Antiga rede de esgoto irregular que caía no Rio São Francisco é eliminada

(Foto: Divulgação/Ascom)

A prefeitura de Petrolina, através da Diretoria de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM), Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) em parceria com Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), eliminou uma rede de esgoto irregular no bairro Atrás da Banca.

A antiga rede de esgoto irregular, estava ligada a um canal de águas pluviais que tinha como destino o Rio São Francisco.  Para resolver o problema, foi necessária uma grande intervenção na esquina da Avenida Clementino Coelho com a Rua do Trabalho. Os serviços começaram na última terça-feira (02).

O sistema de esgoto da localidade, foi reconstruído e novas ligações na rede foram feitas. A obra, ainda devem se estender por pelo menos mais três dias, segundo a prefeitura. No local, o trânsito foi interditado pela Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), devendo ser liberado o tráfego de veículos a partir da próxima terça-feira (09).

Obra da Compesa interdita acesso à Avenida Fernando Góes, em Petrolina

Trecho interditado na Avenida Fernando Góes (Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta quarta-feira (5), funcionários da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciaram uma intervenção na Avenida Fernando Góes, em Petrolina. No local que está interditado, existe uma grande quantidade de esgoto escorrendo a céu aberto.

Esgoto transbordando na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio (Foto: Blog Waldiney Passos)

A poucos metros da obra, outro ponto com esgoto chama atenção, desta vez na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio. Segundo os comerciantes da região, o problema é antigo e passou por reparos na última semana, entretanto o esgoto voltou a transbordar hoje (5) em maior quantidade. Ainda segundo os comerciantes funcionários da Compesa já estiveram no local e informaram que o problema deve ser resolvido ainda hoje.

Temer espera concluir transposição do Rio São Francisco até o fim de seu mandato

De acordo com Temer, as águas do São Francisco trarão “vida a regiões historicamente castigadas pelo flagelo da seca”.

Ao inaugurar o Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, o presidente Michel Temer disse que espera concluir as obras ainda durante o seu mandato e que a Região Nordeste tem recebido muita atenção do governo federal.

Em discurso na cidade paraibana de Monteiro, a primeira do estado a receber as águas do rio, Temer disse que sempre se emociona quando visita o empreendimento, “menos como governante e mais como brasileiro”. O presidente voltou a dizer que a paternidade do projeto de transposição é do povo.

“Agora, com a transposição e com a complementação [do projeto], espero que, ao final deste mais um ano e oito meses de governo, eu possa vir aqui e dizer que toda a Paraíba está irrigada, inundada de água. Quem sabe até uma ou outra enchentezinha. Espero exatamente isso”, disse na solenidade.

Mais cedo, Temer participou, em Sertânia (PE), do acionamento da comporta que libera as águas do Eixo Leste para a Paraíba. Ontem (9), o governo informou que o Eixo Norte, com mais de 90% das obras concluídas, deve ficar pronto até o fim deste ano.

LEIA MAIS

Após audiência, Ministério da Integração libera R$ 12 milhões para o Sertão Pernambucano

(Foto: Ed Ferreira/MI)

Após audiência em Brasília, nessa semana, o Ministério da Integração Nacional liberou R$ 12 milhões para que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCs) contrate a obra do ramal de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, a partir da Adutora do Pajeú, em Pernambuco.

Participaram da reunião, o ministro Helder Barbalho com representantes da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) e o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

De acordo com Gonzaga, “após o término dessa obra, reforçaremos o abastecimento em Tabira, Solidão, São José do Egito, Tuparetama, Itapetim, Brejinho, Santa Terezinha e mais 6 municípios da Paraíba”.

Depois de pronto, o ramal levará alívio aos milhares de sertanejos que convivem com o racionamento de água na região. Barbalho também se comprometeu agilizar a construção de uma adutora a partir da quinta elevatória (EBV-5) do Eixo Leste da Transposição, localizada em Sertânia/PE, em direção ao município de Afogados da Ingazeira/PE.

Obras de esgotamento sanitário já começaram no bairro São Gonçalo, em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Conforme o prefeito Miguel Coelho, adiantou na segunda-feira (13), as obras de saneamento do bairro São Gonçalo, estão adiantadas. O bairro receberá uma nova rede coletora para aumentar a capacidade de captação de esgoto.

A obra no bairro São Gonçalo é fruto da parceria entre a prefeitura de Petrolina e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), parceria que não acontecia a muito tempo, segundo o prefeito Miguel Coelho.

“A avenida Simão Durando, passou quase 10 anos com esgoto estourado, entrava prefeito e saia prefeito e não resolvia, isso porque a prefeitura não conseguia sentar com a Compesa para resolver um problema e eu tenho a alegria de dizer, que em menos de 40 dias, prefeitura e Compesa resolveram o problema do São Gonçalo”, declarou o prefeito durante evento nesta segunda.

As obras estão em andamento, tanto na avenida quanto na rua onde o problema começa. Segundo informações da assessoria problema na avenida começa na rua 19, mas uma readequação já foi feita e o esgoto será direcionado para a estação elevatória do bairro.

A assessoria, ainda informou que outros bairros serão contemplados em breve, com a elaboração de novos projetos. Os moradores da Avenida Petróleo, no bairro Dom Avelar estão à espera da iniciativa, para desobstrui a céu aberto a cerca de 9 meses.

Acesso das barquinhas na Orla de Juazeiro é recuperado pelo SESP

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro (BA) deu início, nesta segunda-feira (16), à recuperação e reposição dos paralelos das rampas na Orla da cidade, para garantir mais segurança aos pedestres que trafegam pelas rampas de acesso às barquinhas.

De acordo com o secretário da SESP, Celso Leal, a iniciativa facilita a mobilidade dos usuários que trafegam pelo local. “Esse é um trabalho primordial para o bom andamento do tráfego e da mobilidade da cidade, pois garante ao cidadão o direito de ir e vir. Por isso a SESP está recuperando as rampas danificadas para mantê-las em bom estado de conservação, além de assegurar conforto e segurança ao cidadão”, ressaltou.

Além disso, o secretário lembrou que a obrigação de cuidar do espaço é de toda a população juazeirense. “As pessoas devem se lembrar de que esses espaços pertencem a elas mesmas, e que por isso também são responsáveis por sua conservação”, finalizou Celso.

Famílias da comunidade Cacimba dos Sonhos recebem sistema de abastecimento após campanha solidária por água

(Foto: ASCOM)

Um grupo de moradores de Petrolina (PE) realizou uma campanha no Natal passado com o objetivo de conseguir carros-pipa para poder levar água a algumas famílias da comunidade Cacimba dos Sonhos, que não tinham água para beber nem para criação dos animais. A ação mobilizou a sociedade local e chegou a ser matéria no Fantástico.

Nesta quarta-feira (10), foi feita a construção de um barreiro para armazenamento de água. A obra, que atenderá toda a comunidade, foi uma iniciativa de Miguel Coelho (PSB), quando estava no cargo de deputado, por meio de emenda parlamentar.

LEIA MAIS

Concreto cai de viaduto em obra e mata pedestre em Salvador

Cláudio de Oliveira foi atingido por uma barra de concreto na Gamboa de Baixo

O pescador Cláudio Oliveira, 58, morador da Gamboa, morreu na tarde desta terça-feira (27) após ter sido atingido por um pedaço concreto que caiu de uma obra da prefeitura, que está sendo realizado no viaduto da Ladeira da Gamboa, que liga o Campo Grande à avenida Contorno em Salvador (BA).

Taiana Teixeira Santos, 28, filha da vítima conta que ao chegar ao local já encontrou o pai morto e que o local não estava isolado para pedestres. “Quando meu pai passou e morreu tinha um homem utilizando uma britadeira e não tinha ninguém aqui em baixo para orientar”.

Logo após o acidente, a família do pescador convocou o advogado Gabriel Bonfim para acompanhar o caso e possivelmente entrar com uma ação por danos morais. “Testemunhas afirmam que a área não estava de fato isolada, a secretaria diz que estava, mas tempos as provas documentais, como fotografias, inclusive a negação de socorro”, explica.

Após o acidente, um grupo com cerca de vinte pessoas tentou agredir os funcionários da prefeitura que estavam no local.

O caso será investigado pela 1º Delegacia Territorial (Barris). “Solicitamos as perícias no local do crime e começamos a colher os primeiros depoimentos. As informações passadas pelas testemunhas e os laudos explicarão melhor como tudo ocorreu. É prematuro afirmar qualquer tipo de versão”, afirma o delegado Paulo Roberto Guimarães.

LEIA MAIS

Calero diz que Temer o pressionou no caso do apartamento de Geddel

calero-e-temer

Presidência nega irregularidades e suspeita que Temer tenha sido gravado/Foto Internet

O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero afirmou em seu depoimento à Polícia Federal que o presidente Michel Temer reclamou da decisão de órgão subordinado a ele de embargar obra em prédio em que o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, possuía um apartamento de luxo em construção. A assessoria da Presidência suspeita que uma das conversas tenha sido gravada pelo ex-integrante do Executivo.

Segundo Calero, o presidente disse que a decisão do Iphan havia criado “dificuldades operacionais” e pediu que encontrasse uma solução junto à Advocacia-Geral da União. O caso chegou ontem à Procuradoria Geral da República (PGR), que poderá pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito ou arquivamento das apurações.

Segundo a Presidência da República, Temer teve duas conversas, com Calero. O ex-ministro da Cultura, diz que o presidente o chamou para conversar no dia 17. “Nesta reunião o presidente disse ao depoente que a decisão do Iphan havia criado ‘dificuldades operacionais’ em seu gabinete”, afirmou Calero à Polícia Federal, de acordo com o site do jornal Folha de S.Paulo. A assessoria de Temer disse que “boatos” indicam que, no dia 17, o ex-ministro solicitou reunião “somente com o intuito de gravar clandestinamente conversa com o presidente da República para posterior divulgação”.

De acordo com a Presidência, Temer “jamais induziu algum deles a tomar decisão que ferisse normas internas ou suas convicções”. “Assim procedeu em relação ao ex-ministro da Cultura, que corretamente relatou estes fatos em entrevistas concedidas”, continuou.

Leia a nota na íntegra

LEIA MAIS

Obra de urbanização no Distrito Mandacaru está em ritmo acelerado

Sessenta por cento da obra já está concluída./ Foto: divulgação

Sessenta por cento da obra já está concluída./ Foto: divulgação

A obra de urbanização, pavimentação e paisagismo, realizada pela Prefeitura de Juazeiro (BA), no Distrito Mandacaru, está em ritmo acelerado e já está com 60% dos serviços concluídos. Orçada em pouco mais de R$ 1,6 mi a obra é custeada com recursos do município e vai beneficiar o acesso principal da vila.

Serão realizados serviços de pavimentação asfáltica, calçadas, implantação de 3 calçadões em piso intertravado, academia ao ar livre, área de vivência, quadra de areia com alambrado e arquibancada, parques infantis, pista de Cooper, gradil na extensão do canal em toda a área urbanizada, iluminação, bancos, lixeiras e plantio de árvores.  

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro inicia pavimentação asfáltica do antigo pátio da Feira Livre

(Foto: ASCOM)

A obra irá melhorar o trânsito na região. (Foto: ASCOM)

Teve início nesta semana a pavimentação asfáltica da avenida que liga o pontilhão (atrás da banca) a rua zero do bairro Alto da Maravilha em Juazeiro, beneficiando todo o entorno do antigo pátio da feira livre. A obra da Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP)

“A pavimentação íntegra as inúmeras ordens de serviços assinadas pelo prefeito Isaac Carvalho. Estamos realizando a terraplanagem da área e em seguida começaremos a colocar o asfalto. Com isso, revitalizaremos aquele espaço, fortalecendo o comércio local e permitindo uma maior mobilidade urbana”, informou Fernando Dantas, titular da SESP.

LEIA MAIS

Trânsito no cruzamento das ruas Antônio Pedro e Sete de Setembro será interrompido nesta quinta

l

Foto: ascom

Motoristas, motociclistas e pedestres de Juazeiro, Norte da Bahia, devem ficar atentos. Já na quinta-feira (11), a secretaria interrompe o trânsito no cruzamento das ruas Antônio Pedro e Sete de Setembro com a Travessa Benjamin Constantino, para a execução dos serviços de drenagem na passagem elevada do entroncamento dessas vias.

A SEDUH  comunica que já está liberada a passagem de veículos pelo trecho elevado da Rua Melo, porém a população deve estar atenta, visto que a obra está em andamento e a sinalização do local não foi concluída.

 

Av. Monsenhor Ângelo Sampaio está interditada para conclusão de retorno

(Foto: Waldiney Filho)

(Foto: Waldiney Filho)

Neste momento os motoristas que estão passando pela Av. Monsenhor Ângelo Sampaio estão precisando fazer um pequeno desvio para seguir caminho. A medida é por causa do término da obra que vai abrir um retorno na altura do Blog Waldiney Passos. O bloqueio ocorre no sentido Monumento da Integração – Shopping.

Não há previsão para conclusão da obra. Até agora não há congestionamento no local da interdição.

Secretária responde Miguel Coelho sobre obra da perimetral em Petrolina e manda o parlamentar circular nas áreas periféricas da cidade 

TATIANE- SeC mobilidade urbana Petrolina

A prefeitura de Petrolina (PE) resolveu quebrar o silêncio sobre o abandono da “Rodovia da Morte” a famosa estrada da Perimetral Transnordestina, localizada nas imediações do bairro Pedra Linda.

Em nota envida ao Blog assinada pela Secretária Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Tatyanne Lima a prefeitura diz que:

Depois de anunciar, com 7 anos de atraso, o evento Petrolina de Futuro, já realizado pelo prefeito Julio Lossio em 2009, o deputado Miguel Coelho (PSB) anunciou ter conseguido junto ao governo do Estado projeto para perimetral em Petrolina (PE).

Infelizmente o deputado, mais uma vez, mostra total desconhecimento da dinâmica da cidade já que a prefeitura, através da secretaria de infraestrutura, já iniciou obras de melhoramento da via, com alargamento do acostamento e logo iniciará iluminação já aprovada pela equipe técnica da CELPE.

Após anunciar a conquista de uma escola estadual, que já havia sido uma conquista do então deputado Geraldo Coelho, o deputado Miguel agora anuncia projeto de obra que já se iniciou. Seria bom o deputado visitar mais as áreas periféricas da cidade para evitar falar menos e, quem sabe, fazer mais.

Tatiane Lima, secretária de Infraestrutura e Mobilidade Urbana.

Rua 21 no Alto do Cocar recebe obra de pavimentação  

Rua 21 2

De acordo com a secretaria de infraestrutura, nesta terça-feira, (1º), a Rua 21 no Alto do Cocar, entrou em fase final de pavimentação.

A Secretária de Infraestrutura Tatyanne Lima, explicou que a drenagem superficial foi necessária pois havia pontos com acumulo de água na rua. Além dela também foi feito o meio-fio. “A nossa maior dificuldade é a chuva pois para realizar a pavimentação não pode haver umidade”, destaca.

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio (PMDB) o tempo estável dos últimos dias está contribuindo para a prefeitura concluir os últimos detalhes da pavimentação da rua 21, no bairro Alto do Cocar. “A previsão é que ainda este mês, as obras fiquem prontas, com os trabalhos de acabamento nos meios-fios e faixa de sinalização horizontal. As melhorias beneficiam diretamente os moradores da região, onde há aproximadamente 50 residências, que estarão livres da poeira e da lama”, ressaltou.

5678