Forças iranianas reagem a ataque dos EUA e lançam mísseis contra Israel

O Irã respondeu com mísseis ao ataque conjunto realizado por Estados Unidos e Israel em seu território na manhã deste sábado (28). O contra-ataque ocorreu como o país já vinha ameaçando fazer há meses: primeiro lançou uma onda de mísseis e drones contra Israel. Depois, aparentemente, começou a atacar instalações militares americanas no Bahrein, Kuwait e Catar, onde explosões puderam ser ouvidas ao longo da manhã.

A informação do ataque iraniano foi confirmada tanto pela Forças de Defesa de Israel quanto pelo próprio Irã, por meio das agência de notícias estatais Fars e Tasnim. “Neste momento, a Força Aérea Israelense está operando para interceptar ameaças, quando necessário, a fim de eliminá-las”, afirmou a organização de Israel nas redes sociais. O Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã confirmou em comunicado que o país começou a responder aos ataques conjuntos, afirmando que suas forças armadas “iniciaram uma resposta decisiva a esses atos hostis”.

O comunicado alertou os iranianos para que evitassem as áreas afetadas pelos ataques e que o governo havia tomado “medidas prévias” para garantir o fornecimento de itens de primeira necessidade. Escolas e universidades foram obrigadas a fechar, enquanto o comunicado informou que os bancos continuariam funcionando.

Sobe para 51 número de mortos em ataque a escola iraniana – Pelo menos 51 alunas morreram em um ataque atribuído a Israel em uma escola na província iraniana de Hormozgan, perto do estreito de Ormuz, indicou uma autoridade provincial citada pela imprensa estatal. “No ataque israelense com mísseis desta manhã contra uma escola primária de meninas no condado de Minab, 51 alunas morreram até o momento e 60 ficaram feridas”, indicou o governador do condado. O balanço anterior registava 24 mortos neste ataque, que as autoridades iranianas atribuíram a Israel, como parte da operação lançada com os Estados Unidos. Pelo menos 45 outras pessoas ficaram feridas no ataque em Minab, na província de Hormozgan, no Irã. A Guarda Revolucionária paramilitar do Irã tem uma base na cidade.

Irã levará inimigos ao arrependimento, diz embaixador do país no Brasil – O embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Ghadiri, criticou neste sábado (28) o ataque conjunto de Estados Unidos e Israel e afirmou que o país islâmico “levará todos os inimigos ao arrependimento”. Assim como o Irã entrou seriamente nas negociações, agora, com seriedade e poder, levará todos os inimigos ao arrependimento.  Ghadiri também postou na mesma rede social uma declaração do Ministério das Relações Exteriores iraniano sobre o ataque. “Os Estados Unidos e o regime sionista, na manhã de hoje, às vésperas de Nowruz e no décimo dia do sagrado mês do Ramadã, violando de forma flagrante a integridade territorial e a soberania nacional do Irã, atacaram uma série de alvos e infraestruturas de defesa, bem como instalações civis, em diversas cidades de nosso país”, diz o texto.

Diario de Pernambuco

Forças de segurança de Pernambuco recebem armamentos, viaturas e drones

As forças de segurança pública de Pernambuco receberam, nesta quinta-feira (26), novos equipamentos, viaturas e armamentos. As aquisições têm um valor de R$ 31,6 milhões e envolve pistolas, algemas, coletes balísticos, viaturas operacionais e equipamentos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Entre os itens entregues estão 1.962 pistolas do tipo Glock calibre 9mm, 1.675 algemas, 1.644 coletes balísticos, 29 caminhonetes 4×4, dois veículos hatch, sete micro-ônibus para transporte de tropa, seis viaturas 4×4 para transporte de cães e 12 viaturas de auto-resgate destinadas ao Corpo de Bombeiros.

“São viaturas, armamentos, coletes que serão distribuídos para todas as regiões do estado de acordo com as demandas, ampliando a eficiência das ações da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Estamos garantindo o maior investimento da história da segurança pública de Pernambuco, e vamos continuar comprando mais equipamentos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), de operação de crédito estadual, do Tesouro estadual e de emendas parlamentares estaduais e federais. Segundo o governo, os equipamentos serão distribuídos conforme a demanda operacional das órgãos de segurança.

De acordo com o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o reforço estrutural tem impacto direto na atuação das corporações. “As entregas são para as Polícias Civil e Militar, para o Corpo de Bombeiros, mas principalmente para a nossa sociedade, que cada vez mais conta com a nossa segurança. Pernambuco vive o seu melhor momento nesse sentido, com a menor taxa de homicídio por 100 mil habitantes”, declarou.

No pacote de aquisições de caráter bélico também constam 1.029.000 munições calibre 9mm para uso operacional e treinamento, 8.123 instrumentos de menor potencial ofensivo, entre eles 199 granadas, 1.960 espargidores e 5.964 elastômeros, além de 168 simulacros G19 (Blue Gun). Foram adquiridos ainda 1.528 coletes balísticos operacionais nível IIIA e 116 coletes balísticos dissimulados do mesmo nível de proteção.

A Polícia Militar também recebeu 36 drones Mavic 3 Enterprise, equipados com câmeras térmicas e sensores de alta precisão, voltados ao monitoramento aéreo em tempo real.

Para o Corpo de Bombeiros, além das viaturas de auto-resgate, foram entregues 23 conjuntos de almofadas pneumáticas, 26 câmeras de imagem térmica, 80 motosserras, 50 cilindros de ar comprimido S80, 53 capacetes de motorizado, 53 pares de botas para motociclistas, um kit de solução vídeo wall, 754 colchões, 16 contêineres de air bag e dois calços de estabilização veicular.

Diario de Pernambuco

Agentes de trânsito utilizam drones para implementar melhorias no trânsito de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Em Petrolina, a prefeitura está investindo na tecnologia para implementar melhorias no trânsito da cidade: dois drones adquiridos recentemente pela  Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) já estão sendo utilizados nas ruas reforçando as ações dos agentes de trânsito.

Uma das principais funções dos equipamentos – que têm um raio de abrangência de até 5Km –  é possibilitar uma melhor visualização do tráfego, para que assim, a Ammpla possa estudar possíveis melhorias, como explica o diretor-presidente da autarquia, Geraldo Miranda.

LEIA MAIS

Geraldo Miranda afirma que drones vão auxiliar agentes da AMMPLA na fiscalização de imprudências

(Foto: ASCOM)

No mês de maio a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) anunciou a utilização de drones para fiscalização de trânsito. O aparato tecnológico ainda está em fase de testes e segundo o diretor-presidente da AMMPLA, Geraldo Miranda, o equipamento vai somar com o trabalho dos agentes.

“Multa só leva quem quer, principalmente multa de equipamento, ela é muito concreta porque ela lhe mostra, ela gera a foto. Os drones são equipamentos que vamos usar para otimizar o nosso efetivo. O agente de trânsito não tem a mesma mobilidade que um drone para fazer a fiscalização, o drone será utilizado como equipamento de fiscalização”, disse Geraldo Miranda.

O drone será utilizado para ter mais abrangência e tem a função de contribuir para o trabalho dos agentes, atuando para flagrar imprudências como ultrapassagem pela direita e estacionamento em fila dupla. “O que pensa é poupar vidas, é evitar acidentes principalmente com moto. Se todo mundo tivesse consciência nós não teríamos essa quantidade absurda”, destacou Geraldo Miranda.

De acordo com o diretor-presidente, os equipamentos continuam em fase de testes e na próxima semana os agentes devem ir às ruas com os drones.

Ammpla utilizará drones em fiscalização de trânsito

Os equipamentos irão ajudar na melhor distribuição do efetivo. (Foto: ASCOM)

Os agentes de trânsito da Autarquia de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) ganharam um reforço tecnológico para aprimorar seu trabalho nas ruas da cidade: dois drones que acabam de ser adquiridos para reforçar as ações dos profissionais.

Os aparelhos, que já estão em fase de testes, irão otimizar as abordagens educativas como explica o diretor-presidente da Ammpla, Geraldo Miranda.

“Estes equipamentos irão passar informações fundamentais para que os agentes de trânsito possam agir com mais eficiência, otimizando os procedimentos, e também as orientações educativas na nossa cidade. Através da utilização desta tecnologia, os agentes poderão saber, com precisão, onde e como agir”, informa Geraldo.

LEIA MAIS

Drones passam a ser os mais novos aliados da polícia no Piauí

DRONE-h

A Polícia Militar do Piauí é pioneira no uso de drones. Foto: ilustração

O 4º BPM/PI (Batalhão da Polícia Militar do Piauí) passará a contar com um super aliado, os drones, que irão auxiliar a polícia no combate a criminalidade no estado.

Nas próximas semanas a cidade de Picos passará a ser monitorada também por drones. A iniciativa do 4º BPM/PI é pioneira no Nordeste. Policiais militares já estão sendo treinados para operarem os equipamentos.

“Já conseguimos dois drones com o apoio de um empresário [Tiago] e da Maçonaria. Cada drone terá um raio de abrangência de 10 quilômetros”, comemorou o Comandante do 4º BPM, Edwaldo Viana.

Ainda segundo o Comandante, um drone será utilizado no policiamento ostensivo e o outro para auxiliar nas investigações. Um dos objetivos do uso dos aparelhos é monitorar as “bocas de fumo”. Uma base será montada no Centro da cidade.

“Os policiais vão ficar monitorando todo o Centro da cidade juntamente com os morros.”concluiu Edwaldo Viana.

Com informações do 180º