Forças iranianas reagem a ataque dos EUA e lançam mísseis contra Israel

O Irã respondeu com mísseis ao ataque conjunto realizado por Estados Unidos e Israel em seu território na manhã deste sábado (28). O contra-ataque ocorreu como o país já vinha ameaçando fazer há meses: primeiro lançou uma onda de mísseis e drones contra Israel. Depois, aparentemente, começou a atacar instalações militares americanas no Bahrein, Kuwait e Catar, onde explosões puderam ser ouvidas ao longo da manhã.

A informação do ataque iraniano foi confirmada tanto pela Forças de Defesa de Israel quanto pelo próprio Irã, por meio das agência de notícias estatais Fars e Tasnim. “Neste momento, a Força Aérea Israelense está operando para interceptar ameaças, quando necessário, a fim de eliminá-las”, afirmou a organização de Israel nas redes sociais. O Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã confirmou em comunicado que o país começou a responder aos ataques conjuntos, afirmando que suas forças armadas “iniciaram uma resposta decisiva a esses atos hostis”.

O comunicado alertou os iranianos para que evitassem as áreas afetadas pelos ataques e que o governo havia tomado “medidas prévias” para garantir o fornecimento de itens de primeira necessidade. Escolas e universidades foram obrigadas a fechar, enquanto o comunicado informou que os bancos continuariam funcionando.

Sobe para 51 número de mortos em ataque a escola iraniana – Pelo menos 51 alunas morreram em um ataque atribuído a Israel em uma escola na província iraniana de Hormozgan, perto do estreito de Ormuz, indicou uma autoridade provincial citada pela imprensa estatal. “No ataque israelense com mísseis desta manhã contra uma escola primária de meninas no condado de Minab, 51 alunas morreram até o momento e 60 ficaram feridas”, indicou o governador do condado. O balanço anterior registava 24 mortos neste ataque, que as autoridades iranianas atribuíram a Israel, como parte da operação lançada com os Estados Unidos. Pelo menos 45 outras pessoas ficaram feridas no ataque em Minab, na província de Hormozgan, no Irã. A Guarda Revolucionária paramilitar do Irã tem uma base na cidade.

Irã levará inimigos ao arrependimento, diz embaixador do país no Brasil – O embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadiri, criticou neste sábado (28) o ataque conjunto de Estados Unidos e Israel e afirmou que o país islâmico “levará todos os inimigos ao arrependimento”. Assim como o Irã entrou seriamente nas negociações, agora, com seriedade e poder, levará todos os inimigos ao arrependimento.  Ghadiri também postou na mesma rede social uma declaração do Ministério das Relações Exteriores iraniano sobre o ataque. “Os Estados Unidos e o regime sionista, na manhã de hoje, às vésperas de Nowruz e no décimo dia do sagrado mês do Ramadã, violando de forma flagrante a integridade territorial e a soberania nacional do Irã, atacaram uma série de alvos e infraestruturas de defesa, bem como instalações civis, em diversas cidades de nosso país”, diz o texto.

Diario de Pernambuco

Radiohead exige que ICE remova vídeo com música usada sem autorização

A banda britânica Radiohead manifestou indignação contra o Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos Estados Unidos (ICE). O motivo da revolta é a utilização da faixa “Let Down” como trilha sonora em um vídeo institucional postado na última semana, que apresenta uma montagem sobre supostas vítimas de violência envolvendo imigrantes.

Em comunicado oficial, os músicos foram enfáticos ao afirmar que o órgão americano não entrou em contato para solicitar permissão de uso da obra. A banda classificou a atitude como uma apropriação indevida de uma música que possui profundo significado emocional para os integrantes e para os fãs.Os integrantes exigiram que o vídeo fosse retirado do ar imediatamente, referindo-se aos responsáveis pela publicação como “amadores”.

“Exigimos que os amadores que controlam a conta do ICE nas redes sociais a retirem do ar. Não tem graça, essa música significa muito para nós e para outras pessoas, e vocês não têm o direito de se apropriar dela sem lutar”, declarou a banda britânica.

Até o momento, o ICE dos Estados Unidos não se pronunciou sobre o pedido de remoção ou se pretende contestar a reclamação da banda.

A Tarde

“Fúria épica”: EUA e Israel anunciam que atacaram Irã

Anunciado várias vezes pelo presidente Donald Trump, o ataque dos Estados Unidos (EUA) ao Irã aconteceu neste sábado (28). Em parceria com o governo de Israel, os EUA lançaram mísseis contra Teerã, a capital do país do Oriente Médio, e outras cidades. Segundo o portal G1, até as 6h30, não havia informações concretas sobre danos, mortos e feridos. Agências de notícias informaram que mísseis atingiram áreas próximas ao palácio presidencial e a instalações usadas pelo líder supremo.

Em resposta, o Irã lançou mísseis contra o território israelense. O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que a meta dos ataques acabar com o programa nuclear do Irã. Militares dos EUA afirmam que ação pode durar dias. O Pentágono classificou a operação como “fúria épica”. A operação ocorre após semanas de negociações entre os EUA e o Irã na tentativa de fechar um acordo.

Trump – O presidente Donald Trump se manifestou sobre a ação. “Há pouco, os militares dos Estados Unidos iniciaram grandes operações de combate no Irã. O nosso objetivo é defender o povo americano eliminando ameaças do regime iraniano”, disse em vídeo publicado em sua rede social. Trump reconheceu que poderia haver baixas americanas em caso de retaliação do Irã.
O presidente americano disse que “isso acontece frequentemente em guerras”. Trump afirmou que pretende destruir o arsenal de mísseis do Irã e garantir que o país não obtenha uma arma nuclear.”

Tensão – A última reunião entre os EUA e Irã para discutir o programa nuclear ocorreu na quinta (26), em Genebra, na Suíça. Na ocasião, os enviados americanos avaliaram as negociações como positivas e acertaram de se encontrar na próxima segunda (2). Os Estados Unidos ampliaram sua presença militar no Oriente Médio nas últimas semanas com o envio dos porta-aviões USS Abraham Lincoln e USS Gerald R. Ford. As embarcações se somaram a navios de guerra e às bases militares já mantidas pelos norte-americanos na região.

Crise – O Irã enfrenta dificuldades econômicas há anos, impactado principalmente pela reimposição de sanções pelos Estados Unidos. A medida foi adotada em 2018, quando Trump deixou um acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano.

História – EUA e Irã têm desavenças desde 1979, quando a Revolução Islâmica implantou o regime dos aiatolás, em vigor até hoje. De lá para cá, os dois países trocaram uma série de hostilidades, com os EUA apostando em sanções econômicas e embargos comerciais para pressionar o Irã, principalmente para evitar que o país desenvolva armas e apoie grupos armados no Oriente Médio.

Diario de Pernambuco/Com informações do G1

Spray nasal promete proteção contra Covid, gripe e pneumonia

Um spray nasal experimental pode abrir caminho para uma futura vacina universal contra vírus e bactérias respiratórias, como Covid, gripe e pneumonia. Desenvolvido por uma equipe liderada por Bali Pulendran, da Universidade Stanford, o imunizante ainda está em fase de testes, mas já demonstrou resultados promissores em laboratório.

Diferentemente das vacinas tradicionais, que usam fragmentos específicos de um patógeno, a nova fórmula combina dois adjuvantes, substâncias que estimulam o sistema imunológico, e uma proteína da clara do ovo (ovalbumina). A estratégia não mira um microrganismo específico, mas mantém o organismo em estado de alerta prolongado.

Em estudo publicado na revista Science, camundongos vacinados resistiram à exposição a variantes de coronavírus, incluindo o SARS-CoV-2, e à bactéria Staphylococcus aureus, mantendo peso e saúde estáveis, além de apresentarem pouca inflamação pulmonar. O diferencial está na ativação conjunta da imunidade inata (resposta imediata) e da adaptativa (resposta de longo prazo). A ovalbumina funciona como um alvo inofensivo que mantém as células T ativas, prolongando a proteção por pelo menos três meses, período superior ao alcançado por abordagens anteriores.

Os testes em humanos ainda não começaram, mas os pesquisadores acreditam que, no futuro, um simples spray nasal possa oferecer proteção ampla contra covid-19, gripe, vírus sincicial respiratório e até infecções bacterianas respiratórias.

A Tarde

Eric Dane, ator de Grey’s Anatomy e Euphoria, morre aos 53 anos

O falecimento de Eric Dane foi confirmado pela equipe da revista People, nesta quinta-feira (19). Há menos de um ano, o ator havia revelado ter sido diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença neurodegenerativa progressiva e sem cura.

Em comunicado enviado à People, a família de Eric Dane lamentou sua partida. “Com o coração pesado, compartilhamos que Eric Dane faleceu na tarde de quinta-feira, após uma corajosa batalha contra a Ela. Ele passou seus últimos dias cercado por queridos amigos, sua esposa dedicada e suas duas lindas filhas, Billie e Georgia, que eram o centro do seu mundo. Ao longo de sua jornada com a ELA, Eric se tornou um defensor apaixonado pela conscientização e pesquisa, determinado a fazer a diferença para outras pessoas que enfrentam a mesma luta. Ele fará muita falta e será sempre lembrado com carinho. Eric adorava seus fãs e é eternamente grato pela demonstração de amor e apoio que recebeu. A família pede privacidade enquanto enfrenta este momento difícil”, diz a nota.

Diario de Pernambuco

Flávio Bolsonaro amplia agenda internacional com nova viagem aos EUA

Após passar o carnaval com a família no Rio de Janeiro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) viajou aos Estados Unidos nesta quinta-feira, 19. É a terceira ida ao exterior desde que se lançou como pré-candidato à Presidência da República. Em janeiro e fevereiro, Flávio fez viagens ao Oriente Médio e à França, numa série de agendas para consolidar sua candidatura como sucessor do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A equipe do senador não confirma o que ele deve fazer nem com quem deve se encontrar. O comunicador Paulo Figueiredo deve acompanhá-lo nos próximos dias. Nas demais vezes que pisou em território americano, Flávio esteve acompanhado do irmão Eduardo Bolsonaro, deputado federal cassado por faltas após se autoexilar nos Estados Unidos. Atualmente Eduardo mora no Texas.

Em 20 de janeiro, Flávio foi até Israel com um roteiro de acenos políticos e religiosos, montado por Eduardo. Um aliado disse ao Estadão naquela ocasião que o objetivo era reforçar os laços com a direita internacional. A agenda, no entanto, serviu para que o senador passasse um verniz religioso à sua pré-candidatura. De cima de uma colina próxima ao Mar da Galileia, por exemplo, ele fez uma videochamada, depois publicada nas redes sociais, com parlamentares aliados – repleta de simbolismos.

“Estou aqui num lugar chamado Monte das Bem-Aventuranças. Foi aqui que Jesus Cristo fez seu primeiro discurso, e a partir daqui Ele começou sua peregrinação pelo mundo para levar esperança a todos. Então, queria pedir a todos aí (no Brasil) que fechassem os olhos para fazermos uma oração.”

Depois, ele se banhou nas águas do rio Jordão, num gesto que o pai, católico, fizera dez anos atrás, em maio de 2016. Era parte da estratégia visando a eleição de 2018, da qual acabaria vencedor. O local é ponto de peregrinação para cristãos, especialmente evangélicos, por ser o lugar onde Jesus teria sido batizado por João Batista. Flávio também passou pelo Bahrein, onde acompanhou uma corrida de cavalos a convite dos anfitriões do primeiro-ministro e príncipe herdeiro Sheikh Salman bin Hamad Al Khalifa, e pelos Emirados Árabes Unidos.

Na viagem que fez à França no mês seguinte, ele se encontrou com lideranças políticas, empresários e jornalistas conservadores numa tentativa de reforçar uma aliança global e convencer o mercado financeiro e descrentes na direita brasileira de que sua candidatura à Presidência da República é viável e influente, segundo seus aliados.

No roteiro de três dias houve encontros com lideranças políticas como Eric Zemmour (a nova cara da direita francesa), Marion Maréchal (neta de Jean-Marie Le Pen e sobrinha de Marine Le Pen, presidente do partido Reagrupamento Nacional) e François-Xavier Bellamy (vice-presidente do partido Os Republicanos).

A agenda também incluiu encontros com Thierry Mariani (ex-ministro e eurodeputado pelo Reagrupamento Nacional de Le Pen), Sarah Knafo (correligionária de Zemmour, aficionada por criptomoedas e fã de Elon Musk), uma das poucas políticas francesas convidadas para a posse de Donald Trump na Casa Branca e Vicent Bolloré, magnata da mídia conservadora francesa.

Quando voltar dos Estados Unidos, Flávio deve voltar a dar atenção à construção de sua candidatura. A pré-campanha foca hoje na construção de palanques estaduais para garantir apoio durante o período eleitoral. Na sexta-feira da semana que vem, 27, o senador deve ir a São Paulo para ter um encontro com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no Palácio dos Bandeirantes. Há a previsão de que Flávio volte a Europa nos próximos meses para visitas a países como Polônia, Hungria, Portugal e Bélgica. Ele também planeja estar na posse do presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, em março.

Estadão Conteúdo

Mark Zuckerberg vai a julgamento histórico sobre vício em redes

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, foi questionado na quarta-feira (18), se sua empresa projetou intencionalmente plataformas para viciar usuários. Ele depõe no tribunal em Los Angeles em um julgamento considerado histórico sobre o vício de crianças e adolescentes em redes sociais. É a primeira vez que Zuckerberg responde na Justiça sobre as acusações.

Meta, Snapchat, TikTok e YouTube são acusados por uma jovem de 20 anos identificada como K.G.M., que diz ter sofrido de ansiedade, depressão e problemas de autoimagem após abrir sua primeira conta em plataformas aos 8 anos. Segundo a CNN americana, ele não respondeu sobre qual seria sua mensagem para os pais que afirmam que seus filhos foram prejudicados pelas redes sociais.

Zuckerberg também foi questionado se crianças menores de 13 anos têm acesso ao Instagram – o aplicativo exige que os usuários tenham essa idade para se cadastrar. O CEO da Meta afirmou que os menores “não têm permissão para usar o Instagram”.

Efeito – Se as empresas forem condenadas, o resultado pode abrir um precedente importante na responsabilização das plataformas de tecnologia no mundo todo. Nos Estados Unidos, milhares de indivíduos, distritos escolares e procuradores-gerais estaduais entraram com ações judiciais semelhantes.

O argumento principal é o de que as redes sociais foram criadas para serem viciantes, como cigarros ou máquinas caça-níqueis de cassino. “Este caso é tão simples quanto ABC”, disse Mark Lanier um dos advogados. “Eles não criaram apenas aplicativos, criaram armadilhas. Não queriam usuários, queriam viciados.” Os casos foram comparados a processos contra grandes empresas de tabaco na década de 1990, acusadas de ocultar informações sobre os malefícios dos cigarros.

As empresas afirmam que não há evidências científicas que comprovem dependência. Elas também se sustentam em uma lei americana de proteção à liberdade de expressão que as resguarda da responsabilidade pelo conteúdo publicado por seus usuários online. Snapchat e TikTok fizeram um acordo para encerrar as acusações. O julgamento deve se estender por algumas semanas.

Estadão Conteúdo

Aliado de Martin Luther King, Jesse Jackson morre nos Estados Unidos

O veterano e ativista dos direitos civis dos Estados Unidos da América, o reverendo Jesse Jackson, morreu nesta terça-feira (17), aos 84 anos. A informação foi confirmada por sua família. Jesse foi companheiro de Martin Luther King nos anos 1960 na luta pelos direitos civis visando derrubar as barreiras que limitavam o espaço político aberto aos afro-americanos. Diagnosticado com Parkinson em 2017, Jackson foi hospitalizado para observação em novembro, após receber o diagnóstico de outra condição degenerativa.

Jesse Jackson foi uma figura proeminente durante o movimento dos direitos civis dos anos 1960, nos Estados Unidos. Ele também ficou conhecido por ser o primeiro afro-americano a deixar o ativismo para ser candidato à presidência americana por um dos principais partidos políticos do país. Protegido de Martin Luther King Jr. (1929-1968), Jackson construiu sua carreira trabalhando para organizar politicamente e melhorar a vida dos afro-americanos. Com isso, ele se tornou uma força nacional nas suas duas campanhas para a Casa Branca, em 1984 e 1988.

Outros afro-americanos buscaram a Presidência americana antes dele, mas Jackson foi o primeiro a receber votação significativa nas primárias, abrindo o caminho para outros que viriam posteriormente, como Barack Obama e Kamala Harris. Ao longo da sua carreira, Jackson formou um movimento para reunir a população americana, cada vez mais diversificada. Sua mensagem se concentrava nos americanos pobres e da classe trabalhadora.

“Nenhum outro membro do Partido Democrata falava em uma democracia multiétnica, multirracial”, declarou o senador Bernie Sanders em Chicago, no Estado americano de Illinois, durante um evento em homenagem a Jackson em agosto de 2024. “Este movimento não pretendia apenas nos reunir, mas nos levar juntos rumo a uma agenda progressista.”

Candidatura à presidência
Além de ativista, Jesse Jackson também se candidatou, duas vezes, ao cargo de Presidente dos Estados Unidos. “Sua fé inabalável na justiça, na igualdade e no amor inspirou milhões de pessoas, e pedimos que honrem sua memória continuando a luta pelos valores pelos quais ele viveu”, declarou sua família.

A Tarde/BBC

Morre o documentarista Frederick Wiseman, aos 96 anos

Nesta segunda-feira (16), morreu o influente documentarista Frederick Wiseman, também conhecido como cineasta e produtor norte-americano de filmes como “Titicut Follies”, “Welfare” e o recente “City Hall”.

A produtora do diretor, a Zipporah Films, fez o comunicado do falecimento, juntamente com a família dele. Em nota, a produtora afirma: “Por quase seis décadas, Frederick Wiseman criou uma obra incomparável, um abrangente registro cinematográfico das instituições sociais contemporâneas e da experiência humana cotidiana”. A mensagem acrescenta: “Ele produziu e dirigiu todos os seus 45 filmes sob o selo da Zipporah Films, Inc.”.

Wiseman iniciou sua carreira de cineasta nos anos 1960 e chegou a receber um Oscar honorário em 2016, além de um Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza de 2014 por seu conjunto de obra.

Diario de Pernambuco

Morre Robert Duvall, ator de ‘O Poderoso Chefão’, aos 95 anos

O ator Robert Duvall, de 95 anos, faleceu neste domingo, 15, em sua residência em Middleburg, Virginia, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela sua esposa, Luciana, em nota oficial à imprensa. “Ontem nos despedimos do meu amado marido, amigo querido e um dos maiores atores do nosso tempo”, escreveu a esposa.

Segundo comunicado, ele morreu de forma “pacífica”. Duvall é conhecido por trabalhos como “O Poderoso Chefão”, “Apocalypse Now” e “A Força do Carinho”.Com cerca de sete décadas de carreira, o ator e cineasta acumulou diversos prêmios, como Oscar, Globos de Ouro e Emmys

A Tarde

Bruno Mars posta foto de Reginaldo Rossi em comemoração ao Valentine’s Day

O cantor estadunidense Bruno Mars surpreendeu os brasileiros ao publicar uma foto do Rei do Brega, o cantor pernambucano Reginaldo Rossi, em seu perfil oficial no Instagram, em comemoração ao Dia dos Namorados nos Estados Unidos.Esta não é a primeira vez que Bruno Mars demonstra seu carinho pelo Brasil e pela cultura do país. Entre outubro e novembro de 2024, o artista realizou 14 shows nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte.

Durante o período, fãs chegaram a brincar nas redes sociais sobre o cantor ser brasileiro. Ao deixar o país, Bruno lançou a música “Bonde do Brunão”, na qual faz referências ao funk brasileiro e à sua experiência no Brasil. No videoclipe, é possível ver momentos vividos pelo artista durante a passagem pelo país.

Desta vez, porém, a escolha animou ainda mais os brasileiros. O cantor norte-americano e o Rei do Brega costumam ser comparados por fãs nas redes sociais, principalmente pela semelhança física, mas também pelo repertório musical. Nas redes sociais, internautas comentaram o gesto e destacaram o reconhecimento ao artista pernambucano.

Folha PE

 

 

Mesmo com aval do Senado, governo dos EUA passa por paralisação parcial até votação na Câmara

O governo federal dos Estados Unidos passa por uma paralisação parcial neste fim de semana a despeito da aprovação, na noite de sexta-feira (30), pelo Senado norte-americano do financiamento da maior parte das contas do País até setembro. Como a iniciativa ainda precisa ser aprovada pela Câmara, que não deve retornar até segunda-feira (02), espera-se uma breve paralisação das 00h01 deste sábado, 31, se estendendo por todo fim de semana.

A aprovação do Senado se deu após um acordo do presidente dos EUA, Donald Trump, com os democratas para separar o financiamento da Segurança Interna e permitir que o Congresso debata novas restrições às operações de imigração federal em todo o país. Os senadores votaram por 71 a 29 para aprovar um pacote de US$ 1 2 trilhão de cinco projetos de lei que financiam uma série de agências até setembro e um sexto para fornecer duas semanas de financiamento para o Departamento de Segurança Interna. De acordo com o Escritório de Gestão e Orçamento do País, as agências afetadas “devem executar planos para uma paralisação ordenada”.

Estadão Conteúdo

Países ameaçados por Trump com tarifas pela Groenlândia prometem ‘permanecer unidos’

Os países ameaçados pelo presidente americano, Donald Trump, com novas tarifas caso se oponham a que os Estados Unidos comprem a Groenlândia, asseguraram, neste domingo (18), que “permanecerão unidos” e denunciaram uma “espiral perigosa”.

“As ameaças tarifárias minam as relações transatlânticas e correm o risco de provocar uma espiral descendente perigosa”, afirmaram, em um comunicado conjunto, Reino Unido, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Países Baixos, Noruega e Suécia.

“Permaneceremos unidos e coordenados na nossa resposta. Estamos comprometidos com a defesa da nossa soberania”, acrescentaram, após as ameaças de Trump sobre a ilha do Ártico, um território autônomo integrante do reino da Dinamarca.

AFP

EUA fazem ataque na Síria e matam líder ligado à Al Qaeda

Os Estados Unidos anunciaram neste sábado (17), que conduziram um ataque letal na Síria contra um líder afiliado da Al Qaeda. De acordo com os EUA, ele tinha ligações diretas com um integrante do Estado Islâmico que matou três americanos no início de dezembro. A morte de um agente terrorista ligado à morte de três americanos demonstra a nossa determinação em perseguir terroristas que atacam as nossas forças”, disse o almirante Brad Cooper, comandante do Comando Central dos EUA (CENTCOM), em um comunicado no X.

O CENTCOM disse que Bilal Hasan al-Jasim “era um líder terrorista experiente” e “estava diretamente ligado” ao atirador do Estados Islâmico que matou dois militares dos EUA e um intérprete civil em 13 de dezembro de 2025, em Palmyra, na Síria. Os EUA têm retaliado contra o Estado Islâmico através de uma série de ataques da campanha intitulada “Operação Hawkeye Strike”. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, respondeu à postagem do CENTCOM, escrevendo no X: “Nunca esqueceremos e nunca cederemos”

A Tarde

Trump nega guerra com a Venezuela e comenta cenário político após captura de Maduro

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (5), em entrevista à NBC News, que o país não está em guerra com a Venezuela. Segundo ele, o enfrentamento é direcionado ao combate ao tráfico de drogas e a organizações criminosas. “Não, não estamos (em guerra)”, declarou.

Ao ser questionado sobre os próximos passos políticos após a captura do ex-ditador Nicolás Maduro, Trump descartou a realização de novas eleições em curto prazo. De acordo com o presidente, o país precisaria passar por um processo de reorganização antes de qualquer votação. “Não há a menor chance de as pessoas sequer votarem”, disse, ao comentar a hipótese de eleições em 30 dias.

LEIA MAIS
1234