Partido Novo se destaca com melhores deputados federais do país

Para análise das votações, o Ranking dos Políticos conta com um Conselho de Avaliação de Leis.

Na próxima quarta-feira (27), o “Ranking dos Políticos” – plataforma digital que compara o desempenho dos parlamentares brasileiros – irá homenagear os 30 deputados e cinco senadores que tiveram o melhor desempenho no exercício do mandato, ao longo de 2019.

O portal avalia os parlamentares a partir de critérios como presença nas sessões, economia da cota parlamentar, ficha limpa e voto nas principais decisões do Congresso, como o aumento do Fundão Eleitoral, por exemplo.

Entre os deputados federais, o partido que tem se destacado mais é o Novo. Os oito melhores classificados no ranking fazem parte da sigla, inclusive com o melhor deputado federal do país. Já entre os senadores, o destaque fica para o partido Podemos com três nomes entre os cinco melhores.

LEIA MAIS

Após cobrança de Antonio Coelho, Governo do Estado mantém benefício para produtores rurais

Antonio Coelho na Alepe.

Após o vice-líder da bancada de oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Antonio Coelho, cobrar o governo estadual para manter o benefício de isenção de ICMS para produtores rurais, a governadora em exercício Luciana Santos (PCdoB) acatou a solicitação e voltou atrás da decisão que retirava o benefício.

LEIA TAMBÉM

Deputado Antonio Coelho cobra governo sobre fim de benefício de trabalhadores rurais

O decreto que mantém a isenção foi publicado nesta quinta-feira (21), no Diário Oficial do Estado. Em março, o governador Paulo Câmara assinou um decreto em que limitava a concessão do benefício para produtores rurais que consumissem até 300 quilowatts/hora por mês na conta de energia. Essa medida entraria em vigor a partir de 1º de janeiro de 2020.

LEIA MAIS

Maria Elena cobra cumprimento de decreto municipal que criou programa “Vereador Mirim”

Maria Elena na câmara de Vereadores de Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Através do requerimento n. 367/2019, a vereadora Maria Elena solicitou, nesta quinta-feira (21), ao presidente da Câmara Municipal de Petrolina, Osório Siqueira, o cumprimento do decreto n. 266/08, que criou o Programa do “Vereador Mirim”. A proposição, segundo a parlamentar, oportuniza que estudantes possam conhecer melhor o funcionamento do Poder Legislativo da cidade.

“A Câmara vai à Escola, com isso, oportunizando que crianças tenham conhecimento de como funciona o Poder Legislativo. Exemplo do que aconteceu na última sessão ordinária, em que alunos da Escola Vivência vieram conhecer o Poder legislativo e participaram da Sessão Ordinária”, diz parte do requerimento, que foi aprovado por 17 a 0.

Senador pernambucano consegue adiar votação da prisão em segunda instância

Senador solicita audiência pública sobre prisão em segunda instância. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O senador Humberto Costa (PT-PE) conseguiu, em articulação com a bancada de oposição no Senado Federal, adiar para a semana que vem a votação do projeto de lei que autoriza a execução de pena de prisão após condenação em segunda instância na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

O parlamentar apresentou um requerimento para que fosse feita uma audiência pública antes da votação do texto. O senador convidou, através do documento, o ministro da Justiça, Sergio Moro, para participar do evento, que acontece na próxima terça-feira (26).

LEIA MAIS

Juazeiro: Allan Jones denuncia péssimas condições de trabalho dos servidores do SAMU

Vereador cobrou melhores condições de trabalho aos servidores

O vereador Allan Jones (PTC) usou a Tribuna Livre da Casa Aprígio Duarte nessa semana, para denunciar os problemas enfrentados no SAMU de Juazeiro. O vereador disse ter recebido denúncias de servidores do próprio Serviço e relatou o caos na unidade.

“Na semana passada, uma pessoa que resolveu não se identificar expôs as condições indignas, deploráveis, humilhantes, desgovernamentais em que os servidores do SAMU continuam trabalhando. Estou falando não como vereador de Oposição e sim como médico servidor, que poderia estar trabalhando nesse SAMU”, disse o edil.

Para Allan, os problemas enfrentados pelos servidores incidem diretamente no atendimento ao público. “Barata dentro de água é condição digna, se colchões rasgados sem ao menos ter um forro é condição digna; quarto com infiltração é condição digna? Como eu como gestor, prego nos quatros cantos da cidade que a saúde vai bem?”, questionou.

O edil chamou atenção dos colegas e solicitou uma visita da Comissão de Saúde no SAMU da cidade, a fim de apurar as denúncias e montar um relatório, cobrando melhorias de trabalho e na estrutura.

Câmara Municipal de Juazeiro oficializa dia da Cavalgada e Festa do Boiadeiro do Quidé

Sessão aconteceu nessa terça.

A Câmara de Juazeiro aprovou, nessa terça-feira (19), o Projeto de Lei Nº 3.543/2019, de autoria do vereador Charles leal (PDT), que institui o Dia da Cavalgada e Festa de Boiadeiro do bairro Quidé.

A festa será instituída no Calendário de Eventos do Município e será comemorada, anualmente, no segundo domingo do mês de novembro. A comemoração tradicionalmente reúne mais de mil pessoas e é de grande importância para a cultura local.

LEIA MAIS

Após ouvir cobrança dos entregadores e motofretistas, líder do Governo fala em colocar projeto de regulamentação em pauta “o mais rápido possível”

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Depois de ouvir as demandas dos motofretistas e entregadores de comida na sessão de terça-feira (19), o líder da Situação já se comprometeu a organizar uma reunião entre o grupo e a Prefeitura de Petrolina. Aero Cruz (PSB) destacou que é dever da gestão contemplar a categoria.

“Como nasceu o projeto do mototaxi, pode nascer o projeto do motoboy. Estamos nos irmanando da luta deles, vamos sentar com o procurador e o prefeito, pedir para montar uma equipe e fazer uma reunião“, disse à imprensa.

LEIA TAMBÉM:

Valgueiro espera ações urgentes da AMMPLA junto aos motofretistas e entregadores de comida

Em protesto, entregadores de delivery chamam atenção para condições de trabalho da categoria

Aero reconheceu que houve um crescimento do número dos entregadores e se faz necessária a regulamentação da profissão. “A gente já precisa da regulamentação, temos que dar oportunidade também aos motoboys. Espero que essa semana ou na próxima a gente tenha essa reunião. Precisamos colocar o mais rápido possível para deixar eles com a segurança do trabalho deles”, destacou.

LEIA MAIS

Deputado Antonio Coelho cobra governo sobre fim de benefício de trabalhadores rurais

Deputado Antonio Coelho.

Nessa terça-feira (19), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Antonio Coelho (DEM) questionou o decreto 47.238, de março de 2019, do Governo do Estado, que retira o benefício de isenção do ICMS sobre a tarifa de energia elétrica dos produtores rurais. A medida entra em vigor em 31 de dezembro.

“Esse é um maldito presente de Natal que o governador Paulo Câmara está dando para os trabalhadores rurais de Pernambuco. O governador não percebe que essa medida afetará os avicultores de São Bento do Uma, os produtores de melancia e melão de Inajá, a bacia leiteira do Sertão do Araripe e a fruticultura irrigada do Vale do São Francisco”, disse.

Além disso, o parlamentar lembrou que outros estados da região, que competem com Pernambuco, não tomaram medidas similares e isso pode prejudicar a atividade no futuro. ” Se passarmos a cobrar um tributo elevadíssimo, aumentando a planilha de custos desses produtores, o que acontecerá, já que nossos vizinhos não fazem o mesmo?”, afirmou.

TSE cassa prefeito e vice em Pilão Arcado e determina novas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta terça-feira (19), cassar os mandatos do prefeito e do vice-prefeito do município baiano de Pilão Arcado, Afonso (PP) e Daltro Melo (MDB). A corte reverteu o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que tinha decidido manter os mandatos, mesmo reconhecendo a prática de abuso de poder político e econômico na campanha de 2016.

Na denúncia, o antecessor de Afonso, João Ubiratan, teria contratado 500 servidores temporários às vésperas das eleições para ajudar o então candidato à sucessão. Além da de perda mandato, o TSE determinou, ainda, a realização imediata de novas eleições em Pilão Arcado.

Advogado denunciante Tiago Ayres comemorou a decisão. “O abuso que hoje conseguimos combater foi a única coisa que garantiu a absurda eleição do atual prefeito e vice de Pilão Arcado. Hoje isso chegou ao fim. Basta”, falou.

Com informações do site Bahia Notícias.

Gaturiano Cigano recebe Cabeção em sua equipe de olho nas eleições de 2020

Reforço pode ajudar Gaturiano a superar votação da última eleição. (Foto: Blog Ricardo Banana)

O vereador Gaturiano Cigano (PRP) recebeu mais um nome de peso para compor a sua equipe. O líder comunitário no interior de Petrolina, Edmilton Amorim, mais conhecido como Cabeção, que fazia parte do gabinete do ex-vereador Domingos de Cristália, chegou para reforçar a base do parlamentar.

Gaturiano tem se destacado na Câmara Municipal com propostas assertivas de interesse da população petrolinense. Cabeção soma e muito para que o vereador supere os 2.406 votos da última eleição, quando foi o 11º mais votado.

Cabeção chega ao grupo de Gaturiano, trazendo junto sua expressiva votação nas eleições de 2012, quando disputou uma vaga na Casa Plínio Amorim e seu trabalho social na área de saúde.

Ronaldo Silva quer ação para combater roubos em adutoras da zona rural

Vereador quer que Poder Público adote medidas na zona rural (Foto: Blog Waldiney Passos)

Logo mais às 9h os vereadores de Petrolina se reúnem para mais uma sessão ordinária e entre os oito Requerimentos apresentados hoje, o vereador Ronaldo Silva (PSDB) solicita mais segurança na zona rural da cidade.

Através do Requerimento n° 372/2019, o edil quer que a Codevasf e Prefeitura adotem medidas no sentido de combater os furtos às adutoras nas comunidades de Almas, Atalho, Caititu, Cristália, Salina e Simpatia. Outro Requerimento de destaque na sessão dessa terça-feira (19) é o de número 379/2019, de Paulo Valgueiro (MDB).

O líder da Oposição reivindicou a realização de campanhas educativas aos motoboys e entregadores de deliverys. No pedido à Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), Valgueiro ainda cobra a regulamentação da categoria.

Além dessa solicitação, outras 35 Indicações. Na ordem do dia constam ainda seis projetos de Lei para votação, todos de autoria do Poder Legislativo.

Almoço no Palácio das Princesas: Luciana Santos receberá Lula neste domingo; encontro contará com a participação de Renata Campos

(Foto: Internet)

Neste domingo (17), o ex-presidente Lula cumpre agenda em Pernambuco, o foco é a participação no ‘Festival Lula Livre’. Contudo, outras atividades que envolvem Lula serão realizadas, estas foram mantidas em segredo.

Uma fonte do  contou, sob reserva, que o ex-presidente Lula será recebido em um almoço no Palácio do Campo das Princesas pela governadora em exercício Luciana Santos, do PC do B. Ela assumiu o governo na última sexta-feira (15).

Segundo informações extra-oficiais, a viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos, participará do almoço. Um dos temas do encontro será a política de alianças para as eleições municipais.

LEIA MAIS

Paulo Câmara viaja para a Europa e Luciana Santos assume Governo de Pernambuco por dez dias

(Foto: Heudes Regis/SEI)

Em decorrência de uma viagem, em missão comercial, para países europeus, o governador Paulo Câmara transmitiu o cargo, nesta sexta-feira (15), no Palácio do Campo das Princesas, à vice-governadora Luciana Santos, que ficará no posto até o próximo dia 25 de novembro. Durante esse período, o chefe do Executivo estadual integrará a comitiva do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) em visitas à França, Itália e Alemanha, para apresentar um mapa de oportunidades de negócios no Nordeste. O objetivo é ampliar os investimentos e gerar emprego e renda em áreas como Infraestrutura, Energias Renováveis e Turismo.

“Na próxima semana, estarei no exterior junto com os governadores do Nordeste para apresentar a região, discutir a atração de investimentos e formas de intercâmbio que possam aprofundar as relações e, ao mesmo tempo, mostrar as potencialidades do Nordeste brasileiro. É uma oportunidade muito importante, diante do interesse que esses países têm demonstrado na nossa região. Por isso, vamos mostrar que quem investe no Nordeste não se arrepende e que temos gestões que podem fazer a diferença”, afirmou o governador.

Luciana Santos reforçou a importância da agenda que o governador Paulo Câmara terá no exterior, no sentido de atrair investimentos para Pernambuco, e frisou que dará continuidade às agendas do Estado. “Durante essa semana, vamos associar as atividades de rotina do governo com ações voltadas para as mulheres e para a consciência negra”, pontuou.

Em passagem pelo Nordeste, Lula afirma que PT não precisa fazer autocrítica

Lula ainda virá a Pernambuco neste final de semana (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Em viagem pelo Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o partido não precisa fazer autocrítica, como muitos eleitores reivindicaram na eleição de 2018. Em Salvador (BA), Lula discursou para aliados e defendeu candidaturas da sigla em 2020 e 2022.

“Vocês já viram alguém pedir a Fernando Henrique Cardoso para fazer autocrítica? Pedir ao PTB, a Bolsonaro? É só o PT. Se alguém quiser que o PT faça autocrítica, faça autocrítica você”, disparou. Ainda segundo o ex-presidente que está em liberdade há uma semana, o partido deve ter candidaturas em 2020 em “toda cidade que tenha uma rádio e uma televisão”.

Sobre 2022, Lula não confirmou se estará no pleito, até porque hoje ele é inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. “Eu posso subir a rampa levando o [Fernando] Haddad, levando os outros companheiros”, disse. (Com informações do Correio da Bahia).

Câmara aprova projeto que cria cargos de professor intérprete e instrutor de LIBRAS, em Petrolina

Projeto segue para sanção do prefeito Miguel Coelho (Foto: Jean Brito/Ascom CMP)

Um dos 10 projetos aprovados na sessão ordinária de quinta-feira (14) na Câmara de Vereadores de Petrolina foi o de número 17/2019, cuja autoria é do Poder Executivo. Nele ficam criados os cargos de Professor Intérprete, Instrutor da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Professor Brailista.

A matéria foi aprovada por 16 votos a zero e seguirá para sanção do prefeito Miguel Coelho (MDB). Membro do movimento de intérpretes de Petrolina, Maria Soares celebrou a aprovação da matéria. “Temos que comemorar, é a primeira vez que a gente tem a nossa profissão dentro do quadro de cargos [do município] e contempla também as pessoas cegas, é algo positivo. É a primeira vez que vamos entrar como cargo reconhecido“, disse ao Blog Waldiney Passos.

Contudo, a categoria vê algumas ressalvas no projeto que precisam ser reajustados. “A gente tem o direito de atuar, tem o concurso e vamos poder ocupar essas vagas. Porém, temos problemas em alguns pontos. Em um dos artigos diz que o intérprete deverá fazer atendimento em contra-turno, quando a lei fala em 100 horas e ainda fazer contra-turno, temos que fazer o regime de 8h diárias”, explicou.