Morre aos 32 anos o apresentador Erlan Bastos

O jornalista e apresentador Erlan Bastos faleceu neste sábado (17), aos 32 anos. Ao longo da sua carreira, Erlan passou pela Record e pela TV Meio, onde se consolidou como personalidade reconhecida no Piauí. Segundo o portal Piauí Hoje, Erlan estava internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina. O jornalista estava intubado, com água no pulmão, e os médicos trabalhavam com a possibilidade de um câncer. A causa da morte, no entanto, não foi divulgada oficialmente.

Nascido em Manaus, no Amazonas, ele ganhou o cenário nacional com o jornalismo de entretenimento. Amigos e admiradores do profissional expressaram seus sentimentos à notícia da morte.  Em nota, a NC TV Amapá, emissora do Grupo Norte de Comunicação, onde Erlan trabalhava, lamentou a morte do jornalista e destacou seu impacto no meio jornalístico.

“Em um período tão breve, Erlan conseguiu o que muitos levam anos para construir: mudou os rumos do jornalismo investigativo e crítico no Amapá. Com coragem, compromisso com a verdade e uma postura firme diante dos fatos, ele deu voz a denúncias, provocou reflexões e fortaleceu o papel do jornalismo como instrumento de fiscalização, justiça e cidadania.

Sua presença era intensa, sua fala era direta e seu trabalho, necessário. Erlan não se acomodava. Questionava, investigava e seguia em frente, sempre com o olhar atento às demandas da sociedade amapaense. Sua atuação elevou o debate público e reforçou a importância de um jornalismo independente, responsável e comprometido com o interesse coletivo.

A partida inesperada e precoce deixa um vazio imenso, na redação, nas telas, no jornalismo e em todos que acreditam na força da informação como agente de transformação. Mas seu legado permanece vivo: nas reportagens, nas denúncias reveladas, na coragem que inspirou colegas e na consciência crítica que ajudou a despertar.”, diz o comunicado.

Diario de Penambuco

Patrícia Poeta apresenta o “Encontro” de São João diretamente de Caruaru, nesta segunda-feira (23)

O “Encontro com Patrícia Poeta” da próxima segunda-feira (23) será transmitido diretamente de Caruaru. Ao vivo de uma praça pública da cidade, o programa da TV Globo ganhará uma edição especial às vésperas do São João.  Em entrevista à Folha de Pernambuco, Patrícia Poeta afirma que apresentar a atração na Capital do Forró em pleno período junino “é uma forma de viver e compartilhar com o público uma das manifestações culturais mais emblemáticas do nosso país”.

“O São João da cidade é uma referência nacional e, mais do que mostrar por link ou reportagem, queríamos sentir essa energia de perto e levar essa vivência completa para quem está em casa. É uma forma de homenagear o Nordeste e celebrar o Brasil real, com sua diversidade, suas cores, seus sabores e sua música”, comenta a apresentadora. Durante a transmissão, Patrícia receberá como convidada a atriz pernambucana Fabiana Karla e personalidades da cidade. Um trio de forró pé de serra será a atração musical do dia, que contará ainda com uma quadrilha junina para animar o público de casa.

A apresentadora afirma que os preparativos para a edição especial estão a todo vapor. “Fazer um programa ao vivo fora do estúdio exige uma logística muito especial, mas temos uma equipe maravilhosa, que abraça cada desafio com muita entrega”, defende. Segundo ela, a produção vem estudando a cultura local e conversando com personagens da região para entender cada detalhe do que será mostrado.

Gravações em pontos da cidade
Patrícia e sua equipe chegam a Caruaru antes do dia da transmissão. Neste final de semana, ela gravará dois VTSs, que devem ir ao ar na segunda, visitando pontos importantes da cidade do Agreste. “Espero encontrar tudo aquilo que faz o São João ser tão especial: o calor humano, a alegria nas ruas, as danças, as comidas típicas, a arte popular, a quadrilha…”, diz.

Um dos locais por onde a apresentadora vai passar é o Alto do Moura, o maior centro de arte figurativa das Américas. A ideia é conhecer o Museu do Mestre Vitalino e conversar com o neto do saudoso artesão, que é ainda uma referência da arte de barro no Brasil. Na famosa Feira de Caruaru, que já foi até tema de música, Patrícia vai entrevistar artesãos, comerciantes e turistas que visitam o local.

Para revelar ao público as várias facetas do São João de Caruaru, a apresentadora vai passear por diferentes polos do festejo junino, incluindo o trem cenográfico inspirado na histórica locomotiva de Recife. O roteiro deve culminar no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, que recebe os principais shows da festa, ao som da dupla Zé Neto & Cristiano. “Caruaru respira cultura nesse período e eu estou muito animada para me deixar envolver por tudo isso. Quero viver cada momento com intensidade e dividir cada descoberta com o nosso público”, aponta.

Fora dos estúdios
Já é um costume do “Encontro” deixar os estúdios em São Paulo para gravar edições pelo Brasil. Em fevereiro, por exemplo, o programa foi apresentado na Praia do Futuro, em Fortaleza, no Ceará. A experiência fez o matinal registrar sua maior audiência em meses. Patrícia repetiu a dose em maio, surgindo em uma fazenda no estado de Goiás.

Para a apresentadora, essas viagens são oportunidades de aproximar ainda mais o programa das pessoas. “O ‘Encontro’ é feito para o público e pelo público, então sair do estúdio e estar em outras cidades é uma forma de reconhecer o Brasil em sua diversidade. Para mim, pessoalmente, é uma oportunidade única de aprender, de me emocionar e de me conectar com histórias e culturas que nem sempre chegam ao estúdio, mas que dizem muito sobre quem somos como país”, reflete.

Folha PE

Morre Silvio Santos, ícone da televisão brasileira e criador do SBT

Um dos rostos mais conhecidos do país, Silvio Santos faleceu neste sábado, 17, aos 93 anos. O comunicador, um dos maiores ícones da televisão brasileira, estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após ser diagnosticado com H1N1.

Filho de dois imigrantes judeus nascidos no antigo Império Otomano, Senor Abravanel, nome de batismo de Silvio Santos, nasceu em 12 de dezembro de 1930, no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro.

O empresário começou a carreira como camelô, nas ruas da capital carioca. Ele também foi dono do antigo banco Panamericano, e até pré-candidato à presidência da República, em 1989, na primeira eleição direta do Brasil desde o golpe militar de 1964.

Sua trajetória na TV começou na década de 1970, primeiro com a TVS, e depois com mais quatro canais, que juntos passariam a formar o Sistema Brasileiro de Televisão, ou SBT, onde ele consolidou a sua fama.

Silvio Santos teve seis filhas: Patrícia Abravanel, Silvia Abravanel, Rebeca Abravanel, Daniela Beyruti, Cintia Abravanel, Renata Abravanel.

A Tarde