Destituído do comando do PSB, Miguel Coelho teme retaliação no partido e Paulo Câmara garante que separa questões administrativa da partidária

Governo afirma que Petrolina é um dos municípios mais beneficiados pela gestão. (Foto: Arquivo)

Na última segunda-feira (13) Miguel Coelho foi destituído do comando do PSB em Petrolina. Com a novidade a preocupação fica por conta de possível a retaliação partidária, mas Paulo Câmara afirma que isso não vai acontecer.

O governador Paulo Câmara esteve diversas vezes em Petrolina para entregar obras e anunciar novas. Um exemplo disso é a construção de uma escola técnica, que a prefeitura deve doar o terreno, entretanto não há previsão para o início das obras. Questões ligadas a Compesa, também são preocupantes.

“Espero que essa movimentação do partido não se reflita na relação administrativa com o Governo do Estado. Esperamos que essa relação se mantenha”, afirmou Miguel Coelho a Folha de Pernambuco.

Em nota, o Governo do Estado garantiu que separa a questão administrativa da partidária e que o município é um dos mais beneficiados pela gestão. O texto menciona os investimentos feitos na cidade: mais de R$ 160 milhões em obras de água e saneamento, autorização para a Compesa captar R$ 38 milhões na Caixa, obras de esgotamento sanitário e construção de duas escolas em tempo integral.

Sobre o futuro partidário, Miguel Coelho afirmou que vai se integrar ao projeto de oposição. “Precisamos resgatar o protagonismo e liderança que Pernambuco tem que ter, estabelecer um governo que estabeleça a relação administrativa independente de posição política”, alfinetou.

Odacy Amorim reclama de preço de combustível abusivo em Petrolina

Deputado criticou preços praticados pelos postos de combustíveis de Petrolina. (Foto: Internet)

O absurdo cobrado pelos postos da cidade de Petrolina pelo litro da gasolina foi alvo de denúncia do deputado Odacy Amorim (PT). A reclamação aconteceu durante pronunciamento do parlamentar no Pequeno Expediente desta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Odacy solicitou ao Governo do Estado que acompanhe a situação, já que a população tem pagado cerca de R$ 4,50 pelo litro da gasolina, valor superior ao praticado por postos de outros municípios.

“Faço um apelo ao governador para que fiscais do Estado acompanhem este tema. Sei que a questão passa pela livre negociação do mercado, mas é preciso verificar se a distribuidora tem cobrado mais caro para abastecer a região”, pontuou.

Chuvas

O deputado comemorou o início das chuvas no Sertão Pernambucano. De acordo com Odacy, o distrito de Rajada, em Petrolina, e outras áreas registraram, recentemente, índices satisfatórios de precipitações. Ele defendeu, no entanto, maior discussão sobre o uso das águas armazenadas nas barragens.

“Em 2004, a Barragem de Sobradinho encheu com um bom volume de chuvas, mas a concessionária aumentou a vazão para produzir mais energia. Ao final do ano, o reservatório tinha apenas 25% de sua capacidade”, lamentou.

Sessão da próxima quinta na Câmara de Vereadores é suspensa

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Os vereadores de Petrolina foram dispensados da sessão na próxima quinta-feira (16). A informação foi divulgada nesta terça-feira (14) durante sessão na Casa Plínio Amorim. A falta de tempo para elaboração da pauta devido ao feriado desta quarta-feira seria o principal motivo do cancelamento.

O vereador Paulo Valgueiro (PMDB) afirmou que a bancada de oposição comparecerá à Casa Legislativa por não ver motivos para suspensão da sessão. “O feriado é na quarta e a quinta-feira é um dia útil normal. Não é justificável vereador que só tem sessão em dois dias. Não é justo cancelar. Vamos estar aqui cumprindo o nosso papel e discutindo projetos”, afirmou o líder da oposição.

Câmara veta requerimento de cópias de folhas de pagamento da Secretaria de Saúde de Petrolina

(Foto: Arquivo)

A solicitação da vereadora Cristina Costa (PT) foi vetada na Câmara Municipal de Petrolina, nesta terça-feira (14). O requerimento solicitava cópias das folhas de pagamento da Secretaria de Saúde de Petrolina.

A solicitação contava com o apoio da prefeitura para obter cópias das folhas de pagamento de todos os funcionários da secretaria de saúde, incluindo servidores do quadro e contratados, referente aos meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2017.

“Eu quero saber como está sendo investido o dinheiro da educação, mas o requerimento foi derrubado. Se não pode passar as informações é porque tem irregularidades”, afirmou Cristina Costa após o veto.

11 projetos serão votados hoje na Câmara Municipal de Petrolina

A sessão desta terça-feira (14), promete ser bastante movimentada na Casa Plínio Amorim, pelo menos 11 projetos estão na pauta para serem votados hoje, 6 de autoria do executivo e 5 do próprio legislativo:

Matérias do Executivo:

Veto Parcial nº 035/2016 – referente ao projeto de lei nº 035/2015, que institui o programa de incentivos fiscais a empreendimentos prestadores de serviços de ensino superior.

Veto Total nº 140/2017 – referente ao projeto de lei nº 013/2017 de autoria do Vereador Paulo Valgueiro – que dispõe sobre o atendimento diferenciado para portadores de diabetes Tipo 1 e Tipo 2 na rede pública municipal e estadual de saúde, bem como na rede privada.

Veto Parcial nº 265/2017 – referente ao projeto de lei nº 039/2017 de autoria do Vereador Rodrigo Araújo – que dispõe sobre a criação do Selo Ambiental para as empresas protetoras do Meio Ambiente.

Veto Parcial nº 268/2017 – referente ao projeto de lei nº 051/2017 de autoria do Vereador Rodrigo Araújo – que cria o Projeto Cultura na Rua e dá outras providências.

Projeto de lei nº 019/2017 – Dispõe sobre horários de funcionamento das farmácias sem manipulação de fórmulas, estabelece plantão obrigatório e dá outras providências.

Projeto de lei nº 021/2017 – Desafeta e autoriza a doação de imóvel público municipal para instalação de uma escola técnica estadual, e dá outras providências.

Matérias do Legislativo:

Projeto de Decreto Legislativo nº 019/2017, que dispõe sobre a participação de estudantes de escolas públicas e privadas nas sessões ordinárias da Casa Plinio Amorim, mediante prévio agendamento, a fim de conhecerem o funcionamento do Poder Legislativo, autor Rodrigo Araújo.

Projeto de Decreto Legislativo nº 023/2017, que concede Título de Cidadão Petrolinense a Senhora Mary Ann Saraiva Bezerra Fornelos Pereira, autor Zenildo Nunes.

Projeto de Lei nº 074/2017, que estabelece aos órgãos públicos, empresas na iniciativa privada e responsável por eventos e shows artísticos, a reserva de área exclusiva no local da realização de eventos, para uso projetado de pessoas com deficiências, síndromes, doenças raras ou amobilidade reduzida no âmbito do município de Petrolina, autor Aero Cruz.

Projeto de Lei nº 106/2017, que dispõe da obrigatoriedade da divulgação de número de telefone para denuncia de irregularidades, na parte central da traseira dos veículos concessionários e/ou permissionários de transporte coletivo de passageiros e complementares, autor Ronaldo Silva.

Projeto de Lei nº 119/2017, que dispõe sobre o cancelamento de alvará de funcionamento dos estabelecimentos que promovam exploração de crianças e adolescentes, autor Rodrigo Araújo.

Com demissão de Bruno Araújo, Guilherme Coelho volta à suplencia

Em um movimento que deve antecipar a reforma ministerial do governo, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, pediu demissão nesta segunda-feira, pouco depois de fazer sua última cerimônia à frente do cargo, o lançamento do Cartão Reforma, na primeira baixa tucana na equipe do presidente Michel Temer.

Com o partido ameaçando deixar o governo e o presidente confirmando que fará uma redistribuição dos cargos de primeiro escalão, Araújo alegou, em sua carta de demissão, que não tem mais apoio do PSDB para continuar no ministério.

“Agradeço a confiança do meu partido, no qual exerci toda a minha vida pública, e já não há mais nele apoio no tamanho que permita seguir nessa tarefa”, admitiu ele, na carta.

Ao sair a primeira denúncia contra Temer, em maio deste ano, o deputado chegou a pedir demissão, no dia mais crítico do governo Temer. No entanto, foi convencido a ficar e aguardar a decisão do partido.

Com a volta de Bruno Araújo à Câmara Federal, o tucano Guilherme Coelho (PE), volta a suplência de deputado. “É a vida de um suplente, sempre na iminência de sair”, disse ele.

PSB destitui Miguel Coelho no diretório de Petrolina

(Foto: Arquivo)

A Executiva Estadual do PSB decidiu retirar do comando do partido em Petrolina, no Sertão, o prefeito da cidade, Miguel Coelho, filho do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), que migrou para a oposição ao governador Paulo Câmara (PSB). No lugar de Miguel, o partido será presidido no maior município do Sertão pelo deputado federal Gonzaga Patriota e terá como vice o deputado estadual Lucas Ramos.

Gonzaga volta a presidir o partido dois anos após perder o comando do diretório municipal justamente para Miguel Coelho que foi escolhido em 2015 pelo diretório estadual do PSB para presidir a executiva da legenda em Petrolina. Na época Patriota reclamou muito da forma como o partido lhe foi tirado sem ao menos ter sido consultado.

A dissolução da comissão provisória foi pedida por Lucas através de uma carta argumentando que o prefeito não representava mais o PSB. Lucas e Miguel disputaram a indicação para concorrer à prefeitura de Petrolina, mas o partido favoreceu os Coelho.

Operação Torrentes: Paulo Câmara cobra provas do superfaturamento

(Foto: Ilustração)

Em entrevista concedida na manhã de hoje (13) o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que a ação da Polícia Federal, com a Operação Torrentes, carece de provas consistentes. “É importante olhar o inquérito, olhar as peças acusatórias. Para se falar de superfaturamento tem que mostrar onde está o superfaturamento”, afirmou Câmara.

Paulo Câmara disse ainda que não vai admitir erros nos contratos dos serviços que foram realizados durante as operações Reconstrução e Prontidão, ocorridas nos anos de 2010 e 2017 para minimizar o sofrimento das vítimas das enchentes.

“Já mandei olhar todos os contratos. Não vou admitir erro em nenhum deles. Agora, eu tenho clareza de que para acusar é precisa ter provas, precisa estar no inquérito, precisa estar na denúncia. E isso não foi visto ainda”, completou o socialista.

Sobre o envolvimento de servidores estaduais entre eles policiais militares de altas patentes, Câmara adiantou que todos serão afastados das funções até que a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) conclua as investigações.

LEIA MAIS

Alegando falta de apoio, Bruno Araújo deixa o Ministério das Cidades

O movimento de Bruno Araújo abre caminho para a reforma ministerial. (Foto: Arquivo)

Nesta segunda-feira (13) o ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), encaminho uma carta de demissão ao presidente Michel Temer (PMDB). O pedido de exoneração se deu em meio ao racha político no PSDB.

Na carta de demissão, o titular das Cidades agradece a oportunidade de comandar a pasta e justifica a saída do governo ao fato de, segundo ele, já não haver dentro do PSDB “apoio no tamanho que permita seguir nesta tarefa”.

O movimento de Bruno Araújo abre caminho para a reforma ministerial. A ideia do presidente da República era tirar dois ministros do PSDB, entre os quais Bruno de Araújo. A ministra de Direitos Humanos, Luislinda Vallois, também pode deixar o primeiro escalão.

Horário de funcionamento de farmácias entra em pauta na sessão desta terça na Câmara de Vereadores de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O projeto de Lei N.º 019/2017 da Prefeitura de Petrolina, será votado nesta terça-feira (14) na Câmara de Vereadores.  A lei prevê plantão obrigatório no funcionamento de farmácias em feriados e finais de semana.

Petrolina conta com poucas farmácias funcionando 24h, com a aprovação da lei, as farmácias ficam obrigadas a cumprir plantão nos seguintes períodos:  segunda a sábado das 19h às 07h do dia seguinte, aos domingos das 19h às 07h do dia seguinte e em feriados das 07h às 07h do dia seguinte.

“Quando começamos o governo elencamos as prioridades e temos feito o possível”, diz Wilker sobre ações em Casa Nova

Em entrevista, o prefeito de Casa Nova (BA), Wilker Torres, falou sobre as dificuldades da gestão no município e sobre o trabalho realizado em quase um ano à frente do Poder Executivo.

Na oportunidade, Wilker destaca os avanços nas áreas da educação e saúde. Além disso, o prefeito lembra dos trabalhos de recuperação de estradas, abastecimento de água em comunidades da Zona Rural e das metas e prioridades do governo para os próximos anos. Por fim, faz um balanço do seu primeiro ano como gestor.

Confira

Ministro prevê o fim de 3 mil sindicatos com a reforma trabalhista

(Foto: Internet)

Com a vigência da nova lei trabalhista que começou neste sábado (11), a contribuição sindical obrigatória deixa de existir e poderá ser o fim de três mil sindicatos. A avaliação foi feita pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Atualmente, segundo o ministro, há cerca de 16,8 mil sindicatos no Brasil, dos quais 5,1 mil são patronais. O restante, cerca de 11,3 mil, representa os trabalhadores. “Eu acredito que deverá reduzir em 30% dos 11,3 mil sindicatos [dos trabalhadores]”, declarou o ministro. Segundo Nogueira, essa redução vai acontecer porque parte dos sindicatos vai se fundir a outros.

Segundo Ronaldo Nogueira, os sindicatos dos trabalhadores que tendem a desaparecer são aqueles que não realizaram, nos últimos três anos, acordos coletivos, considerados por ele como uma das “razões fundamentais da organização sindical”.

“A grande realidade é que o movimento sindical no Brasil vai ter de olhar para dentro e vai ter de se reconstituir no sentido de voltar a ter representação sindical por categoria. Para que os acordos coletivos de trabalho, que tenham força de lei, possam ser deliberados por um sindicato forte. E que realmente ofereça uma contraprestação ao trabalhador, que vai contribuir com alegria”, declarou.

Com informações do G1

Fundo eleitoral reduz verbas na saúde em até R$ 70 milhões

(Foto: Ilustração)

O fundo eleitoral de R$ 1,75 bilhão aprovado pelo Congresso Nacional em outubro para custear campanhas com dinheiro público vai reduzir a aplicação de verbas na saúde. O modelo passou como uma alternativa à proibição das doações eleitorais por empresas.

A destinação de parte das emendas parlamentares ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) pode retirar, em cálculos conservadores, R$ 70,3 milhões originalmente destinados a despesas com saúde, segundo levantamento feito pelo jornal ‘O Estado de S. Paulo’.

O valor não foi considerado na manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU) assinada pelo presidente Michel Temer e enviada ao Supremo Tribunal Federal, na última quinta-feira (9), em uma ação que questiona o fundo. No documento, o órgão afirma que investimentos do governo em áreas sociais, como a saúde, não serão prejudicados.

O corte na saúde pode aumentar, a depender de como os parlamentares dos demais Estados vão decidir sacrificar suas emendas para dar a contribuição obrigatória às campanhas.

A definição será feita nas próximas semanas na Comissão Mista de Orçamento (CMO). O fundo eleitoral será composto de R$ 1,3 bilhão em emendas coletivas impositivas somado aos R$ 450 milhões advindos do fim da compensação fiscal para TVs na exibição de propaganda partidária.

Dessa forma, cada uma das 27 bancadas estaduais vai retirar R$ 48,7 milhões do valor originalmente destinado em emendas ao Orçamento que haviam sido assinadas por deputados e senadores e cuja execução pelo governo era obrigatória. Antes da lei, cada uma delas dispunha de um total de R$ 162,4 milhões. Agora, 30% desse valor será destinado às campanhas eleitorais.

Um dos idealizadores, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), fez coro: “A proposta que eu fiz não tira dinheiro da educação, da saúde, de lugar nenhum”.

Com informações do Estadão

Deputado Guilherme Coelho propõe reunião para ajudar produtores de leite em Pernambuco

Deputado articula reunião com bancos para discutir medidas de crédito para produtores de leite no estado. (Foto: ASCOM)

Nessa semana, a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados debateu sobre a crise leiteira que o Brasil está enfrentando, inclusive no estado de Pernambuco. O Deputado Federal Guilherme Coelho falou em defesa dos municípios produtores do leite do Agreste, como Pedra, Buíque, Venturosa, Itaíba e Águas Belas.

A falta de chuvas tem prejudicado fortemente a produção leiteira no estado. Na avaliação do parlamentar, a crise se intensifica ainda mais com o retorno da importação do leite uruguaio. “O custo de produção aumenta, não chove, e nós precisamos agir com rapidez e eficiência para que esses produtores de leite consigam preços adequados e não vendam um produto abaixo do custo de produção”, destacou.

Como alternativa, o deputado Guilherme Coelho está articulando para a próxima semana uma grande reunião na região do Agreste com a Superintendência do Banco do Nordeste e do Bando do Brasil, a fim de discutir medidas de crédito que possam ajudar os produtores a enfrentar no momento de crise.

“Nenhuma proposta que proíba o aborto em casos de estupro passará pelo plenário da Casa”, diz Rodrigo Maia

(Foto: Internet)

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), afirmou nesta sexta-feira (11) que nenhuma proposta que proíba o aborto em casos de estupro passará pelo plenário da Casa. Maia ainda ponderou que é preciso tomar cuidado com a análise do texto.

O presidente, no entanto, adiantou que se ficar entendido que a proposta dá margem para a proibição do aborto em casos de estupro, não deve avançar no plenário. Mais cedo, o presidente também postou em sua conta do Facebook que “proibir aborto em caso de estupro não vai na Câmara”.

“Eu acho que tem que se tomar cuidado em analisar o texto porque tem duas posições, uns que acreditam que o texto de forma nenhuma veda a excepcionalidade [do aborto em casos de estupro] e tem outro campo que acredita que esse texto vai inviabilizar. Temos que ter muita paciência, nós não vamos entrar nesse tema sem ter muita clareza de que essa questão não vai estar prejudicada de forma nenhuma. (…) Nós vamos ouvir alguns juristas para que, se chegar ao plenário, que chegue com tudo esclarecido e em hipótese nenhuma essa questão [ aborto em caso de estupro] tenha nenhuma vedação”, declarou.