Paulo Câmara entregará hospitais de campanha em Petrolina e Serra Talhada neste sábado

Governador Paulo Câmara. (Foto: Aluísio Moreira /SEI)

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) desembarcará no Sertão na manhã deste sábado (25). Câmara vai inaugurar os hospitais de campanha da covid-19 em Petrolina e Serra Talhada. Nessa última, o gestor também entrega a primeira etapa do Hospital Governador Eduardo Campos.

LEIA TAMBÉM

Próximo de 800 casos, Serra Talhada ganhará Hospital de Campanha ainda nesse mês

258 leitos serão colocados à disposição da população. A chegada de Câmara a Petrolina está prevista para o início da manhã. Companheiro de partido, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) deve acompanhar o governador durante a agenda pelo Sertão.

Covid-19 

Até quinta-feira (23) Petrolina totalizava 2.279 casos positivos, 1.010 já estavam recuperados e 50 óbitos. Já em Serra Talhada os números são os seguintes: 1.638 casos positivos, 1.209 recuperados e 19 mortes.

 

Mirando eleições, partidos criam “União por Petrolina”

Entre os presentes na reunião estava o vereador Ruy Wanderley (PSC)

O adiamento das eleições 2020 deu mais tempo aos pré-candidatos. Em busca de mais forças no pleito de novembro, três partidos de Petrolina decidiram formar um bloco. PSC, Avante e Patriota encabeçam a “União por Petrolina”.

Entre os que podem se beneficiar por tal aliança estão o vereador Ruy Wanderley (PSC) e o suplente Júnior do Gás. A “União” tem o objetivo de elaborar um “plano de governo e propostas nas áreas de Saúde, Educação, Segurança e Desenvolvimento Econômico, plano de suma importância para o desenvolvimento local no cenário pós-pandemia”.

Estiveram presentes na reunião os presidentes dos partidos, Eva de Sá, Flávio Gaúcho, Sidney Paixão e o advogado Thiago Michel.

Lucas Ramos assume secretaria estadual e muda jogo político em Petrolina

Deputado estadual Lucas Ramos (PSB) sai da disputa municipal

Lucas Ramos era o nome cotado para representar o PSB nas eleições municipais de 2020, em Petrolina. Mas o deputado estadual foi nomeado novo titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, decisão essa que modifica o cenário político na cidade.

De acordo com a Folha de Pernambuco, Lucas ocupará o posto de Aluísio Lessa (PSB), que retorna à Casa Joaquim Nabuco. A nomeação do deputado petrolinense, no entanto, ainda não foi publicada no Diário Oficial de Pernambuco. Contudo, a indicação de Lucas à secretaria tem reflexo direto no pleito municipal.

Sem Lucas na disputa, o PSB deverá apoiar algum candidato da oposição. Na capital os socialistas são aliados do PT, que tem Odacy Amorim como pré-candidato em Petrolina. Há ainda o nome de Júlio Lóssio (PSD), ex-prefeito da cidade.

Além dos já citados, o vereador Gabriel Menezes (PSL) e o radialista Vinícius de Santana (PC do B) despontam como pré-candidatos da Oposição petrolinense para enfrentar o prefeito Miguel Coelho (MDB) na eleição de novembro.

Pilão Arcado: Partidos começam a impulsionar candidaturas de aliados de Orgeto Bastos

As principais forças políticas do PSD, PP e PT de Pilão Arcado-BA, formaram uma grande coalizão para disputar as eleições deste ano.  Os partidos pretendem cacifar o atual prefeito Orgeto Bastos como cabeça de chapa para a sua reeleição.

A eleição de novembro deste ano em Pilão Arcado deve ser tranquila para o grupo da situação. Os principais motivos estão ligados à boa gestão e aos nomes fortes que irão concorrer à Câmara Municipal.

Com a prorrogação do pleito eleitoral foram fixadas novas datas para outras fases do processo eleitoral de 2020, entre elas a de registro dos candidatos escolhidos em convenções partidárias. O prazo final para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, inicialmente definido para 15 de agosto, passou para o dia 26 de setembro.

Lideres políticos de Pilão Arcado afirmam que o grupo que irá garantir apoio a Orgeto Bastos já está consolidado, aguardando, porém, prazo de lei para impulsionar a candidatura do prefeito com a realização das convenções partidárias.

O Blog conversou com uma liderança que não quis se identificar para dá detalhes da marcha da pré-campanha em Pilão Arcado. “Seremos prudentes, e vamos levar adiante o projeto majestoso implantado pelo Prefeito Orgeto em Pilão Arcado”, comentou.

“Construímos uma competente e aplicada lista de pré-candidatos a vereadores. Não estamos preocupados com o ambiente eleitoral, mas sim com os atores desta nova era inaugurada com Orgeto Bastos. Queremos contribuir para a nossa Pilão Arcado cada vez mais promissora”, disse!

Em Dormentes, oposição reconhece trabalho e Josimara Cavalcanti ganha apoio de vereadora Betinha de Dudu

A prefeita Josimara Cavalcanti (PSB) mostrou força mais uma vez enquanto liderança política de Dormentes. Às vésperas das convenções partidárias, o que mais tem se comentado na terra da Caprishow é o reforço da bancada da situação na câmara de vereadores, com a chegada da vereadora do MDB, Betinha de Dudu.

Com a chegada de Betinha, a base governista na Câmara Municipal soma agora 8 vereadores. Betinha afirmou aos mais próximos que reconhece o excelente trabalho que vêm sendo feito por Josimara à frente do município e se incomoda com a indecisão da oposição, que até o momento não tem um nome para a disputa política deste ano. “Sem consenso na oposição o melhor caminho para mim foi reforçar a base governista“, comenta a Vereadora.

Na cidade de mais de 18 mil habitantes, não se fala em outra coisa. Nas rodas de conversa é possível escutar que o fato da vereadora Betinha aderir ao palanque de Josimara torna ainda mais complicada a vida dos oposicionistas. Agora dos 11 vereadores de Dormentes, 8 estão ao lado de Josimara compondo a base do governo.

Vale Alimentação será discutido nesta sexta-feira, na Câmara de Petrolina

Sessão será realizada em caráter extraordinário, às 9h (Foto: arquivo)

Retirado de pauta na sessão de terça-feira (21), o projeto de Lei o qual propõe a criação do Vale Alimentação Estudantil (VAE), será colocado em votação nesta sexta-feira (24). A Mesa Diretora convocou um encontro extraordinário, a partir das 9h, através de videoconferência.

LEIA TAMBÉM

Projeto que cria Vale Alimentação em Petrolina é retirado de pauta e provoca confusão

A pedido do líder do Governo na Câmara, Aero Cruz (MDB), a matéria foi retirada de pauta para que as duas bancadas pudessem discutir melhor duas emendas sugeridas pela Oposição. O VAE foi proposto pela Prefeitura de Petrolina, para dar assistência aos alunos da rede municipal durante a pandemia da covid-19.

Uma das emendas da Oposição sugere o valor do Vale em R$ 100 por aluno matriculado na rede. A outra quer o pagamento retroativo a maio. O projeto e emendas serão analisados em conjunto.

Gilberto Melo reivindica policiamento no Residencial Pomares

Residencial foi entregue em junho desse ano (Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

Em meio aos embates, a sessão de terça-feira (21) também foi marcada pelas proposições positivas dos vereadores. Gilberto Melo (DEM) fez um pedido à Polícia Militar de Pernambuco e à Guarda Civil Municipal, para aumentar a segurança no Residencial Pomares, inaugurado no mês de junho.

“As pessoas estão mudando pra lá e estão tendo vários assaltos. Os bandidos já estão roubando as casas e a gente precisa com urgência, urgentíssima para que possa colocar ronda da Polícia Militar e também a Guarda Municipal fazendo essas rondas“, justificou o edil.

A presença ostensiva dos agentes públicos pode diminuir a ação dos criminosos, segundo Gilberto. “A gente pede encarecidamente para fazer essa ação de combate ao crime. Está tendo vários assaltos ali“, disse. O Requerimento n° 225/2020 foi aprovada por 16 votos a zero.

Congresso recebe proposta de reforma tributária elaborada pelo governo federal

(Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO)

Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, receberam nesta tarde (21) das mãos do ministro da Economia, Paulo Guedes,  a proposta do governo federal para a reforma tributária. O texto será analisado por uma comissão mista, com membros das duas Casas legislativas.

Para Alcolumbre, comissão mista buscar uma alternativa para construir um texto que demonstre o desejo das duas casas, mas a participação do governo é fundamental. “É um passo significativo. Hoje temos um emaranhando de legislações e portarias que complicam a vida dos investidores, atrapalham o contribuinte brasileiro. Com ela [a reforma tributária] teremos oportunidade de construir um novo ambiente propício ao investimento”, disse.

O presidente do Senador acrescentou ainda que a proposta de reforma tributária é um anseio histórico dos brasileiros.

Já o presidente da Câmara, defendeu que, antes de fazer juízo de valor, as pessoas leiam a proposta redigida. “Antes de ouvir os críticos, ouça quem elaborou as propostas para que entenda o seu real objetivo. É muito importante que possamos discutir a reforma baseado no que está redigido. É importante avançar nesse debate”, observou Maia.

O texto proposto pelo governo Bolsonaro propõe a unificação de dois impostos federais. No entanto, de acordo com Maia, é possível que o texto seja ampliado.

Prefeito de Paulista é afastado após ser alvo de duas Operações da PC-PE

Prefeito é alvo de duas operações policiais (Foto: Diego Nigro/JC Imagem)

Alvo de duas operações nessa terça-feira (21), o prefeito de Paulista (PE), Júnior Matuto (PSB) foi afastado do cargo por 180 dias. A decisão partiu do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Alexandre Guedes Assunção. A PC investiga a existência de um suposto esquema de dispensa de licitações para aluguel de prédios públicos (Operação Locatário) e fraudes em contratos com empresa de limpeza urbana (Operação Chorume).

Na “Locatário”, além de Matuto outros seis servidores públicos e o dono de uma empresa de locações são investigados. O esquema teria resultado no desvio de R$ 900 mil. Em “Chorume”, o valor seria de R$ 21 milhões. Seis funcionários públicos e o casal dono da empresa de limpeza urbana também são investigados.

Durante o afastamento de Matuto quem assume a Prefeitura é o vice, Jorge Carreiro (PV). O prefeito não foi encontrado para comentar as investigações e o seu afastamento da gestão municipal. As informações são do JC Online e do G1 PE.

Ronaldo Cancão e Ronaldo Silva questionam Requerimento de Cícero sobre protocolo da covid-19

Protocolo da Prefeitura já faz uso dos medicamentos solicitados (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Depois da retirada dos projetos de Lei do Poder Executivo da pauta (leia aqui), os vereadores de Petrolina discutiram as Indicações e Requerimentos dessa terça-feira (21). O tratamento dos pacientes diagnosticados com a covid-19 no município também estava na ordem do dia.

Cícero Freire (Republicanos) apresentou um Requerimento pedindo à Prefeitura para tratar os infectados com o coquetel formado por hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina. A solicitação foi contestadas pelos Ronaldos. Cancão (DEM) se absteve de votar o pedido.

“Preciso fazer essa observação sobre o Requerimento do vereador Cícero Freire. Ele tem a melhor das intenções, mas eu não sou médico para estar autorizando o prefeito a aplicar azitromicina, ivermectina e cloroquina. Até então o Requerimento do vereador pede para aumentar o número de equipes trabalhando. Até aí tudo bem. Mas a partir do momento que ele pede para pautar isso“, afirmou.

Ronaldo Silva (DEM) alegou que o Requerimento não se justifica, afinal o protocolo municipal já faz uso dos medicamentos. “O protocolo que se usa na Secretaria de Saúde, os médicos do posto de saúde de Petrolina já usam esse protocolo. Não vejo necessidade de o vereador estar pedindo“, destacou. As Indicações e Requerimentos ainda não foram votadas.

Projeto que cria Vale Alimentação em Petrolina é retirado de pauta e provoca confusão

Os trabalhos dessa terça-feira (21) começaram quentes. O Projeto de Lei do Executivo n° 16/2020 – propondo a criação do Vale Alimentação Estudantil – foi retirado de pauta a pedido do líder do Governo, Aero Cruz (MDB). Ele atendeu a uma solicitação do presidente da Comissão de Justiça e Redação, Ruy Wanderley (PSC).

Duas emendas da Bancada de Oposição foram apresentadas ao projeto e o vereador Paulo Valgueiro (PSD) solicitou um debate mais amplo sobre, fato previamente acordado entre ele – líder da Oposição – e Aero, além do próprio Ruy. A retirada do PL gerou uma polêmica por parte de alguns edis da Situação, como Alvorlande Cruz (Republicanos) e Edilsão do Trânsito (MDB), os quais acusaram Valgueiro de remover o PL para “prejudicar o povo”.

Decisão partiu do líder governista

Presidente da Câmara, Osório Siqueira (MDB) explicou a situação. “O vereador Aero pediu para tirar de pauta, ele tem prerrogativa de tirar de pauta como representante do Executivo, como líder da bancada e recebeu um pedido do vereador Ruy Wanderley e também porque o vereador Paulo Valgueiro questionou as emendas“, disse.

LEIA MAIS

Reajuste dos servidores da Câmara e veto da Prefeitura devem movimentar sessão dessa terça em Petrolina

Vereadores analisam PL e veto do município (Foto: Arquivo)

Os vereadores de Petrolina estão reunidos, nessa terça-fera (21), para mais uma sessão extraordinária e o principal item na pauta de hoje é o veto do Poder Executivo em relação ao Projeto de Lei n° 007/2020, proposto pela Mesa Diretora, sobre o reajuste aos servidores da Casa Plínio Amorim.

A matéria

O reajuste proposto é de 4,31% nos vencimentos básicos dos servidores efetivos e cedidos em exercício junto ao Poder Legislativo Municipal. Caso aprovado, o aumento seria retroativo a março desse ano.

Veto

Contudo, o prefeito Miguel Coelho (MDB) quer o veto do PL. A Prefeitura argumenta que a matéria de hoje mostra “interferência na organização administrativa, que via de regra representa invasão de competência privativa do Chefe do Poder Executivo Municipal, pois somente a ele poderia ser atribuída a competência para regulamentar reajuste para os servidores cedidos”.

Acompanhe a discussão do projeto no link a seguir:

Governo quer R$ 6 bi do Fundeb para bancar ‘voucher-creche’ no setor privado

(Foto: Reprodução/Poder 360)

O governo Jair Bolsonaro quer deslocar recursos do Fundo para a Educação (Fundeb) para custear uma proposta de financiamento de vagas em creches particulares. Chamado “voucher-creche”, um auxílio equivalente a R$ 250 seria acrescentado ao pagamento do novo Bolsa Família, renomeado para Renda Brasil. O Fundeb é um fundo reservado para o financiamento do sistema público de ensino.

O ministro Paulo Guedes (Economia) quer R$ 6 bilhões ao ano para esses pagamentos, que seriam usados pelos beneficiários na rede privada.

Pronto para ser votado na Câmara dos Deputados, o novo texto do Fundeb propõe a ampliação da complementação adicional feito pela União de 10% para 20%. Em uma contraproposta o governo tenta repartir esse aumento com o Renda Brasil. O Fundeb seria ampliado para 15% de maneira gradativa, e os 5% restantes iriam para o novo programa social, diz a Folha de S. Paulo.

De acordo com o governo, esse recurso não seria livremente usado no pagamento de benefícios assistenciais. Haveria uma espécie de carimbo para que a verba seja direcionada especificamente para o pagamento do voucher-creche. Com esse recurso em mãos, o beneficiário poderia procurar uma creche particular para matricular o filho.

Projeto de ajuda ao esporte chega ao Senado Federal

Projeto precisa passar no Senado, para seguir até o presidente da República (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O projeto que prevê ajuda ao setor esportivo durante a pandemia do novo coronavírus chegou ao Senado Federal. O PL 2.824/2020 estipula a ajuda de R$ 1,6 bilhão em ações emergenciais ao segmento, que até o momento não teve atenção dos políticos.

O dinheiro seria usado no pagamento do auxílio emergencial e também na criação de linhas de crédito. Além dos esportistas, profissionais do setor – fisioterapeutas, árbitros, treinadores entre outros – serão contemplados, caso o Senado aprove a matéria.

Semana passada a matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados (leia aqui), mesmo com membros do Governo solicitando a retirada do item. O PL é de autoria do deputado federal Felipe Carreiras (PSB-PE). A ajuda ao setor esportivo já vem sendo discutida há alguns meses e contou com o veto de Jair Bolsonaro (sem partido).

Pedro Caldas se articula para conquistar vaga na Casa Plínio Amorim

Com um trabalho comunitário reconhecido em Petrolina, o presidente da Central Única dos Bairros de Petrolina (CUBAPE), Pedro Caldas (Republicanos), está se articulando em busca de apoios para conquistar uma cadeira na Câmara Municipal de Petrolina.

Na última semana, Pedro Caldas recebeu o apoio dos primeiros presidentes da Associação de Moradores do Bairro Jardim Petrópolis: Geronildo, um dos fundadores do bairro, e seu Luiz Pintado que também foi presidente da associação do Bairro São Gonçalo.

“Pedro Caldas se identifica com a nossa comunidade desde o seu surgimento. Foi ele que acompanhou os primeiros trabalhos da prefeitura com a equipe do ministério para construção da Vila Lions através da CEHAB. É uma liderança respeitada e junto a gestão do prefeito Miguel Coelho já viabilizou o nosso Posto de Saúde,I da Praça, conseguiu junto ao deputado federal Fernando Filho a Quadra Poliesportiva que vai ser construída e está lutando pela Regularização Fundiária do bairro”, afirmou Geronildo.

Já seu Luiz Pintado disse que Pedro Caldas o ajudou muito quando foi presidente do bairro e sempre está colaborando com a comunidade na luta pelo saneamento básico e as famílias carentes do bairro.