Ala do PL aceita trocar anistia por meio-termo e vira alvo do clã Bolsonaro

A discussão sobre a redução de penas como alternativa à anistia acentuou divisões internas no PL. Enquanto uma ala mais próxima ao Centrão tenta convencer Jair Bolsonaro a aceitar a opção negociada, o ex-presidente e seus familiares vêm reiterando que não autorizam o diálogo por um “meio-termo”.

Integrantes do partido mais flexíveis defendem alterar o Código Penal para reduzir as penas dos crimes cometidos por Bolsonaro. Isso poderia resultar, na visão deles, em punição entre quatro e oito anos de prisão. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses pela trama golpista. Com a redução, aliados também veem mais chance de cumprimento de prisão domiciliar, sem o risco de ficar encarcerado na Penitenciária da Papuda, uma das preocupações do ex-presidente.

Interlocutores próximos aos filhos de Bolsonaro, os parlamentares Eduardo e Flávio, reforçam que qualquer articulação por redução de pena acontece à revelia do líder da direita. Para eles, a insistência em soluções alternativas mina a estratégia de denunciar uma suposta “perseguição política”.

Com o avanço das tratativas, o sentimento de bolsonaristas fiéis é de irritação com setores do partido que circulam com propostas pragmáticas no Congresso. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, é citado pelo núcleo duro como a principal peça de um jogo duplo. Na quarta-feira, esteve com Bolsonaro e teria tentado convencê-lo a aceitar o projeto de dosimetria. Há meses, Valdemar vem desagradando integrantes da legenda por sua postura tida como “pouco incisiva”.

Filiados ligados a Eduardo vêm fazendo queixas frequentes, e o filho do ex-presidente abriu fogo contra o dirigente, inclusive ameaçando deixar o partido. O deputado tem repetido que é candidato à Presidência, caso seu pai permaneça inelegível, e tem acusado Valdemar de “conluio” com Centrão, por supostamente estar dando anuência ao movimento dos governadores da direita, em especial Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo.

Busca por desfecho
Ao Globo, Valdemar disse que o caminho negociado acelera o desfecho do caso: “Redução de penas não é o melhor caminho. Anistia é anistia. Redução de pena é só mudar a lei penal. Se tiver acordo, aprovamos em dois dias”, afirmou. No grupo mais alinhado a Eduardo, a avaliação é que a movimentação do partido em torno da redução soa como traição. O ex-ministro Fabio Wajngarten, braço direito do ex-presidente, tem repetido que tais conversas “acontecem sem autorização do Bolsonaro” e chamou de “malucos” os que insistem nesse tipo de articulação.

A leitura é que há uma tentativa de “plantar desânimo” no partido, quando, na prática, o núcleo bolsonarista segue fechado na defesa da anistia. “Precisamos votar anistia. Com relação à dosimetria, ele tem o mesmo pensamento que eu: não cabe ao Congresso Nacional, cabe ao Poder Judiciário. Poderíamos buscar alteração de pena, mas não é nossa intenção fazer esse debate neste momento. Queremos votar anistia”,  defende o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL.

A sensação de que há “traição” dentro da sigla alimenta ainda mais a resistência do clã em abrir qualquer margem para um acordo que não seja a anistia irrestrita. Um dirigente do partido afirma conversar com deputados todos os dias e que a maioria da bancada estaria de acordo. A ala mais radical tem ecoado o discurso pró-anistia irrestrita, diz o deputado Bibo Nunes (PL-RS):

“Não vejo sentido algum na redução de pena. O crime real cometido por alguns foi depredação ao patrimônio público. Sendo um, sem armas e sangue, a pena é no máximo seis meses. Portanto, todos já pagaram com juros e correção. Só aceitamos anistia total, geral e irrestrita, que pode pacificar o Brasil e soltar os injustiçados, por um tribunal totalmente politizado e parcial”, afirma.

O embate, que até pouco tempo ficava restrito aos bastidores, ganhou corpo na medida em que a proposta de anistia passou a enfrentar obstáculos no Congresso. A rejeição da PEC da Blindagem pelo Senado acendeu o alerta entre caciques do Centrão, que enxergam dificuldades para avançar com um perdão amplo sem um alinhamento prévio nas duas Casas. Setores do PL passaram a compartilhar a mesma visão.

Agência O Globo

Neoenergia oferece troca de lâmpadas usadas por LED de forma gratuita em Petrolina a partir desta terça (25)

Caminhão da distribuidora estará na Rua Emília Maria De Carvalho, no Jardim São Paulo até sexta (28). Do dia 29 a 03 de abril, estará na Avenida Antônio Tavares de Melo, no Santa Luzia.

A partir desta terça-feira (25) até a quinta-feira (03), a Neoenergia Pernambuco vai realizar a troca de lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas por novas, da tecnologia LED, no município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A substituição é gratuita e integra o Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Na primeira semana, entre os dias 25 e 28, a unidade móvel da distribuidora estará estacionada na Rua Emília Maria De Carvalho, no bairro Jardim São Paulo, próximo ao Mercadinho Econômico.

Do dia 29 de março ao dia 3 de abril, o caminhão receberá o público na Avenida Antônio Tavares de Melo, no bairro Santa Luzia, próximo à Assembléia de Deus.

Critérios para participar:

• Ser cliente residencial ou rural-residencial;
• Ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);
• Apresentar a conta de energia do mês anterior paga;
• Não ter débitos com a concessionária;
• Não ter trocado mais de oito lâmpadas em projetos da Neoenergia nos últimos 6 anos;
• Entregar as lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas usadas (potência igual ou superior a 14W).

Rússia e Ucrânia trocam 206 prisioneiros após mediação dos Emirados Árabes Unidos

A Rússia anunciou, neste sábado (14), a troca de 206 prisioneiros com a Ucrânia, 103 de cada parte, após um acordo negociado pelos Emirados Árabes Unidos, que inclui soldados russos capturados por Kiev na região fronteiriça de Kursk.

No total, “103 militares russos capturados na região de Kursk foram devolvidos daquele território controlado pelo regime de Kiev”, informou o Ministério da Defesa russo. “Em troca, foram entregues 103 prisioneiros de guerra do exército ucraniano”, acrescentou.

Segundo o ministério, os Emirados Árabes fizeram “esforços de mediação” para permitir a troca. Os militares russos foram capturados na ofensiva ucraniana na região russa de Kursk. “Todos os soldados russos (trocados) estão atualmente em Belarus, onde recebem a ajuda psicológica e médica necessária”, acrescentou a fonte.

As autoridades ucranianas ainda não confirmaram oficialmente a troca. A ofensiva de Kiev lançada em 6 de agosto na região fronteiriça russa de Kursk pegou o exército russo de surpresa. A Ucrânia anunciou a prisão de centenas de soldados de Moscou.

Segundo a imprensa russa, estes prisioneiros são, em sua maioria, recrutas e guardas de fronteira. Em 24 de agosto, Rússia e Ucrânia anunciaram, também com a mediação dos Emirados Árabes, uma troca de 230 prisioneiros, incluindo soldados russos detidos em Kursk.

AFP

Troca de Comando da 25ª CIPM em Casa Nova é prestigiada pelo Prefeito Wilker Torres

A solenidade de troca de comando, nesta terça-feira, 21/09, da 25ª Companhia Independente da Polícia Militar do Estado da Bahia, sediada em Casa Nova e com abrangência nos municípios de Remanso, Campo Alegre de Lourdes, teve a presença do prefeito Wilker Torres (PSB).

Torres, em suas redes sociais, elogiou o trabalho executado pelo Comandante que está saindo, Capitão PM Ederson da Silva Cirne, ressaltando o “excelente trabalho em favor de Casa Nova e na defesa da Paz”

O novo comandante é o Capitão PM Clécio dos Santos Alves, a quem o prefeito desejou “boas vindas em nome do Povo de Casa Nova”, estendendo a saudação ao novo subcomandante Capitão PM Francisco Angelo de Souza.

“Ao longo de nossos mandatos temos mantido uma estreita cooperação com a Polícia Militar” – diz o prefeito Wilker Torres – “A nossa administração reconhece a necessidade e a importância dos policiais militares, para manter a ordem, prevenir crimes e reprimir criminosos. Além disso, nesses tempos de pandemia a PM tem sido fundamental para garantir o cumprimento das determinações necessárias para manter a saúde da população. Continuaremos a manter e fortalecer essa parceria”.

Bolsonaro nega troca de ministros no governo

O Presidente da República, Jair Bolsonaro.

O presidente Jair Bolsonaro negou, nesta sexta-feira (22), que haverá troca dos ministros da Educação, Abraham Weintraub; do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (PSL), e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM). A informação foi criticada pelo presidente. Bolsonaro disse que a intenção desse tipo de notícia é “dizer que governo bate cabeça, vai mal”.

“Não existe qualquer reforma ministerial a caminho, até porque o governo está indo muito bem, apesar dessa banda podre da imprensa”, disse o presidente em suas redes sociais.

Fernando Bezerra Coelho

Com isso, Bolsonaro desmente também os rumores de que Fernando Bezerra Coelho poderia assumir algum ministério. Fernando continua líder do governo no Senado Federal, onde tem sido peça importante para articulações de pautas do Executivo Nacional.

Casal é preso suspeito de trocar filha de 7 meses por moto

Casal prestou depoimento na delegacia da cidade/Foto: Internet

Um casal foi preso em São Lourenço, na região sul de Minas Gerais, suspeito de trocar a filha de 7 meses por uma moto. Um outro casal, da cidade de Santa Rita do Sapucaí, também no sul do Estado, que estava com a criança, foi ouvido pela Polícia Civil e liberado em seguida. A denúncia da suposta troca foi feita por um parente dos pais da menina.

“Está em andamento agora uma investigação, para ver se isso de fato ocorreu”, afirmou a integrante do Conselho Tutelar de São Lourenço, Sandra Silva Nascimento. A criança está em abrigo sob a custódia do Estado.

Se comprovada a tentativa de troca, os pais podem perder a guarda da filha, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O depoimento do casal que estava com a menina ocorreu nesta segunda-feira. A liberação do homem e da mulher ocorreu porque não houve flagrante.

Existe a suspeita de que a suposta troca teria ocorrido há mais tempo. Os dois, conforme informações da polícia, afirmaram que a criança havia sido levada para Santa Rita do Sapucaí para ser batizada. A moto que teria sido utilizada na troca foi avaliada em R$ 4,8 mil e foi apreendida pela polícia.

Programa da Celpe irá trocar geladeiras em Belém do São Francisco

Para fazer a troca, além da documentação, é preciso ter uma geladeira velha e funcionando./ Foto: internet

Para fazer a troca, além da documentação, é preciso ter uma geladeira velha e funcionando./ Foto: internet

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), vai promover nesta terça (30) e quarta (31), a ação de troca de 80 geladeiras e entrega de mil lâmpadas LED Em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. O evento vai das 9h às 16h, na Praça Dr. Elísio Caribé, no Centro da cidade. Serão ofertados outros serviços como negociação de débitos com condições diferenciadas, cadastro na tarifa social de energia elétrica, atendimento comercial e ações educativas.

Na terça-feira (30) será feita a pré-inscrição para troca de geladeiras econômicas através do ‘Projeto Nova Geladeira’. Para se inscrever, o cliente deverá estar inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica com o número do NIS ou BPC informado na conta, apresentar a fatura do mês de julho de 2016 quitada e não ter registro de débitos anteriores com a Celpe. Também deve ser necessário levar documentos originais e cópias, do titular do NIS, tais como carteira de Identidade, CPF e comprovante de inscrição no Cadastro Único (Cartão Bolsa Família ou Folha Resumo ou Declaração da Prefeitura).

LEIA MAIS

Confirmado: deputado Adalberto Cavalcanti troca PMB pelo PTdoB

Adalberto-Cavalcanti-deputado-federal-450x300 (1)

Em entrevista a este Blog o deputado Adalberto Cavalcanti confirmou está deixando mesmo o Partido da Mulher Brasileira (PMB) devido ao esvaziamento da legenda já que segundo o parlamentar mais de 80 deputados decidiram abandonar o partido. “Não tem como ficar em um partido de apenas um deputado, então já estou conversando com outro partido para me filiar”, adiantou.

Adalberto informou que a possibilidade agora é de ingressar no Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), de quem tem a garantia de comandar a legenda em todo o Estado de Pernambuco.

Recentemente o parlamentar trocou o PTB pelo PMB e agora tem que buscar uma legenda que garanta a viabilização do seu projeto de disputar a prefeitura de Petrolina. Com essa decisão fica incerto também o futuro do vereador Ronaldo Cancão que declarou apoio a Adalberto e que alimentava a expectativa de se filiar ao PMB.