Paulo Valgueiro pede vistoria em residenciais para evitar novos incêndios

Já foram oito casas incendiadas no Nova Vida (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Além de apresentar um Requerimento solicitando informações sobre o Renova Casa, o vereador Paulo Valgueiro (MDB) pediu mais segurança aos conjuntos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, em Petrolina.

LEIA TAMBÉM:

Campanha arrecada doações para moradora do Residencial Nova Vida I que perdeu casa em incêndio

Através da Indicação n° 1553/2019 o edil cobrou do Poder Executivo vistorias nos residenciais, tendo em vista os recorrentes casos de incêndio nas casas populares. “O Nova Vida a gente já teve oito casas pegando fogo, se faz necessário que a municipalidade possa fazer uma vistoria nesses condomínios e acionar as empresas que construíram os conjuntos habitacionais”, destacou.

Para os bairros Mandacaru, Antônio Cassimiro e Terras do Sul, Valgueiro pediu mais policiamento. “A gente está pedindo que a Guarda Municipal possa intensificar rondas, bem como a nossa Polícia Militar, através do 5º BPM e do 2º BIEsp que possam também”, explicou.

Governo Federal salvou Pernambuco em 2019, afirma Fernando Bezerra Coelho

Líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB) criticou o governador de Pernambuco e afirmou que em 2019, o Estado só avançou porque a União investiu na região. A principal razão, segundo FBC é a classificação de risco “C” em relação à capacidade de pagamento (Capag), do Tesouro Nacional.

“Essa semana foi aprovado um empréstimo para o Ceará de R$ 1 bilhão e Pernambuco não tem condições de tomar empréstimo. Você vai comparar os investimentos de Pernambuco com o Ceará e com o da Bahia, desses últimos cinco anos, é ridículo, e o que salvou Pernambuco esse ano foram os investimentos do governo federal. O governo federal vai investir mais do que o governo do Estado“, disse em coletiva à imprensa da capital pernambucana na sexta-feira (13).

Fernando Bezerra deu como exemplo o Ramal do Agreste, obra da Transposição do Velho Chico, levando água do Sertão ao Agreste. “É uma obra de R$ 1,2 bilhão e vocês não disseram que Bolsonaro só esse ano desembolsou R$ 500 milhões e a obra vai ser concluída em Fevereiro de 2021, que vai atender a necessidade de água de 70 cidades do Agreste”, explicou. (Com informações ao JC Online).

“Vou cuidar da minha estratégia, eles que façam a deles”, dispara Miguel sobre 2020

Prefeito disse esperar reconhecimento dos eleitores nas urnas em 2020 (Foto: Arquivo)

Pela primeira vez em sua história, a eleição municipal de Petrolina poderá ter segundo turno. Mas para o prefeito Miguel Coelho (MDB) se o seu trabalho for avaliado com carinho pela população, o pleito de 2020 pode ser definido na primeira votação.

LEIA TAMBÉM:

Miguel Coelho confirma entrega do Centro de Parto para março de 2020

“Nosso trabalho é para ser merecedor da confiança e honrar a que recebemos na eleição passada. O resultado de 2020 é consequência do trabalho que a gente fez no primeiro mandato. Acredito muito na justiça das pessoas e no bom senso, acredito que as pessoas vão ter esse reconhecimento, como hoje já tem“, afirmou durante coletiva com a imprensa, na noite de quinta-feira (12).

Estratégia

O gestor, que está em seu primeiro mandato na Prefeitura, buscará a reeleição e contou o rumo da sua equipe na caminhada até as urnas. “É ter muita serenidade, humildade e continuar focado no trabalho, nos avanços. Deixa 2020 pra lá, no momento certo a gente vai tratar. Eu vou cuidar da minha estratégia, eles que façam a deles, mas estou muito confiante“, disse.

Miguel Coelho confirma entrega do Centro de Parto para março de 2020

Prefeito antecipou obras de 2020

A secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque esteve na Câmara de Vereadores na sessão de quinta-feira (12) e comentou sobre a inauguração do Centro de Parto da cidade. Ainda na noite de ontem, o prefeito Miguel Coelho (MDB) confirmou a informação: entrega em março.

LEIA TAMBÉM:

Centro de Parto deve ser entregue em março, segundo secretária de Petrolina

“Só nesses primeiros três anos foram mais de 15 postos de saúde abertos. Agora no mês de março vamos entregar a Casa de Parto, a primeira maternidade 100% construída municipal, o Dom Malan não foi construído pelo município”, disse durante a coletiva de imprensa de final de ano.

LEIA MAIS

Deputados aprovam reforma da Previdência de Pernambuco 

(Foto:Jarbas Araújo/Alepe)

O projeto de lei que propõe alterações no Sistema de Previdência Social dos Servidores do Estado de Pernambuco e institui o regime de Previdência complementar foi aprovado em primeiro turno na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no início da tarde desta quinta-feira (12). Foram 27 votos favoráveis e oito contra.

Para que o projeto fosse aprovado, eram necessários 25 votos, o que equivale à maioria dos deputados. Os votos contrários foram de Juntas (PSOL), Marco Aurélio (PRTB), Clarissa Tercio (PSC), Gleide Angelo (PSB), Priscila Krause (DEM), Romero Sales Filho (PTB), Wanderson Florêncio (PSC), William Brigido (PRB).

A proposta ainda precisa ser aprovada em segunda discussão. A votação está prevista para a próxima segunda-feira (16). Depois disso, o projeto será encaminhado ao governador Paulo Câmara (PSB) para sanção.

LEIA MAIS

Secretária de Saúde de Petrolina vai à Câmara de Vereadores para prestação de contas nesta quinta

Secretária deve apresentar relatórios referentes ao segundo quadrimestre deste ano.

Nesta quinta-feira (12), às 10h, a secretária de Saúde de Petrolina (PE), Magnilde Cavalcanti, deve ir à Câmara Municipal para realizar a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre do ano, entre os meses de maio a agosto. Na oportunidade, será apresentado o 2º relatório detalhado quadrimestral de 2019.

A presença da gestora na Casa Legislativa acontece através de uma audiência pública em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e à Lei Complementar n. 141/2012. O relatório permite que a sociedade e os órgãos de controle acompanhem o cumprimento dos limites definidos pela LRF.

LEIA MAIS

Urgente: Secretário executivo da Ammpla sofre tentativa de homicídio em Petrolina

Zé Carlos, secretário executivo da AMMPLA.

O secretário executivo da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), José Carlos, sofreu tentativa de homicídio na manhã desta quarta-feira (11) em Petrolina. O secretário da prefeitura, Alisson Oliveira, confirmou a informação.

José saia de casa, quando foi alvejado por quatro tiros próximo ao Condomínio Sol Nascente, que atingiram o tórax e a cabeça. Ele foi socorrido para o hospital da Unimed. Ainda não temos informações sobre o estado de saúde do secretário.

Segundo uma fonte do nosso blog, o secretário vinha recebendo várias ameaças. Ele foi o responsável, em parte, pela licitação do transporte público da cidade.

“Tenho o desprazer de ter você como colega de partido”, dispara Gabriel sobre Alvorlande

Vereadores trocaram farpas durante a sessão desta terça.

Após o embate com o vereador Alvorlande Cruz, Gabriel Menezes rebateu o discurso do colega de legenda – ambos são do Partido Social Liberal (PSL) – e afirmou que não preza pelo parlamentar. Os vereadores entraram em um embate após a apresentação de um requerimento a respeito da Avenida Sete de Setembro de autoria de Gabriel.

LEIA TAMBÉM

Requerimento sobre Avenida Sete de Setembro gera embate entre Gabriel Menezes e Alvorlande Cruz

Em um determinado momento, Alvorlande falou citou a decisão de Gabriel de ser contra a reeleição. Em resposta, Gabriel reafirmou seu posicionamento, disse estar de passagem em sua cadeira de vereador e disparou contra Alvorlande.

LEIA MAIS

Requerimento sobre Avenida Sete de Setembro gera embate entre Gabriel Menezes e Alvorlande Cruz

Vereadores protagonizaram embate na Casa nesta terça.

Durante a sessão desta terça-feira (10) na Câmara Municipal de Petrolina, os vereadores Gabriel Menezes (PSL) e Alvorlande Cruz (PSL) protagonizaram um embate após a apresentação de um requerimento a respeito da duplicação da Avenida da Sete de Setembro, de autoria de Gabriel.

O requerimento n. 418/2019, que pode ser acessado clicando aqui, solicitava que o prefeito Miguel Coelho que envidasse esforços junto ao Governo Federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para corrigir “falhas na execução da duplicação da Avenida Sete de Setembro”.

“Eu quero dizer ao prefeito, quando quiser colocar alguém para dar de testa, coloque alguém mais qualificado. Vossa Excelência vem falar em engenharias. Das engenharias que você está acostumado a fazer eu quero é distância. Eu entrei pela porta da frente, eleito, de cabeça erguida. Prefeito Miguel Coelho, coloque alguém que a gente tenha gosto de ir para o embate, Alvorlande não, faça esse favor”, disse Gabriel.

LEIA MAIS

Recursos federais para conclusão da parte sul do Projeto Pontal estão assegurados, afirma FBC

(Foto: Ascom)

Durante visita do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, a Petrolina nesta segunda-feira (9), o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) anunciou que os recursos para a conclusão da área sul do Projeto Pontal estão assegurados no Orçamento da União de 2020. R$ 40 milhões já estão garantidos no ano que vem.

LEIA TAMBÉM

Ministro do Desenvolvimento Regional anuncia mais de R$ 86 milhões para pavimentação de Petrolina

Para FBC, a conclusão do projeto é prioridade. “A nossa luta e o nosso sonho é viabilizar a licitação da área norte do Projeto Pontal, que é algo em torno de R$ 250 milhões. Até o final do março, quero a autorização do Governo Federal para a licitação das obras civis, de modo a concluir a parte norte até o final de 2022”, disse FBC.

LEIA MAIS

Precatórios e EPCM serão discutidos em audiência pública na Casa Plínio Amorim

Na próxima sexta-feira (13), será realizada na Câmara Municipal de Petrolina (PE), uma Audiência Pública para discutir a situação dos Precatórios do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), conforme previsto na Lei 11.494/07, e do Estatuto e Plano de Carreiras do Magistério no Município de Petrolina. A audiência é fruto de um requerimento apresentado pelo vereador Gilmar Santos (PT). O evento está marcado paras às 9h.

Os valores dos precatórios são oriundos de erros de cálculos da União ao efetuar os repasses da complementação do Fundef (hoje Fundeb) a estados e municípios. Por determinação da Justiça, o governo federal está devolvendo aos municípios os recursos que não foram repassados do Fundo, porém, em Petrolina há uma especificidade: o prefeito da gestão anterior, Júlio Lossio, havia contratado uma banca particular de advogados para atuar no processo questionando o valor que seria destinado ao município. A gestão ganhou a causa, mas os valores dos honorários (20% do valor total) dos advogados não poderiam ser retirados do precatório. Mediante tramitação e julgamento da causa, o valor que deveria ser repassado aos advogados diminui para 3%, que deveria ser pago com o dinheiro dos cofres do município, mas além desse valor, a parte perdedora da causa (a União) também deverá pagar 3% aos mesmos, segundo novo Código Civil e por isso, o processo de repasses do precatório ainda não aconteceu.

LEIA MAIS

Saída de Major Enfermeiro para o Executivo é definida em reunião com o prefeito Miguel Coelho; Posse de Raimunda Sol Posto já tem data marcada

Raimunda Sol Posto deve tomar posse no próximo dia 17 de dezembro. (Foto: Internet)

Há pouco foi definido o destino do vereador Major Enfermeiro e o futuro da ex-vereadora Raimunda Sol Posto. Em reunião com o prefeito Miguel Coelho, na tarde desta sexta-feira (6), Major enfermeiro aceitou o convite, e em breve deve assumir uma secretaria executiva na atual gestão. Com a manobra, Raimunda Sol Posto, primeira suplente, assume a vaga na Câmara deixada pelo parlamentar.

LEIA TAMBÉM

Confirmado: Raimunda Sol Posto vai mesmo assumir cadeira na Câmara

Com exclusividade, a reportagem do Blog Waldiney Passos apurou que a saída de Major Enfermeiro está marcada para o próximo dia 17 de dezembro, mesmo dia em que Raimunda Sol Posto deve tomar posse na Casa Plínio Amorim.

A reunião decisiva contou com a participação dos vereadores, Alvorlande Cruz, Aero Cruz, do Presidente da Câmara Municipal, Osório Siqueira, do Assessor Especial Orlando Tolentino, Secretário Simão Durando e Raimunda Sol Posto.

Em pesquisa da FSB, Bolsonaro bate todos os oponentes e vence Lula até no segundo turno

(Foto: Ilustração)

Na pesquisa para a Presidência da República realizada pelo Instituto FSB e encomendada pela revista Veja, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece em primeiro lugar, com 32% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece o ex-presidente Lula (PT), que está inelegível, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, por ter sido condenado em segunda instância nos casos do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia. O petista tem 29% das intenções de voto.

O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2 mil eleitores com idade a partir de 16 anos, nas 27 unidades da federação, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro de 2019. Em todos os cenários testados pelo FSB/Veja foram apresentados aos eleitores os nomes de possíveis candidatos à cadeira de presidente nas eleições de 2022. A taxa de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

LEIA MAIS

Apoiadores realizam primeira reunião do partido ‘Aliança Pelo Brasil’ em Petrolina

(Foto: Internet)

A primeira reunião dos apoiadores do “Aliança Pelo Brasil”, em Petrolina (PE), acontecerá neste domingo (8). O partido é uma criação do presidente Jair Bolsonaro, que deixou o Partido Socialista Liberal (PSL).

Bolsonaristas, simpatizantes e apoiadores  do “Aliança” se reunirão no Espaço Alegria, localizado próximo à Facape, para sanar dúvidas e potencializar o novo grupo. O evento ocorrerá a partir das 15h30.

O Aliança Pelo Brasil está em processo de criação, por enquanto, o grupo ocupa o nível de associação política brasileira. Para se formalizar como partido, o secretário-geral da comissão provisória da Aliança pelo Brasil, Admar Gonzaga, entregou, na última quarta-feira (4), em cartório um requerimento de registro do partido.

Após o processamento do registro, o “Aliança” vai receber uma senha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse número poderá ser usado pelos cartórios de todo o País para a coleta das quase 500 mil assinaturas, em nove Estados diferentes, para consolidar a criação da legenda.

Aero afirma que Situação está unida e manda recado a Cícero Freire

Líder da Oposição comentou celeuma na Mesa Diretora (Foto: Wanderley Alves/Cortesia)

Cícero Freire (PR) está na Mesa Diretora da Câmara de Petrolina, na função de 2º vice-presidente. Ele foi alçado ao posto na última terça-feira (3) e estreou ontem (5) ao lado de Ronaldo Cancão (PTB), que havia ameaçado renunciar ao seu cargo, caso o colega fosse eleito.

LEIA TAMBÉM:

Após falar em renúncia, Ronaldo Cancão muda de ideia e diz que permanece na Mesa Diretora

Cícero Freire é eleito segundo vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolina

Líder do Governo na Câmara, Aero Cruz (PSB) afirmou que a rusga entre os edis é passado e que Cancão falou de cabeça quente. “Ele se exaltou naquele momento, ele achou que estavam fazendo uma situação [nova] e era um acordo antigo que os líderes [dos partidos] tinham. Eu como líder procurei me abster da votação, para que não desse conotação do Executivo, porque o líder fala pelo prefeito“, explicou.

LEIA MAIS