Petrolina ganha destaque nacional no tratamento da Malformação de Chiari

O município de Petrolina tem se consolidado como um centro de referência no diagnóstico e tratamento da Malformação de Chiari, uma condição congênita caracterizada pelo deslocamento das tonsilas cerebelares através do forame magno, região que conecta o crânio à coluna cervical.

Nos últimos anos, a cidade passou a receber pacientes de diversas regiões do país em busca de diagnóstico e tratamento especializado. Parte dessa procura ocorre por meio do Instituto de Malformação de Chiari, localizado às margens do Rio São Francisco.

LEIA MAIS

UPAE suspende atendimento no feriado da Data Magna; UPA 24h segue funcionando em Petrolina

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Petrolina informou que não haverá atendimento nesta sexta-feira (6) devido ao feriado da Data Magna de Pernambuco.

De acordo com a unidade, os serviços serão retomados no sábado (7), com funcionamento das 7h às 12h.

Já a UPA 24h de Petrolina continuará operando normalmente durante o feriado. A unidade mantém atendimento ininterrupto para casos de urgência e emergência, incluindo assistência clínica e odontológica.

MEC e Ebserh autorizam obra de R$ 14 milhões para ampliar Centro Cirúrgico do HU-Univasf

O Ministério da Educação (MEC) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assinaram, nesta quinta-feira (5), a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Bloco Cirúrgico e da Central de Material e Esterilização (CME) do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Petrolina.

O investimento é de R$ 14 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, e tem como objetivo modernizar a infraestrutura da unidade hospitalar, considerada referência em média e alta complexidade para 53 municípios da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA), dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro implanta serviço pioneiro de telemedicina na rede pública do Vale do São Francisco

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) inaugurou, na última quarta-feira (25), um serviço de telemedicina voltado para o atendimento de pacientes na emergência da unidade.

A iniciativa integra as metas estratégicas para 2026 do hospital, que é vinculado ao Governo do Estado da Bahia e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

LEIA MAIS

Mais de 100 crianças com microcefalia associada ao Zika ainda aguardam indenização em Pernambuco

Nove meses após a promulgação da lei federal que garante indenização a crianças nascidas com microcefalia associada ao vírus da Zika, parte das famílias ainda não teve acesso ao benefício previsto.

A legislação foi promulgada pelo Congresso Nacional em junho de 2025 e estabelece o pagamento de R$ 50 mil, além de uma pensão vitalícia mensal de R$ 8.475.

LEIA MAIS

Bebês prematuros começam a receber imuno que previne pneumonia e bronquiolite em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, deu início a imunização com a Nirsevimabe em bebês prematuros.

O anticorpo monoclonal é aplicado em dose única e previne infecções graves pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite em bebês.

Nesta segunda-feira (2), bebês prematuros e crianças com comorbidades começaram a receber o imuno na Unidade Básica de Saúde Amália Granja. A aplicação acontece de maneira agendada, após cadastro do público-alvo preconizado para receber o imunizante.

LEIA MAIS

Chuva abençoa Pinhões em dia de Prefeitura Presente e cidadania neste sábado (28)

“Consegui tudo o que vim buscar. Desse jeito, com todo mundo junto, foi a primeira vez que vi”. O relato é de Eliúde Lima, moradora da região de Tanque Novo, que esteve na praça de Pinhões na manhã deste sábado (28) para realizar um exame de vista e solicitar um documento para a filha. A experiência dela resume o sentimento de quem participou do Prefeitura Presente, que levou uma grande oferta de serviços públicos ao distrito.

Mesmo a mais de 70 quilômetros da sede, Pinhões recebeu a gestão municipal com uma ação pensada para facilitar a vida da população e apresentar, de forma direta, os serviços que fazem parte do dia a dia da Prefeitura de Juazeiro. A iniciativa permitiu que moradores resolvessem demandas em um único local, sem longos deslocamentos, em uma manhã marcada pela chuva e pela forte participação popular.

Moradora de Pinhões há 13 anos, Vaniele Pereira elogiou a estrutura e a organização do evento. Ela foi com a família em busca de atendimento odontológico e aproveitou para conhecer serviços de outras áreas. “Tá muito bom. A gente passa, pergunta, conhece. Facilita muito”, afirmou, enquanto aguardava o atendimento.

Para quem vive do campo, a ação também trouxe resultados concretos. A agricultora Maria Cirlene recebeu milho para plantio e mudas de árvores nativas. “Maravilhoso. A gente vai passar em tudo, porque tá bom demais”, disse, satisfeita com o acesso aos serviços voltados à produção rural e ao cuidado com o meio ambiente.

Ao reunir saúde, assistência social, educação, agricultura, cidadania, infraestrutura e outros atendimentos, o Prefeitura Presente mostrou na prática a importância de levar a prefeitura até onde as pessoas vivem. Muitos moradores aproveitaram para conhecer serviços que ainda não utilizavam e entender melhor os direitos disponíveis por meio do município.

Mesmo com o frio e a chuva, a comunidade compareceu, participou e ocupou a praça. O som dos forrozeiros ajudou a aquecer a manhã e trouxe leveza ao encontro, que ficou marcado pela proximidade entre a gestão municipal e a população, pelo diálogo direto e pelo acesso facilitado aos serviços públicos.

Ascom

Prefeitura Presente comunidade de Pinhões recebe serviços de cidadania e assistência social neste sábado (28)

A Prefeitura de Juazeiro, por meio do programa Prefeitura Presente, levará para o distrito de Pinhões, na zona rural, uma série de serviços ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome/Sedes e pela Secretaria da Mulher e Juventude/SMJ e da Casa dos Conselhos.

A ação acontece neste sábado (28), na praça da distrito, das 7h às 12h. Pela Secretaria de Mulher e Juventude/SMJ, serão disponibilizados os seguintes serviços: Emissão de ID Jovem; Atendimento do programa Dignidade Menstrual; Atuação do CIAM nas Comunidades, com os serviços mediante

Para participar, é necessário apresentação de documento com foto e login da conta Gov. Já os serviços ofertados pela Sedes serão: Atendimento do CRAS com orientações das equipes técnicas; Cadastro e atualização do CadÚnico; Atividades do Serviço de Convivência do Idoso; Atendimento e orientações com conselho tutelar ⁠Atendimento do cartório de registro civil com emissão de certidões de forma gratuita

Documentos necessários: CPF ou título de eleitor do responsável familiar, além dos documentos de todos os membros da família (RG, CPF, certidão de nascimento, carteira de trabalho, comprovante de residência e matrícula escolar). Na ocasião, a Casa dos Conselhos vai ofertar oficinas educativas, orientações sobre os conselhos e atendimento dos Conselhos Tutelares.

Ascom

Juazeiro participa de Oficina de Articulação Territorial sobre Promoção da Saúde e Participação Social

Nesta quarta-feira (25), Juazeiro esteve representada no Centro de Cultura João Gilberto durante a realização da Oficina de Articulação Territorial: Promoção da Saúde e Participação Social do Polo Juazeiro-Petrolina. A atividade integra o Projeto “Territórios Saudáveis e Sustentáveis na Promoção do Cuidado: abordagem interseccional e intersetorial na Promoção da Saúde”, promovido pelo Programa de Promoção à Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT), da Fiocruz Brasília, em parceria com o Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde.

O município foi representado pelo secretário de Saúde de Juazeiro, Helder Coutinho, que esteve presente compondo a mesa de abertura do evento, contribuindo com as discussões sobre a promoção da saúde e o fortalecimento da participação social nos territórios.

Durante a ocasião, o secretário destacou a relevância do debate para o fortalecimento das políticas públicas de saúde. “A promoção da saúde exige diálogo permanente com os territórios e com a população. Participar de espaços como este reforça nosso compromisso em construir estratégias mais inclusivas, sustentáveis e conectadas com a realidade das comunidades”, afirmou Helder.A programação do encontro incluiu momentos de apresentação do projeto, mesas temáticas, debates e a exposição do Curso Formação-ação: Promoção da Saúde e Participação Social, iniciativa que visa estimular práticas intersetoriais e o protagonismo social no cuidado em saúde.

Ascom

Pernambuco anuncia contratação por seleção simplificada de 831 profissionais para área de saúde

Através do decreto nº. 60.366, o governo de Pernambuco anunciou a contratação temporária de 831 profissionais para atuar na área da saúde, por Seleção Pública Simplificada. A contratação é uma solicitação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e terá o prazo de 24 meses, sendo prorrogável pelo mesmo período. Os detalhes da seleção serão conhecidos via edital a ser publicado em conjunto com a Secretaria de Administração.

Os cargos/regimes e quantitativos de vagas estão assim definidos:

Analista em Saúde/Diarista – 59 vagas

Analista em Saúde/Plantonista – 67 vagas

Assistente em Saúde/Diarista – 133 vagas

Assistente em Saúde/Plantonista – 116 vagas

Cirurgião Bucomaxilo/Plantonista – 6 vagas

Médico/Diarista – 136 vagas

Médico/Plantonista – 314 vagas

Total geral – 831 vagas

Diario de Pernambco

Prefeitura de Petrolina investiga novo caso suspeito de intoxicação por metanol

A Prefeitura de Petrolina investiga um novo caso suspeito de intoxicação por metanol no município. Nesta segunda-feira (23), as equipes da Secretaria de Saúde e da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) foram informadas sobre um  possível caso de intoxicação após ingestão de bebida alcoólica contendo metanol. A paciente está internada e apresenta sintomas como cegueira, tremores e convulsões, após consumir vodka.

As primeiras informações levantadas pelas equipes de saúde e da Vigilância Sanitária indicam que a bebida foi adquirida em um estabelecimento comercial no bairro Henrique Leite e consumida no Idalino Bezerra. Outras duas pessoas também consumiram a bebida, no entanto, não apresentaram nenhum sintoma característico de intoxicação.

Em novembro de 2025, três casos de intoxicação por metanol foram confirmados na cidade, duas pessoas morreram. A Vigilância Sanitária orienta a população a adquirir bebidas alcoólicas apenas em estabelecimentos regularizados e verificar a procedência dos produtos. Ao apresentar sintomas como visão turva, náuseas, vômitos, dor abdominal, tremores ou convulsões após ingestão de bebida alcoólica, procure imediatamente atendimento médico.

CEAM nas Comunidades reforça força e protagonismo das mulheres de terreiro em Petrolina

O  loteamento Vila Esperança se encheu de encontros, histórias e cuidado. As mulheres das comunidades de terreiro participaram na última sexta-feira (20) de uma ação que trouxe orientação, apoio e reconhecimento, mostrando que cada uma tem força, importância e direito a ter acesso a serviços que reforcem sua autonomia. A iniciativa fez parte do projeto CEAM nas Comunidades, promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, e é uma extensão do trabalho da Secretaria Executiva da Mulher no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CEAM), que atua no fortalecimento de mulheres em situações de violência.

Durante o encontro, as participantes tiveram acesso a serviços essenciais, como Cadastro Único, orientações com assistentes sociais e psicólogos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e emissão da Identidade Jovem. Mais do que atendimentos, o projeto proporcionou momentos de escuta, troca de experiências e valorização das histórias das mulheres, reforçando o papel do CEAM em apoiar e potencializar a força de cada participante.

A ação teve grande impacto entre as mulheres presentes, que destacaram como a iniciativa contribui para o fortalecimento e autonomia feminina. Francisca Gomes da Silva Santos, de 67 anos, comentou sobre o papel no CEAM. “O CEAM orienta e ajuda muitas mulheres que passam por violência. Essa ação fortalece a gente, nos dá segurança e mostra que podemos seguir em frente com mais confiança”, destacou. Já Macota Sabrina Santos da Silva, de 24 anos, ressaltou a importância da iniciativa. “É muito bom ver que a Prefeitura se aproxima da nossa comunidade e oferece esse cuidado. A gente se sente valorizada, respeitada e mais segura para tomar nossas decisões”, destacou.

O CEAM nas Comunidades cria espaços de apoio e proteção próximos às mulheres, mostrando que cada uma tem força, protagonismo e direito a ser ouvida e valorizada. Momentos como este aproximam a gestão pública das comunidades, fortalecem vínculos e reforçam a importância de serviços que acompanhem a vida real das mulheres.

Ascom

Com ações de testagens e educação em saúde, Prefeitura ofereceu cerca de mil atendimentos no Carnaval de Petrolina

Durante os dias de folia, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, levou para o polo Pierrot, na Orla, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Acolhimento Especializado (CTA/SAE), garantindo testagem gratuita para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites B e C. Ao longo das quatro noites de festa, foram realizadas 944 testes rápidos, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce e fortalecendo a prevenção entre os foliões.

Outra ação de destaque foi o trabalho de Educação em Saúde desenvolvido pelo Núcleo de Prevenção à Violência, com orientações sobre autocuidado, respeito e proteção durante o período festivo.

Os profissionais distribuíram 136.321 preservativos e lubrificantes. Também foram entregues aproximadamente 28.100 materiais educativos, entre abanadores, lenços e adesivos, reforçando as mensagens de prevenção e combate à violência.

As ações aconteceram em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome e a VIII Gerência Regional de Saúde, fortalecendo o trabalho integrado para garantir um Carnaval mais seguro, consciente e saudável para todos.

Ascom

Ministro da Saúde destaca investimentos na indústria durante visita de Lula em PE

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abordou planos e investimentos para o fortalecimento da indústria nacional da saúde durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Pernambuco, nesta sexta-feira (13). Padilha ainda destacou a importância da presença do chefe do executivo no carnaval da capital pernambucana.

Padilha iniciou ressaltando a relevância do estímulo ao complexo econômico-industrial da saúde no estado. “Queremos ser cada vez mais um país independente na produção de medicamentos, terapias e insumos. Todos conhecem a dedicação do presidente Lula em transformar Pernambuco em um grande polo da indústria farmacêutica e tecnológica”, afirmou em entrevista coletiva ao final da visita presidencial na fábrica da Aché, no Cabo de Santo Agostinho.

Com foco na captação de investimentos e na formalização de acordos internacionais, o ministro também comentou a agenda do presidente na Índia e na Coreia do Sul, destacando que a viagem tem como objetivo “fortalecer a capacidade nacional de produção de medicamentos, com ênfase nas indústrias brasileiras e nas instituições públicas, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)”.

Ainda sobre investimentos, Padilha destacou o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como principal agência de desenvolvimento e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da inovação tecnológica na área. Segundo ele, o banco atua não apenas no fortalecimento da indústria farmacêutica, mas também no incentivo à pesquisa e à inovação. “Só nesta semana o presidente esteve em dois grandes empreendimentos que só são possíveis graças à liderança do SUS, do governo federal e ao financiamento do BNDES”, declarou.

Lula no Carnaval do Recife

Em outro momento da coletiva, Padilha falou sobre o simbolismo da participação de Lula no carnaval do Recife e ressaltou a importância de valorizar a cultura popular em Pernambuco e em todo o país. “Lula é um presidente que prestigia o carnaval. Já tivemos presidentes que disseram que o carnaval era algo ruim para o Brasil, que atrasava o país, um movimento contrário a uma manifestação cultural que gera emprego e renda”, afirmou.

O ministro também destacou o impacto da presença de Lula e do valor da festa para o estado. “Pernambuco ganha muito com o carnaval. A presença do presidente no Galo da Madrugada, um bloco popular, é um reconhecimento dessa identidade cultural tão importante”, concluiu.

Diario de Pernambuco

Anvisa suspende 10 lotes da fórmula infantil Alfamino 400g por excesso de selênio e iodo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de 10 lotes da fórmula infantil Alfamino 400g, fabricada pela Nestlé Brasil Ltda. A medida também prevê o recolhimento dos produtos.

Segundo a resolução, a decisão foi tomada após análises identificarem a presença de selênio e iodo em níveis acima dos limites estabelecidos pela legislação sanitária.

LEIA MAIS
89101112