Esgoto a céu aberto tira sossego de moradores do bairro Jardim Petrópolis

Há aproximadamente seis meses, moradores do bairro Jardim Petrópolis em Petrolina (PE) vivem em meio ao caos, por causa de problemas no saneamento da comunidade. Na Rua 25, a lagoa de esgoto tomou conta da área, e moradores foram obrigados a saírem de suas casas, por que a sujeira invadiu as residências.

Segundo Douglas José de Souza, morador do bairro, o esgoto que transbordou, é resultado do entupimento da rede coletora do saneamento.“Na realidade, o saneamento do Jardim Petrópolis é um saneamento que não foi concluído, e os moradores ligaram os PVs, ligaram as redes das casas, e o saneamento não tem saída e congestiona”, disse.

Ainda de acordo com Douglas, em outras ocasiões, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), responsável pelo serviço, atendia o chamado da comunidade e realizava procedimentos paliativos para conter o esgoto, mas ultimamente nem isso tem sido feito. “A Compesa fazia os paliativos, mas até hoje estamos pedindo e ela não está afim de fazer isso, e nós precisamos que ela venha”, afirma o morador.

Nossa produção entrou em contato com a Compesa para saber o motivo pelo qual a comunidade não foi atendida, e quais providências serão tomadas para resolver o problema. Segundo a Compesa, o bairro Jardim Petrópolis não é atendido pela Companhia, e a responsabilidade é da prefeitura. Até o momento não obtivemos reposta da gestão municipal.

Morador do Terras do Sul cobra solução para esgotos a céu aberto

Os esgotos correndo a céu aberto em várias ruas no bairro Terras do Sul, em Petrolina estão tirando o sossego dos moradores. Em contato com a nossa produção Luis Henrique fez um apelo às autoridades para que o problema seja solucionado.

“As ruas 4, 5, 6 e 7 esquina com a Avenida do Petróleo do bairro Terra do Sul estão uma vergonha. Bocas de lobo estourada a 25 dias, mau cheiro terrível e água de fezes ocorrendo a céu aberto na porta de casa”, disse ao Blog. Segundo o leitor a Prefeitura joga a responsabilidade para a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que volta a responsabilidade ao município e a comunidade fica no meio do “empurra-empurra”.

Outro lado

Nossa produção entrou em contato com a Compesa e Prefeitura. Em nota a secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) informou que “a Compesa é a empresa responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto do município” e que se os “R$ 38 milhões que estão à disposição junto à Caixa Econômica Federal” fossem utilizados na adequação da bacia do Dom Avelar, o Terras do Sul não estaria nessa situação.

A Compesa até o momento não se pronunciou a respeito da demanda. Reiteramos que o espaço do Blog continua aberto aos esclarecimentos.

Compesa não vai ao Alto da Boa Vista e esgoto continua incomodando moradores

Situação tem piorado no bairro.

Após quase um mês em meio ao esgoto na rua 11, no bairro Alto da Boa Vista, em Petrolina (PE), devido a um cano estourado, os moradores do local continuam a solicitar que a Compesa compareça para solucionar o problema.

Vale ressaltar que na semana passada, após uma denúncia no nosso blog, a companhia garantiu que iria ao bairro para consertar o cano estourado. No entanto, até o momento, ninguém apareceu para realizar o conserto.

LEIA TAMBÉM

Problema no Alto da Boa Vista será solucionado até amanhã, informa Compesa

Uma das dificuldades mencionadas pela denúncia, era justamente a falta de disponibilidade da empresa, que nunca respondia à solicitação dos moradores.

Entramos em contato novamente com a Compesa e aguardamos resposta.

Morador reclama de esgoto estourado há cerca de 20 dias no Alto da Boa Vista, em Petrolina

Um esgoto estourado há cerca de 20 dias no bairro Alto da Boa Vista, na rua 11, em Petrolina (PE), tem sido alvo de reclamação de um morador da localidade. Edmilson Vieira entrou em contato com o nosso blog e informou que a água já está retornando para os banheiros.

A dificuldade em conseguir resolver a situação também foi alvo de reclamação do morador. “A gente liga para a Compesa e a Compesa manda ligar para a prefeitura e vice-versa. O mau cheiro é insuportável. Estamos fazendo nossas refeições em restaurantes, porque não conseguimos comer em casa”, afirmou.

Nosso blog entrou em contato com a Compesa  e com a prefeitura e aguarda resposta.

Leitor reclama de bocas de lobo estouradas no José e Maria, em Petrolina

Em contato com o nosso blog nessa quinta-feira (29), um leitor reclamou de duas bocas de lobo estouradas no José e Maria, em Petrolina (PE). Segundo a denúncia, o problema persiste há três dias e nenhum providência é tomada pela Compesa.

O esgoto tem se acumulado em uma extensão de aproximadamente 300 metros na Avenida Nordeste, esquina com as ruas Ouro Preto e Rua Esperança. Além de atrapalhar o trânsito no local, o cheiro tem incomodado os moradores locais.

Nosso blog entrou em contato com a companhia e aguarda resposta.

Morador chama atenção da Compesa para esgoto na Cohab VI

Esgoto tem incomodado moradores.

Um leitor do Blog entrou em contato com a nossa produção para denunciar uma situação incômoda à comunidade da Cohab VI, em Petrolina (PE). Segundo o morador, há mais de uma semana um esgoto está transbordando para a via pública e provocando mau cheiro na Rua 82. “A fedentina está grande, o esgoto está voltando para o banheiro da gente“, relatou o leitor.

Outro lado

Em contato com a nossa produção, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que até às 17h dessa sexta-feira (16) o problema será solucionado.

Rua José Fernandes, no Jardim Maravilha será interditada para serviço da Compesa

(Foto: Reprodução/Google Maps)

A partir da tarde dessa quarta-feira (7) uma equipe da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) estará trabalhando no reparo a uma rede de esgoto na calçada da Escola de Referência Clementino Coelho, no bairro Jardim Maravilha.

Em decorrência do conserto a Rua José Fernandes será interditada por um curto período, enquanto a equipe trabalha para tamponar a rede de esgoto em manutenção.

“Será preciso tamponar ao rede de esgoto que está em manutenção, causando o extravasamento de esgoto nas vias ao arredor. O transtorno temporário será necessário para solucionar o problema de obstrução que é recorrente nesse local”, informou a Compesa por nota.

Por meio de nota, prefeitura de Petrolina e Compesa explicam o que está sendo feito para melhorar a situação da rua 20 do bairro São Joaquim

Rua 20, bairro São Joaquim. (Foto: morador do bairro)

No último sábado (15), fizemos uma matéria denunciando a situação da Rua 20 do bairro São Joaquim, em Petrolina (PE). Segundo os moradores que entraram em contato com o nosso blog, a rua virou uma lagoa de esgoto a céu aberto, eles relataram que a situação está insustentável e que a causa é a falta de saneamento no local.

Além do esgoto os moradores disseram que a rua está toda esburacada. Buscando o esclarecimento e a solução para o problema, procuramos a Prefeitura de Petrolina para esclarecer a situação da rua.

Em nota, a Prefeitura informou que está sendo  feita a drenagem da Lagoa do bairro São Joaquim a fim de baixar o nível da água e esgoto acumulados para que se faça a limpeza do local. Com relação aos buracos a Prefeitura adiantou que intervenções na rua em termos de pavimentação só podem ser feitas depois que for resolvido o problema de saneamento, que é de responsabilidade da Compesa.

A Prefeitura ainda informou que a Compesa já tem R$ 38 milhões disponíveis junto à Caixa Econômica Federal, para a realização do saneamento, mas para que o dinheiro seja liberado, a empresa precisa apresentar os projetos da obra.

Segundo a Compesa, o bairro São Joaquim faz parte da bacia Dom Avelar, sistema que não é operado pela Companhia e que possui obras inacabadas de responsabilidade da Prefeitura. A Compesa esclarece que elaborou um projeto para adequação de toda a bacia às condições de operação, porém os impedimentos jurídicos impostos pelo governo municipal dificultam a solução do problema para os petrolinenses que residem no local. A Compesa reforça ainda que Petrolina é a terceira cidade mais saneada do Norte e Nordeste e a 15º do Brasil.

Prefeitura de Petrolina reestabelece drenagem da Lagoa do São Joaquim

A medida visa minimizar os transtornos causados pela falta de saneamento básico na região da bacia do bairro Dom Avelar.

A Prefeitura de Petrolina restabeleceu, nesta quinta-feira (6), o serviço de drenagem da Lagoa do São Joaquim, zona norte da cidade. Uma bomba de sucção começou a retirar parte da água e do esgoto acumulados no local.

O trabalho de instalação da bomba começou na quarta-feira (5) e contou com o apoio de uma escavadeira hidráulica para fazer a abertura do espaço onde a tubulação foi colocada para sugar os resíduos. O equipamento tem capacidade de vazão de 200 mil litros/hora.

A ideia é baixar o nível da lagoa para que a escavadeira possa entrar com segurança no espaço a fim de realizar a remoção mecanizada do mato e do lixo que também estão acumulados no local.

Segundo secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado, o serviço é paliativo. Ainda de acordo com o gestor, a prefeitura espera uma solução definitiva para o problema por parte da Compesa.

“Como a bacia do Dom Avelar ainda não recebeu os investimentos de R$ 38 milhões que estão disponíveis para investimento por parte da Compesa, o prefeito Miguel Coelho foi sensível à reivindicação da população sobre a necessidade de uma intervenção na lagoa. Este mesmo serviço foi realizado no fim do ano passado e agora, antes de começar o período chuvoso, estamos agindo para que possamos melhorar as condições do local e ao mesmo tempo tranquilizar a população que, assim como a prefeitura, espera uma solução definitiva para o problema por parte da Compesa”, destaca Machado.

Leitor cobra ações da Compesa e da prefeitura em rua do Dom Avelar

Um leitor, em contato com nosso blog, cobrou ações da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e da Prefeitura de Petrolina na rua do Mercúrio, que fica no Dom Avelar. Matagal, buracos e bocas de lobo estouradas são alguns dos problemas enfrentados por quem precisa transitar pela via.

“Nós temos que criar placas para alertar quem transita com veículos. Tem gente vendendo sua casas baratas por quê o local não favorece uma boa moradia. Essa situação já dura há cerca de 5 anos e nenhuma providência é tomada”, disse Luís Henrique, morador do bairro.

Compesa

Em nota, a Compesa informou que diante do impasse de renovação da concessão pela prefeitura de Petrolina, não há decisão definitiva, e, perdurando a insegurança jurídica, a Compesa não pode executar investimentos com recursos financiados, a exemplo dos R$ 38 milhões que a Compesa conseguiu contratar para fazer obras em quase 10 bairros da cidade, abrangidos pelas bacias do Dom Avelar e Antônio Cassimiro.

Segundo a Companhia, ainda estão sob a responsabilidade da prefeitura os bairros que não foram ainda saneados; Dom Avelar, São Joaquim, São Jorge, Sta Luzia, Térreas do Sul, Parque Mandacaru e Mandacaru, Jardim Petrópolis, Antônio Cassimiro 1 e 2 e Vale Dourado.

Prefeitura de Petrolina

Nosso blog entrou em contato com a prefeitura de Petrolina e aguarda resposta sobre a situação.

Esgoto causa transtorno a moradores do Jardim Petrópolis

Esgoto tem tomado de conta de espaço para construção de quadra.

Os moradores do Jardim Petrópolis, em Petrolina (PE), têm reclamado de um lamaceiro de esgoto formado em um terreno que seria utilizado para a construção da quadra do bairro.

O esgoto começou a acumular no local após uma boca de lobo estourar próximo ao espaço. A situação perdura há pelo menos 15 dias. “Andam pessoas no local, medem a boca de lobo e vão embora”, disse um morador.

Comunitária chama atenção para esgoto no bairro Dom Avelar

Um esgoto que escorre da Rua da Ordem até a Avenida da Felicidade no bairro Dom Avelar provoca uma série de problemas aos moradores. Cansados de esperar uma solução, uma comunitária entrou em contato com o Blog e relatou a situação.

“Há exatos sete dias o coletivo do Dom Avelar não tem passado pelo trecho pois o esgoto que jorra a céu aberto impossibilita o tráfego. Ninguém toma nenhuma providência”, relatou.

Outro lado

Nossa equipe procurou a Prefeitura de Petrolina e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). A companhia informou que o saneamento é de competência municipal e enquanto não for solucionado o impasse entre município e Estado, os investimentos de R$ 38 milhões não poderão ser aplicados na cidade.

Segundo o município, responsabilidade de operar o saneamento em Petrolina é da Companhia. A Prefeitura disse ainda que a situação deverá ser solucionada quando o Estado executar as obras na bacia do bairro, apresentando o projeto da obra e investindo os recursos assegurados via empréstimo.

Caso do saneamento das bacias dos bairros Dom Avelar e Antônio Cassimiro em Petrolina é encaminhado ao MPF

A Central Única dos Bairros de Petrolina (CUBAPE) protocolou documento no Ministério Público Federal em Petrolina (PE) pedindo que o órgão tome providências urgentes em relação a conclusão do saneamento das Bacias dos bairros Dom Avelar e Antônio Cassimiro, por parte da Compesa.

Segundo o documento, o saneamento dos bairros Antônio Cassimiro I e II, Mandacaru, Santa Luzia, Terras do Sul, São Jorge, São Joaquim, Dom Avelar e Padre Cícero tem sido o maior problema de infraestrutura de Petrolina e já se arrasta há 15 anos, deixando uma população de 40 mil pessoas vulnerável á doenças que afetam pessoas de todas as idades.

Ainda de acordo com o documento, apesar de o presidente da Compesa afirmar que já conseguiu empréstimo junto a Caixa Econômica Federal no valor R$ 38 milhões para realizar o serviço, não fará a licitação para execução da obra das bacias por causa de insegurança jurídica junto a prefeitura de Petrolina.

Por fim, o documento da CUBAPE pede ao Ministério Público Federal a “realização de uma audiência pública entre Compesa, prefeitura e as comunidades prejudicadas, ou recomenda a o remanejamento da verba para os cofres do município, tendo em vista que se trata de recursos públicos e não privados”.

“O que não pode é a gente ficar à mercê da Compesa. O dinheiro já aprovado e também já em conta da Compesa, como um documento da própria Caixa Econômica comprova que o dinheiro está liberado e a Compesa não quer fazer a licitação da obra. Por isso que a gente está provocando o Ministério Público Federal por se tratar de uma obra federal”, explicou Pedro Caldas Filho, presidente da CUBAPE, ao blog Waldiney Passos.

Petrolina: Leitor reclama de falta de saneamento no bairro São Joaquim

Esgoto toma conta de frente das casas do São Joaquim por falta de saneamento. (Foto: Leitor)

O leitor Luís Henrique de Campos, residente do bairro São Joaquim, em Petrolina (PE), entrou em contato com nosso blog para fazer uma reclamação sobre a falta de saneamento na comunidade, especificamente na rua do Mercúrio.

Segundo Luís, entre os anos de 2007 e 2008, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) começou as obras de rede de esgoto nos bairros Dom Avelar, São Joaquim, Santa Luzia e São Jorge.

No entanto, só teriam sido instaladas as bocas de lobo e os canos. Com isso, moradores começaram a ligar seus esgotos com a rede instalada, mas como não existem bacias de tratamento, a rede enche de esgoto e começar a estourar em diversos pontos.

“Toda vez que a gente entra em contato com a Compesa, eles dizem que a responsabilidade é da prefeitura. Quando ligamos para a prefeitura, dizem que vão mandas a Compesa resolver a situação. Entra ano e sai ano e já se passaram nove anos sem resolver nada”, disse Luís.

O blog Waldiney Passos entrou em contato com a prefeitura e com a Compesa para buscar respostas e aguarda retorno.

Compesa deve deixar de ser responsável pelo saneamento de Petrolina com municipalização do serviço

Com péssimo serviço prestado à população de Petrolina, municipalização pode ser a solução para os problemas da cidade com saneamento. (Foto: Ilustração)

Durante evento da chapa de oposição ‘Pernambuco quer Mudar’, nessa segunda-feira (11), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) falou sobre a municipalização do serviço de saneamento e esgoto na cidade, que é, atualmente, de responsabilidade da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

Com problemas diários de falta d’água, canos estourados e esgotos a céu aberto, a Compesa não consegue realizar uma boa administração do serviço no município. Diariamente, grande parte da população tem alguma reclamação a ser feita.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, os estudos de concessão já foram realizados, contudo, será contratada uma banca de avaliação terceirizada para que seja elaborado um laudo determinando qual empresa deverá realizar o estudo da rede de água e esgoto na cidade.

“Já lançamos o processo de licitação, uma PPP (Participação Pública e Privada). Recebemos os estudos de viabilidade em torno de 15 a 20 dias, e o corpo técnico da prefeitura está estudando. Estamos contratando uma banca terceirizada, que está entre a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Fundação Instituto de Administração da USP (FIA), para fazer uma auditoria sem a participação da prefeita, até para dar legitimidade a esse processo e maior isenção. Em meados de agosto ou setembro estaremos publicando o edital da licitação. Contados isso, são mais 45 para as propostas”, afirmou Miguel.

Com informações do JC Online

23456