Médico que matou dois já havia se livrado de prisão “por não oferecer risco”

O médico Carlos Alberto Azevedo Silva Filho, de 44 anos, preso após matar dois colegas a tiros em Barueri, na Grande São Paulo, já havia sido detido anteriormente e liberado pela Justiça. A informação consta em decisão judicial que revogou a prisão preventiva do profissional em 2025, em um processo relacionado a agressão e injúria racial em Sergipe.

O caso anterior ocorreu em um hotel de Aracaju, onde o médico foi acusado de agredir funcionários, proferir ofensas de cunho racista e danificar o patrimônio do local. À época, ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar de Sergipe e encaminhado ao Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf).

Cerca de um mês depois, a Justiça revogou a prisão preventiva, sob o entendimento de que a liberdade do investigado não representaria risco à ordem pública. Na decisão, foram impostas medidas cautelares, como pagamento de fiança equivalente a dez salários mínimos, comparecimento mensal em juízo e proibição de deixar a comarca sem autorização.

Seis meses após o episódio em Sergipe, Carlos Alberto voltou a ser preso, desta vez acusado de matar dois médicos em frente a um restaurante localizado na Avenida Copacabana, no bairro Alphaville Plus, em Barueri, na sexta-feira (16). Segundo informações da polícia, o suspeito se envolveu em uma discussão com as vítimas dentro do estabelecimento, chegou a ser agredido e, em seguida, deixou o local. Minutos depois, retornou armado e efetuou disparos contra Luís Roberto Pellegrini Gomes, de 43 anos, e Vinicius dos Santos Oliveira, de 35.

Vinicius foi atingido por dois tiros e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Luís foi alvejado por oito disparos em diferentes partes do corpo e também morreu após atendimento médico. De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito foi preso em flagrante e permanece à disposição da Justiça. O caso é investigado pela Polícia Civil de São Paulo.

A Tarde

Médicos são mortos a tiros por colega de profissão após discussão

Um médico identificado como Carlos Alberto Azevedo Silva Filho matou a tiros dois colegas de profissão após um desentendimento na noite de sexta-feira (16), em frente a um restaurante de luxo na Avenida Copacabana, no bairro Alphaville Plus, em Barueri (SP). O autor dos disparos saiu do interior do restaurante já com a arma em mãos e atirou contra Luís Roberto Pellegrini Gomes, de 43 anos, e Vinicius dos Santos Oliveira, de 35.

Vinicius foi atingido por dois disparos, um no abdômen e outro nas costas, e chegou a ser levado ao pronto-socorro mais próximo do local, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Por sua vez, Luís Roberto recebeu oito disparos, que atingiram a axila esquerda, o braço esquerdo, a cintura, a coxa direita, as costas e o abdômen. Assim como a outra vítima, ele foi socorrido, mas acabou morrendo na unidade de saúde.

Sequência dos fatos
Segundo relatos e informações da polícia, Carlos Alberto cumprimentou a dupla com apertos de mão e deu início a uma discussão. Em dado momento, ele deu um tapa em um dos médicos, que estava sentado, o que fez com que o outro reagisse com diversos socos. Depois disso, a Guarda Civil Municipal de Barueri foi acionada após serem alertados de que havia um indivíduo armado no local. Após revista, os agentes não encontraram nenhuma arma com Carlos Alberto, que apresentou aos agentes marcas das agressões sofridas e disse que iria embora.

Contudo, pouco depois, ele pegou a arma em uma bolsa, saiu do estabelecimento e efetuou os disparos contra as vítimas. Testemunhas contam que o objeto teria sido entregue a Carlos Alberto por uma mulher. No boletim de ocorrência, está registrado que Carlos Alberto foi preso em flagrante por homicídio.

Versão do restaurante

Em nota, o restaurante El Uruguayo – onde aconteceu o episódio – lamentou o ocorrido e afirmou que o local mantém uma “política de tolerância zero à violência”. “Esclarecemos que, após discussões entre os envolvidos, de maneira desproporcional e inesperada, o agressor efetuou disparos contra as vítimas na presença da equipe da GCM que já estava no local atendendo a ocorrência e foi prontamente detido”, diz.

A Tarde

Polícia prende casal paraguaio que transportava 350 kg de cocaína escondidos em roupas de cama

Um casal paraguaio foi preso com cerca de 350 quilos de cocaína no interior paulista, na última quinta-feira (18). Os suspeitos partiram de Foz do Iguaçu, no Paraná, e estavam conduzindo a droga dentro de um caminhão com destino a João Pessoa, na Paraíba. Conforme a Polícia Militar, o casal foi abordado no quilômetro 338 da Rodovia Assis Chateaubriand, na altura da cidade de Santópolis do Aguapeí (região de Araçatuba, cerca de 520 quilômetros da capital).

Durante a vistoria no caminhão, os agentes encontraram as drogas no meio de roupas de cama e toalhas. Foram localizados três fardos de cloridrato de cocaína, pesando ao todo 107,3 quilos, e mais oito fardos de pasta base de cocaína (240,4 quilos), totalizando 347,7 quilos de drogas. A abordagem aconteceu no decorrer da Operação Impacto Força Total, que reuniu policiais militares do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da Polícia Militar de São Paulo; a Polícia Federal; a Delegacia de Repressão à Entorpecentes do Rio de Janeiro (DRE/RJ) e a FICCO, as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado em São Paulo.

O motorista e a passageira, de nacionalidade paraguaia, foram presos em flagrante por tráfico internacional de drogas e escoltados com os entorpecentes até a Delegacia da Polícia Federal de Araçatuba. A mulher foi liberada, mas o homem foi mantido preso. As identidades não foram informadas e, por isso, não foi possível localizar a defesa dos suspeitos. De acordo com a Polícia Militar, eles não tinham antecedentes criminais no Brasil.

Segundo a Polícia Federal, a interceptação foi possível “graças ao monitoramento realizado pela DRE/RJ, que identificou a movimentação de uma carga suspeita vinda do Paraná”. “Com base nessas informações, a equipe do Rio de Janeiro acionou a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em São Paulo (FICCO/SP), que mobilizou o Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) da Polícia Militar de São Paulo para a abordagem”, acrescentou em nota.

A ação faz parte da Missão Redentor, operada pela Polícia Federal no Rio de Janeiro, e cujo objetivo é desarticular facções criminosas e interromper o fluxo de armas e drogas dos grupos traficantes.

Estadão Conteúdo

Rayssa Leal é tetracampeã do Supercrown em São Paulo

Com apenas 17 anos, Rayssa Leal faturou o tetracampeonato do Supercrown, final do circuito mundial SLS de skate street. Além da brasileira, quatro atletas japonesas foram à final. A australiana Chloe Covell também esteve na decisão.

A Fadinha, como Rayssa é conhecida, abriu os trabalhos em São Paulo com nota 8.3. Na sequência, fez 7.5, seguindo na ponta. Depois, com 8.7 e 8.1, a brasileira continuou liderando. Na última volta, depois de ver as rivais caírem, Rayssa fechou com 8.7.

Agência Brasil

Torcidas organizadas de Palmeiras e Corinthians entram em confronto em São Paulo

Uma briga entre torcidas organizadas de Palmeiras e Corinthians foi registrada neste domingo (17) na Rodovia Presidente Dutra, em São Paulo. O confronto envolveu membros da Mancha Verde e dos Gaviões da Fiel, que desembarcaram de ônibus usando bombas e rojões. A situação foi controlada pela Polícia Rodoviária Federal.

Cerca de 14 caravanas da torcida organizada do Palmeiras seguiam para o Rio de Janeiro, onde o time enfrenta o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro. O trajeto foi interrompido por volta das 9h, no km 206 da BR-116, quando alguns torcedores desembarcaram dos veículos em uma tentativa de emboscada, contida pelas equipes da PRF.

Segundo a polícia, não há registro de feridos ou danos graves até o momento. A PRF informou que a operação faz parte do planejamento para monitorar deslocamentos de torcidas organizadas em jogos fora de casa. “A situação foi prontamente controlada pelas equipes operacionais da PRF, permitindo que o comboio retomasse o trajeto de forma segura e seguisse conforme o planejamento para o estado do Rio de Janeiro”, informa a nota da PRF. A polícia permanecerá acompanhando o deslocamento dos torcedores.

Estadão Conteúdo

APA Petrolina terá dois maratonistas no Pan-Americano em São Paulo

Os maratonistas José Márcio Leão e Mirela Saturnino, da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), foram convocados para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Maratona, que será realizado no dia 27 de julho, em São Paulo, durante a Maratona Municipal de SP. A convocação foi anunciada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Animado com mais uma chance de defender os núcleos do país, José Marcio destacou que o foco agora é intensificar a preparação. “É uma honra representar novamente o Brasil. Agradeço o apoio da equipe da APA Petrolina e dos patrocinadores Nubank, Seiva do Vale e GDM. Agora é trabalhar forte nos treinamentos para buscar um bom resultado no Pan-Americano”, afirmou Leão.

Mirela Saturnino também celebrou a convocação e vê na maratona uma oportunidade de superação. “Fiquei muito feliz com a notícia. Minhas expectativas são altas e vou dar meu melhor nessa maratona. Quero melhorar meu tempo e fazer um bom resultado pelo Brasil e pela minha equipe, APA Petrolina”, projetou.

O Campeonato Pan-Americano junto com a Maratona Municipal de SP vai reunir cerca de 20 mil corredores nas distâncias da meia maratona e maratona. A largada dos 42.195 Km será na Praça Charles Miller, no Pacaembu, passando por 18 bairros, até a chegada no Jockey Club de São Paulo, Cidade Jardim.

Ascom

Novo papa pode ser asiático ou africano, diz arcebispo de São Paulo

Colégio de cardeais ficou mais diversificado, explica dom Odilo

O cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, disse nesta segunda-feira (21), que “ninguém deverá se surpreender” se o novo papa, a ser escolhido durante o Conclave, seja um asiático ou africano.
“Ninguém deveria se surpreender se fosse escolhido um cardeal africano para ser papa ou um cardeal asiático para ser papa ou novamente um cardeal italiano para ser papa. Está nas possibilidades. Se isso acontecer, não significará que a igreja voltou-se só para África ou voltou-se apenas para Ásia, voltou às costas para América ou voltou a se centrar na Europa. Qualquer um que for escolhido papa deve recuperar o cuidado da Igreja como um todo. Portanto, é o tempo do pontificado que vai depois nos dizer para onde irão as escolhas pessoais que o papa fará”, disse.
Dom Odilo destacou que essa variedade de nacionalidades entre as possibilidades para um novo papado decorre do fato de que, durante o pontificado de Francisco, o colégio de cardeais ficou ainda mais diversificado.
LEIA MAIS

Bolsonaro: “Só um psicopata para falar que 8/1 foi tentativa de golpe”

Manifestação convocada por Jair Bolsonaro pela anistia aos envolvidos nos atos de 8/1 ocorreu neste domingo na Avenida Paulista, em SP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (6/4), em discurso na Avenida Paulista durante a manifestação convocada pela anistia aos envolvidos nos atos de janeiro de 2023, que “só um psicopata para falar que aquilo que aconteceu no dia 8 de janeiro foi tentativa armada de golpe militar”.

Bolsonaro ironizou a manifestação realizada na semana passada por grupos de esquerda contra a anistia e em defesa de sua prisão, e disse que “eles perderam essa guerra” porque “a grande maioria do povo brasileiro entende as injustiças” contra os presos e condenados pelos atos antidemocráticos, que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.

LEIA MAIS

Bolsonaro aposta em multidão em SP para elevar pressão por anistia

Após a frustrante adesão à manifestação realizada há três semanas na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aposta em levar uma multidão neste domingo (06) à avenida Paulista, em São Paulo, para pressionar o Congresso Nacional a aprovar a anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e demonstrar que ainda tem poder de mobilização popular frente ao desgaste enfrentado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O foco em uma pauta única — a anistia — e o uso de um símbolo feminino — o batom — para convocar apoiadores para o ato pelas redes sociais são o grande trunfo do núcleo duro bolsonarista para encher os quarteirões da avenida mais famosa da capital paulista nesta tarde e mostrar força política contra o Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou Bolsonaro e mais sete aliados réus do fim de março, por suposto envolvimento em uma trama golpista para manter o ex-presidente no poder após a derrota para Lula nas eleições de 2022.

Diario de Pernambuco

Incêndio criminoso deixa 4 pessoas mortas e 9 feridas em abrigo

Um incêndio criminoso deixou quatro mortos em um abrigo para pessoas em situação de vulnerabilidade localizado na Rua Sebastião Hummel, em São José dos Campos (SP). O fogo teve início na madrugada desta segunda-feira, 10, e o Corpo de Bombeiros foi rapidamente acionado. Durante a operação de resgate, 22 pessoas foram retiradas do local, com nove sendo levadas para o hospital, duas delas já sem vida.

O incêndio foi controlado ainda durante a madrugada, e o prédio passará por uma perícia para determinar mais detalhes sobre as circunstâncias do incêndio. A Polícia Civil está investigando o caso, e, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, uma pessoa foi presa e está à disposição da Polícia Judiciária.

De acordo com o Tenente Coronel Kalczuk, da Polícia Militar de São Paulo, imagens de câmeras de segurança mostram claramente a pessoa que iniciou o incêndio, confirmando que se tratou de um ato criminoso. O suspeito, que já possui passagens anteriores pela polícia, foi identificado e preso em flagrante. Ele estava sob efeito de drogas no momento da ação.

O tenente mencionou que a motivação do crime ainda está sendo investigada, mas, preliminarmente, acredita-se que o incêndio tenha sido causado por uma desavença entre o suspeito e um funcionário do abrigo durante um brechó realizado no local.

A Tarde

Após 15 anos sem vencer, Rosas de Ouro volta a ser campeã pelo Grupo Especial de SP

A Rosas de Ouro é grande campeã Grupo Especial do Carnaval paulistano de 2025, após apuração realizada na tarde desta terça-feira (4) no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital paulista. Com 269,8 pontos, a escola da Brasilândia vence a Acadêmicos do Tatuapé no critério de desempate e chega ao 8º título da sua história.

A agremiação foi a sexta a apresentar na primeira noite de desfiles e levantou o público com o enredo “Rosas de Ouro em uma Grande Jogada”, contando a história dos jogos e fazendo um painel de como influenciaram a humanidade ao longo dos anos. O resultado foi acompanhado de perto pela diretoria e integrantes da escola. Como já é tradição nas apurações dos desfiles, a cada ponto conquistado, as reações eram um misto de nervosismo, tensão e esperança. As informações são do portal Metrópoles.

Diario de Pernambuco

Delegado natural de Pernambuco é morto a tiros em São Paulo

Conforme imagens de câmeras de segurança, Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi abordado por um motociclista no meio da rua

Um delegado da Polícia Civil de São Paulo, natural do município de Chã Grande, no Agreste pernambucano, foi morto enquanto caminhava no bairro de Santo Amaro, na Zona Sul da capital paulista, nesta terça-feira (14). Josenildo Belarmino de Moura Júnior, 32, foi abordado por um motociclista que, armado, teria tomado a arma do policial e efetuado disparos.

Conforme imagens de câmeras de segurança, Belarmino ainda tenta correr, mas é atingido e cai na rua poucos metros depois do local onde foi abordado. O delegado chegou a ser levado para o Hospital do Campo Limpo, mas não resistiu.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública lamentou a morte e disse tratar-se de um roubo. “Ao perceber que o delegado estava armado, o assaltante disparou contra ele, atingindo-o nas costas.” O caso é investigado pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio da 6ª Delegacia Seccional.

POLICIAL DE PERNAMBUCO

Belarmino havia iniciado a carreira como delegado de polícia em maio do ano passado. Em nota, a prefeitura de Chã Grande lamentou a morte do delegado e decretou luto oficial de três dias na cidade.

Ricardo Nunes é reeleito prefeito de São Paulo-SP

Candidato vai administrar a capital paulista por mais quatro anos

Ricardo Nunes (MDB) venceu o segundo turno das eleições em São Paulo. Com 91,12% dos votos apurados, Nunes obteve 59,56% dos votos válidos. Guilherme Boulos (Psol) ficou em segundo lugar, com 40,44%.

Ricardo Nunes assumiu a prefeitura da cidade de São Paulo ao ocupar a cadeira de prefeito após a morte de Bruno Covas (PSDB), que faleceu em 2021, vítima de câncer. O candidato do MDB, antes de ser prefeito, foi vereador entre 2013 e 2020.

Empresário, tornou-se bem sucedido no ramo de controle de pragas, com uma empresa especializada no ramo da desinfecção de navios nos portos do país. Foi fundador da Associação Brasileira das Empresas de Tratamento Fitossanitário (Abrafit) e diretor da Associação Empresarial da Região Sul de São Paulo (AESUL). Também foi presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo.

Como político na Câmara Municipal, se notabilizou ao presidir a comissão parlamentar de inquérito sobre sonegação de impostos, a CPI da Sonegação Tributária.

Também ficou conhecido por defender a anistia a templos religiosos e defender pautas conservadoras. É filiado ao MDB desde os 18 anos. Foi alçado a vice de Bruno de Covas quando José Luiz Datena desistiu do pleito.

Nunes tem sua base eleitoral na zona sul, na região do Grajaú. Seu vice é o ex-coronel da reserva da polícia militar e ex-presidente da Ceagesp, Ricardo de Mello Araújo.

Com 56 anos, Ricardo Nunes é casado e tem três filhos.

Morre Silvio Santos, ícone da televisão brasileira e criador do SBT

Um dos rostos mais conhecidos do país, Silvio Santos faleceu neste sábado, 17, aos 93 anos. O comunicador, um dos maiores ícones da televisão brasileira, estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após ser diagnosticado com H1N1.

Filho de dois imigrantes judeus nascidos no antigo Império Otomano, Senor Abravanel, nome de batismo de Silvio Santos, nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.

O empresário começou a carreira como camelô, nas ruas da capital carioca. Ele também foi dono do antigo banco Panamericano, e até pré-candidato à presidência da República, em 1989, na primeira eleição direta do Brasil desde o golpe militar de 1964.

Sua trajetória na TV começou na década de 1970, primeiro com a TVS, e depois com mais quatro canais, que juntos passariam a formar o Sistema Brasileiro de Televisão, ou SBT, onde ele consolidou a sua fama.

Silvio Santos teve seis filhas: Patrícia Abravanel, Silvia Abravanel, Rebeca Abravanel, Daniela Beyruti, Cintia Abravanel, Renata Abravanel.

A Tarde

InfoGripe: aumentam casos de SRAG em São Paulo e Bahia

O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (16), aponta aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em São Paulo e Bahia. Em ambos os estados, esse crescimento se concentra em crianças e adolescentes de dois a 14 anos.

A análise observou também sinal de aumento no número de casos de SRAG por Covid-19 entre os idosos nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito federal. Em relação à mortalidade, na população entre 5 e 64 anos a presença do vírus Influenza A predomina entre os óbitos nas semanas recentes.

Segundo a pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz) Tatiana Portella, na Bahia, os dados laboratoriais apontam que o aumento esteja relacionado ao rinovírus. “Já em São Paulo ainda não é possível fazer essa associação, no entanto, considerando a faixa etária mais afetada e o cenário epidemiológico do país, é muito provável que o rinovírus também esteja contribuindo para o aumento do número de casos SRAG no estado“.

A diminuição da SRAG no agregado nacional, de acordo com o estudo, deve-se a uma queda ou interrupção no crescimento das SRAG por vírus sincicial respiratório (VSR) e influenza A em boa parte do país.

A atualização mostra que o VSR se mantém como a principal causa de internação e óbitos em crianças até dois anos, ainda que demonstre queda nas últimas semanas. Outro vírus respiratório com destaque para a incidência de SRAG em crianças e adolescentes até 14 anos é o rinovírus.

“Em alguns estados do Sul e Sudeste, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais, onde a influenza A apresentava sinal de aumento entre os idosos nas últimas semanas, já é possível observar um sinal de interrupção desse crescimento. Quanto ao VSR, que afeta principalmente crianças de até dois anos, a redução do número de casos já está mais consolidada na maioria do território nacional. O Rio Grande do Sul, que era o único estado com sinal de aumento de SRAG por VSR nas últimas semanas, agora já apresenta sinal de interrupção desse crescimento”, destaca a pesquisadora.

Agência Brasil

1234