Eleição da nova Diretoria da Acosap terá chapa única encabeçada por vereador Manoel da Acosap

Vereador encaminha mais um mandato na Acosap (Foto: Blog Waldiney Passos)

A eleição interna na Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina (Acosap) terá uma única chapa, encabeçada pelo vereador Manoel da Acosap (PTB). O edil – que irá para seu oitavo mandato – terá ao seu lado Suyla Karina Dias de Carvalho, no papel de vice-presidente.

Além deles estão na chapa única Wanderleia Alves de Souza (1ª secretária); Ana Kátia Nunes da Silva (2ª secretária); Elizete de Souza (1ª tesoureira); Maria de Andrade Silva (2ª tesoureira); Dilma de Souza Alves (diretora de Assistência Social) e Dulcineta Dias de Oliveira (diretora de Esporte e Cultura).

Eleição dos Conselhos

Manoel participou do programa Super Manhã com Waldiney Passos nessa segunda-feira (14) e comentou sobre o pleito. “Ainda tem a Chapa do Conselho Fiscal e também tem o Conselho de Ética. Muitas associações fazem a eleição em uma chapa, a nossa associação elege separado. No mesmo dia o sócio vota a Diretoria Executiva, a Chapa do Conselho de Ética e Conselho Fiscal”, destacou.

LEIA MAIS

Ricardo Rocha afirma não acreditar em candidatura de Julio Lossio e explica afastamento do ex-prefeito

Sobre a notícia veiculada na última semana que Ricardo Rocha, homem forte e articulador de Julio Lossio (PSD), estaria dialogando com as forças de oposição ao ex-gestor, como o ex-prefeito Odacy Amorim (PT) e o atual prefeito Miguel Coelho (Sem Partido), o ex-secretário de infraestrutura de Petrolina emitiu uma nota esclarecendo sua posição política atual. Apesar de afirmar seguir a orientação político hoje do deputado Fernando Monteiro, a quem presta o serviço de assessoria, Rocha diz não acreditar na candidatura de Julio Lossio e que neste cenário deverá mesmo trilhar novos rumos.

Confira a nota:

Dr. Júlio é meu amigo, conterrâneo, temos laços familiares e sou grato ao mesmo por ter participado do seu governo a frente da secretária de infraestrutura, além de está hoje assessor do Deputado Federal Fernando Monteiro que apoia o JL em sua candidatura a prefeito. Portanto, NÃO PROCEDE!

As pessoas veem constantemente me perguntar sobre meu distanciamento do grupo de JL, e isso é verdade. Porém, fiquei a frente de todos os pleitos eleitorais em que JL participou e as pessoas que ele apoiou, mas, na última campanha não concordei com o que fizeram e o que queriam fazer, portanto não fui mais convidado a participar das decisões do grupo, o que para mim encaro com normalidade.

Caso JL não seja candidato, e eu acredito pessoalmente nisso, opinião exclusiva minha, sentarei com o Deputado Federal Fernando Monteiro para trilhar novos rumos, ouvindo ele que me confiou o cargo de assessor parlamentar.

Ressalto que respeito e sou respeitado por todos os grupos políticos de Petrolina, mas TENHO LADO.

Ricardo Rocha

Senado se organiza para aprovar Reforma da Previdência

O debate sobre a Reforma da Previdência no Senado Federal entra na reta final e os membros da Casa se articulam para votar o projeto o quanto antes. A menos de 10 dias de acabar uma discussão que se estende desde fevereiro, o foco do governo é garantir a economia de R$ 800,3 bilhões mantida até agora.

O texto foi aprovado em primeiro turno, em 2 de outubro, por 56 votos a 19. Nas duas votações, precisa do apoio mínimo de 49 senadores, o que equivale a três quintos dos 81 parlamentares da Casa. Mas, antes de chegar à segunda rodada, precisa passar por três sessões de discussão no plenário. A primeira aconteceu na semana passada, quando senadores de diversos partidos — entre eles, PT, Rede e PROS — criticaram a proposta.

Ainda faltam duas sessões para terminar o prazo regimental de discussão, nas quais os senadores poderão defender as opiniões sobre o assunto. Concluídos os debates, a matéria já pode estar pronta para votação na quarta-feira. Contudo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) marcou para dia 22 de outubro a votação.

Como na primeira rodada, a oposição não ameaça obstruir a votação da reforma, porém, pretende apresentar sugestões de mudanças de última hora. Embora só sejam aceitas emendas de redação no segundo turno, é possível que os senadores aprovem destaques que comprometam o mérito da matéria, depois de aprovado o texto-base.  (Com informações de Correio Braziliense).

Falta de incentivo do Estado faz preço da passagem aérea em Petrolina ser mais cara, afirma Miguel Coelho

Preço das passagens aéreas não deve mudar até esse ano (Foto: Infraero)

Os petrolinenses que precisam viajar de avião já perceberam que o valor das passagens aéreas nesse ano está salgado. E a perspectiva é preço alto, pelo menos até o final de 2019. Foi o que afirmou o prefeito Miguel Coelho durante coletiva de imprensa na Câmara de Vereadores de Petrolina.

“Pedimos esse voo da Azul, a gente entende que vai baratear o treco não só para Salvador, mas Centro-Oeste e Sudeste e a gente continua pleiteando com outras empresas e com a própria Azul. Eles ficaram de baixar o preço a partir do ano que vem“, afirmou Miguel.

Segundo o gestor, o Governo do Estado poderia contribuir para a redução nas passagens se estimulasse as empresas aéreas com redução de impostos na cidade. “A gente fica de mãos atadas, a Prefeitura não tem nada a fazer na questão da tarifação da passagem de avião. Quem tem o maior custo é o Governo do Estado, que poderia nos ajudar quanto a isso, se concedesse o mesmo benefício que as empresas têm abastecendo em Recife, se tivessem abastecendo aqui em Petrolina“, destacou.

Enquanto 2020 não chega e o Estado não dá incentivo, Miguel alega que o caminho é esperar a virada de ano. “Já fiz esse pleito enquanto deputado estadual, reforcei com o secretário Rodrigo Novaes para que Petrolina pudesse receber esse benefício, enquanto não sai é virar o ano para a Azul baixar o preço”, finalizou.

Vereadores de Petrolina rebatem nota de Lucinha Mota

Tema foi destaque na Câmara de ontem (Foto: Blog Waldiney Passos)

A nota dos pais da garota Beatriz Angélica Mota causou um mal-estar entre os vereadores de Petrolina, os quais comentaram o texto e demonstraram apoio aos colegas Cristina Costa (PT) e Ronaldo Cancão (PTB) citados por Lucinha Mota e Sandro Romilton.

Para Ruy Wanderley (PSC), a nota deixa os vereadores tristes tendo em vista que a “Casa em dois momentos atendeu Sandro e Lucinha”. O edil lembrou que, apesar da dor compreensiva do casal, eles não têm direito de criticar a Casa Plínio Amorim por ceder espaço a Wank Medrado, advogado de Allinson Henrique de Carvalho. “Nós nunca nos furtamos de estar com Lucinha nos momentos mais difíceis, essa Casa foi solidária a ela. Os pares, todos foram solidários a ela no passado, no presente e vai ser no futuro“, afirmou.

LEIA TAMBÉM:

Ronaldo Cancão responde pais de Beatriz: “Não queiram encontrar mais um culpado”

Caso Beatriz: família emite nota contra Câmara de Vereadores; Osório afirma que Legislativo está de portas abertas ao povo

José Batista da Gama (PSB) lembrou que os membros da Casa compõem o Poder Legislativo e cabe à Justiça julgar e apontar erros em investigações. “Nós não podemos ser acusados aqui de nada. A Comissão de Direitos Humanos foi criticada ontem, ela não pode medir os vereadores com a régua dela. Nós temos que ter respeito“, destacou.

LEIA MAIS

Miguel Coelho cobra empresa responsável por construção de viadutos na Sete de Setembro: “Que ela cumpra a licitação”

DNIT estuda rescindir contrato com empresa responsável por construir viadutos (Foto: ASCOM)

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho quer que a empresa responsável pela construção dos viadutos na Avenida Sete de Setembro cumpra os prazos impostos na licitação. De acordo com o gestor, o prazo de apresentação do projeto executivo venceu e ela ainda não se manifestou, resultando na aplicação de uma multa por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

“O prazo da empresa para apresentar o projeto executivo foi o último dia 30 de setembro, não apresentou. O DNIT já emitiu mais uma notificação, agora com multa, para que a empresa cumpra os prazos. O DNIT já admite rescindir o contrato, a gente entende ser a última das últimas opções porque vai demorar ainda mais para fazer licitação. Resta a gente fazer um apelo à empresa para que ela cumpra a licitação“, afirmou em coletiva de imprensa realizada na Câmara de Vereadores na quinta-feira (10).

Enquanto espera um posicionamento da empresa, Miguel celebra o andamento de obras importantes no melhoramento da infraestrutura da cidade. “Estamos fazendo a requalificação da orla, agora no mês de outubro devemos estar iniciando a duplicação da Avenida Clementino Coelho, a Estrada da Banana está em ritmo avançado e o próprio Dom Avelar que tanto pleiteou o saneamento e agora a gente vê as obras tornando isso tornando realidade”, finalizou.

Apesar de racha com PSL, presidente do partido em Pernambuco espera que Bolsonaro não deixe sigla

Saída de Bolsonaro do PSL seria ruim para ambas as partes, alega presidente estadual

Marcos Amaral, presidente do PSL em Pernambuco opinou sobre o racha entre Jair Bolsonaro e o presidente nacional do partido, Luciano Bivar. Na opinião de Amaral, o partido nunca virou as costas a Bolsonaro e cabe a ele explicar a postura adotada nos últimos dias.

“Quem tem que vir a público dizer as razões, motivos e o que pretende fazer é o próprio presidente [Bolsonaro]. O nosso presidente Luciano Bivar e nós todos que acompanhamos todo processo estamos bem tranquilos, tudo que foi devidamente conversado e acertado, votamos integralmente em todos os projetos e instâncias que foram chamados os membros do PSL, todos eles deram total apoio ao Governo“, disse Amaral em entrevista ao programa Super Manhã com Waldiney Passos.

LEIA TAMBÉM:

Presidente do PSL em Pernambuco reafirma que Gabriel Menezes tem apoio do partido na candidatura a prefeito de Petrolina

Segundo o presidente do PSL-PE, uma saída de Bolsonaro seria ruim para os dois lados, visto que “o presidente precisa de um grande partido e um grande partido precisa de um grande presidente. As coisas vãos e ajustar e o que será, será. Não tem muito o que fazer. O mandato do presidente é dele”.

Contudo, ele já deixou claro que, em uma possível debandada de Bolsonaro, o PSL não deixaria de apoiar o Governo e seria aliado. “O PSL é um partido liberal e sempre funcionou assim. Apoia integramente o projeto do Governo, estaremos junto com o Governo em todas as ações“, finalizou.

De olho em 2020, PSDB ganha novos filiados em Petrolina

Novos filiados vão reforçar partido para 2020 (Foto: Ascom)

O PSDB já começou a articulação política para as eleições 2020 em Petrolina. O partido, cujo presidente é Guilherme Coelho, ganhou novos filiados que foram oficialmente apresentados à sociedade em uma reunião na tarde da última quarta-feira (9).

A meta é fortalecer a sigla para o pleito do próximo ano, como explica Guilherme. “Consolidamos hoje nomes importantes do cenário municipal para ingressar no partido. São empresários, advogados, acadêmicos, servidores públicos que têm muito a contribuir para a construção do novo PSDB que nasce no cenário nacional. É hora de oxigenar o partido aqui em Petrolina também. Outro fator relevante que une todos nós é o objetivo comum de reforçar o palanque para a reeleição do prefeito Miguel Coelho”, afirmou.

Confira a seguir os novos filiados ao PSDB de Petrolina:

LEIA MAIS

Presidente do PSL em Pernambuco reafirma que Gabriel Menezes tem apoio do partido na candidatura a prefeito de Petrolina

Gabriel tem apoio do PSL para eleições em 2020, afirma Amaral (Foto: Reprodução/Facebook)

Se depender do presidente do PSL em Pernambuco, Marcos Amaral, Gabriel Menezes não sairá do partido e deve ser o candidato da sigla à Prefeitura de Petrolina em 2020. Amaral reafirmou apoio ao vereador nessa quinta-feira (10), durante uma entrevista na Rádio Jornal, no programa Super Manhã com Waldiney Passos

“Quem tem que decidir a permanência no PSL ou não é o Gabriel. Até 4 de abril ele é vereador do PSL. Não vejo a menor razão para ficar conversando isso, Gabriel é o nosso candidato prioritariamente. O PSL, por determinação do presidente Luciano Bivar, terá candidaturas nas principais cidades do Brasil, entre elas Petrolina”, destacou.

Cenário político em Petrolina

Ainda segundo Amaral, é normal Gabriel ser cortejado por outros partidos, contudo, o edil tem total apoio de Bivar e “será o nosso candidato a prefeito em Petrolina”. Dessa forma, uma aproximação do PSL com o grupo Coelho não afetaria na nomeação de Menezes.

“O próprio Luciano insiste que o Gabriel será o candidato dele. Tem quase um ano que essas especulações correm soltas em Petrolina. O Gabriel Menezes sabe que eu concordo com o nosso presidente e é praticamente impossível mudar de posição“, concluiu Amaral.

Bolsonaro busca forma jurídica para deixar PSL e blindar deputados

Partido ganhou força após eleição de Bolsonaro.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, está em busca de uma saída jurídica para deixar o Partido Social Liberal (PSL). O recado foi dado por ele a deputados e advogados em reunião na tarde desta quarta-feira (09) no Palácio do Planalto.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a equipe que assessora o presidente trabalha na construção de uma saída para evitar que os deputados aliados que queiram migrar de legenda com Bolsonaro percam seus mandatos por infidelidade partidária.

Ao deixar o Palácio do Planalto na noite dessa quarta, Bolsonaro disse que continuaria no partido e negou qualquer tipo de crise. “Por enquanto, eu continuo. Não tem crise. O problema não é meu, o pessoal quer um partido diferente, atuante. Este partido está estagnado. Não tem crise, não tem o que alimentar”, disse.

Luto: vítima de câncer, vereador de Juazeiro vem a óbito

O Blog Waldiney Passos lamenta a morte do parlamentar e presta seus pêsames à família e amigos de Joseilson.

Faleceu na noite dessa quarta-feira (09), o vereador de Juazeiro (BA) Joseilson Marcelino (PTB), de 58 anos, vítima de câncer. A informação foi confirmada pela assessoria da Câmara de Vereadores do município.

O parlamentar estava internado há cerca de uma semana devido a complicações da doença. Joseilson foi eleito no último pleito com 1.533 votos, sendo o 16º mais votado. De acordo com a assessoria da Câmara, em seu lugar assume o Pastor Roberto (PSC).

LEIA MAIS

Congresso aprova reajuste do salário mínimo somente pela inflação em 2020

(Foto: Internet)

O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira (9) o projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2020 com salário mínimo reajustado somente pela inflação e despesas com custeio e investimentos no patamar mínimo histórico.

A LDO define as prioridades para a LOA (Lei Orçamentária da União), o Orçamento da União. Depois de aprovado, o projeto volta ao Executivo para a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O texto final foi aprovado por votação simbólica.

O reajuste do salário mínimo foi o grande ponto de divergência entre os parlamentares. O PT queria modificar o texto para assegurar ganho real -além da reposição inflacionária, o partido queria a variação do PIB (Produto Interno Bruto) relativo a 2018.

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota é membro oficial da Comissão que vai analisar a reestruturação da carreira das Forças Armadas

Foto: arquivo

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) em pronunciamento, nesta terça-feira (08), em Brasília, comunicou que foi indicado pelo PSB como membro efetivo da Comissão Especial destinada a proferir Parecer ao Projeto de Lei nº 1645/2019, de autoria do poder executivo, que propõe a reestruturação na carreira dos militares, no qual, consta o acréscimo de 05 (cinco) anos no tempo de serviço (passando o tempo mínimo de 30 para 35 anos); exigido para o militar adquirir o direito de transferência para a reserva remunerada. A diminuição do efetivo composto por militares de carreira, também está inclusa na proposta, sendo então substituído pelo efetivo de militares temporários, entre outras mudanças.

“Eu tive a honra de receber do Exército, da Marinha, da Aeronáutica as maiores Comendas e agora participo dessa Comissão do PL 1645. Quero que todos nesse PL sejam tratados com igualdade, pois está havendo algumas reclamações de sargentos, cabos e soldados que há uma diferença entre os graduados e os não graduados. Quero fazer aqui esse apelo e que chegue ao conhecimento de todos da Comissão”, disse.

Para o deputado socialista a reformulação na reestruturação da carreira dos militares, precisa atender de maneira homogênea, equivalente e proporcional a todos os militares. “Porque sendo este Projeto aprovado na íntegra, como aqui apresentado, será o fim da integralidade, da paridade e da isonomia, entre os postos, dentro das carreiras dos militares”, avaliou.

E completou: “se o PL for aprovado sem as alterações, a cota de sacrifício ficará restrita somente aos soldados, cabos e sargentos, o que não é justo, pois é dever do parlamento a correção necessária para que a justiça seja feita, isto não ocorrendo, ao invés de dar uma proteção social da carreira dos militares, teremos um desamparo a essas carreiras”, falou.

Gaturiano Cigano solicita recursos para construção do Hospital do Homem em Petrolina

O vereador defendeu o atendimento especializado para que se previna, principalmente, os cânceres que atingem a população masculina.

Sempre assertivo em seus requerimentos e projetos de Lei, o vereador Gaturiano Cigano apresentou, nessa terça-feira (08), na Câmara Municipal de Petrolina, o requerimento nº. 316/2019, que prevê a alocação de recursos para construção do Hospital do Homem em Petrolina.

Segundo o parlamentar, os homens também precisam de uma assistência de saúde especializada, tendo em vista, por exemplo, o grande crescimento de pacientes com problemas de próstata e de cálculo renal, que podem virar, inclusive, algum tipo de câncer, além de outras patologias.

Para Gaturiano, a força política do grupo que faz parte pode fazer com que a ideia se concretize. “Com esse alinhamento político que temos, essa força política, a gente espera que isso aconteça, saia do papel. É sempre pensando na melhoria da vida do cidadão petrolinense que a gente tem essas ideias. Espero que seja atendido, porque a Constituição Federal garante o direito à saúde”, disse.

LEIA MAIS

Ronaldo Silva solicita construção de unidades de saúde e escolas no Vivendas e Nova Petrolina

As Indicações 1190/2019 e 1189/2019, que previam as solicitações, foram aprovadas por unanimidade, com 18 votos favoráveis. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Ronaldo Silva solicitou, nessa terça-feira (08), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Petrolina, através de Indicação, a implantação de uma unidade básica de saúde, um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e uma escola nos bairros Vivendas e Nova Petrolina.

De acordo com a justificativa do parlamentar, a população das comunidades que o procurou e pediu a construção das unidades. “A população clama pela implantação desses itens para a melhoria no atendimento na região e maior comodidade, já que as famílias se obrigam a deslocar-se para outros bairros quando necessitam de atendimentos”, disse.