APA Petrolina terá dois maratonistas no Pan-Americano em São Paulo

Os maratonistas José Márcio Leão e Mirela Saturnino, da Associação Petrolinense de Atletismo (APA), foram convocados para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Maratona, que será realizado no dia 27 de julho, em São Paulo, durante a Maratona Municipal de SP. A convocação foi anunciada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Animado com mais uma chance de defender os núcleos do país, José Marcio destacou que o foco agora é intensificar a preparação. “É uma honra representar novamente o Brasil. Agradeço o apoio da equipe da APA Petrolina e dos patrocinadores Nubank, Seiva do Vale e GDM. Agora é trabalhar forte nos treinamentos para buscar um bom resultado no Pan-Americano”, afirmou Leão.

Mirela Saturnino também celebrou a convocação e vê na maratona uma oportunidade de superação. “Fiquei muito feliz com a notícia. Minhas expectativas são altas e vou dar meu melhor nessa maratona. Quero melhorar meu tempo e fazer um bom resultado pelo Brasil e pela minha equipe, APA Petrolina”, projetou.

O Campeonato Pan-Americano junto com a Maratona Municipal de SP vai reunir cerca de 20 mil corredores nas distâncias da meia maratona e maratona. A largada dos 42.195 Km será na Praça Charles Miller, no Pacaembu, passando por 18 bairros, até a chegada no Jockey Club de São Paulo, Cidade Jardim.

Ascom

Equipes da Prefeitura de Petrolina e da Fiocruz fazem reconhecimento de rotas para liberação de mosquitos que combatem a dengue

A partir de amanhã, terça-feira (04), as equipes da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Saúde, e do Método Wolbachia, iniciativa do WMP Brasil/Fiocruz, irão realizar o reconhecimento das rotas para liberação dos Wolbitos, os mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia, que atuam no combate a dengue, Zika e chikungunya. A previsão é que a liberação desses mosquitos comece no início do segundo semestre de 2021.

A liberação vai ocorrer a partir da instalação de dispositivos em áreas públicas, onde serão colocados ovos dos Wolbitos, que vão nascer nestes recipientes e depois voar em busca de alimento. Ao se acasalarem com os mosquitos que já estão no território, vão passar a Wolbachia – bactéria que não causa mal a humanos e animais – para as novas gerações, e que ajudará a impedir a transmissão das doenças transmitidas pelo Aedes.

LEIA MAIS