Irã alerta sobre risco de ‘propagação’ da guerra para além do Oriente Médio

Teerã alertou, neste sábado (9), sobre o risco de que os conflitos em Gaza e no Líbano, onde Israel está em confronto com as organizações pró-Irã Hamas e Hezbollah, se espalhem para outras regiões do mundo.

“O mundo deve saber que, se a guerra se espalhar, seus efeitos nocivos não se limitarão ao Oriente Médio”, advertiu o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, em discurso transmitido pela televisão estatal. “A insegurança e a instabilidade podem se espalhar para outras regiões, mesmo distantes”, acrescentou.

Israel, um dos principais inimigos regionais do Irã, está em guerra com o Hamas na Faixa de Gaza e com o Hezbollah no Líbano, dois movimentos aliados a Teerã, que, por sua vez, pede um cessar-fogo em ambas as frentes. A tensão entre os dois países cresceu no calor dos conflitos em Gaza e no Líbano e, em 26 de outubro, caças israelenses bombardearam instalações militares no Irã, em retaliação a um ataque balístico iraniano contra Israel em 1º de outubro. Teerã prometeu responder, e Israel deixou claro que atuaria com mais força se isso acontecesse.

Na quinta-feira, Ali Larijani, assessor do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, disse que o Irã deve se proteger contra uma reação “instintiva” contra Israel para “não cair na armadilha” do governo de Benjamin Netanyahu. Já o presidente iraniano, Masud Pezeshkian, declarou no domingo que um eventual cessar-fogo entre os aliados do Irã e os de Israel poderia influenciar a resposta de seu país aos ataques israelenses.

Neste sábado, o Irã também pediu ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que “mude” sua política de “pressão máxima”, aplicada durante sua primeira administração na Casa Branca.

“Trump deve demonstrar que não segue as políticas errôneas do passado. Como um empresário, ele deveria avaliar os prós e os contras e decidir se deseja continuar ou mudar esta política prejudicial”, disse Mohamad Javad Zarif, vice-presidente iraniano de assuntos estratégicos, à imprensa.

AFP

Google apresentará prévia de IA que assume o controle de computadores, diz jornal

O Google está se preparando para apresentar uma tecnologia de inteligência artificial que pode assumir o controle de navegadores de internet para realizar tarefas como pesquisa e compras, de acordo com o jornal “Information”.

A expectativa é que a empresa revele o produto em dezembro durante o lançamento da próxima geração do Gemini, seu modelo de linguagem de IA. O esforço é conhecido como ‘Project Jarvis’ e visa a facilitar a automação de tarefas no navegador, potencialmente transformando a interação com o ambiente digital.

Procurada pela Bloomberg, a empresa optou por não comentar sobre “especulações”, embora os planos sejam ainda preliminares e sujeitos a mudanças.

O Globo

Discípulo de Mujica é favorito na eleição no Uruguai

Depois de ter deixado o poder em 2019, após três mandatos presidenciais consecutivos, a coalizão de esquerda Frente Ampla (FA), do ex-presidente José “Pepe” Mujica (2010-2015), chega hoje às eleições do Uruguai com a esperança de um retorno em grande estilo. O homem que encarna essa esperança é Yamandú Orsi, um ex-prefeito de 57 anos que conta com o apoio crucial de Mujica, um dos maiores líderes políticos do país de todos os tempos.

Aos 89 anos, e lutando para se recuperar de um câncer no esôfago, o ex-presidente emocionou não apenas os eleitores da coalizão, mas grande parte do país, com um discurso no encerramento da campanha de Orsi, no qual afirmou que “os melhores dirigentes são aqueles que deixam um grupo que os supera com vantagem”.

Aposta no segundo turno
Foi o último gesto de respaldo ao candidato, militante do Movimento de Participação Popular (MPP, integrante da FA) e considerado seu discípulo. Segundo as pesquisas mais recentes, Mujica continua sendo um dos políticos com a imagem mais positiva no país, e seu apoio a Orsi, um dirigente mais jovem, pouco carismático e sem o poder de oratória de seu mestre, foi fundamental para colocá-lo na liderança, com grandes de chances de se eleger num provável segundo turno, em novembro.

“Pela primeira vez em 40 anos, não participo de uma campanha, e o faço porque estou lutando contra a morte… Sou um idoso que está muito perto de se retirar para o lugar de onde não se volta, mas sou feliz porque estou com vocês. Quando meus braços se forem, milhares de braços me substituirão na luta”, disse Mujica, ao lado de Orsi e diante de uma plateia profundamente emocionada.

Hoje os uruguaios votarão no primeiro turno da eleição presidencial, em que também elegerão 100% do novo Parlamento do país. O resultado da eleição parlamentar é essencial para quem for eleito como sucessor do atual presidente, Luis Lacalle Pou, à frente de uma coalizão de cinco partidos de centro e direita.

O cenário político uruguaio é profundamente diferente do de seus vizinhos. Praticamente não existe polarização no país, e as propostas dos principais candidatos não apresentam muitas diferenças. Discursos de ódio são impensáveis, numa campanha que se caracterizou por uma convivência política civilizada.

O principal rival do candidato da Frente Ampla é Álvaro Delgado, até pouco atrás tempo secretário da Presidência e braço-direito de Lacalle Pou. Aos 55 anos, Delgado tentou surfar na onda de popularidade do chefe de Estado, que, segundo pesquisas recentes, tem entre 47% e 50% de aprovação. Mas a imagem positiva de Lacalle Pou não se materializou em mais votos para o candidato do Partido Nacional, uma das legendas da coalizão governista. A expectativa do presidente é que Delgado chegue a um eventual segundo turno e, com o apoio dos demais quatro partidos, impeça o triunfo da esquerda.

A última pesquisa divulgada pela empresa de consultoria Factum, uma das mais importantes do país, confirmou a liderança de Orsi, com 45,5% das intenções de voto, superando amplamente Delgado, que aparece em segundo lugar, com 25,1%. Em terceiro, aparentemente sem chances de conquistar uma vaga no segundo turno, está Andrés Ojeda, do Partido Colorado, também integrante da coalizão governista, com 15%. Aos 40 anos, Ojeda foi a surpresa da campanha com um discurso mais descontraído, profundamente liberal e a ousadia de elogiar o presidente argentino, Javier Milei, de quem Lacalle Pou tenta manter distância.

O Globo

Ozempic: medicamento para diabetes usado na perda de peso tem efeito positivo na doença renal crônica

O medicamento para diabetes semaglutida, também conhecido como Ozempic, tem um efeito positivo em pacientes com doença renal crônica, apontou um novo estudo internacional liderado pelo farmacologista clínico Hiddo L. Heerspink do University Medical Center Groningen, na Holanda. Esta é a primeira vez que o medicamento para diabetes demonstra ser eficaz para pacientes com danos renais crônicos.

Segundo os pesquisadores, a quantidade de proteína na urina, uma medida de resultado que indica o grau de dano renal, reduziu em mais de 50%, assim como o grau de inflamação dos rins e a pressão arterial. Os resultados deste estudo foram publicados na Nature Medicine e apresentados simultaneamente no congresso anual da Sociedade Americana de Nefrologia.

Heerspink teve a ideia para este estudo no início da pandemia. Anteriormente, ele havia descoberto que outra classe de medicamentos contra diabetes tipo 2, os chamados inibidores de SGLT2, também pareciam funcionar bem para pacientes com danos renais crônicos sem diabetes. Ele, portanto, queria investigar se a semaglutida também funcionaria positivamente para pacientes com doença renal crônica e obesidade.

O estudo foi conduzido em quatro países: Canadá, Alemanha, Espanha e Holanda. Metade dos 101 participantes recebeu injeções de semaglutida por 24 semanas, enquanto a outra metade recebeu um placebo.

Descobriu-se também que o grau de inflamação renal diminuiu em 30%, a queda da pressão arterial dos participantes foi tão grande quanto a de um medicamento para baixar a pressão arterial, e neles, uma medida-chave de insuficiência cardíaca foi reduzida em 33%. Os participantes também perderam cerca de 10% do peso.

“O medicamento tem efeitos diretos nos parâmetros de inflamação no rim e reduz o tecido adiposo ao redor dos rins, reduzindo a quantidade de proteína na urina. E indiretamente, porque reduz o peso e a pressão arterial dos participantes”, afirma Heerspink.

Entretanto, o estudo precisa de mais testes. Segundo o pesquisador, o trabalho foi curto para medir a melhora na qualidade de vida dos participantes ou efeitos de médio prazo. “Todos os sinais estão verdes para testar este medicamento em um grande estudo. Gostaria de descobrir se ele pode levar a menos diálises ou transplantes renais. E gostaria muito de investigar se este medicamento também funciona positivamente em pacientes com danos renais sem obesidade”, disse.

O Ozempic é um medicamento aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de diabetes tipo 2, mas que se popularizou pelo seu uso off label para perda de peso. A administração do fármaco feita por meio de uma caneta injetável e está disponível em 0,25 mg, 0,5mg e 1mg.

O princípio ativo do Ozempic é a semaglutida, uma forma sintética do hormônio GLP-1, que promove a saciedade. O remédio age no corpo imitando um hormônio ligado ao apetite e a alimentação, ajudando a estimular a produção de insulina e, assim, a diminuir os níveis de glicose no sangue do indivíduo. Por conta deste mecanismo, quem usa o remédio sente menos fome e, consequentemente, se alimenta menos e emagrece.

Agência O Globo

Exército israelense intensifica bombardeios no Líbano

Israel intensificou os seus bombardeios aéreos no Líbano neste domingo (13), dentro e fora dos redutos do movimento islamista libanês Hezbollah, com o qual trava combates por terra em setores próximos da fronteira no sul do país.  O Hezbollah indicou que repeliu neste domingo duas tentativas de infiltração de tropas israelenses.

Segundo a milícia pró-iraniana, os seus combatentes detonaram dispositivos explosivos contra soldados israelenses que “os confrontaram quando tentaram se infiltrar” perto da cidade libanesa de Ramia. Afirmou também que atacou soldados israelenses em Marun al Ras, alguns quilômetros a leste, e que bombardeou uma base militar israelense ao sul da cidade de Haifa. Além disso, pela primeira vez, o movimento relatou combate corpo a corpo com soldados israelenses em uma aldeia no sul do Líbano.

Por sua vez, o Exército israelense relatou uma operação “seletiva e limitada” no sul, assim como um “combate corpo a corpo” com o Hezbollah. Também anunciou ter capturado um combatente da milícia em um túnel, “destruído [sua] infraestrutura ao longo da fronteira” e matado “dezenas” de combatentes.

O Hezbollah abriu uma frente contra Israel em outubro de 2023 para apoiar o seu aliado, o Hamas, na guerra na Faixa de Gaza, desencadeada após o ataque mortal do movimento islamista palestino em solo israelense em 7 de outubro daquele ano.

Depois de enfraquecer o Hamas em Gaza, Israel transferiu a maior parte das suas operações para a frente libanesa em setembro, com o objetivo de afastar o Hezbollah das zonas fronteiriças e permitir o retorno de cerca de 60.000 israelenses que tiveram que abandonar as suas casas no norte de Israel, devido ao lançamento de foguetes do grupo xiita. Mas neste domingo, o Exército disse ter interceptado cinco projéteis vindos do Líbano.

Mesquita destruída

Israel intensificou os seus bombardeios aéreos desde a meia-noite passada, segundo a agência de notícias oficial libanesa Ani, assim como os disparos contra cidades do sul do país, um reduto tradicional do Hezbollah.  Um bombardeio “por volta das 03h45” (horário local) destruiu “completamente” uma antiga mesquita no centro da aldeia de Kfar Tibnit, acrescentou.

A Cruz Vermelha libanesa informou que vários dos seus socorristas ficaram feridos neste domingo em um bombardeio de uma casa no sul, para onde foram enviados “em coordenação” com a força de paz da ONU no Líbano (Unifil).  A frente que o Hezbollah abriu contra Israel há um ano transformou-se em uma guerra aberta em 23 de setembro, com intensos bombardeios israelenses contra redutos do Hezbollah no Líbano, que mataram o líder do movimento, Hassan Nasrallah.

Ofensiva em Jabaliya

Depois de mais de um ano de combates, Israel continua a sua ofensiva em Gaza, território governado pelo Hamas.  O Exército bombardeia principalmente a região de Jabaliya, no norte, onde acusa o Hamas de reorganizar as suas forças. Neste domingo, o Exército indicou que eliminou “dezenas de terroristas” neste setor e atacou “40 alvos terroristas”.

O ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 em solo israelense causou a morte de 1.206 pessoas, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em números oficiais israelenses e que inclui reféns mortos ou assassinados em cativeiro em Gaza.  Ao menos 42.227 palestinos, a maioria civis, morreram na ofensiva israelense no território, segundo dados do Ministério da Saúde de Gaza, considerados confiáveis pela ONU.

AFP

Justiça da Venezuela nega anulação de sentença que valida reeleição de Maduro

O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) declarou, nesta sexta-feira (11), “inadmissível” o recurso apresentado pelo ex-candidato à Presidência, Enrique Márquez, solicitando a anulação de uma sentença emitida pela corte que validou a reeleição do presidente Nicolás Maduro.

Ex-diretor do Conselho Nacional Eleitoral pela oposição, Márquez apresentou o recurso no mês passado, juntamente com 20 dissidentes do chavismo, afirmando que a sentença que ratificou a vitória do presidente foi marcada por “vícios de inconstitucionalidade”.

Em sua nova decisão, a corte mais alta do país, acusada de favorecer o governismo, considerou “inadmissível o pedido de revisão constitucional da sentença”, ditada após um recurso apresentado por Maduro para certificar sua vitória. Segundo a corte, foi comprovada “a integridade inquestionável dos resultados anunciados pelo Conselho Nacional Eleitoral”.

AFP

Inundações deixam mais de 140 mortos no Nepal

Ao menos 148 pessoas morreram no Nepal depois das fortes chuvas que provocaram inundações na capital, Katmandu, e em outras regiões do país, anunciaram as autoridades neste domingo. Grandes áreas do leste e centro do país sofreram inundações desde sexta-feira, assim como bairros inteiros da capital, após as cheias de vários rios.

A agência nacional de gestão de desastres atualizou o balanço da tragédia e informou que pelo menos 148 pessoas morreram em vários pontos do país e 59 continuam desaparecidas. “Voltamos esta manhã (domingo) e tudo havia mudado. Não conseguíamos nem abrir as portas de casa, estavam bloqueadas pela lama”, disse Kumar Tamang, um homem de 40 anos, que mora em uma comunidade carente e precisou fugir no sábado, quando a água invadiu sua casa.

“Ontem, estávamos com medo de que a água nos matasse e hoje não temos água para limpar”, disse. Algumas pessoas buscaram refúgio nos telhados dos imóveis e outras tentaram fugir avançando pela água lamacenta. “Estou com medo. Nunca vi tanta destruição”, declarou no sábado Mahamad Shabuddin, dono de uma oficia de motos, perto do rio Bagmati. O rio Bagmati e seus afluentes, que atravessam Katmandu, sofreram cheias e inundaram os bairros próximos.

Ao menos 36 vítimas fatais das inundações estavam em três veículos e foram soterradas por um deslizamento de terra em uma rodovia ao sul de Katmandu, segundo o porta-voz da polícia, Dan Bahadur Karki. Mais de três mil pessoas participam nos trabalhos de resgate, com o apoio de helicópteros e embarcações. O ministro do Interior, Rishi Ram Tiwari, informou que mais de três mil desabrigados foram resgatados.

“Tivemos que pular de um telhado a outro para ficar em segurança. Depois, eles vieram com botes e nos resgataram”, disse Bishnu Maya Shrestha, que morava em uma área inundada de Katmandu e teve que quebrar o telhado da casa para fugir.

O Vale de Katmandu registrou 240 milímetros de chuva em 24 horas, entre sexta-feira e sábado, informou a agência meteorológica nepalesa ao jornal ‘Kathmandu Post’. Este é o maior nível de chuva registrado na capital do país desde pelo menos 1970, segundo a agência. A temporada de monções, de junho a setembro, provoca mortes e danos no sudeste asiático todos os anos, mas o número de inundações e deslizamentos de terra aumentou nos últimos anos. Os cientistas afirmam que as mudanças climáticas aumentaram a frequência e gravidade dos fenômenos.

AFP

Angola, Coreia do Sul, México e Reino Unido abrem mercados para o Brasil

O governo brasileiro informou as aprovações sanitárias para a abertura de mercados em quatro países, refletindo a confiança internacional no sistema de controle sanitário e fitossanitário do país. As aprovações sanitárias foram recebidas pelo governo nesta sexta-feira, 27.

O Reino Unido e o México autorizaram a importação de Grãos Secos de Destilaria (DDG) do Brasil, sem a necessidade de certificação fitossanitária, o que contribuirá para diversificar o uso de subprodutos de grãos no mercado externo e impulsionar a indústria brasileira de biocombustíveis.

O México também autorizou, sem exigência de certificação fitossanitária do Brasil, a importação de farinha e “pellets” (ração compactada) de feno dos tipos “alfalfa hay” e “timothy hay” destinados à alimentação animal.

Além disso, as autoridades sanitárias de Angola, Coreia do Sul, México e Reino Unido aprovaram a importação de dois outros produtos brasileiros: flor seca de cravo da Índia e fibra de coco. Essas aberturas oferecerão novas oportunidades para o setor de especiarias, bem como para o de fibras naturais, o qual pode beneficiar-se do potencial de crescimento das indústrias de construção e de manufatura nesses países.

Com essas novas autorizações, o agronegócio brasileiro chega à 138ª abertura de mercado em 2024, totalizando 216 novas oportunidades desde o início de 2023. Os resultados são fruto do trabalho de articulação do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A Tarde

Mark Zuckerberg entra para seleto grupo pessoas com fortunas acima de 200 bilhões de dólares

Dados mais recentes divulgados pelo Índice de Bilionários da Bloomberg mostram que a fortuna do CEO da Meta, empresa que controla redes como Facebook, Instagram e WhatsApp, Mark Zuckerberg, cresceu em 2024 e ultrapassou a marca de 200 bilhões de dólares nesta semana, o equivalente a pouco mais de um trilhão de reais na cotação atual.

Com isso, o bilionário entrou para o seleto grupo de apenas quatro pessoas cujas fortunas excedem a quantia. Além de Zuckerberg, que figura em quarto lugar, fazem parte da lista o CEO da marca de luxo LVMH, Bernard Arnault (207 bilhões de dólares), na terceira posição; o fundador da Amazon, Jeff Bezos (211 bilhões), na segunda, e, no topo, o empresário Elon Musk (272 bilhões), dono de companhias como Tesla, SpaceX e a rede social X.

No caso de Zuckerberg, o patrimônio quase dobrou em um ano. Segundo os números da Bloomberg, sua fortuna era de 109 bilhões de dólares no final de setembro de 2023. De acordo com o índice, a maior parte desse dinheiro vem da posse de 13% da participação na Meta Platforms, antiga Facebook, que concentra cerca de 4 bilhões de usuários ativos por mês.

O americano nasceu na cidade de White Plains, no estado de Nova York, e ganhou destaque cedo como um prodígio em programação de computadores. Quando aluno da Universidade de Harvard, em 2004, fundou o Facebook em seu dormitório com três amigos. Um deles foi o brasileiro Eduardo Saverin, que é hoje a pessoa mais rica do Brasil, segundo a última lista da Forbes.

A rede social, que era inicialmente voltada aos estudantes de Harvard, começou a migrar rapidamente para outras universidades americanas e se popularizar, o que levou Zuckerberg a abandonar a faculdade e mudar-se para o Vale do Silício. Em 2012, o Facebook chegou a marca histórica de 1 bilhão de usuários e adquiriu o Instagram.

Agência O Globo

Hezbollah confirma morte do líder do movimento, Hassan Nasrallah, em bombardeio israelense

O movimento islamista libanês Hezbollah confirmou neste sábado (28) que seu líder, Hassan Nasrallah, morreu em um bombardeio israelense na sexta-feira contra o subúrbio sul de Beirute, reduto do grupo pró-Irã, horas depois de Israel anunciar que havia eliminado o dirigente.

“Sayed Hassan Nasrallah se uniu a seus companheiros mártires (…) cuja marcha liderou durante quase 30 anos”, anunciou o grupo em um comunicado.  O Hezbollah, arqui-inimigo de Israel, anunciou oficialmente a morte de seu chefe mais de 19 horas após os bombardeios de Israel contra seu quartel-general em um bairro densamente habitado na periferia sul da capital libanesa.

Uma fonte próxima ao movimento pró-Irã havia informado que o grupo “perdeu o contato” com Nasrallah na sexta-feira à noite. Algumas horas antes, o Exército israelense anunciou a morte do líder do Hezbollah. “Hassan Nasrallah está morto”, afirmou uma fonte do Exército, Nadav Shoshani, na rede social X.

O porta-voz do Exército, o contra-almirante Daniel Hagari, afirmou que a eliminação do chefe do Hamas torna o mundo “um lugar mais seguro”. O grupo islamista palestino Hamas classificou o assassinato de Nasrallah de “ato terrorista covarde”. Hassan Nasrallah, de 64 anos, era um homem muito influente e venerado no Líbano. Líder do Hezbollah desde 1994, ele vivia escondido e fez raras aparições públicas. “A mensagem é simples: saberemos como alcançar qualquer pessoa que ameace os cidadãos de Israel”, alertou o comandante do Estado-Maior israelense, general Herzi Halevi.

“Nova ordem”

Um comunicado militar israelense afirma que Ali Karake, apresentado como o comandante da frente sul do Hezbolllah, e outros dirigentes do movimento morreram ao lado de Nasrallah. O Exército afirmou que a “maioria” dos líderes do grupo xiita foi “eliminada” nas operações israelenses dos últimos meses.

As forças de segurança do país divulgaram imagens do ministro da Defesa, Yoav Gallant, de Herzi Halevi e do comandante da Força Aérea, Tomer Bar, reunidos em um centro de comando durante a operação contra Nasrallah, batizaa de “Nova ordem”. O Exército israelense iniciou na segunda-feira uma campanha de bombardeios em larga escala contra o Hezbollah no Líbano, após um ano de confrontos na fronteira com o movimento pró-Irã.

O Hezbollah abriu uma frente contra Israel no início da guerra em Gaza, desencadeada pelo ataque contra o território israelense de seu aliado Hamas em 7 de outubro de 2023. Desde então, prometeu continuar “até o fim da agressão israelense em Gaza”.

Israel afirma que, com os bombardeios, pretende restabelecer a segurança no norte do país, alvo dos ataques do Hezbollah, e permitir o retorno para suas casas de dezenas de milhares de habitantes que foram obrigados a deixar a região.

O Hezbollah, financiado e armado pelo Irã, foi criado em 1982 por iniciativa da Guarda Revolucionária, o exército ideológico da República Islâmica. O guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, denunciou neste sábado “política míope” de Israel, após o anúncio da morte de Nasrallah, mas sem mencionar o nome do líder do Hezbollah.

AFP

Crueldade contra animal: policiais são julgados por atropelar um cachorro na Costa Rica

Quatro policiais costarriquenhos chegaram nesta quarta-feira a um tribunal de San José acusados de matar um cachorro, após atropelá-lo com seus carros de patrulha, ato pelo qual podem receber penas de até três anos de prisão. À porta dos tribunais, vários defensores de animais aguardavam a chegada dos acusados em protesto.

Os fatos ocorreram no dia 9 de agosto, em um bairro do Leste da capital costarriquenha, quando policiais uniformizados, a bordo de duas viaturas, tentavam sair de uma rua bloqueada e atropelaram um cachorro caído na calçada.

Vizinhos que estavam na rua testemunharam os acontecimentos. Os policiais não pararam nem se preocuparam com a situação do animal. As imagens foram registradas por uma câmera de segurança. A Associação de Bem-Estar e Proteção Animal apresentou queixa contra os policiais e os acusou de crimes de crueldade contra animais e morte de animal. “Ninguém está acima da lei”, disse o diretor da associação, Juan Carlos Peralta, que espera que os agentes sejam condenados à prisão “para enviar uma mensagem aos abusadores de animais sobre aquilo a que estão se expondo”.

Os policiais foram detidos preventivamente um dia após os fatos, suspensos administrativamente da Força Pública (Polícia Nacional) e aguardam decisão judicial. Em entrevista publicada no meio digital CRHoy.com, dois dos agentes garantiram que “em nenhum momento notaram a presença do cão”.

Também negaram, após acusações públicas não confirmadas, que tenham voltado ao local para oferecer dinheiro aos vizinhos que testemunharam o incidente para que não os denunciassem. Na última sexta-feira, a Agência de Investigação Judiciária recriou os acontecimentos ocorridos no local, a pedido do Ministério Público, que deverá apresentar as provas em audiência. A defesa também deverá apresentar seus argumentos em defesa dos policiais.

Agência O Globo

Petrolina recebe evento para impulsionar ecossistemas de inovação no Brasil

Petrolina vai sediar a 3ª edição do Eli Summit, que acontece entre os dias 11 e 13 de setembro. Realizado pelo Sebrae Nacional em parceria com o Sebrae-PE, o Eli Summit é um evento internacional focado em promover conexões e aprendizado entre ecossistemas locais de inovação no Brasil. Neste ano, o Sebrae espera a participação de cerca de 600 participantes no evento, entre lideranças do setor produtivo inovador, instituições de pesquisa, incubadoras, aceleradoras e investidores. As inscrições estão abertas no site.

Espaço para fomentar ideias, experiências e projetos, o evento é direcionado para públicos ligados ao ecossistema de inovação e deve fomentar o desenvolvimento local. “Estamos trazendo conferencistas do mundo todo, que são líderes no setor de inovação para discutir aqui as principais tendências de inovação. Tudo com vista ao desenvolvimento territorial do mercado. O Sebrae aposta muito nesse evento como forma de fomentar e trazer os pequenos negócios para o mercado”, destaca o superintendente do Sebrae Pernambuco, Murilo Guerra.

A edição deste ano conta com a participação de especialistas brasileiros e de outros países como Argentina, Colômbia, Cuba, Espanha, Romênia, Alemanha e Polônia.

Diferente das outras edições, realizadas na capital pernambucana, o Eli Summit chega ao Sertão do São Francisco e a escolha estratégica do local foi baseada na potência do município como epicentro da do setor de fruticultura irrigada nacional. Petrolina é o segundo maior polo tecnológico do estado.

De acordo com a gerente de negócios de inovadores do Sebrae, Evelyne Labanca, a escolha da cidade para sediar o encontro faz parte da estratégia de expor as pessoas a outros territórios, onde a inovação muda o tecido econômico local. “Petrolina reúne todos esses atributos. Há mais de meio século, ela tinha uma vocação econômica muito diferente da que é hoje. A cidade é uma origem do trabalho de inovação e tecnologia que transformou aquele seminário no oásis de atividade econômica que hoje exporta para o Brasil e para o mundo inteiro”, afirma Evelyne.

Programação: 

A programação do evento reúne oficinas, palestras, visitas técnicas e conteúdos exclusivos. No  primeiro dia, o evento contará com oficinas sobre “Como estruturar um pacto de inovação”, ministrada pelo próprio Josep Piqué, e painéis sobre “Alianças estratégicas para inovação” e “Governança inteligente”, entre outros temas.

Já o segundo dia, será realizada a oficina sobre “Como criar uma rede de investidores para o meu ecossistema”, ministrada pelo fundador e sócio da Additio Ventures, Gerard Valverde. A polonesa Marina Ranga, pesquisadora da Universidade de Varsóvia, apresenta a palestra “Estratégia de P&D para especialização inteligente”.

No terceiro e último dia, o antropólogo Santiago Uribe, da Colômbia, irá liderar uma oficina sobre “Como incrementar a resiliência do meu ecossistema”. Natural de Medellín, o especialista atuou na ação que transformou a cidade colombiana em uma referência em inovação.

A programação completa do evento pode ser encontrada no site do Eli Summit.

Diário de Pernambuco

Morre “vovô do TikTok”, conhecido por seu humor ácido, aos 90 anos

Morreu nesta quarta-feira (21/08) o tiktoker Joe Mack Roy, conhecido por fãs como Pop, aos 90 anos. De acordo com site TMZ, Pop havia sido diagnosticado com uma “massa na garganta”. Com seu humor e personalidade marcantes, Joe se destacou no TikTok, onde era carinhosamente chamado de “vovô do TikTok”. Nas redes sociais, Joe acumulava mais de 1,5 milhão de seguidores.

A notícia foi repassada por seu neto Jason, nesta quinta (22/08), por meio das redes sociais. Na publicação, ele afirmou que o avô morreu “em paz e cercados por familiares”. “Estou tão grata por ter passado 40 anos da minha vida com ele e só posso esperar viver para ser tão velho e sábio como ele foi”, afirmou Jason.

Pop já havia se afastado das redes sociais, o que deixou seus fãs inquietos, especialmente após sua aparição em uma cama de hospital, acompanhado de seu neto, que colaborava com ele em seus vídeos. Jason já havia revelado que o avô não estava passando por um bom momento e que precisava de muitas orações e de boas energias.

Sua fama surgiu de forma repentina, graças aos vídeos que mostravam seu cotidiano, repletos de comentários bem-humorados e sarcásticos que rapidamente cativaram o público. Em suas postagens, ele acumulou mais de 14,5 milhões de curtidas na plataforma.

Correio Braziliense

Zoológico nacional da África do Sul liberta seu último elefante

O último elefante do zoológico nacional da África do Sul, em Pretória, foi libertado esta semana em uma reserva natural por um grupo de defesa da fauna silvestre. O elefante Charlie, de 42 anos, foi retirado do  zoológico nacional e transportado para uma reserva na província de Limpopo, onde foi solto na segunda-feira pela EMS Foundation.

A ONG incentiva outro zoo sul-africano, ainda em posse de elefantes em Johannesburgo, a seguir seu exemplo. Esta operação foi resultado de vários anos de negociações com o governo sul-africano, que recebeu informações científicas segundo as quais os elefantes sofrem nestes locais, informou a fundação no comunicado.

Capturado e tirado de sua manada no Zimbábue quando tinha dois anos, Charlie foi vendido a um circo, antes de ser enviado ao zoológico de Pretória em 2001, acrescentou a fonte.A libertação de Charlie não significa que o zoológico de Pretória vá parar de mostrar elefantes, mas por enquanto não tem planos de adquirir outros, disse à AFP Michele Pickover, diretora-executiva da ONG, para quem os elevantes não devem viver em cativeiro.

AFP

Kamala Harris é oficializada como candidata pelo partido Democratas


A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, foi oficializada nesta terça-feira, 20, como a candidata democrata à Casa Branca pelos delegados do partido. A votação foi vencida por unanimidade, durante o segundo dia da Convenção Nacional Democrata, que ocorre em Chicago.

Harris, de 59 anos, expressou estar “eternamente agradecida” a Biden, a quem chamou de um “presidente incrível”. Ela agradeceu pela liderança histórica e seu serviço à nação, enquanto era aclamada pelos milhares de delegados.

Em breve, Biden se dirigirá ao público em uma primeira noite agridoce da festa democrata, na qual Harris será oficializada como candidata para disputar a Casa Branca contra o republicano Donald Trump. Aos 81 anos, ele fará um discurso com tom de despedida após meio século na cena política, o qual revisitará sua gestão e simbolizará a transição geracional do Partido Democrata.

A nomeação é um marco em sua carreira e encerra um dos meses mais turbulentos da política americana, no qual Kamala sucedeu a Biden, que, pressionado pelas dúvidas sobre sua idade avançada, desistiu de disputar um segundo mandato. Kamala trouxe um novo ânimo ao Partido Democrata quando muitos começavam a se resignar com um cenário de derrota.

A mais recente pesquisa do The Washington Post/ABC/Ipsos divulgada no domingo mostra Kamala com uma vantagem estreita sobre Trump, uma recuperação significativa considerando que, há um mês, Biden estava empatado com o magnata republicano e perdendo terreno em estados cruciais como Arizona e Nevada.

A Tarde

34567