Tiririca é investigado por uso de dinheiro público em viagens particulares

Tiririca soma mais de três milhões de votos em disputas eleitorais.

O Ministério Público Federal (MPF) em Brasília abriu, no último dia 18, um inquérito civil para apurar o uso irregular da verba destinada exclusivamente ao exercício do mandato do deputado federal Tiririca.

Com escritório político em São Paulo, o parlamentar tem ido pouco à capital paulista, em comparação com suas viagens a Fortaleza. Os gastos somam R$ 70 mil. Segundo o congresso em foco, Tiririca foi apenas uma vez a São Paulo e 35 à capital cearense.

O uso da cota para fins particulares é proibido pelo regimento interno da Câmara. O MPF vai investigar se há relação entre as viagens para o Nordeste com o exercício do mandato, dado a ele por eleitores de São Paulo.

LEIA MAIS

TCM-BA aprova com ressalvas contas de 2018 da Câmara de Vereadores e prefeitura de Sobradinho

Sobradinho (BA). (Foto: Agência CH)

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou com ressalvas, durante sessão nessa quarta-feira (27), as contas referentes ao exercício financeiro de 2018 da Câmara de Vereadores e da prefeitura de Sobradinho (BA).

O prefeito da cidade Luiz Vicente Torres foi penalizado com multa, em razão de irregularidades, equívocos e omissões constatados durante a análise das contas. A decisão coube a outros 19 municípios baianos.

LEIA MAIS

“O vereador precisa fazer uma análise dessa situação”, diz Aero sobre declarações de Elias Jardim

Vereador reafirmou que bancada nunca esteve contra o 2º BIEsp.

O vereador e líder da bancada da situação na Câmara Municipal de Petrolina, Aero Cruz, decidiu se manifestar, durante a sessão desta quinta-feira (28), sobre as declarações do vereador Elias Jardim a respeito do caso envolvendo policiais do 2º BIEsp e o vereador Gilmar Santos.

Segundo Aero, Elias é reconhecido por ter uma linha de atuação mais centrada, mas, “em algumas situações, tem entrado em divergências que não levam a nada”. Ainda de acordo com o líder da situação na Casa, ele respeita a decisão, mas não apoia.

LEIA TAMBÉM

“Não retiro nenhuma palavra que falei no áudio”, afirma Elias Jardim sobre caso envolvendo Gilmar Santos e 2º BIEsp

“O vereador precisa sentar, precisa fazer uma análise dessa situação toda que passou. Eu vou fazer essa pergunta a ele: isso somou em quê para a Casa? Eu tenho certeza, como conheço o vereador Elias Jardim, que essa não é a linha dele. (…) Essa questão de vereador estar com diferença pessoal com outro vereador, a gente não pode entrar nessa discussão”, afirmou.

LEIA MAIS

Pérsio Antunes reafirma apoio ao grupo de Miguel Coelho

Após um período longe dos holofotes da política, o ex-vereador Pérsio Antunes, que aparentemente não estava alinhado com o prefeito Miguel Coelho, apesar de ter apoiado e votado no grupo na última eleição municipal, apareceu na noite desta quarta-feira (27), no evento de entrega dos títulos de posse de imóveis, realizado no bairro Terras do Sul.

Questionado se o gesto seria uma reaproximação de Miguel, Pérsio disse que nunca saiu do grupo do prefeito. “Eu estive um pouco afastado por questões de trabalho, terminei uma eleição e fui cuidar de algumas atividades pessoais, profissional, não fiquei dentro do governo por que eu estava cuidando da minha vida pessoal, mas agora o prefeito me chamou para que a gente pudesse dar uma contribuição na área da saúde dentro de um projeto que está sendo desenvolvido e a gente está aqui firme para colaborar e  continuar o trabalho naquilo que a gente sempre fez”, ressaltou.

Candidatura em 2020

Sobre as eleições de 2020, Pérsio não confirmou se sairá candidato para tentar novamente uma vaga na Câmara Municipal. “A eleição é ano que vem, a gente ainda vai discutir, eu estou cuidando de uns projetos pessoais, minha família também, meus filhos, minha esposa, meus negócios, meus funcionários e também da comunidade, trabalhando, cuidando das pessoas, mas ano que vem a gente está pronto para apoiar o prefeito, seguir firme. Em relação a candidatura, vamos aguardar para poder definir esta questão, disse.

Prefeitura de Juazeiro envia projetos de lei sobre saúde, público LGBT+ e reajuste salarial à Câmara Municipal

Na última terça-feira (26), diversos projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal foram enviados à Câmara Municipal de Juazeiro para análise dos parlamentares. Entre eles estão proposições acerca da saúde, público LGBT+ e reajuste salarial.

Um dos projetos prevê a instituição do “Programa Viver com Saúde”, no âmbito da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do município, definindo parâmetros de atuação na prevenção da diabetes e outras doenças que acometem idosos e crianças.

Outro projeto apresentado foi o n. 30.545/2019, que propõe a instituição do Conselho Municipal de Defesa da População LGBT+. O objetivo é que haja mais um instrumento para combater a homofobia e a violência contra minorias.

LEIA MAIS

Relator do caso do sítio de Atibaia mantém condenação de Lula e aumenta pena para 17 anos

(Foto: AFP/Nelson Almeida)

O relator no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) do processo do caso do sítio de Atibaia, que tem como réu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva,, desembargador João Pedro Gebran Neto, votou nesta quarta-feira (27) pela condenação em segunda instância do petista e pelo aumento da sentença para 17 anos, um mês e 10 dias.

Lula havia sido condenado em primeira instância, em fevereiro de 2019, a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Ainda faltam os votos dos desembargadores Leandro Paulsen e Carlos Eduardo Thompson Flores Luz para que seja definido o julgamento.

LEIA MAIS

Vereador Elias Jardim diz que Gilmar Santos armou confusão no Rio Corrente para se promover

Vereador Elias Jardim. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Elias Jardim resolveu se posicionar sobre o acontecimento que envolveu o também vereador Gilmar Santos (PT) e policiais do 2º BIEsp na noite do último domingo (24), quando o petista foi detido com mais duas pessoas durante uma confusão no Rio Corrente, em Petrolina (PE).

LEIA TAMBÉM

Vereador Gilmar Santos diz ter sido detido por reagir a violência policial

Petrolina: Imagens mostram hematomas de agressões sofridas por policiais em ação no Rio Corrente

Bancada de Oposição de Petrolina pede investigação administrativa de policiais envolvidos em ação no Rio Corrente

Tenente do 2º BIEsp explica ação da PM no Rio Corrente e nega abuso dos policiais

Segundo Elias, tudo foi articulado juntamente com o grupo de teatro para que Gilmar Santos se promovesse. “O objetivo ali era criar uma cena de teatro, como eles são atores, e levantar Gilmar. Tudo indica que Gilmar era o ator principal daquela cena quando ele se aproximou e se envolveu na confusão para poder ser preso e concretizar a cena”, disse o parlamentar em áudio que circula nas redes sociais.

LEIA MAIS

Manoel da Acosap pede abastecimento de carro pipa no interior de Petrolina

Manoel da Acosap fez a solicitação na Câmara de Vereadores. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta terça-feira (26), o vereador Manoel da Acosap (PTB) apresentou na Câmara Municipal de Petrolina, durante sessão ordinária, o requerimento n. 377/2019. A proposição prevê a solicitação do abastecimento de água através de carros pipas para as famílias do interior do município.

A solicitação foi feita ao Senador Jarbas Vasconcelos, para que intercedesse junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional e ao Comando Geral do Exército Brasileiro. Segundo o parlamentar, o pedido é para as comunidades que não tem água encanada por meio de adutora, pois estão pagando carradas de água para não passar sede.

Gaturiano Cigano solicita atendimento de saúde para a Comunidade Lagoa das Caraíbas

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na sessão ordinária desta terça-feira (26), na Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Gaturiano Cigano (PRP) solicitou à prefeitura que intercedesse junto à secretaria da Saúde para programar atendimento com a Unidade Móvel com Médico e Dentista para a Comunidade Lagoa das Caraíbas, que fica próximo a Uruás, zona rural do município.

Segundo o parlamentar, a justificativa da sua indicação é de que a comunidade fica distante da cidade “o que dificulta o deslocamento da população para buscar atendimento nos hospitais, sendo de grande relevância que o município disponibilize a Unidade móvel com médico e dentista para atender as demandas de saúde da população”.

Vereadores de Cabrobó aprovam criação de comissão especial para investigar prefeitura

Vereadores durante sessão ordinária nessa segunda. (Foto: Blog Didi Galvão)

A Câmara Municipal de Cabrobó aprovou, nessa segunda-feira (25), durante sessão ordinária, a criação de uma comissão especial para investigar possíveis irregularidades praticadas pelo prefeito Marcilio Cavalcanti. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Os próprios vereadores da bancada da situação votaram a favor da proposição. O líder do governo, Jorge Cavalcanti, afirmou que o prefeito não tinha o que temer com a investigação. A comissão será composta por três vereadores, sorteados durante a sessão de ontem.

LEIA MAIS

Coronel Leite anuncia saída do PSL para acompanhar grupo de Bolsonaro

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O Coronel Heitor Leite, que tem se destacado no cenário político de Petrolina há alguns anos, decidiu deixar o Partido Social Liberal (PSL) após o presidente da República deixar a sigla. Segundo Leite, a intenção é ajudar Bolsonaro na construção do novo partido Aliança pelo Brasil.

A nova sigla vive a expectativa da decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre aceitar ou não a assinatura eletrônica, o que garante, ou não, a participação da Aliança nas eleições municipais do próximo ano.

Para criar um partido político, o tribunal exige uma lista com assinaturas equivalentes a 0,5% do total de votos válidos na última eleição para a Câmara dos Deputados. A Aliança precisa, portanto, de 491.967 apoiadores sem filiação partidária divididos em pelo menos nove estados.

Câmara analisa tornar “rachadinha” legal com projeto de taxação

(Foto: AFP)

Uma prática conhecida dos políticos pode não mais ser classificada como ilegal. A famosa “rachadinha”, quando um político fica com um pedaço do salário do seu funcionário, pode se transformar em taxação para vitaminar o fundo eleitoral que hoje tem recurso federal envolvido.

A Câmara dos Deputados analisa taxar os salários de todos os políticos do país e seus assessores em 3%. A ideia é, a cada dois anos, ter um acúmulo de pelo menos R$ 4 bilhões e isso já valeria para as eleições de 2022.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou desconhecer a proposta, que para alguns colegas de Plenário não é uma rachadinha e sim uma cobrança em cima dos salários. Segundo o Diário de Pernambuco, o pano de fundo para essa articulação é não perder fundos para os pleitos.

Participando de Congresso Nacional do PT, Cristina Costa convida Lula para visitar Petrolina

(Foto: Ascom)

Os filiados do Partido dos Trabalhadores estão reunidos para o Congresso Nacional, que acontece em São Paulo nesse final de semana. Petrolina está representada pela vereadora Cristina Costa, que aproveitou o momento para convidar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para visitar a cidade.

No evento os filiados aprovaram o estatuto do PT, debateram propostas para o país e ainda participaram do lançamento da revista “O partido que mudou o Brasil. A verdade sobre os governos do PT”. No congresso, Cristina voltou a defender a ideia de um partido mais popular.

“Uma linguagem mais acessível para que a gente possa levar a população as inverdades e as injúrias colocada pela burguesia. Tive a oportunidade de falar com Lula sobre Izabel Cristina e tem sido muito importante minha participação nesse Congresso“, disse.

Bolsonaro nega troca de ministros no governo

O Presidente da República, Jair Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro negou, nesta sexta-feira (22), que haverá troca dos ministros da Educação, Abraham Weintraub; do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM). A informação foi criticada pelo presidente. Bolsonaro disse que a intenção desse tipo de notícia é “dizer que governo bate cabeça, vai mal”.

“Não existe qualquer reforma ministerial a caminho, até porque o governo está indo muito bem, apesar dessa banda podre da imprensa”, disse o presidente em suas redes sociais.

Fernando Bezerra Coelho

Com isso, Bolsonaro desmente também os rumores de que Fernando Bezerra Coelho poderia assumir algum ministério. Fernando continua líder do governo no Senado Federal, onde tem sido peça importante para articulações de pautas do Executivo Nacional.

TCE-PE recomenda aprovação com ressalvas das contas de 2017 de Vilmar Cappellaro

(Foto: Internet)

Em julgamento nessa quinta-feira (21), a segunda câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) recomendou à Câmara de Vereadores de Lagoa Grande a aprovação com ressalvas das contas do prefeito Vilmar Capellaro (MDB) no exercício de 2017.

O parecer prévio foi unânime. O relator do processo foi Conselheiro Carlos Neves, presidente da segunda câmara. Os outros Conselheiros que fazem parte da Câmara Deliberativa são Dirceu Rodolfo e Carlos Porto.