internet)

O deputado Odacy Amorim (PT) fez, durante a Reunião Plenária na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), um apelo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que atue na resolução de um conflito na área do Loteamento Jardim Guararapes, em Petrolina (PE). De acordo com o parlamentar, uma área comprada pelo órgão para implantação da Ferrovia Transnordestina estaria sendo invadida com intenção de ser vendida.

“Peço ao Dnit que envie técnicos para avaliar a situação. É preciso saber quem está cercando, por que está fazendo, se tem algum documento. Os empreendedores que compraram sabendo que seria uma área pública estão sendo prejudicados”, manifestou Amorim. “Espero que se possam ouvir as partes e intermediar para se chegar a uma solução pacífica, e que a coletividade e o interesse público prevaleçam acima do interesse individual”, emendou.

Fonte Alepe

Governo estuda liberar fatia do FGTS para trabalhador pagar dívidas

(Foto: Internet)

(Foto: Internet)

A autorização do saque de uma parcela do FGTS para que trabalhadores possam quitar empréstimos com bancos está sendo estudada pelo governo Michel Temer para tentar acelerar a recuperação da economia brasileira.

Outra medida sob análise do Palácio do Planalto é a liberação de recursos que os grandes bancos depositam obrigatoriamente no Banco Central, os depósitos compulsórios, para usá-los no refinanciamento de dívidas de pessoas jurídicas e físicas.

As duas propostas, que ainda dependem de um acerto final entre Temer e o ministro Henrique Meirelles (Fazenda), buscam combater o que é visto como um dos principais entraves para a retomada do crescimento: o endividamento de empresas e consumidores.

Na avaliação da equipe econômica e do mercado, o país está demorando para sair da recessão por causa do elevado endividamento de empresas e consumidores, que estão passando por um processo de reestruturação de suas dívidas, mas que ainda não se completou.

LEIA MAIS

Isaac Carvalho segue inaugurando e executando obras em Juazeiro

isaacO município de Juazeiro (BA), segue inaugurando e executando obras. A atual gestão afirma que o município recebeu o maior número de obras dos últimos anos. Isaac Carvalho( PCdoB), está finalizando um ciclo de duas gestões seguidas à frente da cidade baiana e elenca parte das obras finalizadas e as que ainda estão sendo executadas.

Programa Pavimenta Juazeiro

O Pavimenta Juazeiro foi criado para minimizar o déficit estrutural que Juazeiro possuía de pavimentação e contempla 21 bairros com mais de 100 ruas e avenidas, somando mais de R$ 6 milhões em investimentos, numa parceria com os Governos Estadual e Federal. “Nos últimos meses mais de dez ordens de serviço de pavimentação de ruas na sede e interior, todas custeadas com recursos próprios do município, foram dadas pelo prefeito Isaac”, destaca o titular da pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Jorge Barboza.

Ainda de acordo com Jorge Barboza, graças ao Pavimenta Juazeiro bairros como o Jardim Flórida, com mais de 40 anos de existência e sem nenhuma rua pavimentada, pôde ser beneficiado. “De um total de nove ruas que o bairro possui, três já tiveram parte da sua extensão pavimentada e foram entregues à comunidade”.

Travessia Urbana

Dentro da Travessia Urbana a primeira etapa, que é a duplicação da BR 407 no trecho entre as rotulas do Distrito Industrial e do Mercado do Produtor, já está em fase de conclusão. A segunda fase vai contemplar o percurso até a ponte Presidente Dutra com a construção de oito viadutos e todos os acessos.

Intervenção Urbana do PAC 2              

Já a Intervenção da Poligonal Urbana vem mudando o aspecto de 12 bairros da cidade. Orçada em pouco mais de R$ 48 milhões, a intervenção faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, pavimentando mais de 140 ruas e avenidas. Muitas delas já entregues à população.

“Vivíamos à beira de um canal imundo, só esgoto correndo a céu aberto. Quando fiquei deficiente a situação piorou e fiz de tudo para vender minha casa, mas não achei quem desse nem 2 mil reais nela. Hoje recebo propostas para vendê-la até por R$ 30 mil, pois nosso bairro está valorizado com todas essas obras que estão acontecendo”, declara o comerciante Adilson Nunes de Carvalho, que reside na Rua Jovem Guarda há 35 anos.

Muitas outras intervenções engrossam o volume de obras entregues em Juazeiro na gestão Isaac Carvalho, como a construção da Praça da Juventude, no bairro Malhada da Areia, a Requalificação Urbana do Centro Comercial, que na sua primeira etapa contemplou a Rua Conselheiro Saraiva e todo o entorno do Paço Municipal com a implantação de um calçadão em piso intertravado, luminárias, paisagismo e acessibilidade.

“O balanço que fazemos ao encerrar não só o ano, mas os dois mandatos do prefeito Isaac, é mais do que positivo  e com a sensação de dever cumprido com a certeza de que contribuímos de maneira determinante para o desenvolvimento da nossa cidade”, finaliza Jorge Barboza.

Ascom

Temer afirma que Nordeste é prioridade do seu governo e promete concluir a obra da transposição

temer-pernambuco

“Obras serão concluídas, mesmo que seja preciso tirar dinheiro de outros setores”, garantiu o presidente. Foto: Rádio Jornal

O presidente da República Michel Temer (PMDB) está em Pernambuco nesta sexta-feira (9), onde iniciou sua primeira visita ao Nordeste. Em entrevista à Rádio Jornal, Temer comentou a saída de ministros do seu governo, as especulações de que Antonio Imbassahy (PSDB-BA) seria convidado para a Secretaria de Governo e afirmou que sua gestão não passa por turbulências. “A saída de ministros não altera em nada o governo”, disse. “Não há crise em meu governo. Enquanto se fala sem falam em crise, nós trabalhamos”, completou.

Transposição

Temer afirmou que a Transposição do Rio São Francisco é uma questão essencial para o seu governo. “O Nordeste é prioridade para nosso governo. Tenho tido inúmeras reuniões para alcançar objetivos do governo que é completar a transposição”, disse. Sobre prazos, Temer disse que o Eixo Leste da Transposição vai ficar pronto até março e o trecho Norte será entregue ainda no primeiro semestre de 2017. Para o presidente, é fundamental resolver a crise hídrica no Nordeste e parte dessa solução passa pela execução da obra. “Obras serão concluídas, mesmo que seja preciso tirar dinheiro de outros setores”, afirmou.

Ainda nesta sexta-feira, Temer visita a cidade de Floresta, no Sertão do Estado. O presidente inaugura a terceira estação de bombeamento do Eixo Oeste. as duas primeiras foram inauguradas pela então presidente Dilma.

 Em Surubim, no Agreste Pernambucano, para a visita à Barragem de Jucazinho, Temer afirmou que está tomando providências para a recuperação do reservatório. “Assinei duas ordens de serviço para a recuperação da barragem e uma outra ordem para a construção de adutoras, que vai interligar os Sistema Siriji aos Sistemas Integrados Palmeirinha e Jucazinho. Estamos repassando R$ 14,5 milhões para obras emergenciais”, disse.

Falta de pagamento de pipeiros

 Sobre o não pagamento dos pipeiros no Estado, que estão sem receber a 15 meses, Temer disse que está tratando a seca no Nordeste como prioridade. “O Helder Barbalho, da Integração Nacional, está liberando justamente importância para pagamento desses carros-pipa. Esse questão que aparentemente é menor, mas é de grande importância para a manutenção do transporte de água em todo o Nordeste”, completou.

Rádio Jornal Recife

Segundo vereador Betão, antecipação de IPVA é “presente de grego para o natal”

(Foto: blog Waldiney Passos)

Betão classificou o ato do Governo Estadual como ‘macabro’. (Foto: blog Waldiney Passos)

O vereador Adalberto Filho “Betão” (PMDB) mostrou-se indignado com antecipação do pagamento do IPVA inicialmente para o mês de Janeiro e depois reconsiderada para o mês de Fevereiro de 2017. O parlamentar disse que “a população foi surpreendida por um decreto macabro” e classificou o afirmou que já iniciou as conversas com advogados para tentar colocar a cobrança para março ou que o pagamento seja de acordo com o final da placa.

“A população foi surpreendida por um decreto macabro. Como que só o governo passasse por crise. As pessoas não passam por crise, não têm que fazer matrículas dos filhos na faculdade, nas escolas, não têm que comprar material escolar, não já têm IPTU para pagar. E, achando pouco, o governo antecipou o IPVA. Estamos conversando com os advogados para entrar com um mandado de segurança, para ver se retorna para março ou coloca de acordo com o final da placa do veículo. Queremos conseguir uma liminar para suspender esse decreto”, disse o vereador.

Questionado se essa ação do governo poderia aumentar a inadimplência, Betão disse acreditar que isso deve realmente ocorrer, “haja vista que tem pessoas que ainda não conseguiram pagar o IPVA de 2016”. O vereador afirmou que não é certo que o governo queira que a população pague a conta pela corrupção instalada no Brasil.

“Com essa situação econômica do país tudo tem que cair nas costas do usuário, quem tem que pagar a conta pela roubalheira que houve na Arena Pernambuco, que está havendo na Lava Jato somos nós. A gente dá o dinheiro a eles, eles roubam e a gente ainda tem que pagar o dinheiro roubado. Eu acho que chega de colocar tudo na conta do usuário”.

Governo Federal autoriza R$ 45,7 mi para obras hídricas em Pernambuco

(Foto: Internet)

O investimento total está previsto para alcançar os R$ 52 milhões. (Foto: Internet)

Em passagem por Pernambuco, nesta sexta-feira (9), o presidente Michel Temer (PMDB) assinou, em Surubim, no Agreste, ao lado do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, duas ordens de serviço para obras hídricas. A primeira trata da recuperação e modernização da Barragem Jucazinho, com investimento de R$ 12 milhões na primeira fase. A segunda destina R$ 33,7 milhões para a construção de uma adutora emergencial que interligará o Sistema Siriji aos sistemas integrados Palmeirinha e Jucazinho.

A obra em Jucazinho, que está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), será executada em duas etapas. A primeira será executada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e deve ser concluída até junho do próximo ano. A pasta ainda prepara o edital da segunda etapa. Ela inclui ações necessárias de modernização do reservatório. O investimento total está previsto para alcançar os R$ 52 milhões.

LEIA MAIS

Senador Fernando Bezerra aprova R$ 3,3 bi para ações de saneamento, urbanismo e habitação

fernando-bezerra

Os recursos serão liberados, ao Ministério das Cidades, ao longo do próximo ano. (Foto: Internet)

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) apresentou, na manhã desta quinta-feira (8), – à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional – relatório setorial sobre a destinação de recursos para emendas orçamentárias na área do Ministério das Cidades. No total, o senador assegurou R$ 3,3 bilhões para serem investidos em ações de saneamento, urbanismo e habitação, que abriga, por exemplo, o Programa Minha Casa Minha Vida.

Relator da Área Temática 6 na CMO, Fernando Bezerra deu prioridade à Região Nordeste. “A mais carente dos atendimentos realizados pelo Ministério das Cidades”, explica o senador. Em relação à Bancada de Pernambuco, todas as emendas apresentadas por parlamentares do estado foram atendidas pelo relator. Atenção especial também foi dada, pelo senador Fernando Bezerra Coelho, à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, com recursos assegurados para emendas relativas a esta ação.

Dos R$ 3,3 bilhões garantidos pelo relator, R$ 1,5 bilhão corresponde a emendas individuais e R$ 1,7 bilhão a emendas coletivas, que serão submetidas à aprovação da Comissão Mista de Orçamentos. Os recursos serão liberados, ao Ministério das Cidades, ao longo do próximo ano.

Com informações da ASCOM

Senado encerra discussão da PEC do Teto e marca votação para terça

(Foto: Internet)

(Foto: Internet)

O plenário do Senado finalizou há pouco a terceira e última sessão de discussão, em segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que estabelece um teto de gastos públicos pelos próximos 20 anos. As três sessões foram feitas nesta quinta-feira (8), uma pela manhã e duas à tarde, apesar de protestos de senadores de oposição.

Finalizada a fase de discussão, a proposta já pode ser pautada para votação em segundo turno. Pelo calendário aprovado pelos líderes da Casa e confirmado hoje pelo presidente, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a votação ocorrerá na terça-feira (13). Na votação em primeiro turno, 61 senadores votaram a favor e 14 contra a PEC.

LEIA MAIS

Presidente Michel Temer visita a cidade de Salgueiro nesta sexta-feira

michel-temer-e-fernando-filho

Após assumir a Presidência da República Michel Temer fará sua primeira visita ao interior de Pernambuco. A comitiva do presidente estará nas cidades de Surubim (Agreste) e Salgueiro (Sertão Central).

O Ministro de Minas e Energia Fernando Filha também faz parte da comitiva prevista para chegar em Caruaru-PE às 9h30.

Michel Temer primeiro vai visitar a Barragem de Jucazinho, em Surubim, depois visitará a estação de bombeamento 3, do Eixo Oeste das obras de Transposição do Rio São Francisco em Salgueiro.

Candidatíssimo a presidente da Câmara, Ronaldo Cancão pode receber apoio de Lossio

julio-e-cancao-2

Com apoio do prefeito Julio Lossio, vereadores da futura bancada da oposição poderão votar em Ronaldo Cancão para presente da Câmara Municipal de Petrolina

Nunca diga “dessa água não beberei”. A máxima traduz o que pode está acontecendo nos bastidores da Câmara Municipal de Petrolina, onde é cada vez mais acirrada a disputa pela eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017/2018.

O vereador Ronaldo Cancão (PTB), que durante os últimos 4 anos exerceu uma forte oposição ao prefeito Julio Lossio (PMDB), ao que tudo indica, pode contar com o aval do gestor, que estaria trabalhando junto aos seus aliados no legislativo, para votarem em Cancão, como nome forte da futura bancada da oposição para presidir a Casa Plínio Amorim.

Procurado por nossa reportagem Ronaldo não confirmou a informação, apenas sorriu e disse “Na política tudo pode acontecer”.