Forças de segurança de Pernambuco recebem armamentos, viaturas e drones

As forças de segurança pública de Pernambuco receberam, nesta quinta-feira (26), novos equipamentos, viaturas e armamentos. As aquisições têm um valor de R$ 31,6 milhões e envolve pistolas, algemas, coletes balísticos, viaturas operacionais e equipamentos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Entre os itens entregues estão 1.962 pistolas do tipo Glock calibre 9mm, 1.675 algemas, 1.644 coletes balísticos, 29 caminhonetes 4×4, dois veículos hatch, sete micro-ônibus para transporte de tropa, seis viaturas 4×4 para transporte de cães e 12 viaturas de auto-resgate destinadas ao Corpo de Bombeiros.

“São viaturas, armamentos, coletes que serão distribuídos para todas as regiões do estado de acordo com as demandas, ampliando a eficiência das ações da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Estamos garantindo o maior investimento da história da segurança pública de Pernambuco, e vamos continuar comprando mais equipamentos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), de operação de crédito estadual, do Tesouro estadual e de emendas parlamentares estaduais e federais. Segundo o governo, os equipamentos serão distribuídos conforme a demanda operacional das órgãos de segurança.

De acordo com o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o reforço estrutural tem impacto direto na atuação das corporações. “As entregas são para as Polícias Civil e Militar, para o Corpo de Bombeiros, mas principalmente para a nossa sociedade, que cada vez mais conta com a nossa segurança. Pernambuco vive o seu melhor momento nesse sentido, com a menor taxa de homicídio por 100 mil habitantes”, declarou.

No pacote de aquisições de caráter bélico também constam 1.029.000 munições calibre 9mm para uso operacional e treinamento, 8.123 instrumentos de menor potencial ofensivo, entre eles 199 granadas, 1.960 espargidores e 5.964 elastômeros, além de 168 simulacros G19 (Blue Gun). Foram adquiridos ainda 1.528 coletes balísticos operacionais nível IIIA e 116 coletes balísticos dissimulados do mesmo nível de proteção.

A Polícia Militar também recebeu 36 drones Mavic 3 Enterprise, equipados com câmeras térmicas e sensores de alta precisão, voltados ao monitoramento aéreo em tempo real.

Para o Corpo de Bombeiros, além das viaturas de auto-resgate, foram entregues 23 conjuntos de almofadas pneumáticas, 26 câmeras de imagem térmica, 80 motosserras, 50 cilindros de ar comprimido S80, 53 capacetes de motorizado, 53 pares de botas para motociclistas, um kit de solução vídeo wall, 754 colchões, 16 contêineres de air bag e dois calços de estabilização veicular.

Diario de Pernambuco

Petrolina recebe representantes das forças de Segurança de Juazeiro

Com a finalidade de fortalecer a cooperação entre os dois municípios para a construção de uma política intermunicipal de segurança que identifique características e problemas e apresente soluções para as duas cidades, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Segurança Público, recebeu o Comitê Intersetorial de Segurança (CISP-Regional) de Juazeiro, Bahia. O objetivo é consolidar os avanços na política pública de segurança.

Esse trabalho em conjunto servirá como base para a construção do consórcio intermunicipal de segurança pública, um projeto que vai abranger não só as cidades vizinhas, mas os outros municípios da região do Vale do São Francisco que demonstrarem interesse, construindo uma rede de apoio e troca de informações, otimizando os recursos e possibilitando o enfrentamento da criminalidade em conjunto.

A comitiva, representada pelas promotoras Joseane Mendes Nunes, titular da 8ª Promotoria de Juazeiro e cogerente do CISP Regional e a promotora Aline Curvelo, titular da 13ª Promotoria de Juazeiro e atual coordenadora do CISP de Juazeiro, integrou membros da Secretária Municipal de Segurança Cidadã de Juazeiro e o setor de políticas públicas, e a Guarda Civil Municipal da cidade vizinha.

O Comitê Intersetorial é uma instância de articulação entre diferentes órgãos, como Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, poder público municipal e tem como objetivo coordenar ações e estratégias para promover a segurança pública, nos níveis estadual, regional ou municipal.

Ascom

Forças da Bahia atuam na identificação de vítimas na BR-116 em MG

As Forças de Segurança da Bahia estão mobilizadas para prestar apoio na identificação das vítimas do trágico acidente ocorrido na BR-116, próximo à cidade mineira de Teófilo Otoni. O episódio, que envolveu um ônibus com passageiros baianos, motivou a atuação conjunta do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros da Bahia, em parceria com as autoridades de Minas Gerais.

Para facilitar a identificação das vítimas, unidades regionais do DPT, localizadas em Vitória da Conquista, Jequié, Itaberaba e Santo Antônio de Jesus, estão coletando amostras biológicas de familiares. Esses materiais foram encaminhados à Coordenação de Genética Forense, em Salvador, onde serão analisados e ficarão disponíveis para as autoridades mineiras.

Além disso, a Polícia Civil da Bahia (PC-BA) atua na busca e coleta de dados dos parentes das vítimas, mantendo contato constante com a Polícia Civil de Minas Gerais para acompanhar o processo de identificação e a liberação dos corpos.

Em nota, o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, expressou solidariedade às famílias e reafirmou o compromisso das autoridades baianas com o apoio necessário. “Estamos todos consternados e solidários às famílias e Forças Policiais e de Bombeiros de Minas Gerais. Utilizaremos todos os recursos possíveis para auxiliar na identificação e também nas transferências”, destacou Werner.

A Tarde

Juazeiro fará plantão neste sábado para vacinação contra a Covid-19

O plantão será iniciado às 8 horas da manhã para aplicação de 1.680 doses da AstraZeneca e 1.080 doses da CoronaVac que foram recebidas nesta sexta-feira (23).

Para a primeira dose foram destinadas 1.680 doses da AstraZeneca, quantidade pequena para o público-alvo desta fase da campanha, que são os trabalhadores dos grupos de segurança e salvamento acima de 45 anos, trabalhadores da educação, acima de 55 anos, quilombolas entre 18 e 59 anos e idosos acima de 60 anos.

LEIA MAIS

Juazeiro vacina neste sábado contra a Covid-19 trabalhadores dos grupos de segurança

Com atendimento exclusivo no auditório do Centro de Saúde III, do bairro Angary, até às 12h, profissionais da Secretaria de Saúde de Juazeiro, vacinam neste sábado (17), os trabalhadores dos grupos de segurança e salvamento acima de 45 anos.

São policiais militares, policiais civis, policiais rodoviários, policiais federais, bombeiros militares e civis, guardas municipais, conforme especificação em lista encaminhada pelos gestores de saúde dos municípios, após alinhamento com a Secretaria de Segurança Pública Municipal, guardas de trânsito e salva-vidas.

LEIA MAIS

Bahia: profissionais da educação terão prioridade na vacinação contra covid

(Foto: Ascom PMJ)

Profissionais da educação poderão ser vacinados contra a covid-19 na Bahia. A autorização veio após análise da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A confirmação foi dada pelo governador Rui Costa (PT) nas redes sociais. Apesar disso, ainda não há previsão de quando a imunização será iniciada no estado.

Conforme decisão da CIB, serão vacinados profissionais que tenham 55 anos ou mais. “Está garantida a prioridade na vacinação para trabalhadores da educação a partir dos 55 anos. A decisão está publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira. Precisamos de mais vacinas para ampliar a imunização e retomar as aulas com segurança para todos”, informou Costa.

Segurança pública

Além disso, haverá avanço na vacinação do grupo das forças. Segundo o documento, os municípios que finalizarem a etapa de 59 a 50 anos do grupo força de segurança e salvamento poderão avançar para o grupo de 49 a 45 anos. “Também foi definida a ampliação da vacinação de policiais e demais trabalhadores da segurança e salvamento. De forma escalonada, profissionais de 45 a 49 anos que atuam nesta área também serão priorizados. Estamos batalhando para que a vacina chegue a todos“, disse o governador.

Profissionais da Segurança Pública de Pernambuco começarão a ser imunizados contra a Covid-19

(Foto: Ascom)

Nesta sexta-feira (2) a equipe técnica do Programa Estadual de Imunização de Pernambuco, deverá enviar às 12 Gerências Regionais de Saúde, um novo lote de vacinas contra a Covid-19.  O Estado recebeu nesta quinta-feira (1º), 394 mil doses de imunizantes, sendo 362 mil da Coronavac e 32 mil da AstraZeneca/Oxford.

Essa remessa vai garantir a segunda dose aos idosos com mais de 65 anos em todo o Estado, além de iniciar a vacinação dos profissionais de segurança pública, a partir da inclusão dessa categoria entre os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização.

“Os municípios precisam ficar atentos a cada pauta de distribuição, para que o insumo seja utilizado da forma correta, beneficiando os grupos que já estão sendo contemplados e guardando, quando necessário, as doses destinadas à segunda aplicação”, recomendou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Comandante do CPRN se reúne com delegados da Polícia Civil de Juazeiro

(Foto: Polícia Militar)

A reunião foi realizada nesta segunda-feira (16) com o delegado Flávio André Martins, da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e a Delegada Adelina Maria de Araújo Castro, da Delegacia de Homicídios (DH), ambos da Polícia Civil, em Juazeiro (BA).

O Coronel PM Valter Araújo estava acompanhado do Comandante da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) / Norte, Major PM Luiz Henrique e das Comandantes da 73ª e 76ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM), as Majores PM   Raquel Reis e Ivana Almeida, respectivamente.

LEIA MAIS

Aparelho de som é apreendido durante fiscalização do toque de recolher em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

Fiscais da prefeitura de Juazeiro e agentes de segurança da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), Guarda Civil Municipal e das Polícia Civil e Militar passaram o fim de semana fiscalizando ruas do centro e dos bairros de Juazeiro para se fazer cumprir o decreto do governador Rui Costa do fechamento das atividades não essenciais e do toque de recolher.

Os locais fiscalizados foram mapeados, após os fiscais da SEMAURB, Guarda Municipal e demais agentes das forças de segurança receberem denúncias de aglomerações e realizações de encontros com som em alto volume. Alguns estabelecimentos comerciais foram fiscalizados e os agentes abordaram algumas pessoas, a maioria por não estar usando máscara. No sábado (27), foi apreendido um equipamento de som automotivo, no bairro Alto do Cruzeiro.

A Prefeitura reforça que em caso de emergência e denúncias de aglomerações e perturbação do sossego público, a população pode ligar para a Guarda Civil Municipal pelo número 153 ou para o 190 da Polícia Militar.