Prefeito Wilker Torres anuncia muitas obras para a sede e interior de Casa Nova

Prefeito Wilker Torres com o radialista José Maria Silva

No último dia 20 de junho, a cidade de Casa Nova-BA completou 141 anos de emancipação política, para celebrar o fato, o radialista José Maria Silva esteve na cidade baiana no último sábado (27), apresentando o seu renomado programa “Zé Maria Toca Tudo”. Como convidados para falar sobre a história do município, o comunicador recebeu a ex-prefeita Dagmar Nogueira e o atual gestor Wilker Torres.

Ex-prefeita de Casa Nova Dagmar Nogueira com o radialista José Maria Silva

Em sua fala, Dagmar relembrou a luta travada décadas atrás quando o município era governado a mão de ferro, época em que havia muita perseguição, em que as pessoas eram maltratadas por um grupo político perverso que dominou a cidade por quase um século.

O prefeito Wilker Torres, solidarizou-se com os familiares das vítimas da covid-19, falou das ações que o município está realizando no combate ao coronavírus e informou, em primeira mão, uma grande quantidade de obras que serão anunciadas nos próximos dias.

Riacho do Sobrado

O gestor registrou o trabalho de ampliação do sistema de água que abastece a localidade de Riacho do Sobrado, sistema esse que foi construído na gestão da ex-prefeita Dagmar Nogueira e que já não atendia mais a necessidade do povoado que cresceu muito. “De Dagmar pra cá ninguém fez mais nada, passaram várias gestões, prometeram e não fizeram, agora nós estamos reformulando toda a captação e a distribuição de água no Riacho do Sobrado”, comentou.

Na localidade, o prefeito destacou ainda o trabalho realizado na área da saúde, com a entrega de uma ambulância nova e a colocação de um médico para atender a população todos os dias no posto de saúde.

Outro ponto destacado, foi o investimento em pavimentação, pois até seu mandato Riacho do Sobrado não havia recebido nem um palmo de pavimentação. “Vou pavimentar Riacho do Sobrado de cabo a rabo, como diz no popular. Vou meter pavimentação do início do Riacho do Sobrado até chegar no final, já fizemos a primeira parte, aquela área da igreja já foi calçada, hoje nós estamos fazendo um segundo trecho longo de calçamento e no outro mês faremos a terceira parte, concluindo assim 100% de pavimentação no Riacho do Sobrado”, registrou.

Santana do Sobrado

Wilker, que é favor da emancipação política de Santana do Sobrado, lamentou que no passado uma família que dominava o município politicamente, tenha tirado o sonho do distrito de virar cidade. “Nós sabemos que Santana do Sobrado era pra ser cidade, foi cidade, hoje não é cidade por conta desse mesmo regime que governava Casa Nova, que não deixou se transformar em cidade, por isso Dagmar comprou a briga e até hoje o povo tem um carinho especial com ela, devido essa briga que ela comprou na época pelo povo de Santana”, relembrou.

No último dia 14 de junho, o prefeito inaugurou em Santana a tão sonhada UPA, denominada de Mauricio Bispo de Souza, a nova unidade de saúde acolhe três equipes de Saúde da Família que atendem a área do distrito; ambulatório para acolher pacientes com síndromes respiratórias; serviços de urgência e emergência, com sala vermelha, equipado com respiradores, monitor cardíaco e os equipamentos necessários de pronto atendimento; sala de repouso e recepção. “Eu peguei aquela obra que vinha se arrastando há dois governos, terminei, inaugurei, botei médico, na verdade não é uma UPA não, é um hospital, pois tem emergência, atendimento 24 horas, tem um leito completo com respirador, como se fosse uma UTI, porque lá nós temos todos os equipamentos de uma UTI: monitoramento cardíaco, desfibrilador, respirador, tudo isso nós temos em Santana do Sobrado”, ressaltou.

O prefeito ainda falou sobre a construção da frente de Santana do Sobrado, que agora está recebendo a parte de iluminação em LED e da nova captação de água do distrito que vai receber um investimento de 5 milhões de reais. “Essa obra já foi licitada, já vai iniciar, então com esta obra nós já estamos pensando no futuro, Santana pode dobrar de tamanho que o novo sistema vai atender toda a população”, enfatizou.

Outras obras no interior do município

Assim como o Riacho do Sobrado, Wilker afirmou ainda vai pavimentar 100% das ruas dos povoados do Lago e do Poço da Pedra, mesmo trabalho já realizado nas localidades e Lagoa do Alegre, Tiririca e Ouricuri. O lago também vai receber a construção de uma quadra poliesportiva coberta, outras quadras também já foram licitadas para serem construídas no Luiz Viana, Tiririca e Poço da Pedra.

Sede do município

Outra boa notícia foi o anuncio da colocação da Iluminação às marges da BR 235, no trecho que vai do Derba até o matadouro, não somente a iluminação, mas também a pavimentação asfáltica na via marginal, passando em frente aos comércios que ficam no mesmo trecho. “Vai asfaltar e vai iluminar de um lado e do outro, nós estamos com esse trabalho já adiantado”.

Alguns bairros também vão receber pavimentação como é o caso da Vila Azul, Vila Malvão, Vila Massú, Vila São José e João e Maria. “O deputado TUM trabalhou o ano passado neste sentido e conseguiu agora várias emendas de pavimentação. Graças a Deus semana passada essas emendas foram todas liberadas para pavimentar a sede do nosso município, vamos pavimentar toda a Vila Azul, toda a Vila Malvão, Vila São José, as avenidas que dão acesso aos cemitérios novo e velho, aquelas ruas no final da Vila Massú e algumas ruas também no João e Maria, tudo já foi autorizado. Eu vou publicar essa licitação já essa semana”, informou.

Grupo da Lava-Jato na Procuradoria-Geral da República (PGR) pede demissão coletiva, diz Jornal

(Foto: Internet)

De acordo com informações do jornal O Globo, o grupo de trabalho da Lava-Jato na Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu demissão nesta sexta-feira (26), após uma série de divergências com a coordenadora do setor, a subprocuradora-geral da República Lindora de Araújo, e com a gestão do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Segundo a publicação, o estopim para a demissão foi uma visita de Lindora à força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba, onde teria tentado obter acesso a informações sigilosas dos bancos de dados da operação sem realizar o devido procedimento legal.

LEIA MAIS

Fabrício Queiroz negocia delação premiada para proteger família, diz CNN

(Foto: Divulgação)

De acordo com informações da CNN Brasil, Queiroz está negociando uma delação premiada com o Ministério Público do Rio de Janeiro. Ele foi preso no último dia 18, em operação da Polícia Federal no âmbito do inquérito que apura o esquema das chamadas rachadinhas no gabinete do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), quando ainda era deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Ainda segundo as informações da emissora, Queiroz tem como objetivos proteger sua família e pleitear uma prisão domiciliar. Ele quer evitar que a esposa Márcia, que está foragida, e as filhas do casal acabem respondendo pelos crimes apontados pelo MP, como peculato e lavagem de dinheiro, além de participação em organização criminosa.

Márcia, Nathalia e Evelyn, assim como o pai, trabalharam no gabinete de Flávio na Alerj. Evelyn assumiu a vaga da irmã depois que Nathalia foi exonerada do gabinete.

Juazeiro: Vereador Alex Tanuri recebe visita do Delegado Charles Leão

(Foto: Ascom/Alex Tanuri)

O Presidente da Câmara de Juazeiro, Vereador Alex Tanuri (PP), recebeu na tarde desta sexta-feira (26), a visita do Delegado Charles Leão, que também é filiado ao PP. Adversários políticos na eleição de 2016 quando o delegado concorreu ao cargo de prefeito de Juazeiro pelo PPS, os dois agora no mesmo partido devem somar forças em busca da reeleição do prefeito Paulo Bomfim.

Segundo a Assessoria de Alex Tanuri, a conversa girou em torno da realidade que Juazeiro, a Bahia e o Brasil enfrenta com a pandemia mudando radicalmente os relacionamentos e as prioridades.

Para Alex Tanuri “Manter esse diálogo com uma pessoa experiente, capaz e comprometido com Juazeiro e a região sempre dá bons frutos”.

Moradores do Bernardino estão sendo prejudicados pela falta de veículos do transporte coletivo, afirma vereador Gilmar Santos

Mais um veículo do transporte coletivo para atender aos moradores do Residencial Monsenhor Bernardino. Foi isso que solicitou o vereador Gilmar Santos (PT) através do Requerimento n°167/2020, apresentado na sessão de terça-feira (23).

“É uma solicitação da comunidade do Residencial [Monsenhor] Bernardino ao diretor-presidente da AMMPLA, para que interceda junto à empresa Atlântico, no sentido de que a mesma disponibilize um ônibus a mais para atender a comunidade“, justificou Gilmar.

Moradores estão sendo prejudicados

Os mais prejudicados são aqueles retornando para casa após o dia de trabalho. “O Residencial está tendo muito prejuizo em relação ao deslocamento dos seus moradores, trabalhadores que vão para outras regiões da cidade. Na programação começa 5h40, 7h04, 8h32, 11h28, 12h56, 16h30, 17h20 e a última vez que o ônibus passa é às 19h05. Os trabalhadores que saem depois das 19h ficam prejudicados“, pontuou Gilmar.

Solução possível

Ainda segundo Gilmar, moradores relataram que no Residencial Vivendas há quatro veículos à disposição. “Seria possível passar no Bernardino, garantindo melhor deslocamento à comunidade do Bernardino“, finaliza.

Deputado Lucas Ramos critica ações de Miguel Coelho no combate a Covid-19

Em nota enviada à imprensa nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Lucas Ramos criticou o trabalho do prefeito de Petrolina Miguel no combate ao novo Coronavírus.

O deputado chegou a dizer que a justiça atestou como incompetentes as ações do prefeito e que ele não reconhece o esforço do governo do estado para conter a pandemia. Na nota, Lucas informa que nesta sexta-feira (26), o Hospital Universitário irá receber 40 novos respiradores para ajudar no combate a Covid-19.

Veja a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Partido Verde confirma Carlos Neiva como pré-candidato a prefeito de Juazeiro

(Foto: Ascom/PV)

O Partido Verde apresentou Carlos Neiva como pré-candidato a prefeito de Juazeiro na eleição 2020, na tarde desta quarta-feira (24), em entrevistas concedidas a emissora de rádio da cidade. Na ocasião o presidente da legenda, em Juazeiro, João Victor, explicou que a definição ocorreu a partir de um consenso entre os outros cinco pré -candidatos do partido.

“Com maturidade e desapego pessoal, construímos o consenso de somar todos os esforços e contribuições dessas pessoas para construir opções viáveis para Juazeiro, com Carlos Neiva nos representando”, elucidou João Vitor.
Carlos Neiva é empresário na região e ex-secretário de desenvolvimento econômico, período no qual trouxe grandes contribuições para o município de Juazeiro.

LEIA MAIS

Adiamento das eleições para 15 e 29 de novembro é aprovado no Senado

O Plenário do Senado aprovou em votação remota o adiamento para os dias 15 e 29 de novembro, do primeiro e do segundo turnos, respectivamente, das eleições municipais deste ano, inicialmente previstas para outubro, em decorrência da pandemia de coronavírus.

O texto aprovado nesta terça-feira (23) foi um substitutivo do senador Weverton (PDT-MA) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2020. A matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.

Com a previsão das eleições ainda para este ano, fica garantido o período dos atuais mandatos. A data da posse dos eleitos também permanece inalterada. Prefeito, vice-prefeito e vereadores têm mandato de quatro anos e tomam posse em 1º de janeiro.

A proposta torna sem efeito — somente para as eleições municipais deste ano — o artigo 16 da Constituição, segundo o qual qualquer lei que alterar o processo eleitoral só se aplicará à eleição que ocorrer após um ano de sua vigência.

O senador Weverton explicou que as eleições foram adiadas por 42 dias e com isso também os prazos do calendário eleitoral que estão por vencer:

— Em se confirmando esse texto na Câmara dos Deputados e virando lei, nós vamos manter o mesmo calendário eleitoral previsto para as eleições de 4 de outubro. Ou seja, o período de rádio e TV é o mesmo, o período de Internet é o mesmo, da convenção até o dia da eleição é o mesmo, nós fizemos apenas umas adaptações quanto ao calendário pós eleição por conta do tempo. Mas todos têm de ficar bastante atentos porque não houve aumento de tempo de TV, todos os tempos são os destinados na legislação.

LEIA MAIS

PF pede ao STF autorização para depoimento de Bolsonaro sobre denúncias feitas por Moro

A delegada da Polícia Federal Chistiane Correa Machado encaminhou ao ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), um ofício solicitando a determinação de depoimento do presidente Jair Bolsonaro sobre as denúncias feitas pelo ex-ministro Sérgio Moro. Ao pedir demissão da pasta, Moro acusou o presidente de tentar interferir nas ações da Polícia Federal.

Foi no âmbito do inquérito que investiga as menções do ex-ministro que o Celso de Mello autorizou a publicação do vídeo da reunião ministerial realizada no dia 22 de abril. O material foi apontado por Moro como prova.

No ofício, a delegada afirma que ‘as investigações se encontram em estágio avançado, razão pela qual nos próximos dias torna-se necessária a oitiva’ de Bolsonaro. O inquérito Moro X Bolsonaro pode levar à apresentação de uma denúncia contra o presidente da República e até mesmo ao seu afastamento, caso o Congresso dê aval ao prosseguimento de uma eventual acusação.

Câmara de Petrolina se reúne logo mais para votar projeto que nomeia Centro de Parto

Os vereadores de Petrolina se reunirão logo mais às 14h para mais uma sessão virtual. Na pauta dessa terça-feira (23) além das rotineiras Indicações e Requerimentos consta um único projeto de autoria do Poder Executivo, o PL n° 012/2020.

O projeto denomina o Centro de Parto Normal de Maria das Dores de Souza. A matéria já tem pareceres favoráveis das comissões e precisa da maioria absoluta para passar. Esse texto substitui a antiga proposta de nomear a Casa de Parto com o nome de Nilo Coelho, fato criticado pela Bancada de Oposição.

A sessão virtual pode ser acompanhada pela população através do seguinte link:

 

Governo Bolsonaro vai investir R$ 900 milhões no Ramal do Agreste, diz FBC

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), visitou nesta segunda-feira (22), em Sertânia, no Sertão do Moxotó, as obras do Ramal do Agreste, maior obra de infraestrutura hídrica do governo federal em Pernambuco. Acompanhando o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o senador lembrou que a obra receberá R$ 900 milhões de investimentos do governo do presidente Jair Bolsonaro e ficará pronta em junho de 2021. No total, o Ramal do Agreste custará R$ 1,3 bilhão e beneficiará 2,2 milhões de pessoas.

“É uma obra importante para Pernambuco, porque vai pegar a água do Rio São Francisco, no Eixo Leste, e levar para 70 municípios”, explicou. “Hoje, fico feliz por ser o senador que vai ajudar Pernambuco a conquistar o Ramal do Agreste e a impulsionar a Adutora do Agreste. E se faço isso é porque tive o prestígio daqueles que tiveram a oportunidade de governar o Brasil para trazer recursos para o nosso estado.”

Ao assinar a liberação de recursos para o Ramal do Agreste, o ministro Rogério Marinho destacou que as obras de infraestrutura hídrica da região Nordeste são prioridade para o governo federal. “Fomos orientados pelo presidente Bolsonaro, desde o primeiro dia em que chegamos ao ministério, a ter um olhar especial para o Nordeste e para as obras que estavam em andamento ou que estavam paralisadas. E nós acertamos desde o início que a nossa espinha dorsal é segurança hídrica. Em 2021, o Brasil vai comemorar a transposição das águas do Velho Chico.”

Petrolina

Pela manhã, o senador Fernando Bezerra Coelho e o ministro Rogério Marinho cumpriram agenda em Petrolina, no Sertão do São Francisco, onde participaram da inauguração da 3ª Superintendência da Codevasf e do ato simbólico de entrega das chaves de 496 moradias do Residencial Pomares.

Na Codevasf, foi assinada a liberação de R$ 17 milhões para a construção de barragens nos municípios de Cabrobó, Orocó, Santa Maria da Boa Vista, Cedro e Terra Nova. Numa ação conjunta com o Banco do Nordeste, também foram anunciados recursos do Fundo Constitucional para apoiar 300 colonos da primeira etapa do Projeto Pontal, em Petrolina. As linhas de crédito podem gerar R$ 90 milhões em contratações nos próximos 12 meses para impulsionar a fruticultura.

A agenda do ministro Rogério Marinho em Petrolina foi acompanhada pelo prefeito Miguel Coelho, o deputado Fernando Filho (DEM) e o deputado estadual Antonio Coelho (DEM), além do presidente do BNB, Antônio Jorge Guimarães, o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, o superintendente regional, Aurivalter Cordeiro, e lideranças políticas de municípios do Sertão.

Governo confirma exoneração de Weintraub após irmão noticiar chegada do ex-ministro aos EUA

STF havia pedido apreensão do passaporte do ex-ministro (Foto: Internet)

Exoneração de Weintraub

Arthur Weintraub anunciou na manhã desse sábado (20) que seu irmão, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub chegou a Miami, nos Estados Unidos. O fato levantou a curiosidade da imprensa nacional, já que havia um pedido protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando apreensão do passaporte de Abraham.

“Obrigado a todos pelas orações e apoio. Meu irmão está nos EUA“, escreveu Arthur – que é assessor da Presidência da República – em seu Twitter.

Exoneração saiu hoje

A saída de Abraham do Governo Federal foi anunciada nessa semana por Jair Bolsonaro (sem partido) e oficializada apenas hoje pouco antes de 12h. Por ser ministro ele tem um passaporte diplomático, o que facilita seu acesso a outros países, mesmo com as restrições da pandemia. O ex-ministro é um dos alvos do inquérito do STF que apura a disseminação de fake news.

Ontem ele havia dito que buscaria sair do Brasil o “mais rápido possível” alegando ameaças de morte. O pedido de apreensão do passaporte partiu do senador Fabiano Contarato (REDE-ES) protocolado na noite de ontem, ao ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Weintraub revoga portaria de cotas na pós-graduação, mas Câmara dos Deputados apresenta 11 projetos para reverter medida

Abraham Weintraub não é mais o ministro da Educação do Brasil, mas no dia em que deixou o Governo Federal ele assinou uma portaria revogando a reserva de vagas a negros, indígenas e pessoas com deficiência nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior.

Por meio da Portaria nº 545/2020 Weintraub revogou uma outra Portaria datada de 11 de maio de 2016, na época assinada pelo ministro da Educação, Aluízio Mercadante. Ao tomar conhecimento da medida os deputados federais protocolaram 11 projetos de decreto legislativo para derrubar a ação do então ministro.

LEIA TAMBÉM

Weintraub deixa o Ministério da Educação

A maioria dos projetos é de autoria coletiva. Um deles é assinado por oito líderes: Psol, PSB, PT, Rede, PDT, PCdoB, Minoria e Oposição (PDL 286/20). “Weintraub quer destruir o que resta de conquistas na educação. É grave, e faremos uma luta política para que o projeto seja votado no Congresso Nacional”, afirma a líder do Psol, Fernanda Melchionna (RS).

LEIA MAIS

Em mais uma sessão virtual, Situação volta a derrubar pedidos da bancada de Oposição

Em mais uma sessão virtual os vereadores de Petrolina demonstraram que Oposição e Situação estão cada vez mais distantes. Assim como aconteceu nos encontros anteriores, os pedidos de informação dos oposicionistas foram derrubados pela maioria.

Depois de uma longa discussão, com direito a troca de farpas e ironias, os edis governistas que têm a maioria dos votos rejeitaram os seguintes pedidos:

  • Requerimento n° 124/2020 – informações sobre os gastos da Seinfra na pavimentação de Petrolina: pedido de Gilmar Santos (PT), derrubado por 15×5;
  • Requerimento m° 125/2020 – informações sobre o Plano Diretor Municipal: pedido de Gilmar Santos (PT), derrubado por 14×5 e uma abstenção;
  • Requerimento n° 141/2020 – informações sobre nomeações dos cargos de parentes diretos dos vereadores de Petrolina na Prefeitura de Petrolina: pedido de Gabriel Menezes (PSL), rejeitado por 14×6;
  • Requerimento n° 149/2020 – criação de uma comissão suprapartidária para visitar os almoxarifados da Secretaria de Educação e fiscalizar também a Saúde para acompanhar a distribuição dos kits de merenda escolar: pedido de Paulo Valgueiro (PSD), rejeitado por 14×6;
  • Requerimento n° 150/202 – informações à Prefeitura sobre a contratação da empresa investigada na Operação RIPSTOP: pedido de Paulo Valgueiro (PSD), rejeitado por 15×5.

Críticas

Em relação ao pedido de Gabriel, Rodrigo Araújo (Republicanos) e Zenildo do Alto do Cocar (MDB) criticaram o colega e afirmaram que não têm nada a esconder, pois seus familiares exercem funções comissionadas pela capacidade de trabalho na gestão municipal. “Tenho orgulho da minha família e orgulho de o prefeito Miguel Coelho convidar para fazer parte da equipe“, afirmou Rodrigo.

Gabriel rebateu e agradeceu ao colega Ronaldo Silva (DEM) que é da Situação, mas votou a favor do pedido pela transparência. “Não estou aqui duvidando da competência, estou dizendo que isso é nepotismo e fere um dos princípios da Constituição que é a impessoalidade“, disse.

Miguel Coelho afirma que vai cumprir decisão judicial, mas que precisa da ajuda de todos

Nesta quinta-feira (18), o desembargador Adalberto de Oliveira Melo atendeu um pedido de liminar do MPPE e decretou ilegal o decreto de Petrolina. A cidade estava abrindo o comércio, em uma ação negociada conjunta com o comércio local e o próprio governador Paulo Câmara.

Ao tomar conhecimento da suspensão do decreto municipal, o prefeito Miguel Coelho afirmou que irá cumprir a decisão judicial, mas que depende da ajuda de todos, pois o momento é de união para que todos possam somar esforços no sentido de preservar as vidas, os empregos e a economia.

“A conta que a OMS faz é que para cada 100 mil habitantes, dez leitos de UTI têm que está abertos. Assumimos o compromisso de abrir 20, 10 já estão funcionando e outros 10 já foram pedidas habilitação para funcionar ainda no mês de junho em parceria com a Univasf. O Governo do Estado, em contra ponto, assumiu o compromisso de abrir 50 leitos de UTI em Petrolina, até o momento abriram 10, se esses 50 estivessem todos funcionando a gente estaria dentro da conta que a OMS determina, mas infelizmente não foi feito”, lamenta.

Assista o vídeo: