Confirmado: Raimunda Sol Posto vai mesmo assumir cadeira na Câmara

Raimunda Sol Posto deve assumir vaga do vereador Major Enfermeiro (Foto: Internet)

A volta de Raimunda Sol Posto à Câmara de Vereadores de Petrolina é cada vez mais concreta. Nosso blog recebeu a informação de uma fonte que, até a próxima segunda-feira (09), a ex-vereadora voltará, de fato, para a Casa Legislativa.

LEIA TAMBÉM

Paulo Vagueiro afirma que Julio é candidato a prefeito e que não avalizou ida de Raimunda Sol Posto ao grupo de Miguel Coelho

Apesar de o vereador Major Enfermeiro negar que tenha recebido qualquer convite do prefeito Miguel Coelho para ocupar algum cargo no Executivo, nossa fonte garantiu que o processo para a volta de Raimunda já está definido.

LEIA MAIS

Eleições 2020: Humberto Costa coloca Odacy como candidato do PT em Petrolina

Para senador, Odacy deve ser candidato do PT em Petrolina (Foto: Ascom)

Se depender do líder do PT no Senado, Humberto Costa, Odacy Amorim será o candidato do partido em Petrolina. Nessa sexta-feira (6), Humberto participou do programa Super Manhã com Waldiney Passos, na Rádio Jornal e deixou claro: a sigla vai trabalhar em torno de Odacy.

LEIA TAMBÉM:

Humberto Costa visita Petrolina nessa sexta-feira

“Hoje a direção municipal do PT em Recife tem uma posição favorável a manter a aliança [com o PSB], aqui em Petrolina a ideia é tentar unir todos os partidos da Frente Popular em torno de uma candidatura, no nosso caso é do nosso companheiro Odacy Amorim“, destaca.

Segundo turno em 2020?

O senador está cumprindo agenda em Petrolina hoje e na sua pauta está o fortalecimento da esquerda como oposição a Jair Bolsonaro. Para ele, a Oposição deve se unir e lançar no mínimo, duas candidaturas na tentativa de forçar um segundo turno em 2020.

LEIA MAIS

Paulo Vagueiro afirma que Julio é candidato a prefeito e que não avalizou ida de Raimunda Sol Posto ao grupo de Miguel Coelho

Ex-vereadora Raimunda Sol Posto e o ex-prefeito Julio Lossio. (Foto Arquivo)

Em meio aos burburinhos de que a ex-vereadora Raimunda Sol Posto (MDB) estaria mesmo desembarcando no grupo do prefeito Miguel Coelho (MDB), o vereador Paulo Vagueiro (MDB), líder da bancada da oposição na Casa Plínio Amorim, afirmou nesta quinta-feira (05), que desconhece esta informação e que sabe da proximidade que ela tem com com Julio e com o deputado Lucas Ramos.

“Na última eleição Dona Raimunda marchou com Julio para governador e Lucas Ramos como deputado estadual . Eu não vi nada oficial, eu não vi um posicionamento de dona Raimunda e é uma pessoa que eu tenho enorme respeito, eu não quero fazer conjunturas aqui se ela aceitou ou não se é boato ou não”, salientou.

LEIA MAIS

Novo partido de Bolsonaro é registrado em cartório

Aliança Pelo Brasil, porém, ainda depende de registro no TSE

O Aliança pelo Brasil, partido idealizado pelo presidente Jair Bolsonaro mês passado, teve sua criação registrada em cartório hoje (5). O responsável pelo registro foi o 2º vice-presidente da legenda, Luiz Felipe Belmonte. Segundo ele, o partido se pautará pelos “princípios cristãos”.

“Estamos dando entrada no registro do novo partido Aliança Pelo Brasil. Um partido criado pelo presidente Bolsonaro, junto com seus apoiadores, e que pretende ser um partido que defina uma linha de direção valorizando os princípios cristãos, valorizando a família e valorizando essas questões que são da raiz do povo brasileiro”, disse em sua conta no Twitter. “Tenho certeza que será um grande partido e que terá o apoio de grande parte da população brasileira”, completou.

Bolsonaro criou o partido após anunciar seu desligamento do PSL, legenda com a qual se elegeu presidente da República. O novo partido, no entanto, ainda precisa obter o reconhecimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para formalizar sua criação e participar de eleições. Para isso, precisa recolher a assinatura de, no mínimo, 491.967 eleitores em apoio à nova legenda.

Na última terça-feira (3), o TSE decidiu reconhecer assinaturas eletrônicas para formalizar a criação de partidos políticos. A decisão pode acelerar o registro da legenda junto ao tribunal. Bolsonaro pretende agilizar o processo de obtenção de registro do partido por meio de certificados digitais.

Apesar da decisão, não há prazo para que a Justiça Eleitoral possa criar aplicativos e programas de computador para efetivar a decisão, que ainda precisará ser regulamentada para passar a ter validade. Segundo a presidente do TSE, Rosa Weber, as soluções não estarão prontas para as eleições municipais de 2020.

“Não tenho conhecimento”, diz Aero Cruz sobre possível ida de Raimunda Sol Posto ao grupo de Miguel Coelho

Vereador negou ter conhecimento da aliança entre Raimunda e Miguel (Foto: Jean Brito/ASCOM)

Nos bastidores da política petrolinense não se fala em outra coisa: a possível ida de Raimunda Sol Posto para o grupo do prefeito Miguel Coelho (MDB). A notícia foi ventilada na sessão de terça-feira (3) e ainda hoje (5) o assunto repercute entre os aliados do gestor.

Líder do Governo na Câmara, Aero Cruz (PSB) negou ter conhecimento de qualquer aliança entre Raimunda – uma das mais fiéis escudeiras do ex-prefeito Julio Lóssio – a Miguel. Confira no vídeo:

Petrolina: Subcomandante do 2º BIEsp vai à Câmara Municipal para falar sobre ações da unidade

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta quinta-feira (05), o subcomandante do 2º BIEsp, Bosco Lourimar Bezerra de Lima, estará na Câmara Municipal de Petrolina para falar sobre as ações do batalhão na cidade. A solicitação para o uso da Tribuna Livre, às 10h, é de autoria do vereador Ronaldo Cancão.

A presença do subcomandante é aguardada, também, pelo vereador Gilmar Santos (PT), que foi detido após confusão com policiais do batalhão no Rio Corrente. Na oportunidade, acusados de violência, os policiais apareceram bastante machucados.

Na primeira sessão após a confusão, todos os vereadores aprovaram uma moção de solidariedade a Gilmar, exceto Elias Jardim, que afirmou, em declarações duras, que o petista teria planejado a confusão juntamente com um grupo de teatro.

Julio Lossio pode não ser candidato em 2020

(Foto: Arquivo)

Ao que tudo indica a decisão do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que recentemente emitiu um parecer prévio recomendando à Câmara Municipal de Petrolina a rejeição de suas contas referentes ao exercício financeiro de 2016, mexeu com as pretensões políticas do ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lossio, de disputar a prefeitura nas próximas eleições.

Há quem diga que o possível retorno da ex-vereadora Raimundo Sol Posto à Câmara Municipal seria uma sinalização que ele realmente possa ter jogado a toalha, como já previa o ex-secretário de infraestrutura Ricardo Rocha, que disse não acreditar na candidatura de Lossio em 2020.

LEIA MAIS

Câmara aprova orçamento de 2020, mas rejeita emenda de Cristina Costa

Orçamento de 2020 será de quase R$ 1 bilhão (Foto: Jean Brito/Ascom CMP)

R$ 948.053.290,00, esse será o orçamento de 2020 para Petrolina. O projeto da Lei Orçamentária Anual  (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) foram aprovados na sessão de terça-feira (3), por 22 votos a zero. Sem muitas polêmicas, o debate se concentrou nas emendas parlamentares.

Nesse ano foram apresentadas 378 emendas de todos os edis. Duas modificativas – uma de Cristina Costa e outra de Gilmar Santos, ambos do PT – foram rejeitadas ainda na Comissão de Finanças. Gilmar ainda teve nove emendas refutadas, enquanto Costa, mais uma.

O maior debate foi em relação às emendas modificativas, já que tratava do limite de 40% à abertura de créditos adicionais. Costa e Gilmar solicitaram a limitação de 20%, como acontecia no governo de Julio Lóssio. Em sua justificativa, a vereadora ironizou Alvorlande Cruz (PSL), ex-aliado de Lóssio.

LEIA MAIS

Com projetos em andamento, Câmara de Juazeiro só deve entrar em recesso no final de dezembro

Presidente convocou sessão extraordinária para votar projetos.

A Câmara de Juazeiro realizou, nessa terça-feira (03), uma sessão extraordinária, na qual foram aprovados cinco projetos de lei. As proposições legislativas foram votadas em bloco e aprovadas por unanimidade. Como ainda há muitos projetos na pauta da Casa, o recesso parlamentar deve acontecer somente no final de dezembro.

“Ainda há projetos do Executivo municipal e proposições de vereadores pendentes de discussão na Casa, que devem votados neste exercício de 2019. Mas, vamos discuti-los e votá-los para limpar a pauta, qualquer que seja o número de sessões necessárias”, disse Alex Tanuri, presidente da Casa.

LEIA MAIS

Cícero Freire é eleito segundo vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolina

vereador Cícero Freire. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (03), além da aprovação dos projetos da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA), outra votação importante aconteceu na Câmara Municipal de Petrolina.

Foi colocado em pauta o nome do vereador Cícero Freire (PR) para assumir o cargo de segundo vice-presidente da Mesa Diretora da Casa Legislativa. O cargo estava vago há cerca de 10 meses, quando Gilberto Melo decidiu deixar a mesa diretora.

LEIA MAIS

Vereadores apreciam LOA e PPA nesta terça; orçamento para 2020 é de quase R$ 1 bilhão

Comissão de Orçamento e Finanças votou pela aprovação das leis. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os vereadores de Petrolina devem apreciar, nesta terça-feira (02), durante sessão ordinária na Câmara Municipal, a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA). Ao todo, foram apresentadas 366 emendas pelos parlamentares para LOA e 376 para o PPA. Dessas, somente 12 da LOA não foram aprovadas pela Comissão de Fianças e Orçamento, presidida pelo vereador Ronaldo Silva.

A LOA prevê, em detalhes, todos os gastos do governo para o próximo ano. É nesta lei que se encontram a estimativa da receita e a fixação das despesas do governo. Prevê, ainda, quanto o governo deve arrecadar para que os gastos programados possam de fato ser executados.

Para o ano de 2020, o projeto da LOA prevê o orçamento de R$ 948.053.290,00, mesmo valor previsto para as despesas. Os principais gastos da Administração Pública Municipal, segundo o projeto, serão com a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes, R$ 304.035.000,00, o Fundo Municipal de Saúde, R$ 157.961.860,00, e a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, R$ 167.087.630,00.

LEIA MAIS

Defesa de Lula recorre ao STF para anular condenação no caso do sítio

Lula já foi condenado duas vezes em segunda instância.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu hoje (2) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a decisão que aumentou para 17 anos de prisão a pena no processo do sítio em Atibaia (SP).

Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre, confirmou sentença proferida pela juíza Gabriela Hardt, na qual Lula foi condenado na primeira instância pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

No recurso apresentado ao relator do caso, ministro Edson Fachin, a defesa de Lula alega que o processo não seguiu a tramitação correta. Para os advogados, a decisão do TRF4 deve ser anulada por não ter respeitado a ordem cronológica, obrigatória por lei, para ser julgada.

Entenda

No caso do sítio de Atibaia, Lula foi condenado em 6 de fevereiro pela juíza substituta Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, a 12 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Foi a segunda condenação do ex-presidente no âmbito da Lava Jato. A primeira se deu no caso do tríplex no Guarujá (SP).

LEIA MAIS

PF indicia Bivar e mais três pessoas por esquema de laranjas no PSL de Pernambuco

(Foto: Câmara dos Deputados/Reprodução)

A Polícia Federal indiciou na sexta-feira (29) o deputado federal e presidente do PSL, Luciano Bivar (PE) e mais três mulheres, sob a suspeita de participação no esquema de laranjas no partido. Segundo PF, o quarteto teria praticado o crime de falsidade ideológica, apropriação indébita de recurso eleitoral e associação criminosa.

A pena para os crimes é de cinco, seis e três anos de cadeia, respectivamente. O esquema do “laranjal do PSL” teve início após a Folha de São Paulo revelar a prática criminosa no partido, ocorrida nas eleições de 2018. Isso também teria acontecido em Minas Gerais.

Além de Bivar, foram indiciadas as candidatas Maria de Lourdes Paixão, Érika Santos e Mariana Nunes -todas do PSL. Atualmente no Governo Federal, Marcelo Álvaro Antônio foi indiciado no mês passado. Ele é ministro do Turismo e teria comandado o esquema em MG.

Em visita por Petrolina, Antônio Coelho contempla instituições com mais de R$ 1 milhão em emendas

BIEsp ganhou recurso para comprar materiais (Foto: Ascom)

Mais de R$ 1 milhão em emendas parlamentares do deputado estadual Antônio Coelho (DEM) foram destinados a Petrolina. Antônio visitou sua cidade nessa quinta-feira (28), passando por instituições que receberão a verba destinada no Orçamento do Estado.

O Hospital Dom Malan/IMIP receberá R$ 500 mil. O 2º Batalhão Integrado Especializado (BIEsp) outros R$ 150 mil, para aquisição de equipamentos e materiais para o Batalhão. A Facape foi contemplada com outros R$ 300 mil, enquanto a UPE de Petrolina, R$ 200 mil.

Visamos melhorar a qualidade de vida de nossos conterrâneos com essas ações para saúde, educação e segurança. As emendas têm este intuito e procuramos distribuí-las da melhor forma possível e contemplando o máximo de áreas possível“, disse o deputado.

Ronaldo Silva cobra eleição para vaga deixada por Gilberto Melo na Mesa Diretora

Posto que era ocupado por Gilberto Melo ainda não foi preenchido na Mesa Diretora (Foto: Blog Waldiney Passos)

No começo de 2019 o vereador Gilberto Melo (PR) anunciou sua renúncia ao cargo de 2º vice-presidente na Mesa Diretora da Câmara de Petrolina. O edil deixou sua função para focar no comando do PR municipal. Desde então a vaga está desocupada e Ronaldo Silva (PSDB) cobrou uma posição da Casa Plínio Amorim.

LEIA TAMBÉM:

Gilberto Melo anuncia renúncia de cargo na Mesa Diretora

Na sessão de quinta-feira (28), Ronaldo questionou o presidente Osório Siqueira (PSB) sobre a eleição da Mesa. “Vai acabar o ano e não vai ter eleição para a Mesa. Nosso candidato é Cícero Freire, o senhor poderia fazer a eleição hoje”, disse.

Osório, por sua vez, alegou que é necessário cumprir os trâmites legais da Casa. “Tem que seguir os trâmites legais para poder ter validade. A gente vai sentar numa reunião para discutir isso. Fazer a tramitação via edital, tem que ser de acordo”, pontuou. Cícero Freire é do mesmo partido de Gilberto Melo. O mandato da atual Mesa Diretora é para o biênio 2019/2020.