Articulação de Tum garante asfalto no trecho entre Bem Bom e a BR-235

Marcus Cavalcanti e Tum.

Com posse agendada só para fevereiro de 2019, o deputado estadual eleito Tum (PSC) já cumpre agenda de visitas a órgãos públicos para tratar dos interesses de Casa Nova (BA).

Nessa quarta-feira (28), o parlamentar eleito participou de reunião com o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti. Na oportunidade, trataram da inauguração da estrada que dá acesso à localidade de Pau a Pique e definiram que o asfalto chegará até o distrito de Bem Bom pelo trecho que liga à BR-235, como solicitado pela comunidade.

Com inauguração prevista para janeiro, a obra de asfaltamento do acesso a Pau a Pique foi uma conquista articulada por Tum, pelo prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, e os deputados federais Paulo Magalhães e Bebeto Galvão, e que teve o aval do governador. O próprio Rui Costa já havia garantido também que, assim que concluído o trabalho nessa região, seria beneficiada a comunidade do Bem Bom.

LEIA MAIS

Prefeito de Juazeiro solicita ao DNIT retorno da obra da Travessia Urbana e outras demandas para o município

Prefeito Paulo Bomfim e o superintendente do DNIT/Bahia, Amauri Souza (Foto: ASCOM)

O prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim (PCdoB), se reuniu na manhã desta segunda-feira (19), em Salvador (BA), com o superintendente do DNIT/Bahia Amauri Souza, quando debateu três pautas de obras que a população juazeirense necessita com urgência, que inclui segurança e mobilidade urbana: inclusão da Travessia Urbana de Juazeiro no orçamento de 2019, autorização do órgão federal para que o Governo da Bahia e a Prefeitura realizem obra de iluminação na BR-407, entre o Posto Fiscal e o Mercado do Produtor, e ainda a manutenção das margens das BRs que cortam a cidade.

LEIA MAIS

Com auxílio de drones, Ammpla faz simulação em nova rotatória da Cardoso de Sá

Rotatória, Avenida Cardoso de Sá. (Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina (PE) está avançando nas ações para melhorar o fluxo de veículos ao longo da Avenida Cardoso de Sá. Depois de implantar uma rotatória no acesso ao bairro Jatobá, a Autarquia Municipal de Mobilidade  (Ammpla) segue executando as obras de uma nova rotatória, desta vez, no perímetro entre a Cardoso de Sá e a  Avenida Pedrinhas.

Ontem (13), o diretor presidente da Ammpla, Edilson Leite, e as equipes de engenharia de tráfego estiveram no local para acompanhar o fluxo de veículos e assim avaliar as possíveis melhorias. Com auxílio de drones, as equipes verificaram o trânsito e puderam comprovar que, naquela região, a rotatória é uma alternativa ainda mais eficiente que o próprio  semáforo.

“Esse estudo só veio mostrar aquilo que nossa equipe já havia reparado durante todas as ações que já executamos aqui. Nós acompanhamos de perto o fluxo de veículo e com o auxílio dos drones podemos perceber como a rotatória confere um fluxo maior naquela região. Mesmo com a retirada do semáforo, as retenções naquela área serão ainda menores, ou seja, uma vantagem ao condutor”, disse.

Edilson, lembra ainda que as obras da rotatória seguem em execução e que durante os trabalhos, os agentes de trânsito da Ammpla estarão no local organizando o fluxo de veículos.

Comunidades da zona rural de Campo Formoso recebem obra de recuperação de estradas

(Foto: ASCOM)

O maior programa de recuperação de estradas segue em ritmo acelerado na zona rural de Campo Formoso (BA). Mais de cinco máquinas trabalham diariamente para melhorar o deslocamento dos moradores até o centro da cidade, facilitando o acesso aos serviços públicos, além de contribuir na circulação do transporte escolar.

Mais de 20 comunidades já foram beneficiadas, entre elas estão as comunidades de Papagaio, Ilhote, Alagoinhas, Alagadiço, Queimada da Laje, Tiririca, Curralinho, Baixa do Umbuzeiro, entre outras. Alguns trechos não recebiam qualquer tipo de manutenção há mais de 20 anos.

De 2017 até agora, já foram recuperadas mais de 2.500 km de estradas, algumas refeitas duas ou três vezes por conta dos danos causados pela chuva.

Mais um trecho da Avenida Adolfo Viana está interditado para realização de obra de requalificação

Trecho interditado, Avenida Adolfo Viana.

Nesta segunda-feira (17) mais um trecho da Avenida Adolfo Viana precisou ser interditado para a realização da obra de requalificação da via. O trecho interditado compreende da esquina da Caixa Econômica até o Hipermercado G Barbosa.

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que os condutores que vêm da Avenida Ulisses Guimarães (Lomanto Júnior) e os condutores que vêm da BR-235 deverão entrar na Rua Um do Alto da Maravilha sentido Travessa da Maravilha e em seguida, pegar a Avenida Santos Dumont para ter acesso ao Centro da cidade.

“Devido à extensão e grande fluxo de veículos da Avenida Adolfo Viana, a obra será realizada por trechos. Pedimos mais uma vez, a compreensão e paciência dos motoristas. Nossos fiscais de trânsito estarão diariamente no local ordenando o tráfego”, destaca Marcos Cardoso, diretor operacional da CSTT.

A principal avenida da cidade ganhará calçadas amplas por toda extensão, redimensionamento dos canteiros centrais e recuperação asfáltica nas áreas de intervenção, melhorando as condições de acessibilidade e mobilidade, facilitando a vida de pedestres e motoristas.

Moradores da Cohab VI reclamam de reforma na quadra poliesportiva do bairro

Obra da quadra poliesportiva do bairro Cohab VI (Foto: morador do bairro)

A obra da quadra poliesportiva do bairro Cohab VI, em Petrolina (PE), não alcançou a aprovação dos moradores, principais usuários do equipamento público. A obra estimada em R$ 169.466,42 promete a implantação, readequação e modernização da quadra poliesportiva, para práticas de esporte educacional, recreativo e de lazer.

Porém, segundo os moradores do bairro que entraram em contato com o nosso blog, a obra vai de encontro com as necessidades da comunidade. Eles relataram que equipe que responsável pela obra quebrou metade da quadra existente há 20 anos afirmando que estava seguindo as normas do Ministério dos esportes. Para os moradores, essa redução pode prejudicar as atividades que serão desenvolvidas no espaço.

“Fizeram aqui uma estrutura, espaço a gente vê que a quadra tinha para ser feita, não fizeram por que não quiseram, nós estamos indignados com o que está sendo feito, que a prefeitura possa nos dá uma reposta, que possa ser feito uma obra de qualidade, por que quem paga imposto merece receber os serviços de qualidade da Prefeitura. É isso que nós estamos cobrando.”, disse o morador da Cohab VI, que prefere não se identificar.

Os moradores já estiveram pessoalmente com o prefeito Miguel Coelho, e segundo eles a resposta é que a prefeitura estava seguindo as normas estabelecidas pelo Ministério de Esporte. Incansáveis, os moradores procuraram o Ministério do Esporte e foram informados pelo setor de infraestrutura que o órgão não determina as medidas da obra. E foram orientados a entrar em contato com a Agência da Caixa Econômica de Caruaru (PE), responsável pelos contratos.

LEIA MAIS

Aeroporto de Petrolina recebe obras na área do estacionamento de veículos

(Foto: Reprodução/Google Street View)

As obras de melhorias no estacionamento de veículos do Aeroporto de Petrolina (PE), já começaram. Os trabalhos estão sendo realizados pela empresa vencedora da licitação da Infraero, a MD PARK Estacionamentos Eireli-ME, e incluem a pavimentação de toda a área, a cobertura de parte das vagas e a instalação de câmeras de segurança. Além disso, a reforma vai aprimorar o sistema de iluminação do local.

Os usuários, devem ficar atentos a mudanças corriqueiras que podem acontecer durante a obra. Uma área para estacionamento provisório está disponibilizada para os frequentadores do aeroporto. Toda a ação conta com sinalização e com o auxílio de funcionários da MD Park para orientar os usuários.

Com a conclusão das obras, que têm prazo limite de conclusão em até seis meses, o terminal pernambucano terá 317 vagas, sendo 30% cobertas, tornando a área mais confortável e segura para quem precisar estacionar no local.

Peças arqueológicas são encontradas pela Compesa em obras no Sítio Histórico de Olinda

Peça encontrada durante a obra. (Foto: ASCOM)

Em pouco mais de dois meses de execução da obra de melhoria do abastecimento de água no Sítio Histórico de Olinda, vários vestígios arqueológicos já foram encontrados. As escavações revelaram achados como ornatos arquitetônicos, louças, azulejos e moedas do século 19.

Por se tratar de uma obra realizada dentro do perímetro de um sítio histórico, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza com muito cuidado um acompanhamento das atividades, com uma equipe de arqueólogos, seguindo a orientação técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“Precisamos acompanhar as áreas de intervenção da obra para verificar a existência de vestígios materiais, todos os dias, sempre que houver abertura de valas”, explica a arqueóloga Gleyce Lopes, informando que um dos requisitos para se executar a obra foi a elaboração do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico.

Todos os materiais encontrados e coletados durante a obra do Olinda+Água no Sítio Histórico de Olinda pertencem à União – conforme disposto legal Art.175 da Constituição Federal – e ficarão sob guarda da Secretaria de Patrimônio, Turismo e Cultura de Olinda (Sepac).

Estradas de assentamentos são recuperados pela prefeitura de Petrolina e INCRA

Cerca de R$ 432 mil estão sendo investidos na obra. (Foto: ASCOM)

Os serviços de melhoramento das estradas dos assentamentos São José do Vale e Josias e Samuel, zona rural de Petrolina (PE), já se encontram em fase final. Sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, a manutenção visa melhorar as condições de tráfego e facilitar o escoamento da produção rural.

A obra com o reforço de diversos equipamentos como patrulha mecanizada composta por: uma motoniveladora; uma retroescavadeira; uma pá carregadeira; três caminhões caçamba; dois caminhões pipa; um rolo compactador e uma escavadeira hidráulica.

Para a conclusão dos trabalhos, estão sendo investidos cerca de R$ 432 mil. E já foram feitos os serviços de cascalhamento, patrolamento , alargamento das estradas e agora, estão sendo construídos dois bueiros.

“Esta é mais uma parceria exitosa entre a prefeitura e o INCRA que resulta em melhorias e vai beneficiar centenas de agricultores familiares. É importante dizer que o prefeito Miguel Coelho tem um olhar especial em relação aos pequenos agricultores e vem realizando obras para que eles possam ter condições de produzir, prosperar, gerar renda e também empregos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama

Secretária de Educação visita obras da escola Pedro Dias em Carnaíba, distrito de Juazeiro

Visita do secretário a obra da escola em Carnaíba. (Foto: ASCOM)

Dentro da agenda do Projeto ‘Educação, Presente! A Secretaria perto de você’, a secretária de Educação e Juventude (SEDUC) Lucinete Alves, acompanhada da equipe de engenharia, visitou nesta segunda-feira (13) as obras da Escola Pedro Dias, no distrito de Carnaíba, que será transformada em Escola de Tempo Integral, a segunda do interior de Juazeiro.

O prédio está sendo ampliado, com mais salas de aula, banheiros, salas de gestão e multiuso, climatização, além de refeitório e parque infantil. “Estamos construindo uma nova escola, mais ampla e confortável que vai proporcionar aos nossos alunos e professores um espaço muito mais agradável e bonito. O prefeito Paulo Bomfim vai inaugurar uma unidade de Tempo Integral em todos os Distritos de Juazeiro, para beneficiar centenas de alunos da zona rural”, garantiu a secretária da SEDUC, Lucinete Alves.

Além da Escola de Carnaíba, que em breve será entregue à população, o prefeito Paulo Bomfim vai assinar este mês, as ordens de serviços para a construção de mais duas novas unidades escolares, uma creche (EMEI) no Residencial São Francisco e uma escola de Ensino Fundamental no Residencial Dr. Humberto, dentro do Programa Municipal Minha Escola, Minha Vida.

Comunidade do Porto da Ilha ganhará quadra poliesportiva

(Foto: Ascom)

Mais uma quadra poliesportiva será construída na zona rural de Petrolina. O prefeito Miguel Coelho esteve no Porto da Ilha nessa semana, onde assinou na quinta-feira (19) a ordem de serviço para o início da obra cujo investimento será de R$ 209 mil.

O município estabeleceu o prazo de oito meses para entrega da obra. A estrutura do local contará com alambrados, arquibancada, rampa de acessibilidade e equipamentos esportivos, além da iluminação. Com o Porto da Ilha são 26 quadras poliesportivas entregues ou reformadas pela Prefeitura.

“São mais de R$ 5 milhões em investimento para essas quadras nos bairros e zona rural. Esses equipamentos serão importantes para incentivar o esporte e oferecer uma opção de lazer para as crianças e jovens de comunidades que não possuíam muitas alternativas para uma convivência saudável”, destacou Miguel.

Devido à duplicação, trecho da Sete de Setembro será interditado a partir da próxima segunda

(Foto: Internet)

A Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) vai interditar a avenida Sete de Setembro, em Petrolina (PE), a partir da próxima segunda-feira (23). A ação acontece devido às obras de duplicação da via.

A interdição será feita no sentido BR-428 à BR-407, nas proximidades da lagoa de estabilização e deve durar cerca de 15 dias. Durante este período, os condutores que acessam a Avenida Sete de Setembro deverão pegar o desvio que se inicia na Avenida Corina Amando de Miranda (Av. 4) da Vila Eulália, passando pela Avenida da Redenção e retornando pela Avenida Marechal Hermes da Fonseca – conhecida como estrada da banana.

Investimento

A duplicação da Avenida Sete de Setembro está 60% concluída e foi orçada em quase R$ 7 milhões. A nova Sete de Setembro ainda vai se integrar com dois novos viadutos, orçados em cerca de R$ 18,9 milhões e que começam a ser construídos ainda este ano, formando um novo complexo viário a fim de desafogar o trânsito na zona norte da cidade.

Duplicação da Avenida Sete de Setembro está 60% concluída, garante prefeitura

Avenida 7 de Setembro, Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A duplicação da Avenida Sete de Setembro, em Petrolina (PE) tem começado a ganhar forma. Iniciada em janeiro deste ano, a obra ganhou novo ritmo após a visita do ministro de Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casemiro, no mês passado. Segundo a prefeitura, a obra já está 60% concluída.

Até agora já foram feitos os cortes abertos para as duas novas faixas e a aplicação da Brita Graduada Tratada com Cimento (BGTC), enquanto que a camada de Brita Graduada Simples (BGS) está sendo concluída, da mesma forma que o aterro da área da lagoa de estabilização de esgoto. Além da conclusão da fixação da barreira New Jersey por quase toda a extensão da pista. Ainda vão ser realizados os serviços de drenagem, sinalização e acabamento da via.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos de Petrolina, Fred Machado, se o cronograma da obra seguir sem alterações, o serviço será entregue em setembro, mês de aniversário da cidade.

LEIA MAIS

Presidente em exercício do SINPOL visita Petrolina para fiscalizar obra do IML

(Foto: Sinpol/Divulgação)

O presidente em exercício do Sindicato dos Policiais Civis (SINPOL) de Pernambuco, Rafael Cavalcanti está em Petrolina nessa quarta-feira (4) para fiscalizar as obras do Instituto Médico Legal (IML) da cidade. Em conversa com o radialista Waldiney Passos, no programa Super Manhã da Rádio Jornal, Rafael comentou sobre a agenda no município.

“Fui chamado para verificar as condições de trabalho, mas especialmente vim para ver a situação da reforma do IML que vem se arrastando por quase dois anos”, comentou.

Segundo o presidente em exercício, a reforma no prédio aconteceu após o sindicato protocolar uma denúncia no Ministério Público de que vísceras humanas estavam sendo despejadas diretamente no rio São Francisco.

A obra está orçada em R$ 1.300.000,00 somente na reforma da estrutura do prédio e foi iniciada em 2017, no entanto ainda não há previsão de entrega. “A obra já foi adiada por mais de três vezes, a última previsão era de que fosse entregue no primeiro trimestre desse ano e isso só mostra do descaso com a população”, disse o presidente em exercício.

‘Toda Sexta tem Obra’ inaugura pavimentação e saneamento de ruas em Juazeiro nesta sexta

A Prefeitura de Juazeiro, através do programa ‘Toda Sexta tem Obra’, inaugura nesta sexta-feira (29), às 09h, a pavimentação e saneamento das Ruas Girassol e Novo Horizonte, no bairro Jardim das Acácias.

Com a inauguração das duas ruas o bairro passa a ter seis vias totalmente pavimentadas, saneadas e entregues pelo Prefeito Paulo Bomfim em um curto período de três meses.

As Ruas Girassol e Novo Horizonte, com extensão aproximada de 150m e 244m respectivamente, foram beneficiadas com os serviços de saneamento, drenagem superficial (meio fio e sarjeta), calçadas e pavimentação em paralelepípedos de pedra calcária, em toda a extensão.

A pavimentação e saneamento das duas vias faz parte do Programa Pavimenta Mais e do conjunto de obras do Projeto da Intervenção da Poligonal Urbana de Juazeiro que contempla um total de 12 bairros com obras de pavimentação, drenagem, recapeamento de parte do corredor de ônibus da Poligonal, revitalização, urbanização e macrodrenagem do Canal da Malhada da Areia (dando origem a duas avenidas paralelas), revitalização, urbanização e macrodrenagem do Canal CAIC, dentre outras intervenções.

23456