Ato com Lula no Recife não terá presença de Governadores do Nordeste 

(Foto: Divulgação/PT)

O Festival Lula Livre será realizado no próximo domingo (17), no Recife (PE), e contará com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O evento que já estava programado antes de Lula ser solto não terá a presença dos governadores da Região Nordeste, já que na mesma data do Festival, os gestores estaduais  vão viajar para a Europa com objetivo de atrair investimento para os estados.

O governador Paulo Câmara (PSB-PE) será representado no ato pela presidente nacional do PC do B e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos.

LEIA MAIS

Senado aprova mudança no valor do saque imediato do FGTS

(Foto: Arquivo)

O Senado Federal aprovou na terça-feira (12) a medida provisória que libera saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), assinada pelo presidente Jair Bolsonaro em julho. Dessa forma, os trabalhadores poderão sacar não mais R$ 500 e sim R$ 998, equivalente a um salário mínimo.

A Medida Provisória ainda precisa de sanção do presidente para se tornar lei. Outro ponto importante que os senadores analisaram ontem foi a redução na taxa de administração do FGTS de 1% para 0,5%. Contudo, a Caixa continuará com o monopólio da operação dos recursos do fundo.

O saque imediato do FGTS começou a ser feito nesse ano e para movimentar a economia do país, o Governo Federal alterou o calendário: todos os contemplados poderão retirar o valor disponível nas contas ainda em 2019.

Plenária Popular na Câmara Municipal de Petrolina debate direito à moradia

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Será realizada na manhã desta quarta-feira (13), a parir das 9h, na Câmara Municipal de Petrolina, uma Plenária Popular em defesa do direito à moradia. A iniciativa é do vereador Gilmar Santos (PT) junto ao seu Mandato Coletivo.

Segundo o parlamentar, diversas solicitações chegam ao seu gabinete sobre pessoas que lutam pela casa própria. Ainda de acordo com Gilmar, essas pessoas estão tendo dificuldades devido ao valor do aluguel na cidade. Outro problema, são irregularidades na entrega das casas dos residenciais “Minha Casa, Minha vida” no município.

LEIA MAIS

Jarbas Vasconcelos opta por sessão no Senado e se ausenta do ato de filiação de Miguel Coelho ao MDB

O evento contou com as presenças do presidente estadual, Raul Henry, do presidente nacional do partido, Baleia Rossi, do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha e do Senador Fernando Bezerra Coelho. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Em grande estilo, o prefeito Miguel Coelho se filiou oficialmente ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). O evento que ocorreu na última segunda-feira (11), no auditório da Fundação Senador Nilo Coelho, contou com uma mega estrutura, participação expressiva da população e a presença de políticos.

LEIA TAMBÉM

Miguel Coelho se filia ao MDB em grande evento em Petrolina

Um das presenças mais aguardadas da noite era a do Senador Jarbas Vasconcelos (MDB), no entanto, segundo o prefeito Miguel Coelho, por questões de cumprimento de agenda em Brasília, Vasconcelos não pôde se fazer presente.

“Essa semana em Brasília é uma semana reduzida por causa do feriadão. Teve sessão hoje (11) no Senado e ele tem a tradição de não faltar às sessões os dois mandatos dele, então ele pediu a compreensão, mas acho que a gente foi muito bem representado aqui hoje. Eu estive com ele e sei que ele aprova nossa chegada”, explicou durante coletiva de imprensa.

Questionado sobre as desavenças entre FBC e Jarbas Vasconcelos, Miguel Coelho exclamou com firmeza que o problema ficou no passado. “Eu nunca tive desavença com ele [Jarbas Vasconcelos], isso é coisa do passado, do Senador Fernando Bezerra com Jarbas, acho que até a própria fala de Fernando aqui, prova que são águas passadas e que a gente tem que olhar pra frente”, afirmou.

Valgueiro confirma saída do MDB em 2020: “Vamos buscar uma sigla partidária que tenha mais a nossa ideologia”

Valgueiro teceu críticas a licitação do novo transporte público (Foto: Blog Waldiney Passos)

A filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao MDB representará uma nova etapa no partido que até então estava nas mãos de aliados do ex-gestor, Júlio Lóssio. Para o vereador Paulo Valgueiro (MDB) a mudança de ares da sigla culmina em sua saída após mais de duas décadas de filiação.

LEIA TAMBÉM:

Miguel Coelho se filia ao MDB em grande evento em Petrolina

“Até março vamos estar militando no mesmo partido, mas vou continuar batendo em tudo que tem de errado que tiver na gestão. Sou MDB hoje por força de ocasião, mas em março a gente toma um novo destino”, afirmou o vereador.

LEIA MAIS

Bolsonaro deve oficializar saída do PSL e novo partido já tem nome

Partido ganhou força após eleição de Bolsonaro, mas disputa interna criou racha

O namoro entre o PSL e Jair Bolsonaro deve ganhar um ponto final nessa terça-feira (12), quando o Presidente da República oficializará sua saída. Em Brasília (DF) é quase certo que hoje seja o Dia D de Bolsonaro na sigla, após um racha com o presidente nacional Luciano Bivar (PE).

A intenção de Bolsonaro é criar um novo partido e estima-se que 20 deputados federais acompanharão o presidente. Com isso, o PSL perderia o posto de segunda maior bancada na Câmara. O Presidente da República e seus filhos devem migrar para o Aliança Pelo Brasil, criado pelo clã Bolsonaro.

A mudança de partido encerra uma briga interna que dura mais de um mês. Uma reunião nessa tarde deve selar a saída de Bolsonaro do PSL e a corrida será contra o tempo, para que os deputados que acompanharem o presidente da República não percam seus mandatos, pertencentes ao partido no qual foram eleitos.

Reforma da Previdência será promulgada nessa terça-feira

Principal projeto dos primeiros meses de gestão de Jair Bolsonaro (PSL), a reforma da Previdência será promulgada nessa manhã. A cerimônia de promulgação acontecerá no Senado, às 10h, em uma sessão solene nessa terça-feira (12).

Com a reforma, o governo espera fazer uma economia de cerca de R$ 800 bilhões nos próximos dez anos. A pauta foi defendida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes e recebeu apoio dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre e da Câmara, Rodrigo Maia.

Mesmo com a aprovação, a Previdência não é prego batido nos bastidores da política. Outros projetos relacionados à Previdência, no entanto, ainda tramitam no Congresso, como a PEC Paralela. Outra pauta prevê alteração na aposentadoria dos trabalhadores que realizam atividades perigosas.

Segurança pública e educação são destaques na Casa Plínio Amorim nessa terça-feira

Requerimento foi novamente derrubado (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os vereadores de Petrolina estão reunidos nesse momento na Casa Plínio Amorim, para mais uma sessão ordinária de 2019. Na pauta dessa terça-feira (12), não há projetos de lei em votação, porque às 10h será realizada uma Audiência Pública na Camara.

Mesmo assim, os edis apresentarão suas solicitações via Indicações e Requerimentos. Hoje os destaques são o pedido para segurança no Residencial Vivendas, feito pelo vereador Gilberto Melo (PR)ao  5° BPM.

Da Oposição, Gilmar Santos (PT) pede a realização de uma audiência pública para debater os precatórios da Educação municipal. Para isso acontecer, a Situação precisa aprovar o pedido no Plenário da Casa.

Miguel Coelho comemora 65% de aprovação e fala em reeleição

Miguel em entrevista para a imprensa local.

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, falou, durante o evento de sua filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sobre as eleições municipais do próximo ano. Em seu discurso, o gestor do Executivo municipal ressaltou a força do seu novo partido e o os avanços do município durante seu governo.

LEIA TAMBÉM:

Miguel Coelho comemora 65% de aprovação e fala em reeleição

“Petrolina quer continuar avançando, seguir em frente ou quer voltar ao passado? Precisamos projetar e continuar a fazer Petrolina crescer. Vamos disputar a reeleição ano que vem e vamos ganhar junto com o MDB para fazer Petrolina avançar”, disse.

LEIA MAIS

Bolsonaro assina medida provisória que extingue o Dpvat

Pela proposta, os acidentes ocorridos até 31 de dezembro de 2019 continuam cobertos pelo DPVAT. (Foto: Internet)

O presidente Jair Bolsonaro assinou nessa segunda-feira (11) medida provisória (MP) extinguindo, a partir de 1º de janeiro de 2020, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, o chamado Dpvat. De acordo com o governo, a medida tem por objetivo evitar fraudes e amenizar os custos de supervisão e de regulação do seguro por parte do setor público, atendendo a uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Pela proposta, os acidentes ocorridos até 31 de dezembro de 2019 continuam cobertos pelo DPVAT. A atual gestora do seguro, a Seguradora Líder, permanecerá até 31 de dezembro de 2025 como responsável pelos procedimentos de cobertura dos sinistros ocorridos até a da de 31 de dezembro deste ano.

“O valor total contabilizado no Consórcio do Dpvat é de cerca de R$ 8,9 bilhões, sendo que o valor estimado para cobrir as obrigações efetivas do Dpvat até 31/12/2025, quanto aos acidentes ocorridos até 31/12/2019, é de aproximadamente R$ 4.2 bilhões”, informou o Ministério da Economia.

LEIA MAIS

Fernando Bezerra Coelho convida Raul Henry para disputar eleições municipais de Recife

Raul henry e Fernando em evento em Petrolina.

Durante o evento de filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo federal no Senado, fez um convite ao deputado federal Raul Henry para disputar as eleições para prefeitura de Recife, capital pernambucana, ressaltando a retomada do protagonismo do partido no estado.

“O MDB, para se preparar para a disputa de 2022, para recuperar o tamanho da sua bancada, não pode deixar de disputar as capitais do Brasil. Portanto, Raul, pense com carinho, considere, (…) poucos quadros em Pernambuco têm a sua biografia e o Recife quer um novo tempo e Raul pode ser o instrumento da construção desse novo tempo na capital pernambucana”, afirmou.

LEIA MAIS

Lula confirma viagem ao Recife para participar de festival neste domingo

(Foto: Miguel Schincariol AFP)

O ex-presidente Lula fará visita ao Recife, no próximo domingo (17), onde participará do festival Lula Livre, na praça Nossa Senhora do Carmo. O evento, antes marcado no Cais da Alfândega, teve seu local alterado depois de confirmada a presença do petista.

O festival já estava programado antes de Lula deixar a prisão e a expectativa, segundo os organizadores, é que o evento se torne um ato de comemoração pela liberdade do petista. Shows de Marcelo Jeneci, Siba, Mundo Livre S/A, A Dita Curva e Odair José estão entre as atrações.

LEIA MAIS

Miguel Coelho se filia ao MDB em grande evento em Petrolina

Miguel Coelho comemora filiação ao MDB em Petrolina.

O ato de filiação do prefeito de Petrolina Miguel Coelho ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) aconteceu na noite desta segunda-feira (11), durante evento no Auditório da Fundação Nilo Coelho, Centro da cidade.

Muitas pessoas participaram da cerimônia, que contou com a presença do senador Fernando Bezerra Coelho, dos deputados Fernando Filho (DEM) e Antônio Coelho, federal e estadual, respectivamente, do presidente nacional do partido, Baleia Rossi, do presidente estadual, Raul Henry, e do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

No seu discurso, Miguel fez questão de ressaltar a importância do partido na história do Brasil e identificação com a sigla. “Você tem que escolher um partido que você possa se identificar com sua história. (…) Não estou chegando para ser mais um prefeito do MDB. Quero vir para poder somar. Chego aqui para trazer os resultados da nossa gestão”, disse.

O prefeito cutucou, ainda, a gestão anterior e deixou um questionamento aos eleitores de Petrolina. “Petrolina quer continuar avançando, seguindo em frente, ou Petrolina quer voltar ao passado?”, afirmou.

Bolsonaro marca reunião com deputados aliados para anunciar saída do PSL nesta terça-feira

(Foto: Internet)

Nesta terça-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro deve se reunir com o grupo de deputados bolsonaristas do PSL para informar que deixará o partido, em meio à crise deflagrada na sigla. A informação foi revelada hoje (11) pelo jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o encontro acontecerá no Palácio do Planalto, onde Bolsonaro deve comunicar que ficará sem partido pelo menos no curto prazo. A tendência é que o presidente anuncie processo de coleta de assinaturas para a formação de uma nova legenda, cujo nome ainda não foi definido. Uma das hipóteses é Conservadores.

Os deputados e senadores do PSL considerados traidores pelo presidente, como Joice Hasselmann (SP), Delegado Waldir (GO) e Major Olímpio (SP), não foram convidados para o encontro.

Bolsonaro entrega 4,1 mil moradias populares na Paraíba

O empreendimento contou com aporte de R$ 262,5 milhões da União e tem infraestrutura completa.

O presidente Jair Bolsonaro entregou hoje (11), em Campina Grande, na Paraíba, 4,1 mil moradias populares a famílias de baixa renda. O presidente fez agradecimentos às autoridades que colaboraram para a conclusão do novo conjunto habitacional, e disse que, na política, “ninguém faz nada sozinho”.

“Para administrar esse país, temos que ter bons políticos ao nosso lado e, graças a Deus, o quadro de políticos no Brasil melhorou, e bastante. Temos aprovado muita coisa na Câmara e no Senado, com convencimento, com entendimento. Isso realmente faz uma boa política para o nosso Brasil”, disse ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, autoridades locais e parlamentares.

LEIA MAIS