Moradores do Cassimiro II denunciam esgoto escorrendo por avenida

(Foto: Thiago Santos/Rádio Jornal Petrolina)

A foto acima foi registrada na Avenida Santa Edwiges, no bairro Antônio Cassimiro II, em Petrolina. Segundo a população, o problema foi causado pela própria comunidade. Alguns moradores da Rua 10 teriam aberto um “canal” para escoar o esgoto daquela via.

A água suja estava ficando na Rua 10 e para “melhorar” a situação daquela via, quem foi obrigado a receber o esgoto foram os residente na Avenida. “A gente tem criança em casa, tem criança doente. Tem 12 anos que moro aqui e não me lembro de ver isso acontecendo”, disse Dona Generosa, moradora do bairro.

LEIA MAIS

Diogo Hoffman cobra informações da Compesa sobre problemas no esgoto de dois bairros

Diogo Hoffmann (PSC) está na bronca com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Na sessão da última terça-feira (1°), ele apresentou dois Requerimentos cobrando ações da Companhia sobre o esgotamento sanitário, em Petrolina.

“É grave a situação desses esgotos estourados na nossa cidade. A população faz ofício, a imprensa divulga e a Compesa não cumpre. A população de Petrolina vem sofrendo muito”, afirmou. Os pedidos são destinados ao bairro Ouro Preto, na Rua Sete e na Rua da Redenção, no Dom Avelar.

O esgoto está retornando para casa dos moradores, isso é insalubre. O esgotamento sanitário é uma forma de promoção da saúde pública”, destacou. A solicitação foi aprovada por 15×0 e será enviada a Compesa.

“O esgoto toma toda a extensão das ruas e avenidas”, desabafa morador do Antônio Guilhermino

Leitor reclama da infraestrutura do bairro

“Não há pavimentação do local e também falta saneamento”. Essa é a queixa de um morador do bairro Antônio Guilhermino, em Juazeiro (BA). Ele encaminhou algumas fotos da comunidade e cobrou ações da Prefeitura Municipal.

“O esgoto toma toda a extensão das ruas e avenidas. Os problemas são antigos, mas para piorar a situação, tem uma obra de saneamento da outra gestão parada que foi dividido em três etapas na comunidade e na gestão de Suzana Ramos continua do mesmo jeito parada a obra“, explica.

LEIA MAIS

Armup flagra estação elevatória lançando esgoto no rio São Francisco e multa Compesa por irregularidades

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Petrolina (Armup) constatou mais uma irregularidade nos serviços prestados pela Compesa no município. Após inspeções realizadas na última terça-feira (16), a agência verificou que a estação elevatória localizada no bairro Cohab Massangano estava com sua única bomba queimada lançando assim, os esgotos sem qualquer tipo de tratamento, diretamente no Velho Chico.

De acordo com o diretor presidente da Armup, Rubem Franca, a Compesa já havia sido notificada para corrigir a situação recorrente em várias estações elevatórias, contudo, a Companhia não solucionou o problema. “Nós, inclusive, já notificamos a Compesa várias vezes por conta deste tipo de irregularidade, mas infelizmente nada é feito. Diante desta situação não resta outra alternativa à administração municipal que não seja tomar as medidas necessárias e multar a Compesa, mais uma vez”, disse.

LEIA MAIS

Leitor flagra lagoa de esgoto em Juazeiro

Esgoto tem gerado transtornos

A foto acima foi tirada entre os bairros João Paulo II (o Juazeiro Oito) e o Dom José Rodrigues, na vizinha cidade Juazeiro (BA). De acordo com o leitor, o problema já dura um mês e afeta o canal entre as duas comunidades. “Está cheio de mato, o esgoto estourado e dificultando o acesso na estrada de chão que está alagada”, contou à nossa equipe.

Procurada pelo Blog, a coordenadora do departamento de esgotos do SAAE, Raquel Lisboa explicou o que houve no local. “Houve uma parada na bomba, para fazer a limpeza e manutenção, e uma troca na bomba da elevatória. Mas a quantidade de esgoto, que a gente vê na imagem é intenso. O problema será sanado com a volta da elevatória, ela vai voltar a funcionar“, disse.

Juazeiro: Moradores do bairro Novo Encontro vão ganhar uma nova rede coletora de esgoto

(Foto: Ascom/PMJ)

O trabalho iniciou e não tem data para terminar. Segundo o Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro(SAAE),  o motivo é que o serviço vai ser realizado em diversas ruas do bairro. A primeira dela é rua Colibri, onde os moradores relatam queixas com frequência.

Agora a intenção é substituir a rede antiga, para modernizar o sistema e evitar transtornos, como vinham ocorrendo com frequência no local. Primeiro, foi realizado o mapeamento da área para realizar a substituição das tubulações, que têm diâmetros reduzidos e, em alguns trechos, estão quase bloqueadas, causando entupimentos e vazamentos.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina dá manutenção na rede de esgoto do Dom Avelar, mesmo sem cobrar taxa de saneamento

(Foto: Ascom/PMP)

Para quem mora no bairro Dom Avelar sempre enfrentou problemas com a rede coletora de esgoto. Isso porque, o serviço ficou inacabado por mais de 10 anos. Depois de atender aos apelos dos moradores e recuperar o saneamento, a prefeitura vem dando manutenção à rede coletora do bairro, mas tem enfrentado problemas.

Durante as últimas chuvas, pessoas que moram em locais por onde passa a Bacia do Dom Avelar, acabaram tirando as tampas de acesso à rede de esgoto para escoar a água e aí vem o problema. Além da água da chuva, vai terra, lixo, entulhos e acaba entupindo o canal de saneamento.

LEIA MAIS

Colaboração da população é essencial para melhora da rede coletora de esgoto, diz SAAE

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, buscando implementar melhoras para a rede coletora de esgoto da cidade funcionar corretamente, recorreu à população para evitar prejuízos à rede e aos próprios moradores.

As equipes do SAAE têm encontrado diversos objetos que causam obstrução da rede, ocasionando outros problemas. Até paralelepípedos já foram encontrados. Esta semana, na Rua Joaquim Bispo Santos, no bairro Santo Antônio, foram retiradas várias pedras que interrompiam a passagem do esgoto.

Para isso, a empresa decidiu orientar os moradores com dicas simples, mas importantes para o bom funcionamento do sistema e para evitar mau cheiro e retorno de dejetos às residências.

LEIA MAIS

Pedras e sacola com areia causam entupimento de esgoto em Juazeiro

(Foto: Ascom/SAAE)

O descarte inadequado de objetos pode causar prejuízos enormes a população. Em Juazeiro, por exemplo, é cada vez mais comum as equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) encontrarem diversos objetos dentro da tubulação do esgoto na cidade, o que tem causado entupimentos constantes.

Mas essa semana, funcionários do órgão se depararam com algo ainda não encontrado nas tubulações. Acionado pela comunidade para desentupir um esgoto, o SAAE enviou uma equipe a Rua Natal, no Bairro Dom Tomaz. Ao chegar ao local, os funcionários desconfiaram que um objeto grande atrapalhava a passagem dos dejetos.

LEIA MAIS

Populares reclamam de esgoto estourado em pleno Centro de Juazeiro

Esgoto tem prejudicado comércio no local.

Um esgoto estourado em pleno Centro de Juazeiro (BA), próximo à praça do Índio, tem tirado o sossego de comerciantes e populares. Segundo informações repassadas ao nosso blog, já são quase duas semanas que o problema apareceu e nenhuma atitude foi tomada para resolver o problema.

Ainda de acordo com informações, o mau cheiro incomoda quem passa pela via. “Espero que seja resolvido, porque isso é um desrespeito com a população juazeirense”, disse Paulo Oliveira, que é sobrinho de uma comerciante do local.

LEIA MAIS

Morador reclama de esgoto estourado no Pedro Raimundo em Petrolina

Um leitor, morador da rua 11 do bairro Pedro Raimundo, na zona norte de Petrolina, enviou mensagem ao Blog Waldiney Passos, reclamando que o esgoto daquela localidade estoura com frequência.

Segundo ele, a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) já fez reparos várias vezes no local, mas poucos dias depois o problema retorna e volta a tirar a paciência dos moradores. De acordo com os reclamantes o mal cheiro é insuportável.

Nossa equipe procurou a Compesa que, se limitou a dizer, que a obstrução de esgoto da Rua 11 do bairro Pedro Raimundo foi reparada no último domingo (06).

Juazeiro: SAAE aumenta taxa de esgoto de 50% para 80% e consumidor reclama

Um morador de Juazeiro levou um susto ao receber a conta de água que veio neste mês de setembro. Até o mês de agosto, o Serviço Autônomo de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), responsável pelo o abastecimento na cidade, cobrava 50% de taxa de esgoto sobre o valor de consumo de água. Na cobrança que veio no mês de setembro, a taxa passou para 80% sobre o valor de consumo, sem aviso prévio, segundo ele.

 “Observei na conta de água de setembro de 2020,que o valor do m3 da água continua o mesmo, mas que a taxa de esgoto aumentou de 50% para 80% do valor da água. Nessa lógica gastei R$ 56 de água e deveria pagar R$28, mas com esse aumento vou pagar R$ 45 só de taxa de esgoto”, contou o professor o professor universitário Francisco de Assis Silva.

Francisco que mora na travessa José Matias de Moraes Filho, no Bairro Maringá, detalhou as cobranças no papel de água.

Valor da conta: R$ 114,71 sendo que:
R$ 56,41 de água
R$ 45,21 (esgoto 80% da água)
R$ 0,92 taxa de conservação de hidrômetro
R$ 12,07 taxa de coleta de lixo

O professor não gostou nada nada desse acréscimo no orçamento. “Em tempo de pandemia, de recessão. Em tempos de auxílio emergencial, fazer isso com a população é maldade”, concluiu.

O SAAE informou através de sua assessoria de comunicação que, o usuário deve comparecer ao setor comercial da empresa, no centro da cidade e solicitar uma revisão na sua conta para saber o que houve.

Aprovados em concurso do SAAE de Juazeiro fazem apelo no sentido de convocá-los o mais rápido possível

Candidatos aprovados no último concurso do Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro, o SAAE, autarquia do município da Bahia, com resultado homologado em 29 de janeiro de 2020, demostram preocupação em relação a convocação, uma vez que, segundo eles, a autarquia não tem demonstrado interesse em contratar os aprovados no referido concurso.

O concurso que foi realizado para preenchimento das vagas existentes no órgão e também para formação de cadastro de reserva, com prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, conforme Edital de Concurso Público nº 001/2019, de 17 de setembro de 2019.

Os reclamantes informam que já procuraram a administração do SAAE e não obtiveram por parte dela, previsão alguma de quando seriam convocados para ocupar as vagas que legalmente conquistaram. Preocupado, o grupo procurou o Blog Waldiney Passos que, por sua vez, prezando pelo jornalismo sério e imparcial, procurou a assessoria de comunicação do SAAE. Segue resposta da autarquia na íntegra.

Resposta do SAAE

“Na penúltima reunião entre a direção do SAAE e o grupo que se intitula comissão de aprovados, houve uma proposta do SAAE em apresentar para eles um cronograma de convocação. Contudo, Juazeiro começou com o isolamento social em virtude da Pandemia do Coronavirus e isso alterou muito as projeções de atividades, visto que o SAAE teve que reforçar muitas ações, tanto pelo aparecimento de casos da Covid 19, como pela aproximação do período de surtos de dengue e chicungunha. Tão logo o município saia dessa crise, o assunto voltará a pauta de discussão.”

Leitor do bairro Portal da Cidade em Petrolina se queixa de esgoto no meio da rua

O morador enviou fotos a nossa redação queixando-se de esgoto estourado há mais de 10 dias na rua do pandeiro, no bairro Portal da Cidade, em Petrolina, segundo ele, a fedentina é insuportável e o mesmo tentou usar um aplicativo para alertar a Compesa, mas não conseguiu.

“Agora, no App, não tá autorizando fazer mais a reclamação, tampouco por celular, só por telefone fixo”, disse o morador. Ele informou ainda que uma equipe da Compesa já esteve no local na semana passada, mas foi embora sem resolver o problema.

Procurada pelo Blog, a Compesa informou que uma equipe seria encaminhada ainda hoje (23), para executar os serviços de desobstrução da rede coletora em questão, no Portal da cidade. Mas até a publicação dessa reportagem não conseguimos retorno se a equipe esteve mesmo no local.

Leitora de Juazeiro reclama, em vão, de esgoto entupido no bairro Alto do Alencar

(Foto: WhatsApp)

A imagem da foto parece água de chuva acumulada, mas uma leitora que mora no bairro Alto do Alencar, em Juazeiro (BA), garante que é esgoto. O nome, ela prefere deixar no anonimato. Tem medo de sofrer perseguição, mas criou coragem e enviou à redação do Blog Waldiney Passos essa foto e poucas linhas com palavras que expressam sua indignação em relação ao atendimento do Serviço de Água e Saneamento Ambiental, o SAAE.

A leitora informa que já solicitou o desentupimento do esgoto da rua da Liberdade de várias maneiras. Enviou e-mail para o endereço que está no site do SAAE, mas as mensagens foram devolvidas. Ligou para os números (74) 3614-9800 e (74) 3614-9803, mas segundo ela, escuta apenas uma música tocando sem nenhum atendimento válido.

Para tentar encontrar uma resposta para a moradora do Alto do Alencar, o Blog Waldiney Passos tentou contato com a Assessoria de Comunicação do SAAE durante uma semana. Mas pelo o tratamento dado a nossa equipe, não é somente o serviço de desentupimento de esgoto que não funciona não. A nossa leitora e nós, ficaremos sem retorno.

1234