Obras na PE-460 devem ser concluídas no primeiro semestre de 2020

(Foto: Flávio Japa)

As obras de implantação e pavimentação da PE-460, seguem em andamento no trecho que vai da BR-116 até o entroncamento com a estrada de acesso ao distrito quilombola de Conceição das Crioulas, na cidade de Salgueiro (PE). Coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, e executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), as intervenções se encontram no percentual de 53% de execução de pavimentação. Quando finalizada, a obra beneficiará mais de 60 mil moradores da região. Serão contemplados 25 quilômetros de extensão da via.

Os trabalhos devem ser concluídos em junho de 2020. Estão sendo investidos R$ 20 milhões, recursos próprios do governo estadual. “A estrada está ganhando nova forma com as ações em andamento e, no primeiro semestre do próximo ano, vai tirar do isolamento a comunidade quilombola ao facilitar a mobilidade dos moradores da localidade”, afirma a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

Mais vias

Outras ações estão sendo implementadas da região por meio do Programa Caminhos de Pernambuco, como a PE-507, importante rodovia que liga as regiões do Sertão Central e do Araripe, e a PE-430, que vai do entroncamento com a BR-232, em Bom Nome, passando pelo município de São José do Belmonte até a divisa com o estado do Ceará. O plano viário já alcançou a marca de mais de 800 quilômetros de estradas requalificadas em todas as regiões.

Obra do Centro Gastronômico Eraldo Gueiros avança e segue cronograma previsto

(Foto: Jonas Santos)

O espaço cercado em pleno Centro de Petrolina, na Rua Governador Eraldo Gueiros, e o movimento de trabalhadores da construção civil sinalizam para quem passa pelo local que a obra do Centro Gastronômico está avançando. Com 30% de execução, foram concluídas as estruturas de fundação e 60% das vigas baldrames também já foram instaladas. A obra que começou em julho está seguindo o cronograma previsto e deve ser concluída no prazo de até 8 meses do início do serviço.

Os 20 quiosques que estão sendo erguidos vão contar com cozinha e espaço para clientes, além de banheiros. Estão sendo investidos pela prefeitura mais de R$ 680 mil para requalificar a área. As próximas etapas do cronograma de obra consistem na construção de paredes; piso; balcões; esquadrias; coberta; impermeabilização; pintura; instalações hidrossanitária, elétrica e de combate a incêndio; até chegar aos retoques finais.

Serão beneficiados os comerciantes que já atuavam no local e que, por enquanto, estão na antiga feira de artesanato, localizada na Avenida das Nações. “Esses trabalhadores estavam em estruturas precárias. Além de organizar o Centro de Petrolina, a preocupação do prefeito Miguel Coelho foi também a de dar dignidade para eles, ao proporcionar melhores condições de trabalho. Dessa forma, será possível melhorar a qualidade do serviço prestado e proporcionar mais conforto aos clientes”, constatou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emicio Júnior.

Prefeitura de Petrolina inicia licitação para obra de esgotamento sanitário da bacia do Dom Avelar 

(Foto: Ascom/Prefeitura de Petrolina)

A população que reside na região da bacia do Dom Avelar sofre há mais de 10 anos com o esgotamento sanitário ineficiente. Após vários impasses com a Compesa, a Prefeitura de Petrolina tem buscado solucionar este problema. O governo municipal irá investir cerca de R$ 6 milhões na recuperação da rede de esgotamento sanitário da área afetada.

De acordo com a prefeitura, a obra está em fase licitatória e irá beneficiar mais de 40 mil pessoas que residem em seis bairros da zona leste de Petrolina, são eles: Dom Avelar, Terra do Sul, Santa Luzia, São Jorge, São Joaquim e Padre Cícero.

LEIA MAIS

Após notificação da prefeitura, Compesa trabalha para concluir obra emergencial na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio 

(Foto: Arquivo)

Na manhã desta segunda-feira (8), o Blog Waldiney Passos publicou uma matéria sobre os transtornos provocados por uma obra emergencial da Compesa, realizada na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio durante o fim de semana. A denúncia partiu de um leitor.

LEIA TAMBÉM: 

Leitor critica Compesa por serviço na Monsenhor Ângelo Sampaio; Prefeitura notifica Companhia

Em um comunicado divulgado há pouco, a Companhia informou que as equipes estão trabalhando para finalizar a obra, até o final do dia. A obra para substituição de um trecho de uma rede de abastecimento de água, atravessa a Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, no bairro de São José, em Petrolina, em frente ao River Shopping. Os trabalhos iniciaram na última sexta-feira (5). “Em função da complexidade do serviço e de algumas interferências, levaram um tempo maior para conclusão”, explicou a empresa.

LEIA MAIS

Obras da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Juazeiro seguem em ritmo acelerado

(Foto: Divulgação)

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Juazeiro (BA), obra executada pelo Governo do Estado, ampliará os serviços de saúde no norte baiano. A Unacon funcionará ao lado do Hospital Regional da cidade, com a oferta de diversos serviços, a exemplo de radioterapia (primeiro do Norte da Bahia), braquiterapia, quimioterapia e cirurgia oncológica.

O prefeito Paulo Bomfim comemorou, em suas redes sociais, o avanço das obras da Unidade. O hospital oferecerá tratamento de câncer para pacientes da cidade e da região. Esta será mais uma parceria na saúde entre o Governo da Bahia e a Prefeitura de Juazeiro.

“Destacamos o acelerador linear que será instalado, com capacidade para realizar 43 mil sessões de radioterapia por ano. Atualmente, apenas Salvador e Feira de Santana possuem o equipamento. Juazeiro já pode se orgulhar de ter o seu”, finalizou Paulo Bomfim.

LEIA MAIS

Petrolina: Estrada da Banana será duplicada e contará com ciclovia

A licitação da Estrada da Banana está prevista para a próxima quarta-feira (29).

A prefeitura irá investir na duplicação da Estrada da Banana, que deve receber também uma ciclovia no trecho duplicado. A ação faz parte do pacote de planejamento e investimentos “Petrolina Cresce”, que prevê obras em mobilidade e estruturação na Capital do Sertão.

A avenida será duplicada entre a Sete de Setembro, no Antônio Cassimiro, até a rotatória do bairro Pedra Linda. São quase 3 quilômetros de pavimento que devem ser alargados. A obra está em fase de licitação e tem previsão de investimento de cerca de R$ 7 milhões.

“Petrolina passou muito tempo sem grandes obras e, principalmente, sem um planejamento de mobilidade. A gestão do prefeito Miguel Coelho tem trabalhado não só para sanar os gargalos já existentes, como também planejar para os próximos anos. Esta obra da Estrada da Banana é fruto da visão do gestor que percebe o alto crescimento do município e precisa se adequar às demandas”, justifica o secretário de Infraestrutura, e Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado.

Duas novas ciclovias devem ser implantadas em Petrolina

As obras devem ser iniciadas em junho ou julho.

Por meio do programa “Petrolina Cresce”, a prefeitura de Petrolina anunciou a implantação de mais duas novas ciclovias, que devem ser construídas nos bairros Henrique Leite e Jatobá. Ao todo, é previsto um investimento de cerca de R$ 1,6 milhão na obra.

As ciclovias serão construídas na Avenida Cardoso de Sá, em um trecho até vai do 5º BPM até o cemitério Campo da Paz, no bairro Henrique Leite. O outro equipamento ligará a Cardoso de Sá do posto L3 até a Estrada do Jatobá, depois do Barcarola. Ao todo, serão mais de 3,5 quilômetros novos de pista para ciclistas.

“A mobilidade e  segurança dos petrolinenses é uma grande preocupação do prefeito Miguel Coelho. Estamos planejando Petrolina não apenas para que tenhamos avenidas largas e duplicadas, como também para quem trafega a pé ou de bicicleta possa ter o mesmo conforto e segurança ao cruzar a cidade”, explica Fred Machado, secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos.

O projeto das duas ciclovias já está em fase de licitação. A previsão de início de obras é de cerca de 30 dias, após o término dos trâmites licitatórios, ou seja, em junho ou julho.

Compesa inicia obra para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Lagoa Grande

(Foto: Ascom)

Depois de 20 anos de espera, finalmente a população de Lagoa Grande (PE) está sendo beneficiada com a obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. A obra está sendo executada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Na manhã da última quarta-feira (24), a diretora Regional do Interior da Compesa, Simone Albuquerque, ao lado de técnicos da Companhia e do prefeito da cidade, Vilmar Cappellaro, esteve no bairro Cristo Rei, acompanhando as intervenções, iniciadas no último dia 10. Um investimento de R$ 3 milhões, nesta primeira etapa, com recursos do Estado e da Compesa.

O sistema que será implantado em Lagoa Grande terá 15 mil metros de rede coletora para captar e tratar todo o esgoto gerado pela população e visa deixar Lagoa Grande 80% saneada. Os bairros contemplados com o sistema de esgotamento sanitário de Lagoa Grande são: Morada Nova, Vasco, Cristo Rei, Alto do Deca e Agrovila e Estancia. A Compesa assumiu o compromisso de concluir os serviços em 18 meses. “Com essa ação importante, de grande alcance social, toda a população de Lagoa Grande será beneficiada. O nosso compromisso é entregar a obra em junho do próximo ano”, revelou Simone Albuquerque.

SESAU retoma obras da Unidade de Saúde do bairro Palmares

(Foto: Ascom)

A Secretaria Municipal da Saúde retomou esta semana a obra do posto de saúde do bairro Palmares em Juazeiro (BA), que aguardava chegada de material.  Inicialmente a equipe realizou a retirada de entulhos, fez a limpeza com o serviço de capina e dos espaços internos para continuidade da obra.

Para o morador José Gomes de Sousa a obra representa esperança. “Estamos esperançosos que agora o nosso posto de saúde seja concluído. Acompanho a movimentação na unidade e vi que agora está limpo e mais organizado. Estamos ansiosos para a conclusão dessa obra e para termos o posto funcionando em nosso bairro”, descreveu.

De acordo com o gestor de políticas públicas da SESAU, Alfredo Júnior, a etapa da construção agora está relacionada à ampliação do prédio. “Prosseguimos com a obra, realizando inicialmente a limpeza do local que se encontrava com muito entulho e lixo. Agora vamos passar para ampliação do prédio e logo após faremos toda a parte elétrica, hidráulica, reboco, pintura e montagem com os equipamentos da unidade. Em breve os moradores do bairro Palmares terão uma unidade nova e confortável”, concluiu.

Miguel Coelho anuncia obra de pavimentação em Izacolândia

(Foto: Jonas Santos)

Amanhã (30) o prefeito Miguel Coelho assina ordem de serviço para início das obras de pavimentação no distrito de Izacolândia, zona rural de Petrolina (PE). Os serviços começam já na próxima semana e terão investimento de R$ 670 mil por parte da Prefeitura de Petrolina. A solenidade começa às 18h30 e contará ainda com a presença dos deputados Fernando Filho (DEM-PE) e Antonio Coelho (DEM-PE).

Serão beneficiadas com esses recursos a avenida Clementino Coelho, ruas G e D. O trabalho faz parte da plataforma “Petrolina Cresce”, iniciativa voltada para o desenvolvimento e estruturação da cidade por meio de obras nas zonas urbana e rural.

Prefeitura de Campo Formoso inicia escavação para segunda etapa da obra de iluminação da ciclovia

(Foto: Ascom)

Local de muita circulação de pedestres e ciclistas, a ciclovia da entrada da cidade ficará ainda mais iluminada nos próximos dias. Isso porque já foram iniciados os serviços preliminares como escavações para tubulações para complementar a iluminação que já existia do lado direito da via, e iniciar o do lado esquerdo, que não recebeu iluminação na primeira etapa.

Até 2016, o local contava com acostamento estreito e inadequado e oferecia sérios riscos a quem praticava atividades na área.  Sem falar na falta de iluminação, que era uma reivindicação antiga da população que sentia medo ao transitar pela via totalmente às escuras.

Em 2018, a gestão municipal deu início a obra de construção e requalificação do local, proporcionando um local digno para a prática de exercícios físicos ao ar livre.

Prefeitura de Juazeiro deve concluir obra da Academia da Saúde na Orla II nos próximos dias

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Juazeiro (BA) através da Secretaria de Saúde (SESAU) deve concluir nos próximos dias a obra de construção da Academia da Saúde localizada na Orla II. A intervenção está avançada e o espaço deve ser inaugurado em breve.

Um espaço público destinado às práticas corporais, atividade física, de lazer e modos de vida saudáveis. Esse é o principal objetivo da Academia da Saúde que hoje está na fase de acabamento. “Estamos concluindo a etapa de acabamento com a finalização da pintura”, explica o engenheiro da SESAU, Jean Fonseca.

LEIA MAIS

Moradores do bairro Piranga II reclamam de transtornos causados por obra de construção de praças

(Foto: Arquivo/ Moradores do bairro Piranga II)

Por e-mail, moradores do bairro Piranga II em Juazeiro (BA), enviaram uma reclamação sobre os transtornos enfrentados diariamente pela comunidade, desde que foram iniciadas as obras de construção de duas praças na localidade. De acordo com o relato, a Ordem de Serviço para início das obras foi assinada em novembro do ano passado, mas atualmente, os trabalhos de construção da praça localizada em frente a igreja São Clemente Maria estão parados.

“[…] O que era para ser motivo de alegria está se tornando um transtorno. As obras da Praça da Igreja estão paradas, os entulhos foram jogados ao lado da igreja pela empresa responsável pela obra […]”, diz o texto.

LEIA MAIS

Miguel Coelho entrega novo espaço para esportes na Cohab VI

Quadra foi entregue na noite dessa quarta-feira.

O prefeito Miguel Coelho inaugurou, na noite desta quarta-feira (12), uma quadra poliesportiva na Cohab VI, que estava sem um espaço público para prática de esportes. Foi investido o total de R$ 185 mil na obra.

Na noite de inauguração, parte da comunidade ocupou a quadra em atividades promovidas pela prefeitura como aulas de dança e jogos de futebol. Para isso, a obra repaginou a quadra com pintura, melhoria da iluminação e instalação de novos brinquedos, traves, cestas e rede na quadra.

LEIA TAMBÉM

Moradores da Cohab VI se mobilizam para que tamanho da quadra do bairro não seja alterado

Ao entregar os novos equipamentos, o prefeito pediu à comunidade um esforço redobrado para preservar a quadra, que durante as obras foi depredada.

“Este espaço não é da prefeitura, mas da comunidade. Cuidem dele como se realmente fosse uma extensão da casa de vocês. Com isso, a prefeitura não vai gastar dinheiro público para reformar de novo e a população terá sempre uma quadra bonita para a integração dos moradores”, disse.

Avenida Adolfo Viana recebe pavimentação asfáltica

(Foto: ASCOM)

Iniciada há exatos 90 dias a obra de requalificação de uma das principais avenidas de Juazeiro (BA), a Avenida Adolfo Viana, começou a receber a pavimentação asfáltica no último sábado (01) nos trechos danificados com a readequação do canteiro central. Realizada pela Prefeitura de Juazeiro por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) a obra é fruto de um convênio entre o município e o Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Todo o canteiro central da Avenida já foi demolido e redimensionado com assentamento de meio-fio, os trechos danificados passaram pelo processo de recuperação da base e começaram a receber massa asfáltica. “Todo o trecho do pavimento danificado recebeu Brita Graduada Simples- material de maior resistência que serve como base de pavimento em regiões que vão ser beneficiadas com recomposição, a compactação e imprimação. No sábado começamos a massa asfáltica que deve ser concluída nos próximos dias, para em seguida iniciarmos a colocação dos novos postes que vão substituir os hoje existentes no canteiro central e o plantio das palmeiras”, explica o engenheiro da SEDUR, Bismarck Cavalcanti.

LEIA MAIS
12345