Lideranças de Pernambuco se reúnem no Congresso da Amupe

(Foto: Mandy Oliver/Folha de Pernambuco)

Lideranças políticas de Pernambuco se reúnem, na manhã desta terça-feira (25), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, para a abertura do Congresso da Associação Municipalista do Estado (Amupe). Entre elas, dois dos principais nomes cogitados para a eleição de 2018 – o governador Paulo Câmara (PSB) e o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB).

Também marcam presença no evento o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), o deputado federal Silvio Costa (PTdoB) e o presidente da organização e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB).

Fonte FolhaPE

Lula pode ser beneficiado nas eleições de 2018 por brecha na Lei da Ficha Limpa

(Foto: Arquivo)

Caso o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva seja condenado na segunda instância, ele poderá recorrer a cortes superiores para garantir sua candidatura nas eleições de 2018.

A Lei da Ficha Limpa a impede que candidatos condenados por órgão colegiados (formados por grupos) sejam candidatos, mas um de seus artigos deixa uma abertura. Ele estabelece que os tribunais superiores, a pedido dos réus, podem suspender a inelegibilidade de candidatos já condenados na Justiça. Seria uma espécie de liminar concedida em meio à campanha.

Se a confirmação da sentença sair antes do prazo de registro de candidatura, em agosto do próximo ano, a defesa do ex-presidente poderá reivindicar ao Superior Tribunal de Justiça que Lula tenha o direito de concorrer à presidência.

Contudo, se a condenação no TRF sair após o registro da candidatura do ex-presidente, ele pode ser alvo de um recurso por “inelegibilidade superveniente” e, em caso de vitória nas urnas, não receber o diploma de eleito.

Temer diz que país está se transformando depois de uma longa recessão

(Foto: Internet)

O presidente Michel Temer disse hoje (25) que o país está se transformando depois de uma longa recessão e começa respirar uma nova economia e novos costumes. Em discurso na cerimônia de posse do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, Temer disse ainda que os desafios não deixam seu governo preocupado, mas o “vitalizam”.

“Vivemos em um país de muito otimismo. Temos dificuldades? Claro que as temos. Mas isso é mais ou menos histórico no nosso país… a capacidade extraordinária de recuperação do povo brasileiro, de otimismo, de crença nas nossas instituições. E hoje, especialmente, a absoluta crença em que o país está se transformando depois de uma longa recessão. Começamos a respirar uma nova economia e novos costumes no nosso país”, disse Temer.

LEIA MAIS

Médicos de Petrolina anunciam nova paralisação nesta terça-feira

(Foto: Ilustração)

Através de nota, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE) anunciou nesta terça-feira (25), uma paralisação de advertência nos serviços de saúde do município, que pode durar 72h. Prefeitura afirma está aberta ao diálogo.

A paralisação foi acordada, durante Assembleia Geral, no dia 11 de julho, quando a categoria rejeitou por unanimidade a contraproposta apresentada pela prefeitura. Segundo o grupo, a ação tem o objetivo de alertar aos gestores municipais sobre a necessidade de avanços referentes à pauta de reivindicações e suspende temporariamente os serviços eletivos e ambulatoriais da rede, mas sem alterações nos serviços de urgência e emergência – incluindo o Samu.

Cronograma da paralisação:

Um “abraço coletivo”, será feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bebedouro, localizada na zona rural. Segundo os grevistas, o posto foi alvo de uma fiscalização conjunta entre o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e o Conselho Regional de Medicina (Cremepe), que constataram um local completamente abandonado e com os serviços funcionando em duas salas emprestadas.

Na quarta-feira (26), os médicos realizam a Campanha “Doando Sangue pela Saúde”, no Hemope de Petrolina. Na quinta-feira (27/07), os médicos realizam uma nova Assembleia Geral Extraordinária a partir das 10h, na sede do IGEPREV. Na oportunidade a categoria vai deliberar os próximos rumos do movimento.

Reivindicações:

Os médicos de Petrolina reivindicam melhorias nas estruturas físicas das unidades e melhores condições de trabalho, regularidade da assistência farmacêutica e abastecimento de insumos, política de referência para especialistas, bem como reivindicam reajuste salarial escalonado, plurianual, de forma que haja recomposição dos salários hoje praticados na cidade, que se encontram bastante defasados.

(Foto: Internet)

Em nota, prefeitura se coloca à disposição para as negociações; veja nota na íntegra:

“Com relação ao reajuste salarial, a prefeitura municipal de Petrolina informa que concedeu um reajuste de 6.29%, a ser implantado na folha do mês corrente das categorias de leis especificas dos servidores oriundos da Secretaria de Saúde, inclusive os médicos.  A proposta inicial, levando em consideração que esses servidores foram penalizados nos anos anteriores, seria de um reajuste de 5%, em cima do salário base, custeado com recursos próprios.

Após várias rodadas de negociações, o prefeito Miguel Coelho autorizou, mesmo em um cenário de dificuldade econômica, alterar o reajuste para 6.29%.  Mesmo diante de um quadro de dificuldade financeira e ausência de repasses dos programas federais para a viabilidade do aumento salarial dessas categorias, a gestão municipal resolveu assumir os custos do reajuste, a fim de que todos os servidores fossem contemplados.

Os médicos do município foram os únicos que não aceitaram a proposta do reajuste salarial. A prefeitura está aberta ao diálogo para resolver esse impasse e não prejudicar os serviços oferecidos a população.

Sobre as condições estruturais das unidades, a Secretaria de Saúde informa que assim que a gestão assumiu, foi realizado imediatamente um levantamento dos prédios da rede, identificando essa situação deixada pela gestão passada, a partir daí, foi solicitado um estudo com o setor de engenharia e os reparos iniciaram na última semana, seguindo um cronograma”.

Paulo Bomfim participa de eventos religiosos na sede e interior de Juazeiro durante final de semana

(Foto: ASCOM)

O município de Juazeiro foi marcado por eventos religiosos no último final de semana. O prefeito Paulo Bomfim participou no sábado (22) à noite da Marcha Para Jesus e no domingo (23) da procissão e missa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do Distrito de Massaroca.

A Marcha Para Jesus é um evento realizado por um conjunto de igrejas evangélicas, mas com caráter ecumênico de outras religiões cristãs, e contou com o apoio da Prefeitura de Juazeiro. O prefeito Paulo Bomfim, que esteve acompanhado de secretários e vereadores, cumprimentou os participantes, bem como a população que assistia à Marcha.

“É um momento de adoração, de compartilhar o discurso de amor e respeito ao próximo de que tanto Jesus nos ensinou. Aqui a gente sente a boa energia, de paz”, salientou o prefeito.

No domingo pela manhã, o prefeito foi ao Distrito de Massaroca participar da procissão e missa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da comunidade.

Ministro da Fazenda não descarta novos aumentos de impostos “se necessário”

(Foto: Internet)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (24) que o governo não discute novos aumentos de impostos, mas, caso seja necessário, eles serão feitos. Na última semana, houve reajuste do Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina, o diesel e o etanol.

“Não discutimos isso, porque não é uma situação que se coloca no momento. Tudo é possível, se necessário. Tenho falado isso desde agosto do ano passado. Mas, hoje, nós estamos preocupados em concretizar outras receitas”, disse o ministro, após participar de reunião com investidores na capital paulista.

Meirelles destacou que trabalha para a confirmação de receitas como o adiantamento das outorgas do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, o Galeão, e a liberação para a União dos depósitos judiciais da Caixa Econômica Federal. “Estamos trabalhando intensamente nisso para garantir que, de fato, essas receitas possam ser contabilizadas o mais rápido possível”, afirmou.

Ainda sobre o aumento de impostos, Meirelles disse que uma reavaliação não está descartada. “É um quadro extremamente dinâmico, em que tudo está sujeito a reavaliação, dependendo da avaliação dos fatos e de determinados impactos econômicos. O que é importante é que nós temos, sim, uma decisão de aumento de impostos neste momento”, destacou.

Fonte Agência Brasil

Com posse antecipada, Hélio Terrenos assume prefeitura de Belo Jardim amanhã

(Foto: Arquivo)

A posse do prefeito eleito de Belo Jardim, Hélio dos Terrenos (PTB), que estava prevista para o dia 31 de julho, será antecipada para esta terça-feira (25). O juiz da 45ª Zona Eleitoral de Pernambuco, Demétrius Liberato, concluiu mais cedo o julgamento das contas dos candidatos e não viu mais razão para deixar a diplomação do eleito para o último dia do mês.

A diplomação de Hélio será às 11h, no Salão do Júri do Fórum de Belo Jardim, na Praça Torres Galindo. Uma hora depois, a Câmara Municipal estará dando posse a ele. A transmissão de cargo ocorrerá logo em seguida. O petebista já definiu grande parte da equipe. O vice-prefeito, Dr. Silvano, vai cuidar, por exemplo, da pasta da Saúde. Os secretários devem tomar posse logo depois que o prefeito assumir o cargo.

Com informações do JC

Petrolina sedia 3° Encontro de Ouvidores de Pernambuco e prefeitura divulga canais para facilitar atendimento

(Cartaz Divulgação)

Para estreitar a comunicação entre a gestão pública e os petrolinenses, a prefeitura de Petrolina, divulgou nesta segunda-feira (24) um passo-a-passo para o uso da ouvidoria. A cidade foi o local escolhido para o 3° Encontro de Ouvidores de Pernambuco.

O serviço de ouvidoria pode ser utilizado para o controle interno e defesa dos direitos e interesses do cidadão. O serviço fica a disposição para o cidadão apresentar solicitações, reclamações, denúncias, críticas, como também fazer elogios e sugerir melhorais, referente aos serviços prestados pela Prefeitura.

Veja como utilizar o serviço:
Pela internet
1. Acesse o site da prefeitura, clique no link da Ouvidoria
2.Preencha os dados solicitados.
3.Descreva sua manifestação.
4. Anexe fotos ou documentos, se necessário.
5. Clique em “Salvar” para enviar a manifestação.

O número de protocolo do registro aparecerá na tela e também será enviado ao e-mail que foi inserido no formulário.

Por telefone

1. Ligue 156, das 7 às 13 horas, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.
2. Forneça ao atendente os dados solicitados.
3. Relate sua manifestação.
4. Anote o número de protocolo.

Por comodidade, recomendamos que opte por registrar a manifestação pela internet.

Não há diferença no tratamento de manifestações recebidas pela internet ou por telefone. Por telefone, um atendente apenas irá digitar seu relato no mesmo formulário a que você tem acesso.

Presencialmente

Na sede da Ouvidoria Municipal, localizado na Prefeitura de Petrolina, na Avenida Guararapes, nº 2.114, Centro. Aberto: segunda a sexta-feira, 7h às 13h, exceto feriados.

A Ouvidoria tem capacidade de atendimento presencial limitado. Se você não tem como registrar pela internet, tente através do número 156. Não há diferença no tratamento de manifestações recebidas pela internet, por telefone ou fisicamente.

3° Encontro de Ouvidores de Pernambuco

Para quem quiser saber mais sobre o papel da Ouvidoria, Petrolina sediará no dia 17 de agosto o 3° Encontro de Ouvidores de Pernambuco. A iniciativa, que acontecerá no auditório da Faculdade de Ciências Aplicada e Sociais de Petrolina (Facape), tem como objetivo promover a participação social e garantir o exercício do direito à cidadania em todas as esferas do poder público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.cge.pe.gov.br.

Odacy Amorim prestigia 33ª Romaria das Comunidades em Santa Cruz da Venerada

(Foto: ASCOM)

O deputado estadual Odacy Amorim (PT/PE) prestigiou neste domingo (23) a 33ª Romaria das Comunidades, evento realizado no município de Santa Cruz da Venerada – PE. Ao lado de diversos amigos e lideranças, o parlamentar pôde acompanhar a grandiosidade e organização da festa popular.

O deputado destacou a importância da Romaria para o município, ressaltando a sua tradição. “É uma satisfação imensa comparecer a Santa Cruz novamente, e prestigiar este evento tão tradicional e marcante na vida do município. Parabenizo o povo de Santa Cruz e me coloco à disposição para contribuir de forma cada vez mais efetiva com esta cidade tão importante”.

A Romaria das Comunidades, além de tratar-se de uma festividade religiosa, movimenta a economia do município e atrai pessoas das mais variadas localidades do nordeste, beneficiando assim diversos setores locais.

BNDES investe R$ 12 milhões em apoio a projetos culturais

(Foto: Ilustração)

Entre os meses de agosto e dezembro o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), deve patrocinar Vinte e um projetos de todas as regiões do país, com investimento de até R$ 12 milhões.

A iniciativa acontece de acordo com a Lei Rouanet, dos projetos um total, 43% são referentes à área da música, 38% ao audiovisual e 19% à literatura. O anúncio foi feito pela instituição nesta semana.

Uma das novidades este ano é a exigência de que todos os eventos realizem ações inclusivas voltadas para o público infantojuvenil de comunidades carentes. No mesmo período do ano passado, foram apoiados pelo banco 20 projetos, também com recursos no valor de R$ 12 milhões.

Oito projetos receberão apoio do banco pela primeira vez. Entre eles, destacam-se a 7ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2017), na Bahia; e o 5° Festival de Música Erudita do Espírito Santo.

Com informações do EBC

Moro é o único a superar Lula em pesquisa realizada pelo Datafolha

(Foto: Arquivo)

Na última pesquisa Datafolha, o juiz federal Sérgio Moro, apesar de não ter partido político, em eventual segundo turno, seria o único a superar Lula (PT) numericamente, com empate técnico: 42% a 40%. A um ano das eleições, nomes ligados às investigações são projetados como candidatos em potencial.

Oficialmente não há nenhum nome posto dos membros da Operação Lava Jato na disputa para 2018. No entanto, as sondagens eleitorais começam a testar candidaturas como a de Moro, que comanda processos na primeira instância força-tarefa.

Cientistas políticos avaliam esse grupo como uma “nova elite política”. A leitura é que das entranhas da Lava Jato nasceu essa ala que se coloca em oposição à política tradicional, com matrizes ideológicas ligadas a esquerda e a direita e marcadas pelas práticas doa conchavos, do clientelismo e do compadrio.

O cientista político Elton Gomes, professor da Faculdade Damas, no entanto, faz ressalvas quanto à atuação política desse grupo. Segundo ele, a equipe vai muito além do cumprimento da lei. Ele observa que a posição de “salvadores da pátria” e da cruzada armada contra os políticos tradicionais pode gerar componente explosivo para a democracia.

“Eles têm uma agenda e uma ideia de como deveria ser a política no Brasil e eles querem concretizar o ideal através de ações policiais”, explica. Na análise, o professor procura ir além da crítica ou do elogio à Lava Jato, ele lança luz sobre o estado de operação policial permanente. Segundo Gomes, nenhuma democracia é capaz de prosperar nesse terreno.

Com informações do JC

Luska Portela assume prefeitura de Petrolina até o dia 9 de agosto

(Foto: Divulgação/Ivaldo Regis)

Neste domingo (23) Miguel Coelho (PSB) se licenciou do cargo de prefeito e a vice-prefeita Luska Portela (DEM), assumiu a gestão e segue no cargo até 9 de agosto.

“Esses primeiros dias, terei reuniões com secretários e diretores para aprofundar as informações e dar encaminhamentos de todos os serviços da prefeitura. É um desafio grande, mas estou confiante pois temos uma grande equipe ao nosso lado e a confiança do prefeito Miguel”, relatou Luska após a assinatura do livro de posse.

Depois da cerimônia oficial, a prefeita e Miguel se reuniram no hotel Nobile, na Orla de Petrolina, para conversar sobre a transição. “Antes da viagem, conversamos com secretários e colaboradores para garantir a continuidade dos serviços nesses dias que estarei fora. Viajo tranquilo pois a prefeitura está em boas mãos. Luska é preparada e muito sensível para ocupar o cargo”, garantiu Miguel, que viaja com a primeira-dama Lara Secchi Coelho em lua de mel.

Câmara Federal deve dar carga total na reforma política

(Foto: Ilustração)

O novo formato do fundo partidário é apenas um detalhe da reforma, que, daqui a dez dias, será uma das principais pautas da Câmara dos Deputados. Apresentada com a ideia de mudar o sistema eleitoral, a reforma é vista como um dos principais caminhos para aperfeiçoar a jovem democracia brasileira, minimizando problemas sistêmicos, como a corrupção e a crise de representatividade.

No Congresso, duas Propostas de Emenda à Constituição correm paralelamente e deverão entrar em votação em agosto. Os textos 282/2016 e 77/2003 tratam de diversos pontos que podem trazer mudanças já em 2018. A primeira é de relatoria da deputada federal Shéridan Oliveira (PSDB) e aborda pontos importantes, como o fim das coligações partidárias e a cláusula de desempenho.

Pelas coligações, a ideia é acabar com a união de partidos na disputa proporcional (vereadores e deputados). A proposta, no entanto, vem gerando descontentamento das siglas pequenas, que veem na medida o seu extermínio. A cláusula de desempenho, por sua vez, é um dispositivo que restringe ou impede a atuação parlamentar de um partido que não alcança um percentual de votos e a federação.

LEIA MAIS

9ª conferencia municipal de assistência social de lagoa grande

(Foto: ASCOM)

A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social cumpriu o seu propósito e reuniu na sexta-feira (21) governo, usuários e sociedade civil para definir as propostas que serão levadas à Conferência Estadual.

Durante a manhã a Senhora Adriana Lima Assistência Social,  discursou sobre o tema: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, e elogiou o governo que, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, abriu espaço para a realização da conferência, oportunizando um diálogo amplo e aberto acerca das dificuldades que o município enfrenta.

“Esta é uma oportunidade que poucos municípios em nosso estado estão tendo.  quando convoca sua conferência e coloca usuários, trabalhadores, gestores e a sociedade civil, todos juntos, para dialogar sobre uma cidade melhor”

LEIA MAIS

Deputado Guilherme Coelho reúne prefeitos do sertão para falar de investimentos urbanos

(Foto: ASCOM)

Prefeitos e representantes de 17 municípios do Sertão de Pernambuco estavam reunidos na manhã desta sexta-feira (21) em Petrolina, a convite do Deputado Federal Guilherme Coelho, para discutirem o acesso a recursos federais para investimentos urbanos.

A ideia do encontro surgiu depois de uma audiência do Deputado com o Ministro Bruno Araújo, do Ministério das Cidades, sobre o novo Programa “Avançar Cidades”, que permite o financiamento de recursos através da Caixa Econômica para projetos de Mobilidade Urbana, com vantagens especiais.

“Financiamentos a juros baixos, 4 anos de carência e 20 anos para pagar. São condições imperdíveis para os municípios que querem investir nas vias dentro da cidade. A presença dos prefeitos aqui reforça o interesse de todos”, destacou o deputado.

LEIA MAIS