Às vésperas de 2020, vereadores criticam oportunismo de colegas na Câmara de Petrolina

Membros da Situação criticam colegas “oportunistas” (Foto: Blog Waldiney Passos)

Quem é o pai da obra? Esse assunto voltou a esquentar o debate na Câmara de Vereadores de Petrolina na sessão de quinta-feira (31). Tudo começou quando Ronaldo Silva (PSDB) levantou o tom contra o colega de bancada Alex de Jesus (PRB), autor de uma Indicação pedindo pavimentação na Vila Marcela.

“Acho que é direito de todos os colegas pedir suas Indicações, mas outro dia passei aqui as ruas que já tinham sido licitadas na nossa cidade. Tenho vários Requerimentos da Legislação agora e da passada, respeito o vereador Alex, já teve Indicação e Requerimento aprovado, já coloquei no orçamento e nós temos várias ruas que o senhor não tem conhecimento, que já tão licitadas. Só quero registrar que os nossos colegas que vamos ter um pouco de bom senso ao fazer essas Indicações“, disse Ronaldo.

Após Ronaldo, outros edis levantaram o tom em críticas a Alex. Para Zenildo do Alto do Cocar (PSB), quando a Prefeitura executa uma obra, “a gente agradece à Casa, não existe um vereador”. Tentando controlar a situação para que o debate não tomasse tempo da sessão, o presidente da Casa Plínio Amorim, Osório Siqueira (PSB) foi objetivo.

“[A crítica] é para evitar aquela conotação que está sendo feita aquela politicagem. Uma coisa é você solicitar através de Indicação uma coisa que não está licitada, outra coisa é você solicitar algo que já está licitado“, pontuou o presidente.

LEIA MAIS

Após fala de Eduardo Bolsonaro defendendo um novo AI-5, partidos e instituições reagem

(Foto: Fernanda Calgaro/G1)

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) voltou a defender o uso de medidas ditatoriais como resposta à polarização política existente no Brasil. Em entrevista ao programa do Youtube da jornalista Leda Nagle, Eduardo afirmou que: “Vai chegar um momento em que a situação vai ser igual ao final dos anos 60 no Brasil. Se a esquerda radicalizar a esse ponto uma resposta precisará ser dada. E ela pode vir via um novo AI-5”. 

A entrevista que foi gravada no dia 28 deste mês foi ao ar nesta quinta-feira (31). No dia 29 o deputado discursou no plenário da Câmara afirmando que se houverem no Brasil manifestações semelhantes as do Chile, os manifestantes teriam que “se ver com uma polícia”. Segundo o deputado, em caso de uma radicalização nas ruas, “a história irá se repetir”.

Diante da fala do parlamentar, partidos de esquerda (PSOL, PT, PcdoB, PDT e PSB) decidiram entrar com uma representação criminal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Eduardo Bolsonaro (SP). Os partidos vão pedir também a cassação de Eduardo no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar.

“Vamos representar no Conselho de Ética. Ao propor o AI-5, ele está propondo fechar o Congresso Nacional. Então a segunda coisa é entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) por quebra da ordem constitucional. Estamos estudando juridicamente a melhor maneira de fazer isso”, diz Ivan Valente (SP), líder do PSOL.

LEIA MAIS

Miguel Coelho confirma ato de filiação ao MDB para novembro

Miguel Coelho durante entrevista a Waldiney Passos.

Em entrevista ao programa “Super Manhã”, com Waldiney Passos, na rádio Jornal de Petrolina, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, confirmou um evento, no dia 11 de novembro, para o ato de sua filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

LEIA TAMBÉM

Miguel Coelho fecha apoio com PP durante reunião com Eduardo da Fonte

Miguel esteve com o senador Jarbas Vasconcelos (MDB), nessa quarta-feira (30), em Brasília e convidou o ex-governador de Pernambuco para participar do ato. “Tivemos uma reunião com Jarbas Vasconcelos e fizemos a comunicação da nossa entrada aos quadros do MDB, e convidamos [o senador] para estar aqui no dia da nossa filiação”, disse.

Além de Jarbas, o presidente nacional do partido, Baleia Rosssi, deve estar presente no evento. “Dia 11 de novembro vamos fazer, aqui em Petrolina, uma grande festa, um grande ato de filiação. Todo mundo já confirmou presença”, afirmou.

Após encontro com lideranças do MDB, Miguel confirma ato de filiação em Petrolina

Jarbas Vasconcelos e Miguel Coelho.

Em agenda na capital federal, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho esteve reunido, nessa quarta-feira (30), com o senador Jarbas Vasconcelos e o presidente nacional do MDB, o deputado Baleia Rossi. Após conversas com os dois líderes, o gestor sertanejo confirmou o ato de sua filiação ao MDB em Petrolina, em novembro.

O chefe do Executivo Municipal disse ter convidado Jarbas para o evento. “Já fiz o convite para que [Jarbas] esteja em Petrolina no dia da nossa filiação, e tenho certeza de que poderemos trabalhar juntos por um estado mais forte, pois, além da legenda, o comprometimento com o povo pernambucano é o que nos une”, disse.

Em Brasília, Miguel também teve agendas no Governo Federal. O prefeito reuniu-se com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rodrigo Dias.

Miguel Coelho fecha apoio com PP durante reunião com Eduardo da Fonte

Miguel Coelho em reunião com presidente o PP-PE, Eduardo da Fonte.

Em Brasília nessa quarta-feira (30), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, conseguiu o apoio do Partido Progressista (PP) para sua gestão e reeleição. O apoio político foi confirmado durante reunião com o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente da sigla em Pernambuco.

“Quanto mais partidos e apoios o nosso governo recebe, mas temos a certeza de que trabalhamos corretamente. O apoio de lideranças como Eduardo da Fonte e o PP são um sinal claro de que o governo está fortalecido e aberto a mais contribuições. Nossa base fica ainda mais sólida e temos mais parcerias para Petrolina”, destacou o prefeito.

Atualmente, o PP é, juntamente com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), a legenda com maior bancada na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ambos somam 11 parlamentares em atuação na Casa Legislativa.

Reforma da Previdência pode ser promulgada em novembro

(Foto: Agência Brasil)

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previdência deve ser promulgada no mês de novembro. A informação foi repassada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) na sessão de ontem (29). Existem várias datas para esse momento: 5, 12 e 19 de novembro.

“Se vai votar dia 6 a PEC paralela na CCJ – é o que está me dizendo o secretário-geral da Mesa – eu acho que a gente pode promulgar dia 9”, afirmou Alcolumbre. A data diverge da fornecida pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO),  que estimava a promulgação em dezembro.

Já o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), defendeu a possibilidade de que o texto passasse a valer no próximo mês. Ele também comentou sobre a aposentadoria especial por periculosidade, que será discutida em breve.

Acredito que até o início da próxima semana, na segunda ou terça-feira, o texto estará disponibilizado para ser formalizado e a matéria poder ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça e, a depender do entendimento das lideranças, se dar a urgência necessária para trazer a matéria ao plenário”, disse.

De olho em 2020, Ruy Wanderley confirma permanência no PSC e faz previsão: “Vamos eleger mais uma vez vereador com menos votos”

Edil analisou cenário do partido para 2020 (Foto: Blog Waldiney Passos)

Ainda é outubro, mas a movimentação nos bastidores da política petrolinense está em ritmo acelerado. Conhecido por sua capacidade de organizar partidos para os pleitos municipais, o vereador Ruy Wanderley (PSC) já está se articulando para dar corpo à sua sigla.

Em entrevista ao programa Super Manhã com Waldiney Passos nessa terça-feira (29), o edil confirmou sua permanência no PSC e adiantou como está o processo de formação do grupo. “Estamos finalizando a formação da nossa Chapa, já tivemos a experiência na eleição passada e estamos tendo dificuldade. Não coligamos com ninguém, todos os 35 candidatos da eleição passada foram do PSC. Nós estamos encontrando uma certa dificuldade, mas até o final da próxima semana creio que estamos finalizando a construção, em especial no percentual de mulheres”, disse.

Fim das coligações

Segundo Ruy, o fim das coligações foi algo benéfico, pois evitará que partidos menores se juntem a maiores apenas para obter um maior número de eleitos. “No nosso partido serão todos candidatos do PSC, não vai ter essa questão de juntar partidos pequenos e eleger de vários. Nós vamos eleger mais uma vez vereador com menos votos. Nosso grupo vai eleger de dois a três vereadores”, destacou.

Futuro de Rodrigo Araújo

Em 2016 o PSC elegeu dois vereadores: além de Ruy, Rodrigo Araújo. Mas segundo o edil, Rodrigo não permanecerá na sigla. “Nós pretendemos eleger vereador com mil votos. Nosso grupo está bem montado. Já estamos montando um segundo grupo com o PV, que está sendo capitaneado com Rodrigo Araújo”, afirmou Ruy.

Após feriado, vereadores de Petrolina analisam dois projetos de lei nessa terça-feira

Vereadores analisam dois projetos de Lei (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na sessão dessa terça-feira (29) na Casa Plínio Amorim os vereadores de Petrolina vão analisar dois projetos de Lei colocados em votação. As matérias são proposições do Poder Legislativo e tem como objetivo incluir no calendário de eventos do município a Expopontal do Lajedo e a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os PLs precisam de maioria simples para serem aprovados. Além desses itens, a pauta de hoje tem 19 Indicações, 1 Requerimento e outros seis projetos deram entrada nas comissões competentes da Casa.

Após a votação dos projetos, os líderes das bancadas e partidos poderão fazer uso da Tribuna Livre para debater temas de interesses dos partidos e das comunidades. A sessão é aberta ao público.

Fernando Filho fecha apoio com mais uma cidade do Agreste Pernambucano

Fernando Filho (DEM), Hilário Paulo (PSD) e Edson Vieira (PSDB). (Foto: Divulgação)

O deputado federal Fernando Filho (DEM) fechou mais uma parceria com uma cidade do Agreste Pernambucano. O parlamentar agora passa a contar com o prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSD). A aliança foi selada no escritório político do deputado, no Recife. O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), que também apoia Fernando Filho, participou da reunião.

“O nosso trabalho em Brasília tem sido muito reconhecido, e a prova disto são os apoios que temos recebido dos prefeitos. Está muito longe da eleição para deputado federal, o que significa que teremos tempo para mostrar nossa força de trabalho ao longo de três anos, e que certamente poderão ajudar os prefeitos que estão conosco e que disputarão a reeleição no ano que vem. Me agrada muito estar estreitando laços com o Agreste, assim como temos feito um trabalho de inserção na Zona da Mata e também mantendo a nossa relação com o Sertão, onde fui votado nos meus quadro mandatos”, destacou Fernando Filho.

Votação do projeto que amplia porte de armas de fogo no país pode entrar na pauta da Câmara esta semana

(Foto: Ilustração)

O plenário da Câmara dos Deputados vai tentar votar esta semana o projeto de lei (PL 3.723/2019) que amplia a posse e o porte de armas de fogo no país. O projeto do Poder Executivo permite a concessão de porte de armas de fogo para novas categorias, além das previstas no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03).

Atualmente, o porte só é permitido para as categorias descritas no Estatuto do Desarmamento, como militares das Forças Armadas, policiais e guardas prisionais. O porte de armas consiste na autorização para que o indivíduo ande armado fora de sua casa ou local de trabalho. Já a posse só permite manter a arma dentro de casa ou no trabalho.

Entre outros pontos, o texto do relator da proposta, deputado Alexandre Leite (DEM-SP), diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas desde que comprovados alguns requisitos, como bons antecedentes e apresentação de laudo psicológico.

LEIA MAIS

Paulo Câmara destaca parceria com a bancada federal para destravar projetos importantes para o Estado

(Foto: Hélia Scheppa/SEI)

O governador Paulo Câmara reuniu parlamentares federais, na manhã desta segunda-feira (28), no Palácio do Campo das Princesas, para agradecer o apoio da bancada pernambucana, que destinou parte de suas emendas impositivas para garantir três importantes obras: a conclusão da Barragem de Gatos, a duplicação da BR – 104 e a recuperação da pista de pouso do Aeroporto de Fernando de Noronha. Ao todo, o Estado contará com R$ 62 milhões repassados pelos parlamentares. O governador de Pernambuco aproveitou o encontro para passar uma atualização sobre o trabalho de combate ao derramamento de óleo no litoral de Pernambuco.

“A parceria com os nossos parlamentares é fundamental para avançarmos em obras que vão nos ajudar muito na prevenção, na Mata Sul, e garantir mais desenvolvimento, com uma infraestrutura cada vez melhor. Também tratamos das manchas de óleo que atingem o nosso litoral. Apresentamos aos parlamentares o que temos feito, por meio das equipes do Governo de Pernambuco, para monitorar e remover esse óleo das nossas praias e estuários”, afirmou Paulo Câmara.

Momentos antes da reunião com os deputados, o governador conversou com o senador Jarbas Vasconcelos a respeito do assunto. Diante da dimensão dos danos causados pelo que já se configura como um dos maiores desastres ambientais da história, Paulo Câmara alertou os parlamentares sobre a necessidade urgente de limpeza dos estuários dos rios, locais de preservação e reprodução da vida marinha, que depende de autorizações de órgãos federais.  “Em Tamandaré, por exemplo, temos o estuário do Rio Mamucabas. O óleo chegou até lá, mas não temos autorização do IBAMA para retirar. Temos condições de tirar esse óleo com equipamentos que já existem, mas precisamos dessas autorizações para não se cometer ou ser acusado de cometer algum tipo de dano ambiental maior”, argumentou.

LEIA MAIS

Em visita pelo Sertão, Gonzaga Patriota entrega obras e anuncia emenda para Lagoa Grande

Deputado aproveitou para fortalecer alianças (Foto: Ascom)

Além de Petrolina, que visitou na sexta-feira passada, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) cumpriu agenda política em cidades do Sertão pernambucano. Ele esteve em Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, inaugurando obras que tiveram seu apoio e reforçando as alianças políticas.

LEIA TAMBÉM:

Para Gonzaga Patriota, Oposição deve tentar lançar várias candidaturas à Prefeitura de Petrolina

Gonzaga Patriota avalia governo de Miguel Coelho: “Ninguém pode ser hipócrita e dizer que ele não está trabalhando”

Em Lagoa Grande, ele se reuniu com o prefeito Vilmar Cappellaro e o secretário de infraestrutura, Ademar Gato. No encontro foi anunciada a emenda para a construção de uma ciclovia entre o município e o distrito de Izacolândia, em Petrolina.

Já em Santa Maria da Boa Vista, Gonzaga esteve no povoado de Inhanhum, inaugurando um Posto de Saúde que foi reformado e ampliado. “Essa obra começou na gestão da ex-prefeita Eliane e, agora, tenho a alegria de inaugurar ao lado do prefeito Humberto Mendes. Tenho certeza que esse Posto de Saúde vai auxiliar na qualidade de vida da comunidade, trazendo mais conforto e comodidade na hora de cuidar da saúde“, relembrou.

Ruy Wanderley cobra cumprimento de emenda para sanear bairro São Joaquim

Bairro sofre com os constantes entupimentos de esgoto nas vias públicas (Foto: Arquivo Pessoal/Luis Henrique)

O saneamento básico do bairro São Joaquim precisa ser tratado com mais atenção. É o que pensa o vereador Ruy Wanderley (PSC), que na sessão de quinta-feira (24) solicitou ao prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, a execução do serviço na comunidade.

O pedido veio através da Indicação n° 1272/2019, na qual o edil pede o cumprimento de uma emenda apresentada à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano, direcionada à Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos.

“Solicito que seja feito o saneamento da Bacia do Dom Avelar, para beneficiar o bairro São Joaquim. Estou fazendo a cada sessão uma Indicação solicitando que o prefeito fazer essas intervenções para beneficiar o povo da nossa cidade que tanto clama, principalmente da questão do saneamento”, justificou Ruy. O pedido foi aprovado por 16×0.

Para Gonzaga Patriota, Oposição deve tentar lançar várias candidaturas à Prefeitura de Petrolina

Deputado federal acredita que estratégia da Oposição é lançar várias candidaturas em 2020

O deputado federal já deixou claro quem é o candidato à Prefeitura de Petrolina que tem o seu apoio: o deputado estadual Lucas Ramos, que é do mesmo partido de Gonzaga, o PSB. E para Gonzaga o caminho da Oposição é tentar emplacar o maior número de candidaturas possíveis.

LEIA TAMBÉM:

Gonzaga Patriota avalia governo de Miguel Coelho: “Ninguém pode ser hipócrita e dizer que ele não está trabalhando”

“Nas eleições vamos tentar com três, quatro ou cinco candidatos, no segundo turno tentar colocar o Lucas Ramos que é o meu candidato para ser prefeito. O Odacy [Amorim] também está candidato, tem doutor Júlio [Lóssio] ainda. Vamos trabalhar”, disse em entrevista no programa Super Manhã com Waldiney Passos na Rádio Jornal Petrolina.

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota avalia governo de Miguel Coelho: “Ninguém pode ser hipócrita e dizer que ele não está trabalhando”

Deputado federal afirmou que prefeito de Petrolina faz um bom trabalho (Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito Miguel Coelho tem feito um bom trabalho. Essa é a avaliação feita pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), que participou do programa Super Manhã com Waldiney Passos nessa sexta-feira (25). Cumprindo agenda em Petrolina, Gonzaga afirmou que seria hipocrisia dizer que o atual gestor municipal não trabalha.

“Faltam muitas coisas, porque Miguel não é santo pra chegar em três anos de governo e poder chegar lá em [Riacho das] Almas, no [Sítio] Carretão, em Rajada, no João de Deus, chegar em todos os bairros de Petrolina. Mas também ninguém pode ser hipócrita e dizer que ele não está trabalhando muito, porque ele está”, destacou o deputado federal na Rádio Jornal Petrolina.

Apoio familiar

Ainda segundo o deputado, Miguel é inteligente e se aproveita da aproximação com o Governo Federal para ter uma gestão relevante. “Está se aproveitando de recursos que poderiam ir para outros municípios e trazer para Petrolina. O pai é líder, o irmão já foi ministro, é deputado federal. Isso é ruim pra Petrolina? É não, é bom que venha mesmo”, disse.