Hospital Dom Malan/IMIP responde denúncia de esgoto em sala de parto

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (PE), enviou nota esclarecendo uma denúncia de um vídeo enviado a este blog, no qual mostra o esgoto voltando em uma sala de parto do hospital durante a chuva que caiu nesse domingo (4).

LEIA TAMBÉM

Denúncia: Vídeo mostra esgoto voltando pelo ralo em sala de parto no Dom Malan em Petrolina

A denunciante, que preferiu não se identificar, afirmou que sua prima estava na sala com sua filha que havia nascido há dois dias. “Inundou todo o hospital. Voltando pelo ralo, água, fezes, um mau cheiro”, disse.

Veja a integra da nota enviada pela Assessoria de Comunicação do Hospital.

Nota de Esclarecimento

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina informa que, neste domingo (05), devido às fortes chuvas, ocorreu um problema pontual na sala de parto. Os transtornos causados foram sanados de imediato pela equipe de manutenção e limpeza.

O problema ocorreu devido à falta de um escoamento adequado das águas pluviais por parte da Compesa, que mantém no Dom Malan uma única saída para a água das chuvas e de consumo. A dificuldade é antiga e estrutural.

Por iniciativa própria, o Dom Malan instalou hoje uma bomba de alta potência que dará vazão ao escoamento, impedindo assim novos transtornos.

Denúncia: Vídeo mostra esgoto voltando pelo ralo em sala de parto no Dom Malan em Petrolina

A situação das gestantes que necessitam do atendimento do Hospital Dom Malan/IMIP parece ser cada vez mais complicada. Aparentemente, a unidade sequer tem estrutura para receber as pacientes.

Em uma denúncia feita a este blog, uma parturiente mostra o esgoto voltando em uma sala de parto do hospital durante a chuva que caiu nesse domingo (4). A denunciante, que preferiu não se identificar, afirmou que sua prima estava na sala com sua filha que havia nascido há dois dias. “Inundou todo o hospital. voltando pelo ralo, água, fezes, um mau cheiro”, disse.

Diante da situação, a mãe da bebê ainda recorreu a uma assistente social para que alguma providência fosse tomada e, posteriormente, a uma médica. No entanto, foi informada de que nada poderia ser feito, a não ser mudar a parturiente de local. Mas ela não aceitou, já que todo o hospital, de acordo com a denúncia, estava com o mesmo problema.

A recém nascida ainda ficou em observação na unidade hospitalar, sem o consentimento da mãe, já que havia a possibilidade da bebê pegar alguma infecção, e recebeu alta na tarde desta segunda-feira (5).

Nós entramos em contato com a administração do hospital e aguardamos resposta.

Leitor denuncia esgotos estourados no Bairro São Gonçalo

(Foto: WhatsApp)

Um leitor enviou fotos ao Blog, denunciando que a rede de esgoto do Bairro São Gonçalo, em Petrolina (PE), está entupida e os dejetos escorrem a céu aberto nas ruas da comunidade.

Em alguns casos, o esgoto está retornando para dentro das casas. O problema é mais grave nas ruas 20, 21, 22 e 23. Chamamos a atenção da Compesa para resolver a situação.

Identificado o corpo encontrado em esgoto de Casa Nova

(Foto: WhatsApp)

O corpo do homem encontrado, por volta das 7h da manhã desta sexta-feira (19), dentro de um canal de esgoto próximo ao clube recreativo de Casa Nova (BA), foi identificado como Cleisson Rodrigues, de 18 anos.

De acordo com informações, o cadáver apresentava vários sinais de violência. De acordo com a polícia, Cleisson é o suposto autor de um latrocínio, onde o mesmo teria assassinado dois homens, a facadas, para roubar uma motocicleta.

Corpo é encontrado dentro de esgoto em Casa Nova

(Foto: WhatsApp)

Na manhã desta sexta-feira (19), por volta das 7h, um corpo foi encontrado em um canal de esgoto próximo ao clube recreativo de Casa Nova (BA).

De acordo com informações, o cadáver apresentava vários sinais de violência. O homem ainda não foi identificado, assim como os autores do crime.

A Polícia Civil e o Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionados para os serviços de praxe.

Petrolina poderá ter nova empresa para gerenciar o esgotamento sanitário e o fornecimento de água

(Foto: ASCOM)

O anuncio feito na tarde desta segunda-feira (15), pelo o prefeito Miguel Coelho através de sua assessoria.

A nota enviada a imprensa afirma, que diante das dificuldades apresentadas pela Compesa para gerenciar as redes de esgoto e abastecimento, a Prefeitura de Petrolina decidiu iniciar os procedimentos para uma nova concessão desses serviços.

A primeira ação foi publicar um edital, na semana passada, para instituições públicas ou privadas do setor realizarem estudos técnicos na capital do Sertão sobre esgotamento e fornecimento de água. As interessadas devem se cadastrar neste mês para apresentar, até maio, as propostas que melhorem o abastecimento e o saneamento de Petrolina.

Os estudos técnicos de viabilidade são apenas a primeira etapa de um processo que resultará em uma nova forma de gerenciar a água e o esgoto da cidade. Após receber as propostas, a Prefeitura irá definir um plano municipal de saneamento e abastecimento para Petrolina.

“O petrolinense é exigente, não tolera serviço de baixa qualidade. Eu sempre disse que não me omitiria de enfrentar essa questão, seja cobrando resultados, buscando investimentos em Brasília como fizemos ou optando pela decisão de buscar um novo caminho. Queremos apenas garantir o serviço de qualidade, por isso, a nova concessionária terá de fazer o saneamento em bairros que vivem com o esgoto na porta e expandir o abastecimento”, explica o prefeito Miguel Coelho.

Depois de definir o plano municipal para água e esgoto, a Prefeitura de Petrolina abrirá uma concorrência pública para a concessão desses serviços. A expectativa é de que em agosto o edital seja publicado com todas as exigências e metas para as empresas interessadas.

Segundo Miguel Coelho, a Compesa continuará autorizada a operar as redes de água e esgoto enquanto todos os trâmites para o novo serviço não forem concluídos.

“Desde o começo do ano, tentamos uma solução pelo diálogo. Reuni-me diversas vezes com os diretores da Compesa. Reconhecemos que no começo houve melhoria, mas depois a situação voltou a ser de insatisfação de toda a população. É inadmissível que a cidade fique sem água por semanas, como ocorreu recentemente, ou sem as obras de saneamento que tiveram ordem de serviço assinada em junho. Por isso, decidimos por abrir um novo processo licitatório”, justifica o prefeito.

Responsável por acompanhar todas as fases de implantação da nova concessionária, o presidente da Comissão de Parcerias Público-Privadas, Emício Junior, acredita que em novembro será iniciada a nova gestão de água e esgoto em Petrolina.

“Temos um calendário de etapas a serem cumpridas. Pode parecer um tempo longo para a população que vem sofrendo com o serviço de baixa qualidade, mas é preciso ter responsabilidade e muito planejamento para esse processo de transição e mudança. Petrolina é uma cidade muito complexa, com mais de 300 mil moradores, então, não é simples fazer tudo isso. O mais importante é que estamos buscando enfrentar um problema grave que se arrasta há anos.”

Etapas da nova concessão:

1 – Até o final de janeiro, abertura para cadastro de instituições públicas ou privadas para formulação de estudos sobre a abastecimento e saneamento de Petrolina;

2 –  As instituições cadastradas terão 90 dias para realizarem os estudos de viabilidade e projetos (sem custos para a Prefeitura). Essas propostas devem apresentar os problemas e soluções para esgoto e água na cidade, além de custos e tarifas para operar o serviço em Petrolina;

3 – Em maio, a Prefeitura analisará os estudos para definir um plano de água e esgoto para a cidade;

4 – Em junho, será lançado o edital público para as instituições concorrerem à concessão de água e esgoto em Petrolina;

5 – caso o processo licitatório não sofra interferências, como recursos entre outros processos, até novembro será conhecida a concessionária de água e esgoto de Petrolina;

6 – Anunciada a vencedora da concorrência, ainda em novembro, a nova concessionária deve começar a operar os serviços.

Esgoto torna rua do Jardim Petrópolis intransitável; moradores têm dificuldade de sair de casa

Que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) não cuida de Petrolina, não é novidade. Contudo, alguns casos ultrapassam a falta de compromisso da empresa com a sociedade petrolinense. É o caso da rua 18 do bairro Jardim Petrópolis.

Aqueles que tentam transitar pelo lugar percebem e vivenciam a dificuldade dos moradores da rua. O esgoto tomou de conta da rua e chega a formar lamaceiros em diversos pontos da via, além da fedentina que atormenta a população local.

Além de não possibilitar o trânsito de veículos, o esgoto tem causado outros transtornos aos moradores. Várias crianças que residem na rua brincam próximo à sujeira, correndo o risco de pegar doenças. Além disso, algumas casas possuem idosos. Em um caso específico, uma senhora, que não tem como andar, precisou sair em uma boia da sua residência por causa do esgoto.

Em vídeo enviado pelo leitor Rogério ao blog Waldiney Passos, é possível identificar a situação real da rua. Confira!

Compesa desentope boca de lobo estourada após denúncia de leitor

(Foto: rede de relacionamentos)

Na última segunda-feira (11), um leitor enviou fotos a este blog, denunciando que uma boca de lobo estava estourada e jorrando dejetos ao lado do Sest/Senat, localizado no bairro Km2, em Petrolina (PE).

Segundo ele, o volume de esgoto era tão grande que escorria por toda a calçada com um mal cheiro insuportável. Hoje (18), o leitor nos enviou novas fotos mostrando que a Compesa fez o reparo na boca de lobo e o problema foi solucionado. Os nossos parabéns a Compesa pelo o serviço e os agradecimentos ao nosso leitor.

Você também pode enviar sua sugestão. Mande mensagens e fotos para o nosso e-mail: [email protected], para o nosso  whatsapp: (87)9 8816-1881 ou ligue para o nosso telefone: (87) 3866-0801.

Leitor denuncia esgoto estourado no KM 2 em Petrolina

(Foto: Leitor)

Um leitor deste blog, enviou a nossa redação, fotos de uma boca de lobo que está jorrando dejetos ao lado do Sest/Senat, localizado no bairro Km2, em Petrolina (PE).

Segundo o leitor, o volume de esgoto é tão grande que escorre por toda a calçada com um mal cheiro insuportável. Deixamos o espaço aberto para que a Compesa possa se pronunciar sobre o assunto.

Rodrigo Novaes pede redução do percentual da taxa de saneamento no interior

Governo do Estado já analisa proposta. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) fez um apelo nessa quarta-feira (6) em sessão plenária para que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) diminua a sua taxa de esgoto em todo o interior do Estado. Segundo o parlamentar o valor varia de 40% a 100% de acordo com a qualidade de serviço.

“Pela condição em que vive a população do interior, pelas dificuldades naturais, e também pela razão dos problemas sociais que são acentuados nesses locais, é justo que se pague o mínimo possível permitido em lei, os 40%”, sugeriu o vice-líder do governo.

Novaes ressaltou que toda esta questão já conta com a sensibilidade por parte do governador Paulo Câmara e do presidente da Compesa, Roberto Tavares, que já demonstram uma grande compreensão por esta matéria.

Penitenciária de Petrolina é autuada em mais de R$ 28 milhões por lançar esgoto no Rio São Francisco

Enquanto alguns se esforçam para diminuir os danos causados pela poluição no Rio São Francisco, a Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes, em Petrolina (PE), despeja esgotos sem tratamento no Velho Chico.

Devido ao dano causado ao meio ambiente, a instituição foi multada em R$ 28.480.000,00, referente aos danos ambientais causados em 15 anos de funcionamento da instituição. A pena para quem desrespeitar a legislação ambiental, pode variar entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões. O presídio tem 10 dias para recorrer ou pagar a multa, contando a partir desta terça-feira (04).

No local, os fiscais da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) encontraram no local cinco vezes mais baronesas do que havia na Orla I, antes de iniciado o projeto de revitalização Orla Nossa. O presídio possui fossas sépticas que recebem todos os dejetos da penitenciária e, em seguida, despejam no rio sem o tratamento adequado.

LEIA MAIS

Intervenção na Orla de Petrolina impede queda de esgoto no Rio São Francisco

A ação visa impedir que esgoto caia no rio. (Foto: ASCOM)

A Orla I de Petrolina está recebendo uma obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. A ação é resultado de um estudo feito pela Prefeitura de Petrolina, em que foi diagnosticado que a rede de esgoto, por conta das ligações clandestinas, não suportava mais a demanda e, com isso, precisava de uma ampliação.

O diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Rafael Oliveira, explica que o diagnóstico faz parte do projeto Orla Nossa. “Essa é uma medida realizada para que o sistema possa receber as ligações que eram desviadas clandestinamente para vias pluviais e caiam diretamente no rio. É uma das ações do Programa de Revitalização de Áreas Degradadas, o PRAD”, disse.

Sem a devida reforma, o esgoto transbordaria e iria voltar a cair no rio, como comenta o diretor de Projetos da AMMA, Victor Flores. “Essa intervenção vai contribuir na recuperação do rio no trecho, a medida é para evitar que, pelo aumento da vazão, estoure a rede e volte a cair no Velho Chico”, esclarece.

O estudo foi feito pela diretoria de projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e pela Diretoria de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM). A obra é realizada em parceria da Prefeitura com a Compesa.

Prefeitura segue com intervenções para drenar esgoto em lagoa clandestina do bairro São Joaquim, em Petrolina

A expectativa é que todo o serviço seja desenvolvido pelos próximos 90 dias. (Foto: Divulgação)

Na manhã de hoje (23) a prefeitura deu sequência as intervenções em uma lagoa clandestina, localizada no bairro São Joaquim. O trabalho foi iniciado na última sexta-feira (20). Nesta etapa, uma bomba de drenagem foi instalada no local.

O serviço foi realizado pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM), que fizeram a interligação do equipamento na rede de esgoto. Ao longo do fim de semana, homens da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) realizaram a limpeza da área e providenciaram as adaptações necessárias na rede elétrica para o funcionamento da máquina.

A partir de agora, monitorada pela Diretoria de Saneamento da SEINFRAHM, a bomba irá trabalhar na drenagem do esgoto acumulado em ruas do bairro e em uma área destinada a uma praça. Além disso, à medida que o nível do esgoto diminuir, equipes de limpeza da SEDURBS vão atuar na remoção do matagal que se formou no local.

“Nós estamos realizando uma ação preliminar, que precede necessariamente qualquer projeto, inclusive o de estruturação da rede de saneamento do São Joaquim. Resolvida esta situação, aí sim podem ser dados os próximos passos, que já estão sendo articulados entre Prefeitura e Compesa”, informou o  Secretário de Infraestrutura , Coronel Leite.

Prefeitura de Petrolina e Compesa intervém no saneamento do bairro Dom Avelar

Para o secretário, Coronel Leite, a ação foi eficaz por conta do diálogo. (Foto: ASCOM)

Depois de receber diversas reclamações de populares, a Prefeitura de Petrolina articulou junto à Compesa uma operação para resolver um problema que tirou a paciência de quem mora na Avenida dos Minérios e ruas próximas, no bairro Dom Avelar, zona norte da cidade.

É que na semana passada uma quantidade significativa de esgoto extravasou da rede e foi parar ao longo da via. Para resolver todo o transtorno causado, a Compesa enviou na última sexta-feira (20) uma equipe para desobstruir a rede de esgoto.

Usando um caminhão hidrojateador, as equipes da Compesa drenaram boa parte do esgoto que se acumulou nas vias. Além disso, realizaram uma intervenção em alguns poços de visita que estavam obstruídos. Uma grande quantidade de sujeira foi retirada das tubulações, incluindo pedras, madeira e até restos de material de construção.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina inicia limpeza e drenagem de esgoto no bairro São Joaquim

As intervenções devem ser concluídas dentro de 60 dias. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Alvo de diversas reclamações dos moradores, o bairro São Joaquim recebeu hoje (20) as primeiras intervenções da prefeitura de Petrolina, para conter o esgoto na região. As ações serão executadas em etapas pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade.

O primeiro passo é a limpeza da área onde será instalada uma bomba que irá drenar o esgoto de uma lagoa clandestina existente. O trabalho segue pelo fim de semana para que, na próxima segunda-feira (23), o equipamento seja instalado pela Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM).

A medida que o local for drenado, o serviço de limpeza da região deve avançar, já que a partir da segunda, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) iniciam um mutirão de limpeza no São Joaquim. As intervenções devem ser concluídas dentro de 60 dias. Além disso, a SEDURBS também está realizando adequação da rede elétrica e da tubulação necessária para o funcionamento do sistema de drenagem.

Os vereadores Ibamar Fernandes (PSB), Júnior Gás (PR) e Gilberto Melo (PR) estiveram no local para acompanhar o início do trabalho, além do secretário Eduardo Carvalho e sua equipe. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os vereadores Ibamar Fernandes (PSB), Júnior Gás (PR) e Gilberto Melo (PR) estiveram no local para acompanhar o início do trabalho, além do secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Eduardo Carvalho, junto com a equipe da secretaria, o diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente e Rafael Oliveira.

“Nós montamos essa força-tarefa a fim de finalmente dar início ao trabalho de drenagem do bairro. Era uma reivindicação importante da população e que estávamos buscando meios de atender ao longo da semana”, destaca Carvalho.

Veja vídeo:

45678