Obra de esgotamento sanitário no Antônio Guilhermino é iniciada em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

O Prefeito de Juazeiro inicia o ano de 2018 cumprindo mais um compromisso de campanha. Nessa quarta feira (3), acompanhado de lideranças comunitárias, vereadores e moradores do bairro Antônio Guilhermino, Paulo Bonfim, assinou a ordem de serviço e autorizou o início imediato da obra de esgotamento sanitário daquele populoso bairro. A obra que será executada com recursos próprios do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE era uma antiga reivindicação dos moradores, que há anos conviviam com esgotos a céu aberto.

“Estamos muito felizes nesse início de ano em receber este beneficio tão esperado. Moro aqui há 20 anos e sempre a esperança era de que um dia veríamos nossos filhos brincar nas ruas sem esgoto. Finalmente este dia chegou com o início da obra e aguardamos a sua conclusão para que possamos ter mais saúde e melhor qualidade de vida”, disse a moradora Maria José de Carvalho.

Para a alegria do presidente da Associação de Moradores do Antonio Guilhermino, Antônio Castro Filho, tão logo o prefeito Paulo Bonfim assinou a ordem de serviço, a empresa Constempe Construções e Serviços, iniciou a obra. “Foi uma luta árdua, mas hoje vejo que valeu a pena. Só tenho que agradecer a todos que se empenharam para a realização desse sonho, pois essa é uma vitória da comunidade. Sei que muitos criticaram, mas o resultado da soma de esforço está aqui com a obra que tantos benefícios trará para todos”, pontuou Castro.

LEIA MAIS

Prefeitura dá início às obras do Clube do Bairro no Dom Avelar em Petrolina

O Clube do Bairro do Dom Avelar vai contar com diversos equipamentos esportivos. (Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina deu início nesta terça-feira (26) às obras do Clube do Bairro que será construído num terreno baldio onde se localiza uma estátua abandonada do ex-bispo da cidade, entre as décadas de 40 e 50, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Avelar Brandão Vilela, falecido em 1986. Com um investimento de R$ 461 mil, o espaço vazio vai dar lugar a um importante espaço de lazer e cuidados com a saúde. A expectativa é que a nova praça esteja pronta dentro de seis meses.

O novo Clube do Bairro do Dom Avelar vai contar com diversos equipamentos esportivos como quadra, pista de caminhada, aparelhos para exercícios e mesas de jogos. Todo um trabalho de paisagismo será feito com o plantio de árvores integrando a natureza aos dispositivos que vão ser instalados no local. Além disso, a estátua de Dom Avelar, que se encontra bem danificada será restaurada.

A Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM) é a responsável pela obra. Para o secretário, Coronel Leite, a iniciativa vai contribuir para melhorar a vida dos moradores do Dom Avelar. “Quando se realiza um empreendimento desse porte todos saem ganhando. Desde as crianças, que passam a contar com brinquedos, os jovens que ganham equipamentos esportivos e até os idosos que podem se manter na ativa por mais tempo a partir da prática de exercícios. É algo que envolve toda a comunidade e a gente fica feliz em poder proporcionar essa transformação no dia-a-dia das pessoas”, destaca Leite.

Alça de acesso do Monumento da Integração em Petrolina já está pronta

O serviço amplia a mobilidade urbana no local. (Foto: ASCOM)

Foi concluída nesta quinta-feira (21), a obra de construção da alça de acesso no Monumento da Integração, no centro da cidade. Agora, os condutores que desejam ir para a Orla, não precisam mais entrar na Avenida da Integração para seguir pela Travessa Dr. Júlio de Melo.

Para isso, basta utilizar a alça localizada no fim da rotatória do Monumento. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho esteve no local acompanhando o término do serviço e fez uma ‘entrega simbólica’ da obra que já está com o trânsito liberado.

Miguel Coelho aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho da Prefeitura que visa ampliar a mobilidade urbana da cidade.

“É um investimento de mais de R$ 6 milhões que além da alça contempla a ciclovia da Avenida Cardoso de Sá e também outras 22 ruas em vários bairros da nossa cidade gerando assim mais conforto e segurança pra quem transita pelo local e ainda para que as pessoas possam ir e vir com mais velocidade”, destaca o prefeito.

Prefeitura retoma obra do Clube do Bairro do Gercino Coelho de Petrolina

(Foto: ASCOM)

As obras do Clube do Bairro Gercino Coelho que estavam paradas foram retomadas. Cerca de dez funcionários da secretaria de infraestrutura, habitação e mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM) estão trabalhando na praça Maurício de Nassau.

O atraso no andamento da obra, foi ocasionado por atrasos no repasse de recursos por parte do Governo Federal, o que já está sendo regularizado. A partir da divulgação do novo cronograma de disponibilidade de verbas é que será possível definir o novo prazo de conclusão do Clube do Bairro, provavelmente para o início do próximo ano.

Com um investimento total de aproximadamente R$ 408 mil reias, a Prefeitura de Petrolina retomou a obra que estava parada desde abril deste ano.

O secretário da SEINFRAHM, Coronel Leite, lembra que assim como ocorreu antes, o serviço, que foi retomado na semana passada, segue de acordo com a disponibilidade de recursos. “Nossa expectativa é que o trabalho seja contínuo daqui até a entrega da praça. É um espaço importante e que a população reivindica há algum tempo”, lembra Leite.

Jutaí deve receber adutora para aliviar seca que assola região; obra deve custar R$ 15 milhões

Moradores participam de Audiência Pública para discutir construção de adutora. (Foto: ASCOM)

Foi realizada no distrito de Jutaí, em Lagoa Grande (PE), uma Audiência Pública, que contou com a presença de diversas lideranças políticas, para discutir a implantação de uma adutora na localidade, a fim de resolver o problema da falta d’água na área sequeira do município. O evento aconteceu na Associação dos Vaqueiros de Jutaí.

A extensão da adutora de Jutaí deve ser de aproximadamente 60 Km, levando água para consumo de uma população que ultrapassa os 5 mil habitantes na região e que sofre ano após ano com as estiagens.

O superintendente da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, disse ter ficado satisfeito com os anúncios dos parlamentares presentes e representados que se comprometeram em destinar recursos via emendas para a obra. Os assessores dos deputados licenciado Fernando Filho e do deputado Adalberto Cavalcanti afirmaram que os parlamentares vão destinar recursos para a obra, que está orçada em R$ 15 milhões.

(Foto: ASCOM)

Em sua participação, o prefeito Vilmar Cappellaro comemorou a notícia da elaboração do projeto da adutora. “Antes de assumir procurei o superintendente da Codevasf sobre esses projetos de água para consumo e para plantar numa região que é o berço da fruticultura do Vale. Procurei o ministério da Integração, o governo do estado e dia 20 de julho, pedi a Auvialter que pudesse fazer uma adutora para esta região. Hoje ele chega com essa boa notícia da elaboração do projeto dessa adutora”, disse.

Estudo Técnico

Além disso, Cappellaro revelou que esteve em conversa com o comando do Exército Brasileiro e que já foi antecipado que será feito um estudo técnico para construção da adutora e que deverá haver um entendimento com a Codevasf para que a intervenção se torne realidade o quanto antes.

“Já encaminhamos estudos iniciais de topografia para o comando da corporação. É unir forças, juntar o que cada um tem e dizer que estamos à disposição com os equipamentos da Prefeitura, junto com os vereadores que estão conosco também nesta busca e levantando essa bandeira. Uma causa nobre com água para beber, para produzir e plantar e a população de Lagoa Grande tem que está unida para essas conquistas”, afirmou.

Entrega do Posto de Saúde em Maniçoba II marca três anos do Toda Sexta tem Obra

(Foto: ASCOM)

A noite da última sexta-feira (24) foi de festa para a comunidade de Maniçoba II, localizada na zona rural de Juazeiro. É que o novo Posto de Saúde da comunidade foi entregue pelo prefeito Paulo Bomfim, em comemoração ao aniversário de três anos do Toda Sexta tem Obra.

O prefeito estava acompanhado pelo deputado estadual, Zó, pela secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, pelo assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, e por outras lideranças políticas.

Durante a solenidade, o prefeito destacou que só neste ano, 59 obras e equipamentos foram entregues ao município. “Me sinto muito honrado em participar de um projeto político que colocou Juazeiro no rumo do desenvolvimento. São 11 meses de governo, em que entregamos obras de pavimentação, educação, social e principalmente da saúde que é a prioridade do nosso governo. Continuaremos com este projeto, fazendo mais e melhor para o nosso povo”, afirma.

O deputado estadual, Zó, parabenizou a continuidade do programa Toda Sexta tem Obra. “Juazeiro é a única cidade do Brasil que entrega obra toda sexta-feira. São três anos do programa, mas o município entrou no caminho do desenvolvimento há quase nove anos, quando começou com esse projeto político”, ressalta.

LEIA MAIS

Juazeiro: Comunidade do Maniçoba II recebe posto de saúde

Posto de saúde é instalado na comunidade. (Foto: Ilustração)

Nesta sexta-feira (14), às 18h30, o prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim, entrega mais um equipamento público que vem para fortalecer a saúde da rede municipal, cumprindo mais uma agenda do programa “Toda Sexta tem obra”.

A comunidade de Maniçoba II recebe a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS), orçada em R$ 307 mil, contando com recursos do Governo Federal e com contrapartida do município. Na ocasião, também haverá o plantio de uma árvore nativa, como parte do projeto “Minha Cidade Mais Verde”.

LEIA MAIS

CAPS AD recebe nova sede em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito Paulo Bomfim, acompanhado pela secretária da Saúde Fabíola Ribeiro, e por outras lideranças políticas, entregou a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), cumprindo mais uma agenda do Toda Sexta tem Obra.

Além do descerramento da placa, Paulo Bomfim também realizou o plantio de mais uma árvore nativa da região. O ato é parte do projeto “Minha cidade mais verde”, desenvolvido pelo município.

Na ocasião, o prefeito reafirmou o compromisso da gestão em melhorar a qualidade da assistência em saúde da população juazeirense.

“Estamos focados em qualificar os serviços, dando estrutura para que eles tenham seu funcionamento pleno. Em menos de um ano, já entregamos sete novos postos de saúde, além das reformas do Centro de Saúde III, do Centro de Especialidades Odontológicas e as novas sedes do nosso Laboratório Central e hoje, a sede do CAPS AD”, destacou.

Paulo Bomfim ainda lembrou a importância da humanização dos atendimentos, e a criação do programa Atender Melhor, que está focado em melhorar o acolhimento nos serviços de saúde da rede.

LEIA MAIS

Transnordestina desperta interesse de italianos

Transnordestina é um dos 89 projetos apresentados pela comitiva brasileira aos europeus

Empresas e governo italiano demonstraram interesse em ser sócios do governo brasileiro na conclusão da ferrovia Transnordestina. O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, disse aos italianos que o Brasil precisa de parceiros para finalizar esse projeto que hoje tem a Valec como a responsável pela construção.

“A Transnordestina é um projeto interessante e viável porque movimentará soja e minérios. No entanto, precisamos de aumento de recursos de parceiros privados”, disse Dyogo Oliveira durante reunião com o ministro de Infraestrutura e Transportes da Itália, Graziano Delrio.

A Transnordestina é um dos 89 projetos apresentados pela comitiva brasileira aos empresários estrangeiros em viagem à Europa. A Ferrovia del Estado foi uma das que manifestou interesse na Transnordestina. Hoje, a Itália é um importante parceiro brasileiro com cerca de 900 empresas atuando no Brasil e com interesse cada vez mais crescente em explorar a expansão da infraestrutura nacional em aeroportos, setor energético, ferrovias, portos e rodovias. “As reuniões têm sido surpreendentemente objetivas, produtivas, com algumas manifestações de interesses pelos projetos que a gente tem”, disse Oliveira.

LEIA MAIS

Juazeiro deverá ganhar porto para melhorar circulação de passageiros nas barquinhas

Projeto do terminal hidroviário em Juazeiro.

Passageiros das barquinhas em Juazeiro (BA) ganharão um local digno de acesso às embarcações. Seguindo o projeto Parque Fluvial, a Orla da cidade receberá um terminal hidroviário para o atracamento dos barcos. O porto , ou terminal hidroviário, será construído em frente ao “M” da Orla, próximo à segunda rampa de acesso

Atualmente o local tem apresentado diversos problemas. Por exemplo, ao descer das barquinhas, os passageiros ficam sujeitos à lama e às más condições de acesso às embarcações. A obra do Parque Fluvial deve ser entregue em um ano e meio.

Toda sexta tem obra entrega reforma do Laboratório Central de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Na manhã desta sexta-feira (20), o prefeito Paulo Bomfim cumpre mais uma agenda do Toda sexta tem obra e entrega a reforma do Laboratório Central de Juazeiro (Lacen). O evento será às 09h, na nova sede do local, localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, nº 05, Centro.

De acordo com a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, a obra foi realizada com recursos próprios. “Gastamos cerca de R$ 20 mil e fizemos uma pintura geral, reestruturação nas redes elétrica e hidráulica, além da aquisição de novos equipamentos”, afirma. O espaço conta com: recepção, salas de coleta geral e de limpa; frios; análises; bacteriologia e esterilização, além de ser totalmente adaptado para pessoas com deficiência.

Toda a população da microrregião é beneficiada com os serviços prestados no Lacen. No local, são realizadas as coletas de exames laboratoriais. A unidade trabalha em conjunto com os setores de vigilância em saúde, atenção básica, Centro de Informações em IST/HiV/Aids (CIDHA),  Núcleo Regional Norte e com o Lacen Estadual.

Avançam as obras da construção da nova ciclovia na Orla de Petrolina

(Foto: ASCOM)

O trabalho das equipes da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM) passou para uma nova etapa no serviço de construção da nova ciclovia da cidade. Depois do nivelamento do chão e fixação do meio-fio, agora é a vez da colocação do piso intertravado, que será destinado à pista de caminhada.

O secretário de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, Coronel Leite, lembra que o andamento da obra segue, conforme a liberação de verbas pelo Governo Federal. “A ansiedade é grande para vermos a pista concluída, mas o serviço é complexo e a liberação dos recursos é parcelada. Mesmo assim, o prefeito Miguel Coelho e eu estamos confiantes de que até o início do ano que vem, os petrolinenses vão poder contar com mais um importante equipamento de lazer”, destaca Leite.

A obra, que começou em junho deste ano, está prevista para ser concluída em fevereiro do ano que vem. Ao todo, vão ser 1.113 metros de extensão, entre o Petrolina Palace Hotel e o campus da Universidade de Pernambuco (UPE). Além da construção da pista de corrida, todo o passeio será recuperado neste trecho. Cerca de R$ 1,5 milhão foram investidos pela prefeitura de Petrolina, em parceria com o Governo Federal.

Novo restaurante popular deve ser construído em Petrolina

FBC conversa com ministro do Desenvolvimento Social sobre investimentos em Petrolina. (Foto: ASCOM)

Na noite da última quarta-feira (20), o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) recebeu do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra (PMDB-RS), a sinalização de recursos federais para a implementação de um novo restaurante popular em Petrolina (PE). O pedido do convênio, no valor de R$ 1,5 milhão, foi feito ao ministro pelo prefeito da cidade, Miguel Coelho (PSB).

O senador e o ministro conversaram, ainda, sobre o prazo para início das obras, que estaria previsto para primeira quinzena de outubro deste ano.

“Vamos trabalhar muito para que o restaurante esteja concluído o mais rapidamente possível, beneficiando não só a população mais carente como também todos os petrolinenses que buscarem uma alimentação boa e saudável”, comemorou o vice-líder do governo no Senado.

Recuperação asfáltica na Av. das Nações deixa trânsito lento no Centro de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O trânsito nas intermediações do Centro de Petrolina (PE) está lento na manhã desta sexta-feira (28) devido à recuperação asfáltica na Av. das Nações, na altura do Hotel Grande Rio.

O local está interditado devido a uma obra da Compesa, que, após o serviço de manutenção, havia apenas calçado a avenida. Para seguir pela via, os motoristas devem seguir pela rua Padre Fraga, que fica por trás do hotel.

Devido à obra da Compesa, Av. Cardoso de Sá será interditada durante esta quinta

(Foto: Internet)

Durante esta quinta-feira (6), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizará uma obra de implantação de rede coletora de esgoto na Avenida Cardoso de Sá, que fica no bairro Universitário.

Devido à obra de manutenção, a rua que dá acesso à Facape, UPE e TV Grande Rio será interditada. O acesso à Facape será realizado pelo portão do estacionamento da Avenida Cardoso de Sá. Já o acesso à UPE e à TV será realizado pela Avenida Pablo Neruda, em frente ao Condomínio Portal das Águas.

A obra será finalizada na manhã desta sexta-feira (7 ), quando a rua será liberada para o trânsito.

45678