Osório rebate crítica de Gabriel: “Não tem um projeto que venha trazer benefício à sociedade”

Osório rebateu fala de Gabriel sobre saúde na zona rural de Petrolina

O clima entre o presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Osório Siqueira (PSB) e Gabriel Menezes (PSL) esquentou na sessão da última quinta-feira (17). Osório chamou o colega de “mau educado” e criticou a postura de Gabriel em ser agressivo nas sessões.

LEIA TAMBÉM:

Presidente do PSL em Pernambuco reafirma que Gabriel Menezes tem apoio do partido na candidatura a prefeito de Petrolina

O comentário de Osório veio após o vereador da Oposição criticar os serviços de saúde na zona rural e mencionar um reduto do presidente da Casa. “Quero convidar a secretária [de Saúde] e o prefeito, os vereadores que se dizem vereadores da Saúde para irmos juntos madrugar com idosos, gestantes e mães com crianças pequenas nas filas das Unidades de Saúde das áreas irrigadas, como exemplo fo N5 que é seu reduto, presidente Osório para vermos tanta gente arriscando por insuficientes fichas. Chega de incompetência, cadê os médicos que passaram no concurso?”, afirmou Gabriel.

LEIA MAIS

Governo vai liberar recursos para limpeza de praias atingidas por óleo e antecipa pagamento do seguro-defeso para pescadores das colônias afetadas

(Foto: Adema/Governo de Sergipe)

Durante reunião com senadores do Nordeste, realizada, na última quarta-feira (16), ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, comunicou a liberação de recursos para agilizar a limpeza das praias atingidas por manchas de óleo no litoral do Nordeste. Os recursos serão repassados para os estados que tiverem a situação de emergência reconhecida pelo governo federal. O encontro foi um pedido do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Segundo FBC, a Defesa Civil, ligada ao MDR, está trabalhando em parceria com as defesas civis estaduais para acelerar a limpeza das praias e informar a população sobre o desastre ambiental. “O MDR está coordenando o trabalho da Defesa Civil em conjunto com as defesas civis dos estados e dos municípios nas 156 cidades atingidas pelas manchas de óleo. Além disso, na medida que os decretos de emergência forem homologados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, recursos federais serão transferidos aos estados para agilizar e acelerar a limpeza das praias do Nordeste, para garantir a atividade da indústria do turismo no Nordeste durante o próximo verão”, afirmou o líder do governo.

Seguro-defeso

Pela manhã, os senadores se reuniram com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que anunciou a antecipação do pagamento do seguro-defeso para os pescadores das colônias afetadas pelas manchas de óleo.

“A ministra Tereza Cristina, muito sensível, decidiu antecipar o pagamento do seguro-defeso, que normalmente ocorre a partir de 30 de novembro. Agora, vai ser possível antecipar o pagamento para 30 de outubro para as colônias afetadas pelas manchas de óleo. Esta é mais uma demonstração da sensibilidade do governo federal em relação às questões do Nordeste”, explicou Fernando Bezerra.

Ele acrescentou que os estados deverão informar as colônias que tiveram a pesca prejudicada pelas manchas de óleo para que o seguro-defeso seja liberado pelo INSS. “Os senadores têm que provocar os estados, para dizer quais as colônias de pescadores foram afetadas e demandar a liberação do seguro-defeso através do INSS.”

Pacientes do TFD de Salgueiro afirmam estar sendo “tratados como cachorros”

Pacientes criticam atendimento do TFD (Foto: Ascom/CMS)

A saúde de Salgueiro voltou a ser destaque na Câmara de Vereadores da cidade. Na sessão de terça-feira (15) a Tribuna Livre foi utilizada pela população para denunciar o descaso no atendimento na Casa de Apoio do município. Os pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (TFD) estão sendo “tratados como cachorro”.

Alojamentos inadequados, falta de camas, banheiro e a falta de educação dos funcionários incomodam pessoas em tratamento e acompanhantes. A demanda gerou críticas dos edis e o vereador Bruno Marreca (SD) afirmou que vai protocolar um pedido formal no Ministério Público Federal solicitando informações sobre o pedido.

“Semana passada tiveram vários vídeos rodando nas redes sociais falando do descaso com os passageiros do TFD. Vocês vão doentes para se tratar. Já tem inquérito no Ministério Público Federal sobre o TFD. É inadmissível vocês serem tratados como cachorros lá em Recife. A gente vai investigar novamente”, afirmou.

O Blog entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Salgueiro, que até o momento não se pronunciou sobre a queixa da população. Seguimos aguardando uma resposta.

Comissão de Direitos Humanos propõe audiência pública para discutir situação de moradores de rua em Petrolina

Vereadores encabeçam Comissão de Direitos Humanos de Petrolina (Foto: Divulgação)

Começou a pouco a sessão ordinária dessa quinta-feira (17) na Casa Plínio Amorim, em Petrolina. Na ordem do dia não há projetos de lei, já que às 10h30 será realizada uma sessão solene. Nesse momento os edis debatem suas demandas através de Indicações e Requerimentos.

O principal item da pauta é o Requerimento n° 328/2019, apresentado por Gilmar Santos (PT) e Paulo Valgueiro (MDB). A dupla solicita a realização de uma audiência pública para discutir a realidade da população em situação de rua na cidade.

Entre os convidados para a audiência estão membros do Poder Executivo, como secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania e forças de segurança, como 5º BPM e 2º BIEsp.

Para a audiência acontecer, é preciso aprovação do Requerimento e resta saber como a Situação votará acerca do pedido. Às 10h30 acontece a entrega do Título de Cidadão Petrolinense ao cantor Joypson Tavares.

65% aprovam governo de Miguel Coelho, segundo pesquisa

Miguel largou na frente na corrida das eleições 2020.

A pesquisa do Instituto Opinião que mostrou o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que deve integrar o MDB, liderando a corrida das eleições 2020, apontou, ainda, a aprovação e rejeição do governo municipal, estadual e federal.

LEIA TAMBÉM

Miguel Coelho dispara com 32 pontos de vantagem na primeira pesquisa para eleição 2020

Segundo o levantamento, entre os três níveis de poder, o prefeito é o mais aprovado na avaliação da gestão pública. Entre os entrevistados, 65% aprovam seu governo, sendo 44,4% de bom e 20,7% de ótimo, enquanto 24,2% acham regular, 4,7% julgam ruim e 4,2% péssimo.

LEIA MAIS

Miguel Coelho dispara com 32 pontos de vantagem na primeira pesquisa para eleição 2020

Miguel Coelho venceria todos os candidatos no segundo turno com ampla vantagem.

O Instituto Opinião apresentou a primeira pesquisa para as eleições municipais de Petrolina no próximo ano. O atual prefeito da cidade, Miguel Coelho, aparece liderando as intenções de voto com 32 pontos de vantagem para o segundo colocado. No entanto, com o cenário da pesquisa, haveria segundo turno, no qual Miguel venceria todos os concorrentes.

Caso a eleição acontecesse hoje, o atual prefeito estaria com 45,4% das intenções de voto contra 13,3% de Júlio Lossio (PSD) e 13,1% de Odacy Amorim (PT). Gabriel Menezes (PSL) teria 6%, 2% a mais que Lucas Ramos (PSB), com 4%. Brancos e nulos somam 7,3% e somente 10,9% se manifestaram indecisos.

Júlio mais rejeitado

No quesito rejeição, o ex-prefeito Júlio Lossio aparece na liderança. Dos entrevistados, 22,2% disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Em seguida, aparece Odacy com 13,8%, depois Gabriel com 11,6% e Lucas Ramos, 10,4%. Por último, Miguel tem 9,6%. Ainda entre os entrevistados, 5,8% disseram que rejeitam todos e 26,6% afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos apresentados.

LEIA MAIS

Projeto do deputado Antonio Coelho que inclui suco de uva integral na merenda escolar avança na Alepe

O projeto de lei de autoria do deputado estadual Antonio Coelho (DEM), que inclui o suco de uva integral na merenda escolar da rede pública estadual de Pernambuco foi aprovado em duas comissões temáticas da Assembleia Legislativa. A iniciativa ganhou parecer favorável das comissões de Finanças, Orçamento e Tributação e de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A matéria ainda passa por outros colegiados antes de ser avaliada pelo Plenário da Casa.

De acordo com o parlamentar, o projeto deve beneficiar agricultores familiares, a região do Vale do São Francisco que é destaque na produção do suco de uva integral, e produções de assentamentos da reforma agrária.

“A nossa ideia é incluir, sempre que possível, o suco de uva integral, que tem propriedades 100% naturais e é produzido em Pernambuco, com grande destaque na região do Vale do São Francisco. Essa iniciativa também garante que a aquisição seja feita preferencialmente de agricultores familiares, em especial nos assentamentos rurais da reforma agrária. Será de grande valia para o pequeno produtor, que terá a garantia de escoar a sua produção”, destacou Antonio Coelho.

Coronel Leite descarta disputar eleições em 2020: “Não sou pré-candidato”

Coronel Leite é presidente do PSL em Petrolina (Foto: Blog Waldiney Passos)

Hoje no comando do PSL de Petrolina, o coronel Heitor Leite descartou interesse em disputar as eleições municipais em 2020. Para o ex-secretário no governo de Julio Lóssio e atual aliado de Miguel Coelho, não seria justo ele como liderança da sigla tomar a vaga de alguém que tem direito legítimo de estar no pleito.

“Não sou pré-candidato, não coloquei minha pré-candidatura. Acho que na condição de responsável pelo partido tenho que conciliar e buscar nomes. Se eu tomar essa posição hoje, possa ser mau interpretada como presidente do partido querer ser candidato”, afirmou.

Durante entrevista ao radialista Daniel Campos no programa Repercutindo, na Rádio Jornal Petrolina nessa quarta-feira (16) ele ainda disse que a possibilidade de estar na corrida de 2020 não estava nos seus planos. “Não estivesse eu nessa condição, talvez pudesse dizer se sou candidato ou não“, acrescentou.

Para ele, tudo indica que o pleito de 2020 a disputa para assumir a Prefeitura de Petrolina deve ser resolvida apenas no segundo turno. “Temos as indicações de que caminharemos para segundo turno, tudo pode acontecer. Pode ser que aconteça uma candidatura nova que possa captar eleitores e vencer“, concluiu.

Pastor Roberto é empossado na Câmara de Juazeiro na vaga de Joseilson Marcelino

Pastor Roberto assume vaga deixada por Joseilson.

Na tarde dessa terça-feira (15), Pastor Roberto (PSC) tomou posse como vereador em Juazeiro na vaga deixada pelo Vereador Joseilson Marcelino, falecido no dia 09 de outubro. Muitas pessoas participaram da sessão na Câmara Municipal.

Com referências ao trabalho de Joseilson Marcelino, sua luta em favor das comunidades que representava e o legado que deixa, agradecendo à família e aos eleitores, o Pastor Roberto falou de sua determinação, sua vontade de trabalhar e contribuir para o crescimento de Juazeiro.

“Quero dizer que chego a essa Casa com a permissão de Deus, não da maneira que eu queria. Jamais subiu no meu coração um desejo de subir dessa forma. Não foi fácil. Mas, eu entendo que Deus tem um chamado para nossas vidas”, disse.

Antônio Coelho acredita que Oposição virá renovada e mais forte para eleições de 2022

Deputado estadual vislumbra Oposição mais forte para eleições dos próximos anos (Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco)

Não foi só o prefeito Miguel Coelho que esteve visitando Recife na segunda-feira (14). O deputado estadual Antônio Coelho (DEM) acompanhou o irmão em visita à Folha de Pernambuco e comentou sobre o fortalecimento da Oposição em Pernambuco.

Segundo Antônio, que está em seu primeiro mandato eletivo atuando na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a derrota da Oposição para o governador Paulo Câmara (PSB) em 2018 promoveu mudanças naturais nos partidos.

LEIA TAMBÉM:

Em Recife, Miguel Coelho anuncia filiação ao MDB

“Estou bastante animado com esse momento da oposição. Miguel é um bom quadro e a oposição está se fortalecendo. Tem Marcelo Gouveia em Paudalho, Anderson (Ferreira) e Raquel (Lyra), então acho que a gente vai conseguir renovar o mandato desses grandes quadros“, afirmou Antônio.

Para o deputado estadual, a Oposição vem conseguindo atrair nomes fortes para 2020 e deve se fortalecer para os próximos anos. “Acho que a gente está conseguindo atrair novos quadros para a oposição. A insatisfação com o Governo do Estado é alta e se a oposição saiu enfraquecida da eleição ela está fortalecendo através da política e do diálogo pós-eleição. Depois de 2020 a gente vai ter uma nova oposição”, destacou.

Câmara Municipal de Juazeiro realizou sessão em homenagem a vereador vítima de câncer

Muitas pessoas acompanharam a sessão em homenagem ao vereador.

Nessa segunda-feira (14), a Câmara Municipal de Juazeiro realizou uma homenagem, durante sessão especial, ao vereador Joseilson Marcelino, que faleceu no último dia 09 deste mês, vítima de câncer.

Durante a sessão, foram apresentados dois vídeos: Um com a mensagem e homenagem dos vereadores e outro, uma entrevista com Joseilson e depoimentos de moradores do bairro, com muita emoção e sinceridade.

LEIA MAIS

Presidente do PSL, Luciano Bivar, é alvo de operação da PF

Luciano Bivar é presidente do PSL.

Nesta terça-feira (15), a Polícia Federal (PF) cumpre mandado de busca e apreensão em um endereço ligado ao presidente do Partido Social Liberal (PSL), o deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE). A ação faz parte da investigação sobre o uso de candidaturas laranjas pelo partido na eleição de 2018.

O objetivo da operação é esclarecer se ocorreu fraude no emprego dos recursos destinados às candidaturas de mulheres, já que ao menos 30% dos valores do Fundo Partidário deveriam ser empregados na campanha das candidatas do sexo feminino.

De acordo com a PF, há indícios de que os valores foram aplicados de forma fictícia objetivando o seu desvio para livre aplicação do partido e de seus gestores. O inquérito tramita em segredo de Justiça.

Ato oficial de filiação de Miguel Coelho ao MDB está previsto para novembro

(Foto: Divulgação)

Em um encontro com o presidente estadual do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Raul Henry, no Recife, o prefeito Miguel Coelho confirmou seu ingresso ao MDB. Segundo informações da Assessoria do prefeito de Petrolina (PE), o ato de filiação está previsto para novembro.

LEIA TAMBÉM:

Em Recife, Miguel Coelho anuncia filiação ao MDB

“Essa é uma decisão que levou bastante tempo, mas que foi a melhor possível. O MDB é um partido de uma grande história de construção de direitos, de lutas democráticas e de legado para um país tão rico e plural. Nossa escolha não é pessoal, portanto, mas de um projeto político que o MDB pretende fazer para um Brasil soberano e pujante e, regionalmente, devolver a Pernambuco o ritmo de desenvolvimento que ficou para trás”, avalia Miguel.

LEIA MAIS

Em Recife, Miguel Coelho anuncia filiação ao MDB

Prefeito vai para partido do pai, o senador Fernando Bezerra Coelho

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho está em Recife nessa segunda-feira (14) e concedeu entrevista à Rádio Folha de Pernambuco. Sem partido desde sua saída do PSB, Miguel teria confirmado ao jornalista Eduardo Monteiro sua filiação ao MDB.

A escolha, segundo o prefeito, teria sido a mudança do comando regional da sigla. “Essa eleição de Baleia Rossi é uma renovação que o partido estava precisando, de uma geração que se encerra e agora começa outra. Até a posição do próprio Raul (Henry) de um afastamento, mesmo que gradativo, mas é uma sinalização”, avaliou.

LEIA MAIS

“A gente pode pintar a cidade de ouro que a Oposição desqualifica”, afirma vereador Anderson da Iluminação

Vereador criticou grupo político da Oposição juazeirense (Foto: ASCOM)

Na opinião do vereador Anderson da Iluminação (PP), a Oposição de Juazeiro não sabe reconhecer os avanços da cidade na gestão de Paulo Bomfim (PC do B). Em discurso na Tribuna Livre na sessão de terça-feira (8), o edil que já foi secretário de Obras destacou o avanço da cidade.

“Eu vejo a nossa Oposição, que alguns colocam tudo de pior para a nossa cidade. Quando tem uma coisa boa, vocês não comentam. Somos a melhor educação da Bahia, nós temos que nos orgulhar disso. Esses dias coloquei aqui, que alguns companheiros da Oposição estavam comemorando da educação na nossa vizinha Petrolina que tinha climatizado 28 escolas, mas em Juazeiro nós já climatizamos 120, para a Oposição parece que não serve”, discursou.

Crítica ao grupo da Oposição

Em seguida ele dirigiu sua fala ao companheiro de Casa Aprígio Duarte, Allan Jones (PTC) – único da Oposição – e mandou um recado a ele. “Esse grupo ajudou Juazeiro a ficar inadimplente, isso lá atrás e eles não podem falar nada. A Prefeitura Municipal não tinha crédito para comprar uma meia. Juazeiro hoje tem comando, tem um nome bom e tem um nome limpo. Nós temos um Governo que tem responsabilidade e compromisso. A gente pode pintar a cidade de ouro que a Oposição desqualifica a cidade que mora em nome da política”, concluiu.