Câmara aprova projeto de socorro ao esporte durante pandemia da covid-19

Esportistas devem receber aporte durante pandemia da covid-19

Depois da cultura, o esporte é o próximo na lista do auxílio emergencial. A Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (16), a destinação de R$ 1,6 bilhão aos esportistas, categoria afetada pela pandemia da covid-19. A ajuda virá por meio de benefícios, renegociação de dívidas e linhas de crédito.

Apesar da tentativa do Governo Federal de tentar retirar o projeto da pauta, a maioria da Casa aprovou a matéria. O próximo passo é o Senado debater o PL n° 2.824/2020, proposto por Felipe Carreras (PSB-PE). Se a proposta da Câmara entrar em vigor os profissionais do esporte terão acesso a três parcelas do Auxílio Emergencial, no valor de R$ 600,00.

Quem tem direito

Estão contemplados atletas, paratletas, técnicos, preparadores, professores de educação física, árbitros, promotores de competições, profissionais de saúde, massagistas, entre outros. Se passar no Senado, a matéria ficará pendente da sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Gonzaga Patriota luta pela permanência da Delegacia da Polícia Federal de Salgueiro

Gonzaga Patriota (Foto: Internet)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) saiu em defesa da permanência da Delegacia da Polícia Federal de Salgueiro. O parlamentar lembrou que o município já perdeu a agência da Receita Federal e afirmou que a manutenção da Polícia Federal no local é imprescindível para toda a região.

“No dia 30 de abril do ano passado, estive na Tribuna desta Casa para fazer um apelo ao senhor Ministro da Fazenda, Paulo Guedes, para que a agência da Receita Federal do município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, não fosse fechada. Detalhei uma série de motivos importantes para a necessidade da manutenção da Receita Federal em Salgueiro e como seu povo estava indignado com a possibilidade do fechamento. Pois bem, a Receita Federal de Salgueiro foi fechada, e agora o Governo Federal tenciona tirar do município a Delegacia da Polícia Federal, outro importante órgão para a região”, comentou.

O socialista fez um apelo ao ministro da Justiça, André Luiz de Almeida, para manter a Polícia Federal em Salgueiro. “Reiteramos agora, em nome do povo da querida Salgueiro, o nosso apelo ao Ministro da Justiça, André Luiz de Almeida Mendonça, para manter a Delegacia da Polícia Federal de Salgueiro, para o bem de toda imensa região do Sertão de Pernambuco”.

Para Patriota, a Delegacia da Polícia Federal atua num lugar estratégico dentro do Sertão de Pernambuco, principalmente no combate ao tráfico e ao cultivo de drogas na região.  “Não vamos aceitar essa decisão do governo de Jair Bolsonaro de acabar com a Delegacia da PF. Ela atua num lugar estratégico, especialmente na repressão ao plantio e tráfico de drogas que se intensificou na região nos últimos anos”, ressaltou.

Gonzaga Patriota ainda destacou as potencialidades do município de Salgueiro. “Salgueiro é um ponto estratégico no meio do sertão nordestino. Conhecido como a “Encruzilhada do Nordeste”, o município pernambucano é equidistante das principais capitais da região, gasta-se o mesmo tempo para chegar dali a Recife ou a Fortaleza, por exemplo. Por esse motivo, a cidade tem grande importância na economia do Nordeste. O ponto central das operações da ferrovia Transnordestina fica no município, agora cortado pelos canais da transposição do rio São Francisco”, lembrou.

Covid-19: Paulo Valgueiro solicita mutirão para testar profissionais do HDM

Testagem rápida da covid-19 aos funcionários do Hospital Dom Malan/IMIP. Esse foi o pedido do vereador Paulo Valgueiro (PSD), na sessão de terça-feira (14). O líder da Bancada de Oposição de Petrolina ressaltou que a unidade é de competência estadual, porém, o município pode sim ofertar o serviço.

Que o chefe do Executivo [municipal] possa providenciar a testagem da covid-19 em todos os funcionários do Hospital Dom Malan, que tem gestão estadual. Mas por estar próximo da gente e ser um hospital regional, e o município estar à frente desse trabalho de testagem, a gente pede que seja feito um mutirão“, destacou.

Esse é o segundo pedido de Valgueiro para testagem rápida em Petrolina, apenas em julho. Na quinta-feira passada nós mostramos a reivindicação para o exame nos moradores da Vila da Vé, localizada no bairro João de Deus (confira aqui). Ambas as solicitações foram aprovados e dependem da aprovação da Prefeitura de Petrolina.

Maria Elena cobra ações do Estado após denúncias de detentas da Cadeia Feminina de Petrolina

Pedido vem após carta de detentas vir a público (Foto: Google Street/Reprodução)

Depois de uma carta assinada por detentas da Cadeia Feminina de Petrolina vir a público (leia aqui), a vereadora Maria Elena de Alencar (MDB) apresentou o Requerimento n° 208/2020 na sessão de terça-feira (14), endereçada ao Governo de Pernambuco. Ela pede assistência continuada às Casas de Detenções, inclusive à Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes (PDEG).

LEIA TAMBÉM

Detento grava vídeo e denuncia falta de teste para covid-19 na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes

Tanto da Cadeia Feminina, quanto da Penitenciária Edvaldo Gomes foram detectados vários problemas, a partir de necessidade básicas como alimentação, com assistência à saúde e assistência judiciária. Os órgãos de Petrolina estão se manifestando e nós enquanto Comissão da Mulher não pudemos nos calar“, justificou Elena.

Presos são responsabilidade do Estado

A vereadora reforçou que todos os homens e mulheres reclusos na PDEG e na Cadeia Pública estão pagando pelos seus crimes, mas merecem dignidade. “Que a Secretaria de Defesa Social possa estar fazendo uma investigação rigorosa, no sentido de realmente suprir essa carência e necessidade. Aquelas pessoas que estão lá foram condenadas, estão pagando pelo que fizeram à sociedade e precisam ser olhadas pelo Estado e município”, finalizou. O pedido foi aprovado por 20×0.

Petrolina: para evitar “mal-estar” em Comissão, vereadores retiram projetos de pauta

Osinaldo Sousa solicitou remoção de projeto de sua Comissão

A sessão dessa terça-feira (14) caminhava para ser tranquila, já que havia apenas projetos de Lei do Poder Legislativo em pauta. Contudo, não foi o que aconteceu. A Comissão de Justiça e Redação – acionada pelo vereador Osinaldo Souza (MDB), que é membro da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) – apresentou um ofício solicitando a retirada das matérias de Gilmar Santos (PT).

Projetos para votação

Gilmar curiosamente é presidente da CDHC e apresentou o PL n° 86/2019 sugerindo a criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos (CMDDH); além do PL n° 152/2019, propondo a instituição do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate a Intolerância Religiosa, ponto central da discussão.

Ofício para retirada

“A Comissão foi procurada pelo vereador Osinaldo, alegando que a Comissão de Direitos Humanos não fez a comunicação. Cabe ao presidente da Comissão convocar os membros para discutir o projeto e dar o referido parecer. O vereador Osinaldo está alegando que deram o parecer, num projeto sem sequer a Comissão comunicar uma reunião. Para não haver nenhuma dúvida e eu fui bem claro com Osinaldo, o projeto vai ser retirado de pauta sem ser prejudicado”, justificou Manoel da Acosap (DEM), relator da Comissão de Justiça e Redação.

LEIA MAIS

Petrolina: vereadores analisam projeto que propõe criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos

Os vereadores de Petrolina voltam a se reunir às 9h dessa terça-feira (14), para mais uma sessão virtual em 2020. Na pauta do encontro extraordinário estão sete projetos de Lei, quatro deles propondo entrega de Títulos de Cidadão Petrolinense e Medalha de Honra ao Mérito Legislativo.

Direitos Humanos e homenagem

As matérias mais relevantes dessa manhã são o PL n° 86/2019 proposto por Gilmar Santos (PT), para criar o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos (CMDDH); o PL n° 152/2019 propondo a instituição do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate a Intolerância Religiosa, também de Gilmar; e o PL nº 040/2020 cuja proposição é denominar o espaço da Porta do Rio na Orla I de Petrolina como Complexo de Esporte e Lazer Porta do Rio Celestino Gomes, de Aero Cruz (MDB).

Sessão ao vivo no YouTube

A sessão pode ser acompanhada ao vivo pela população no link a seguir. Durante julho os encontros serão sempre às terças-feiras, a partir das 9h. O atendimento presencial na Casa Plínio Amorim está suspenso até 27 de julho.

Câmara aprova pedido para realização de testes rápidos na Vila da Fé, em Petrolina

Teste rápido na Vila da Fé é aprovado na Câmara de Petrolina (Fotos: Ascom/PMP)

Paulo Valgueiro

A Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou, por 18×0, o Requerimento n° 183/2020, proposto por Paulo Valgueiro (PSD). O líder da Bancada de Oposição solicita a testagem rápida da covid-19 na Vila da Fé, no bairro João de Deus.

“Que [o prefeito] possa providenciar junto à Secretaria de Saúde do município, a testagem coletiva para o covid-19 na Invasão da Vila da Fé. Existe uma possibilidade muito grande das pessoas que estão morando na invasão“, justificou Valgueiro na sessão da última quinta-feira (9).

O pedido teve apoio da Bancada do Governo e seguirá para avaliação do prefeito Miguel Coelho (MDB) e da secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque os quais poderão ou não atender à reivindicação de Valgueiro.

Pilão Arcado: grupos políticos trabalham para fortalecer nome de Orgeto Bastos

Movimentação nos bastidores que fortalecer nome do atual prefeito (Foto: Ascom PMPA)

As movimentações nos bastidores da política em Pilão Arcado (BA) estão intensas, para fortalecer o nome de Orgeto Bastos como pré-candidato a prefeito. As articulações também envolvem os partidos da base de Orgeto, especialmente os que almejam ser vereador.

Sem as coligações partidárias – proibida a partir desse pleito – os políticos se organizam para lançar três blocos com pré-candidatos no grupo do prefeito. Concomitantemente à escolha dos possíveis concorrentes à Câmara Municipal, o trabalho busca consolidar Orgeto na reeleição.

Ele tem apenas seis meses de mandato e vem surpreendendo positivamente, especialmente pelo fato de ter encontrado pela frente a pandemia do novo coronavírus. Entre suas ações estão o fortalecimento da saúde, com novas unidades e as medidas para evitar a disseminação do vírus na cidade.

Orgeto Bastos foi eleito em 2 de fevereiro, em uma eleição suplementar autorizada pela Justiça Eleitoral. A votação se fez necessária depois de o prefeito e vice-prefeito vencedores em 2016 terem sido cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Câmara de Vereadores de Petrolina suspende atendimento ao público até 27/07

Câmara seguirá decreto municipal e limita funcionamento da Casa Plínio Amorim por 15 dias (Foto: arquivo)

Seguindo o Decreto Municipal n° 50/2020, a Câmara de Vereadores de Petrolina suspende o atendimento ao público de hoje (13), até o próximo dia 27 de julho. A medida busca se adequar às normas impostas pela Prefeitura durante a quarentena mais rígida, iniciada nessa segunda-feira.

LEIA TAMBÉM

Vereadores de Petrolina aprovam realização de uma sessão por semana no mês de julho

A Portaria n° 1.607/2020 (confira aqui) foi publicada na noite de domingo (12) e prevê as normas de funcionamento da Casa Plínio Amorim. As sessões serão realizadas às terças-feiras, às 9h, com encontros virtuais e transmissão via YouTube. O edil que abrir seu gabinete deverá ter apenas dois assessores presenciais.

Medidas preventivas

O uso de máscara e álcool em gel para higienização das mãos segue obrigatório. O presidente da Câmara, Osório Siqueira (MDB) destaca ainda o crescimento dos casos positivos de covid-19 na cidade, fato esse responsável pelas ações impostas ao Poder Legislativo.

Câmara dos Deputados promove reunião sobre gastos públicos na pandemia

(Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

Transparência com os gastos públicos durante a pandemia. Esse será o tema de um debate na Câmara dos Deputados, às 14h30 desta segunda-feira (13). A reunião contará com a presença de várias entidades de combate à corrupção no país e pode ser acompanhada pela internet ao vivo.

O público também poderá encaminhar perguntas aos políticos. A reunião foi proposta pelo secretário de Transparência da Câmara, deputado Roberto de Lucena (Podemos-SP). Entre as presenças confirmadas virtualmente estão a diretoria executiva do Open Knowledge Brasil, Fernanda Campagnucci e a responsável pelo Centro de Apoio e Incidência Anticorrupção do Transparência Internacional Brasil, Nicole Verillo.

Por conta da pandemia as reuniões ordinárias e sessões estão acontecendo, em boa parte, de forma virtual. Já na terça-feira (14) as atenções se voltam ao Projeto de Lei 1826/20, que concede indenização aos profissionais de saúde incapacitados pela Covid-19. O texto foi aprovado pela Câmara em maio. Os deputados analisarão as emendas do Senado, já que o texto base do PL foi debatido em maio.

Projeto da Câmara Federal prevê distribuição de kits de acessibilidade a estudantes

(Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados em breve votará o Projeto de Lei nº 3259/20. A matéria torna obrigatório o fornecimento de kits de acessibilidade (tecnologia assistiva) a alunos com deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) ou superdotados.

A proposta prevê mais inclusão ao grupo citado e foi proposta pelo deputado Alexandre Frota (PSDB-SP). O PL já tramita na Casa e trata os kits como um elemento para vencer a barreira da desigualdade e, assim potencializar a educação de todos.

O projeto prevê que o Ministério da Educação (MEC) deverá fornecer os kits, repassando a cada unidade. As escolas, por outro lado, terão que se adaptar e manter um relatório indical qual o recurso deverá ser adquirido. “Claro está que a aprovação da proposta é medida necessária e que traduz em ato de verdadeira justiça social”, afirmou Frota.

Deputado estadual Tum reivindica obras para BR-235

(Foto: Ascom)

Em indicação protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia e endereçada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o deputado Tum (PSC) chamou a atenção para a necessidade de obras de recuperação do asfalto da rodovia BR-235, nos trechos que ligam Juazeiro a Uauá e Uauá ao distrito de Bendegó, em Canudos.

No entendimento do parlamentar, o melhoramento das estradas, “dando-lhes condições normais de trafegabilidade, é imperativo para impulsionar o desenvolvimento das atividades produtivas, de educação, saúde e de outros setores da qualidade de vida populacional”. Segundo informou ao Dnit, essa obra irá beneficiar a população “com um deslocamento mais seguro, sem colocar em risco a vida de todos os motoristas que diariamente trafegam pelo local”.

A recuperação da pavimentação asfáltica desses trechos da BR-235 atenderá às demandas “dos habitantes da região, que solicitam providências urgentes para que possam exercer as suas atividades e conduzir os seus veículos de forma segura e adequada”. No documento, Tum reproduz relatos da população indicando que nos trechos apontados como carentes de recuperação, “acontecem graves acidentes, inexiste sinalização, o matagal invade a pista e falta proteção lateral para evitar presença de animais”.

Vereadores de Petrolina aprovam realização de uma sessão por semana no mês de julho

Os vereadores de Petrolina voltaram a se reunir – na manhã dessa quinta-feira (9) – de forma virtual para discutir como será o trabalho legislativo no mês de julho. Sem unanimidade, a proposta da Mesa Diretora de ter apenas uma sessão semanal foi aprovada.

A votação

A bancada de Oposição se mostrou contrária à proposta, alegando que há condições para o debate ser mantido como tradicionalmente acontece: dois encontros semanais e pela manhã. Contudo, 18 edis apoiaram o projeto de Lei do presidente Osório Siqueira (MDB).

Elismar Gonçalves, Gilmar Santos e Paulo Valgueiro – da Oposição – se abstiveram da votação. Cristina Costa votou contrário e Gabriel Menezes foi favorável. A matéria foi promulgada imediatamente para que os edis continuassem os trabalhos ainda nessa manhã.

Por conta da pandemia o recesso de julho foi suspenso na Casa Plínio Amorim. As sessões acontecerão uma vez por semana, às 14h30, com transmissão online no YouTube.

Facebook derruba rede de fake news ligada à família Bolsonaro e ao PSL

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (8) que derrubou uma rede de perfis falsos ligados ao PSL e a funcionários dos gabinetes do presidente Jair Bolsonaro, do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) e dos deputados estaduais pelo PSL do Rio de Janeiro Anderson Moraes e Alana Passos.

O anúncio foi feito numa chama online com jornalistas de diversos países, segundo o Estado de S. Paulo, que participou da chamada. Foram identificadas 35 contas, 14 páginas, 1 grupo e 38 contas no Instagram. As páginas no Facebook tinham 883 mil seguidores, enquanto as contas no Instagram tinham 917 mil seguidores. 350 pessoas estavam no grupo., diz o jornal.

No material postado estavam conteúdos relacionados às eleições, memes políticos, críticas à oposição, empresas de mídia e jornalistas, além de material relacionado ao coronavírus. Segundo a rede social, parte do conteúdo dessa rede já havia sido removido da plataforma por violar os padrões de comunidade. Entre as violações estavam conteúdo de discurso de ódio.

Além do Brasil, foram derrubadas redes nos EUA, na Ucrânia e na América Latina, incluindo países como El Salvador, Argentina, Uruguai, Venezuela, Equador e Chile. No caso brasileiro, as investigações e remoções ocorreram a partir de notícias na imprensa brasileira e referências feitas ao assunto no Congresso durante a CPMI das fake news.

Câmara de Vereadores de Petrolina definirá cronograma das sessões em julho nesta quinta-feira

Os vereadores de Petrolina se reunirão às 9h desta quinta-feira (9) para definir como será a continuidade dos trabalhos legislativos no mês de julho. Por conta da pandemia muitas Câmaras e Assembleias optaram por não ter o tradicional recesso para trabalhar.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Vereadores de Petrolina manterá sessões no mês de julho

A Mesa Diretora propõe uma alteração na Lei Orgânica, que permitiria a realização das sessões extraordinárias durante a pandemia. A proposta da Presidência é ter os encontros uma vez por semana, às 14h30. Esse tema motivou um impasse entre os atuais edis.

Há quem opte por sessões sempre às terças e quintas, como já acontece e no horário da manhã. A nova proposta da Mesa Diretora será avaliada amanhã, com transmissão ao vivo pela internet. Os trabalhos seguirão de forma remota, por conta da covid-19.